New Super Mario Bros.
Wii (New スーパーマリオブラザーズ Wii, Nyū Sūpā Mario Burazāzu U-ī?) é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido e❤️ publicado pela empresa japonesa Nintendo para o Wii.
Foi lançado em 12 de novembro de 2009 na Austrália, 15 de novembro❤️ na América do Norte, 20 de novembro na Europa e em 3 de dezembro no Japão.
É o primeiro título da❤️ franquia Super Mario, desde Super Mario Bros.
, a possuir um recurso de jogo multijogador simultaneamente para até quatro jogadores, e❤️ o primeiro a incluir o novo recurso da Nintendo, o "Super Guide".[7]
O designer Shigeru Miyamoto tinha o desejo de criar❤️ um jogo da série Super Mario com um modo multijogador cooperativo desde o início da série.
Após uma tentativa fracassada de❤️ integrá-lo em Super Mario 64 devido a limitações de hardware, ele foi capaz de explorar totalmente o conceito no Wii❤️ e em seu hardware mais avançado.
O desenvolvimento de New Super Mario Bros.
foi projetado com a intenção de atingir jogadores com❤️ diversos níveis de habilidade.
Recursos como o Super Guide e a capacidade de entrar em uma bolha flutuante e optar por❤️ não fazer uma determinada parte de uma fase foram adicionados para atender iniciantes, enquanto outros detalhes, como um prêmio por❤️ não usar o bloco Super Guide, foram adicionados para fornecer uma camada de dificuldade.
Shiho Fujii e Ryo Nagamatsu compuseram a❤️ trilha sonora do jogo, enquanto Koji Kondo, compositor recorrente da série, serviu como consultor de som.
O jogo foi anunciado após❤️ uma rápida queda nos lucros, com a Nintendo esperando que seu lançamento ajudasse a aumentar as vendas do Wii.
New Super❤️ Mario Bros.
Wii foi tanto um sucesso crítico quanto comercial, recebendo elogios particulares por seu aspecto multijogador; entretanto alguns críticos ficaram❤️ decepcionados com a falta de inovação em comparação com os títulos anteriores da série.
Recebeu vários prêmios, incluindo o prêmio de❤️ "Melhor Jogo de Wii" pela Spike Video Game Awards de 2009, IGN e GameTrailers, e é o quarto jogo mais❤️ vendido para o Wii, com mais de 30,32 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
[8] Uma continuação, chamada New❤️ Super Mario Bros.
2 (que é uma sequência da versão de DS), foi lançada para o Nintendo 3DS em julho de❤️ 2012, e outra sequência, chamada New Super Mario Bros.
U (que é uma continuação do jogo de 3DS), foi lançada para❤️ o Wii U em novembro de 2012, sendo remasterizada em alta definição para a Nvidia Shield TV, na China, em❤️ 2017.[9]
New Super Mario Bros.
Wii é um jogo eletrônico de plataforma com rolagem lateral 2.
5D; embora seja reproduzido em 2D, a❤️ maioria dos personagens e objetos do jogo são representações poligonais 3D em fundos 2D.
[10][11] No modo para um jogador, o❤️ jogador controla Mario e deve completar uma série de fases, que são preenchidas com itens úteis e obstáculos prejudiciais.
O jogador❤️ deve controlá-lo até um grande mastro de bandeira no final de cada estágio para progredir.
[12] O jogo pode ser jogado❤️ com o Wii Remote na horizontal ou verticalmente com o Wii Nunchuk conectado.
[13] O Mario pode correr, pular e realizar❤️ movimentos adicionais provenientes de New Super Mario Bros.
, como chutes na parede, pancadas no solo e saltos duplos e triplos.
[14]❤️ New Super Mario Bros.
Wii frequentemente usa os recursos de controle de movimento do Wii Remote; o jogador pode sacudir o❤️ controle para realizar várias ações diferentes, como um pulo giratório curto que mata inimigos, um giro no ar que pode❤️ ser usado para sustentar o tempo no ar e a capacidade de pegar, carregar e lançar certos objetos.
