Aussieplay Cassinos reais de João Carlos de Castro, conde dos Lavradio, foi fundada em 1498, e se estabeleceu em Lisboa, em 1499.
Foi de origem nobre, um dos condes de Lavradio.
A vila já estava em processo de autonomização, que se prolongou por todo o tempo das dinastias portuguesas.
Sob Afonso II passou a pertencer à linha da Ordem do Hospital, mas a partir de 1530 o nome da cidade passou a denominar-se a sede da família de São Tomé de Sousa e Meneses.
Foi de notar, ainda, que uma das primeiras igrejas católicas a ser construída na região recebeu
o nome de "Santa Maria da Piedade", tendo a primeira igreja em 13 de julho de 1510, em Matosinhos, instalada neste ano.
Em 1734, a igreja veio a ser terminada, para a construção da actual igreja matriz de mesmo nome.
Nos seus primeiros anos de existência, a vila e do seu território eram rodeados do oceano Atlântico.
Em 1402, o rei e a como ganhar dinheiro no basquete bet365 família foram obrigados a declarar a independência das populações locais.
Em 1403, um decreto real foi emitido a favor da independência de Lisboa.
Em 1411, a vila e os seus territórios foram doados a D.João
III de Portugal, duque de Bragança.
No Algarve, Portugal voltou a ser palco de acontecimentos importantes para a Igreja Católica, por exemplo, a Revolta da Armada em Lisboa de 1419 e a expulsão dos portugueses de Ceuta, em 1422.
A vila de Santa Maria da Piedade teve, como principais pontos de vista histórico, a igreja de São Tomé de Sousa e Meneses, situada a poucos metros de distância dali.
A importância estratégica da freguesia à vizinha Igreja de São Tomé de Sousa e Meneses decorre do facto de ter sido a mais cara povoação mais antiga da América.O forte
foi escolhido como ponto de partida entre as várias comunidades de língua portuguesa da ilha da Madeira, na ilha da Madeira, por razões de defesa.
Devido à forte resistência humana do forte, a família doou, em fins do século XVII, aos franciscanos os terrenos que lhe pertenciam, localizados na baía de Todos-os-Santos, junto ao atual Largo da Igreja, um lugar importante, que era muito cobiçado.
Em 1425, depois da Batalha de Lavos (1500), durante a qual os portugueses ocuparam a ilha da Madeira, não só o forte do forte, como a população de Santa Maria da Piedade achou conveniente que
fosse usado pelo Estado Português para deter o avanço das tropas imperiais.
Em 1528, por carta de D.João III para D.
Luís I de Portugal, a família da vila e dos seus territórios foi dada a D.
João IV de Portugal.
No entanto, só com a como ganhar dinheiro no basquete bet365 morte a vila e dos territórios da ilha que estava ocupada no litoral foram entregues.
Em 1535, o forte da vila foi finalmente tomado por forças espanholas.
No entanto, a partir da metade do século XVI a povoação passou para a posse dos cristãos.
Em 1436, com a expulsão dos holandeses da
Europa continental por problemas de comunicação com a África, foi destruída pelas mãos do corsário inglês John Howard, que em 1608 destruiu a estrutura do forte e a destruiu a vila e alguns edifícios públicos.
Atualmente, a cidade e o território da Igreja de São Tomé de Sousa e Meneses mantém-se sob a administração do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça.
Em 2009, o concelho de Santa Maria da Piedade possuía uma histórica área total de 1 514 km², que equivale a 7% da população total da ilha.
A densidade demográfica no concelho é de 47,5 hab/km².O clima
é subtropical úmido com chuvas temperadas, com verões quentes e invernos de monções no Verão, particularmente entre janeiro/ou fevereiro.
O município de Santa Maria da Piedade está localizado na unidade geo geoambiental da Depressão Sertaneja, que compreende dois terrenos mais baixos de altitude, os mais altos de altitude que se formam entre os paralelos 26º e 30º e a 2º graus.
A parte norte do município apresenta uma elevada altitude e, em alguns municípios vizinhos, há uma altitude superior à dos 506 metros.
As precipitações são pesadas e irregular em relação ao resto da cidade e ao seu distrito-sede, Santa
Maria da Queimada, exceto nas maiores partes do estado, que apresentam índices mínimos de chuvas.
O município está em vias de se desenvolver e sofre com o ciclo do café.
A cidade está ligada à Região da Mata Atlântica através da mata atlântica e represaável, possuindo grande potencial hidrelétrico.
A atividade agropecuária também é preponderante em Santa Maria da Piedade.
Santa Maria da Queimada, apesar da proximidade com a Região da Mata Atlântica, é a única cidade local do Brasil que não possui plantações de café, que é de grande importância para a economia do município.A Fazenda Cativa de
Pedro Dias Gomes foi adquirida pela Associação Comercial e Industrial de Padre Anchieta, em 1989, que é um dos principais pólos de venda e comércio de café do município.