Exemplo de dado de apostas
Um dado de apostas (ou dado de double, ou dado de dobra, ou ainda cubo) é um acessório para o jogo de Gamão.
Uma das introduções mais recentes do jogo, o dado de apostas deu origem a várias regras opcionais como a Regra de Jacoby e a Regra de Crawford.
Consta quesite roleta onlinecriação ocorreu na década de 1920 nos Estados Unidos ([1]).
Embora muitas versões mais acessíveis do jogo não venham com dado de apostas, para disputas mais sérias (envolvendo apostas de dinheiro ou competições) o uso de um dado de apostas é esperado e praticamente obrigatório.
O dado de apostas não é lançado;site roleta onlinefinalidade é indicar a cada momento qual multiplicado estásite roleta onlineefeito para o resultado final do jogo e qual dos dois jogadores pediu mais recentemente para aumentar a aposta.
Se uma proposta de dobra é rejeitada, o jogo termina imediatamente, com a derrota do jogador que não aceitou a dobra.
Fisicamente, o dado de apostas é um dado comum de forma cúbica, com os números "2", "4", "8", "16", "32" e "64" inscritossite roleta onlinesuas seis faces.
No início do jogo o dado de apostas é colocado na metade da distância entre os dois jogadores e com o número "64" voltado para cima.
Forma de uso [ editar | editar código-fonte ]
Se e quando um jogador acredita que está com a vantagem durante o jogo, pode optar por, ao chegar seu turno e antes de lançar os dados, dobrar, multiplicando por dois o resultado final do jogosite roleta onlineandamento.
O dado de apostas é então girado para que a face com o número "2" fique voltada para cima, mostrando que o jogo foi dobrado.
O oponente tem de escolher entre aceitar a nova aposta ou desistir do jogo imediatamente.
A partir de então o direito de redobrar pertence exclusivamente ao jogador que mais recentemente aceitou a dobra neste jogo.
Quando isso acontece, o cubo é girado para que a próxima potência de dois seja voltada para cima.
Em tese não há um limite para o número de dobras.
Embora o maior número do dado de apostas seja 64, é possível apostarsite roleta online128, 256, 512, etc vezes o valor original do jogo.
Em jogos a dinheiro é permitido ao jogador a quem é oferecida a dobra bivar (do inglês beaver=castor) redobrando o valor do jogo e mantendo o dado de dobra.
O outro jogador, que inicialmente havia dobrado pode ainda racunar (do inglês racoon=guaxinim) ou seja dobrar a redobra, mas o dado permanecerá sempre com o jogador a quem foi inicialmente oferecida a dobra.
Na primeira vezsite roleta onlineque isto ocorrer num jogo o dado já estarásite roleta online8.
O termo racoon deve-se à semelhança do numeral 8 com o rosto do guaxinim que tem dois círculossite roleta onlinevolta dos olhos.
Regra de Jacoby [ editar | editar código-fonte ]
A regra de Jacoby exige que o dado de apostas tenha sido usado pelo menos uma vez durante o jogo para que derrotas por gamão ou triplo (backgammon), que valem respectivamente 2 e 3 vezes o valor do cubo, sejam computadas como tal.
Do contrário, tornam-se derrotas normais valendo um único ponto.
O objetivo é acelerar o jogo, ao encorajar um jogador com uma dianteira forte a usar o dado de apostas (e possivelmente encerrar o jogo imediatamente)site roleta onlinevez de seguir até o fim para conseguir "Gamão" ou "Backgammon".
É uma regra muito popular nos jogos a dinheiro, mas não é usadasite roleta onlinedisputas de competição.
Regra de Crawford [ editar | editar código-fonte ]
A Regra de Crawford foi feita para tornar os jogos de torneios mais justos para jogadoressite roleta onlinevantagem;site roleta onlinepartidas com número de pontos definido, o oponente de um jogador que esteja a um ponto da vitória não tem motivos para não dobrar; para ele, o resultado final é o mesmo quer haja dobra quer não haja.
Como compensação, a Regra de Crawford exige que, quando um jogador chegar a um único ponto de vencer a partida, nenhum dos dois jogadores possa usar o dado de apostas no jogo seguinte (chamado de Jogo de Crawford).
Depois do jogo de Crawford o uso normal do dado de apostas é restaurado.
Regra de Holland [ editar | editar código-fonte ]
Hojesite roleta onlinedesuso devido àsite roleta onlinecomplexidade, a Regra de Holland estabelece que após o Jogo de Crawford só é possível dobrar após pelo menos dois lances de dados completados por cada jogador.
É uma regra opcional para torneios, e foi muito popular na década de 1980.
O nome é uma referência a seu proponente, Tim Holland.
Regra de Jacoby [ editar | editar código-fonte ]
Regra de Crawford [ editar | editar código-fonte ]
Regra de Holland [ editar | editar código-fonte ]