Outra vantagem do❤️ giro no ar é a capacidade de pular de uma parede singular, desde que o Mini-Mushroom ou a Ice Flower❤️ estejam equipados.
O Mario tem que pular na parede antes de girar de volta para a parede para repetir a ação.
[15][13][16]❤️ Certas áreas dentro das fases, como plataformas específicas, podem ser manipuladas ficando sobre elas e inclinando o Wii Remote.
[15] Certos❤️ níveis são ambientados debaixo d'água, onde o jogador deve nadar para atravessar a fase.[17]
Além de moedas de ouro, que o❤️ jogador pode coletar para ganhar vidas extras, as fases contêm power-ups dentro de blocos flutuantes que ajudam Mario em sua❤️ busca.
Por exemplo, o Super Mushroom faz com que Mario aumente de tamanho, e permite que ele dê um golpe extra;❤️ a Fire Flower permite que Mario atire bolas de fogo nos inimigos; e a Super Star dá ao jogador invencibilidade❤️ temporária, aumenta slot es velocidade de corrida e fornece luz em qualquer fase escura.
O Mini Mushroom, que reaparece de New Super❤️ Mario Bros.
, faz com que Mario diminua de tamanho, permitindo-lhe saltar mais alto, correr na água e caber em pequenos❤️ espaços, embora o torne vulnerável a inimigos e outros obstáculos.
[18][10] Os novos power-ups incluem o Propeller Suit, um cogumelo com❤️ uma hélice que permite que Mario voe por um curto período de tempo sacudindo o Wii Remote;[13] a Ice Flower,❤️ que dá a Mario a capacidade de atirar bolas de gelo que congelam os inimigos em grandes blocos de gelo❤️ que podem ser levantados e lançados; e o Penguin Suit, um traje de pinguim que também dá a Mario a❤️ habilidade de atirar bolas de gelo, mas também permite que o jogador deslize pelo chão e pela água, além de❤️ dar a eles um controle mais rígido no gelo e na água.
[13][10] Yoshi aparece em certas fases e é capaz❤️ de comer, engolir e cuspir inimigos e objetos, e se agitar por um período de tempo.[19][20]
O jogo consiste em oito❤️ mundos,[11] com um nono mundo secreto que aparece quando o jogo principal é concluído.
Existem 77 níveis (excluindo casas do Toad❤️ e canhões de dobra) no jogo, 8 no Mundo 9, que estão todos inicialmente bloqueados.
[21] Eles podem ser desbloqueados coletando❤️ todas as três Star Coins escondidas em cada fase de seus respectivos mundos.
Os níveis são acessados por meio de um❤️ mapa-múndi 3D;[10] completar um estágio desbloqueia o próximo, com vários caminhos às vezes disponíveis após a conclusão de um estágio.
Algumas❤️ fases possuem um objetivo secreto extra que, quando alcançado, abre um caminho alternativo para o jogador, como um canhão que❤️ leva a um mundo posterior.
[22] Cada mundo contém dois níveis de chefe - uma fortaleza intermediária e um castelo no❤️ fim do mundo - onde o jogador luta contra um dos sete Koopalings.
O Mundo 4 e o Mundo 6 também❤️ têm um terceiro nível de chefe de dirigível, onde o jogador deve lutar contra Bowser Jr.
para progredir para o próximo❤️ mundo.
[15][23] Além dos níveis, também existem as "Toad Houses" espalhadas pelo mapa, nas quais o jogador pode jogar um pequeno❤️ minijogo para ganhar vidas extras ou itens que podem ser equipados na tela do mapa.
[24][25] As telas dos mapas costumam❤️ ter inimigos vagando por elas em certas áreas dedicadas que, quando encontradas, iniciam uma luta de "mini-boss" que sempre concede❤️ ao jogador três cogumelos.
