qual a importância do esporte para a educação de alunos, professores e membros da comunidade.
A prefeitura também tem uma associação com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, o qual também conta com apoio para os empreendimentos culturais e esportivos.
No início dos anos 2000, a Câmara Municipal de Santa Luzia tinha como intuito primordial investir na instalação de uma biblioteca, no entanto, essas atividades não tinham sido efetivas.
O Governo do Estado de São Paulo decidiu então encerrar suas atividades ao final da década.
Em abril de 2007, com o intuito de criar a Biblioteca Municipal de Santa Luzia,
foi inaugurado o primeiro centro poliesportivo pela Prefeitura Municipal de Santa Luzia, a Biblioteca João Caetano de Abreu Sodré, que tem, como sede, o Centro, o Ginásio Santa Luzia e a Escola Municipal do Ensino Fundamental.
Por volta de 2010, mais precisamentecampeão sportsbet19 de outubro de 2010 a Prefeitura Municipal de Santa Luzia criou uma Unidade Básica Integrada - BIA.
Com o início da implantação do biab, ela também passou a funcionarcampeão sportsbetoutro município.
O primeiro ano teve um valor estimado de R$ 300 milhões, porém,campeão sportsbet2016 o valor desceu para R$ 549 milhões,campeão sportsbet2017, o
índice de analfabetismo para estudantes era de 57,1%.
As escolas que ofereciam os cursos de graduação eram a Universidade Luterana da Bélgica, a Universidade Estadual do Ceará e o Instituto Politécnico de Juazeiro (UCe).
Jácampeão sportsbet17 de agosto de 2017, ocorreu a inauguração de uma nova unidade do governo municipal sendo uma nova sede própria para o prédio.
Essa mudança, juntamente com a implantação da Unidade Básica Integrada e instalação de uma plataforma de integração, também está sendo monitorada pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Além disso, o objetivo é criar um espaço de apoio ao trânsito municipal, através da
utilização de veículos particulares, nas praças da cidade e nas proximidades.
Outra atividade criada pela Prefeitura Municipal de Santa Luzia é a venda de ingressos para a Copa do Mundo FIFA de Futebol.
No período compreendido entre os anos 2000 e 2009 o município possui um terminal rodoviário, operado pela Infraero.
Na zona oeste da cidade, no distrito do Moinho e nas proximidades da Sede do Município de Santo Antônio dos Campos, a Santa Luzia é cortada por dois rodovia principais: o MA-253 e a ferrovia M1-019.
Atualmente, a cidade é dividida nos seguintes bairros: Moinho (sede), Cruzeiro (menor distrito),
Santo Antônio dos Campos (menor distrito), Taquaritinga (bairro subdistrito), Antônio Bezerra (bairro subdistrito), Santa Luzia (bairro subdistrito).
São eles: Cidade de Santo Antônio dos Campos, São Pedro de Alcântara, São José da Aldeia (subdistrito), Santana dos Passos, Santo Antônio dos Campos, Santana do Machado, Santo Antônio dos Campos, Icaraí (subdistrito), Itapiru (bairro subdistrito) e Itapiru do Urubu (bairro subdistrito), e os bairros: Santana, Bom Sucesso, São Miguel do Pinha e Icaraí.
No âmbito político da cidade encontram-se os seguintes partidos políticos: Partido Popular (PRP), Partido Socialismo e Liberdade, Partido Trabalhista Democrático (ITD) (do PTB), Partido Ecologista (Pepê), Partido Trabalhista Cristão
(TCC), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Social Cristão (PSC), Partido Verde (PV),Partido Democrata Cristão (PDC), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Ecologista (PEP), Partido Trabalhista Cristão (TC Cristão), Partido Trabalhista Cristão (PSOL), Partido Ecologista (PPE), Partido Comunista Brasileiro (PCB), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Trabalhista Cristão (TCP), Partido Ecologista (PRP), Partido Trabalhista Cristão (TCP), Partido Ecologista (PRP), Partido Trabalhista Cristão (TCP), Partido Cultural Cristão (PCCC), Partido Ecologista (PCC), Rede Sustentabilidade (REDE) e Partido Republicano Progressista (PRP).
A cidade conta ainda com escolas de música, artes visuais, dança, culinária e teatro.
No município, com cerca de 5 mil
habitantes (2004), segundo dados do IBGE, havia três escolas públicas de ensino fundamental, cinco públicas de ensino médio e três privadas, sendo que as seguintes escolas públicas eram: Escola Estadual José da Lagoa, Escola Estadual José da Silva, Escola Estadual José da Silva Filho, Escola Estadual José da Conceição de Mesquita Filho, Colégio Estadual Joaquim Soares, e o ensino médio.
Em Santa Luzia o município também conta com o Centro de Reabilitação, que atende a uma população de cerca de 2 mil pessoas.
Na zona norte da cidade está a sede da prefeitura municipal de Santa Luzia - o município
foi criado pela Lei Estadual 10.
783, de 8 de abril de 1988.A Lei estadual 10.
783 é uma Lei Orgânica do Município, sancionada pela Assembleia Legislativa do Estado no dia 24 de julho de 2008.
Além da Lei Orgânica, que prevê o funcionamento da rede municipal de esgoto e do serviço de coleta, a Lei Estadual 10.783