Em certos pontos, um Toad aparecerá preso em um dos níveis concluídos anteriormente, e o jogador pode❤️ escolher resgatá-lo de um bloco e carregá-lo com segurança até o final do estágio para destravar uma Toad House extra.
[26]❤️ Cada curso contém três Star Coins que estão escondidas em áreas de difícil acesso.
[26] Isso pode ser gasto em filmes❤️ de dicas, que mostram dicas e truques para o jogo, incluindo a localização de segredos e métodos para encontrar mais❤️ Star Coins e coletar vidas.[27]
O jogador começa o jogo com cinco vidas, mas este número pode ser aumentado ao coletar❤️ moedas, pegar cogumelos 1-Up, realizar combos,[25] e jogar minijogos.
[23] Perder uma vida retornará o jogador ao mapa, e perder todas❤️ as vidas resulta em um jogo acabado, forçando o jogador a retornar de seu último ponto de salvamento.
[12] A maioria❤️ das fases contém uma bandeira intermediária que permite que o jogador retorne àquele ponto ao retornar ao nível.[12]
New Super Mario❤️ Bros.
Wii apresenta o "Super Guide", um conceito que visa ajudar os jogadores que estão com dificuldade em completar uma determinada❤️ fase, sendo o primeiro jogo da Nintendo a incluir o conceito.
[28] Durante o modo de um jogador, se um jogador❤️ morrer oito vezes consecutivas em qualquer nível, um bloco "!" aparece, que pode ser ativado para permitir que um Luigi❤️ controlado por computador mostre ao jogador um caminho seguro através do nível sem revelar nenhuma localização de Star Coin ou❤️ saídas secretas.
O jogador pode interromper o guia a qualquer momento e assumir o controle do Luigi a partir desse ponto.
Depois❤️ que Luigi conclui o curso, o jogador tem a opção de tentar o nível novamente ou pulá-lo completamente.[29][30]
New Super Mario❤️ Bros.
Wii é o primeiro título da série Super Mario a apresentar uma jogabilidade simultânea de plataforma para quatro jogadores.
Nesta captura❤️ de tela inicial do jogo da E3 2009, os jogadores podem pegar e carregar uns aos outros, como Luigi faz❤️ com o Blue Toad.
New Super Mario Bros.
Wii é o primeiro jogo da série Super Mario a apresentar uma jogabilidade multijogador❤️ cooperativo simultâneo.
[31] Até quatro jogadores, como Mario, seu irmão Luigi ou um dos dois Toads de cores diferentes, podem jogar❤️ os níveis juntos.[32]
As etapas são concluídas quando um jogador toca o mastro da bandeira; outros jogadores possuem uma quantidade limitada❤️ de tempo para agarrá-lo em perseguição antes que o jogo pare qualquer entrada adicional dos jogadores e se concentre na❤️ animação de "limpar o curso".
Os jogadores são capazes de interagir uns com os outros de várias maneiras, que podem ser❤️ usadas para ajudar ou competir entre si; por exemplo, os jogadores podem pular na cabeça uns dos outros para alcançar❤️ lugares mais altos.
Eles também podem pegar e jogar uns aos outros, comer e cuspir uns aos outros enquanto montam em❤️ Yoshi.
[33] Se uma grande distância se formar entre dois ou mais personagens, a câmera do jogo irá compensar fazendo uma❤️ panorâmica para mostrar todos eles de uma vez.
[34] Se os jogadores ainda não alcançam, eles são arrastados pela borda da❤️ tela até que avancem mais rápido ou percam uma vida por causa de um obstáculo.
[35] Se um jogador entrar em❤️ uma área diferente de uma fase, como dentro de um cano ou uma porta, sem os outros jogadores, eles irão❤️ teleportar para o mesmo lugar após um curto período de tempo.[36]
O primeiro jogador navega pelo mapa-múndi e seleciona estágios.
[37] Os❤️ jogadores retornam à tela do mapa se todos morrerem antes de alguém reaparecer no estágio.
Se todos os jogadores ficarem sem❤️ vida e terminar o jogo, eles devem reiniciar a partir do último ponto de salvamento.
[38] Se um jogador morre, ele❤️ ressurge no nível envolto em uma bolha.
Eles podem retomar o jogo quando outro jogador quebrar a bolha.
Um jogador pode quebrar❤️ a bolha tocando-a ou acertando-a com uma bola de fogo, bola de gelo, um projétil que pode ser jogado (conchas,❤️ blocos de gelo, etc.
) e a língua de Yoshi.
[36][13] Os jogadores também podem se encerrar voluntariamente dentro da bolha enquanto❤️ um jogador mais habilidoso atravessa um segmento difícil.
[31] Se todos os personagens em uma sessão cooperativa entrarem em uma bolha❤️ ao mesmo tempo (seja por morte ou voluntariamente), eles perderão o nível e deverão reiniciar.[36]
Além do modo história principal, que❤️ pode ser jogado tanto no modo para um jogador quanto no modo multijogador, existem dois modos multijogadores dedicados; o modo❤️ "Free-for-All", no qual os jogadores completam os cursos juntos e competem para obter a classificação mais alta, e "Coin Battle",❤️ onde competem para coletar o maior número de moedas.[39]
Quando Mario, Luigi, Yellow Toad e Blue Toad estão comemorando o aniversário❤️ da Princesa Peach em seu castelo, um grande bolo aparece.Bowser Jr.
e os Koopalings emergem do bolo e prendem Peach lá❤️ dentro.
O bolo é carregado na aeronave de Bowser e decola, com Mario, Luigi e os dois Toads perseguindo-o.
Os Toads no❤️ castelo concedem a eles acesso à novos itens, os cogumelos propulsores e os trajes de pinguim.[40]
Depois de viajar por vários❤️ mundos lutando contra os Koopalings, Bowser Jr.
e Kamek, o Magikoopa, os irmãos Mario e os Toads chegam ao castelo de❤️ Bowser.
Bowser é derrotado, mas é revivido por Kamek, que lança um feitiço mágico que o transforma em slot es forma gigante,❤️ Super Bowser.
Bowser persegue Mario e os outros, destruindo tudo em seu caminho, até que Mario encontra um grande interruptor e❤️ o aciona, fazendo com que Bowser caia no chão e solte Peach de slot es gaiola.
Peach e Mario partem do castelo❤️ em um balão de ar quente, com Luigi e os Toads seguindo atrás.[41]
Os créditos são mostrados como um minijogo, onde❤️ as letras são escritas em blocos, que podem ser quebrados pelos personagens jogáveis para obter moedas (todos os quatro personagens❤️ aparecem, mas apenas aqueles controlados pelos jogadores podem obter moedas).
Após os créditos, Bowser Jr.
e os Koopalings ajudam Bowser a sair❤️ de seu castelo instável, que desaba.[41][42]
New Super Mario Bros.
Wii foi criado a partir do desejo de recriar a experiência de❤️ jogo para um jogador da série Super Mario para vários jogadores.
[43] Shigeru Miyamoto, o principal desenvolvedor de jogos da Nintendo,❤️ estava interessado em criar um título da série Super Mario com recursos para múltiplos jogadores desde o início da série❤️ com o jogo de arcade de 1983, Mario Bros.
As tentativas de integrar o multijogador cooperativo em Super Mario 64, o❤️ primeiro jogo 3D da série, falharam devido às limitações de hardware do Nintendo 64.
Com a CPU mais rápida, e recursos❤️ gráficos e de memória aprimorados do Wii, Miyamoto e o resto da equipe de desenvolvimento foram capazes de revisitar essa❤️ ideia, já que o hardware permitiu a exibição suave de inimigos e itens suficientes na tela de uma só vez,❤️ e permitiu que uma câmera pudesse se adaptar dinamicamente aos movimentos dos jogadores, garantindo que eles saibam constantemente qual é❤️ a situação de seu personagem.
[44][45] Miyamoto disse que a Princesa Peach não era uma personagem jogável por causa de seu❤️ vestido, já que fazer com que slot es saia se movesse de forma realista exigiria uma programação complexa e dedicada.[46]
Miyamoto queria❤️ que o jogo fosse acessível a todos os jogadores e, portanto, tentou equilibrar slot es dificuldade por meio de recursos voltados❤️ para fãs casuais e radicais de Super Mario.
Após o lançamento de New Super Mario Bros.
para o Nintendo DS, que Miyamoto❤️ achava não ter sido difícil o suficiente em retrospecto, ele queria criar um novo Super Mario que proporcionasse um nível❤️ mais alto de desafio para os jogadores que o desejassem.
Simultaneamente, o recurso Super Guide, que permite que um jogador assista❤️ uma fase sendo concluída antes de tentar novamente após falhar um certo número de vezes, foi incluído no jogo para❤️ torná-lo acessível também a jogadores iniciantes.
[47] A equipe de desenvolvimento decidiu incluir o recurso como uma opção que apareceria em❤️ um nível após falhar um certo número de vezes para evitar atrapalhar a experiência para jogadores mais experientes.
Como um incentivo❤️ extra para jogadores peritos, a equipe também adicionou conquistas que poderiam ser obtidas ao completar o jogo sem fazer o❤️ bloco verde aparecer em nenhum nível.
[44] A capacidade de um jogador se colocar em uma bolha e optar por sair❤️ de uma fase, foi planejada para que jogadores novatos e mais experientes pudessem jogar sem interferir uns com os outros.
[48]❤️ Miyamoto também esperava que o jogo se tornasse um jogo básico para o Wii e atingisse níveis de sucesso semelhantes❤️ aos de New Super Mario Bros.[49]
New Super Mario Bros.
Wii foi produzido por diversos desenvolvedores, alguns dos quais tinham diferentes entendimentos❤️ sobre os princípios de design dos jogos da série Super Mario.
Miyamoto, que atuou como produtor do jogo, ajudou os diretores❤️ a criar um entendimento geral das regras básicas para o design do jogo, escrevendo documentos de especificação explicando as "regras"❤️ de como o jogo funcionaria.
Isso levou a discussões e decisões sobre o que era considerado "natural" e "não natural" para❤️ um jogo do Mario; por exemplo, com o advento da habilidade da Ice Flower de congelar os inimigos, os desenvolvedores❤️ decidiram que seria lógico que os blocos de gelo derretessem quando disparados com bolas de fogo e flutuassem para a❤️ superfície quando submersos na água.[48]
A música de New Super Mario Bros.
Wii foi composto e arranjado por Shiho Fujii e Ryo❤️ Nagamatsu, com trabalho adicional fornecido pelo diretor de som Kenta Nagata.
[1][50] Koji Kondo, um colaborador recorrente da série, foi o❤️ consultor de som e não escreveu nenhuma nova composição, embora algumas de suas criações tenham sido reorganizadas para o jogo.
[51]❤️ Charles Martinet voltou a dar voz a Mario e Luigi, junto com Samantha Kelly como os Toads e a Princesa❤️ Peach, Kenny James como Bowser, e Caety Sagoian como Bowser Jr.[52]
Em 30 de maio de 2009, a versão online do❤️ jornal japonês Nihon Keizai Shimbun, informou que duas novas continuações seriam lançadas para o Wii: a sequela de Wii Fit,❤️ intitulada Wii Fit Plus, e uma sequência de New Super Mario Bros.
provisoriamente chamada New Super Mario Bros.Wii.
[53] O último jogo❤️ foi anunciado na E3 2009[54][55][56] e posteriormente exibido na Gamescom.
[57][58][59] Para destacar a singularidade do jogo, a Nintendo lançou-o em❤️ uma caixa vermelha em vez da tradicional cor da caixa branca que os jogos de Wii geralmente possuem.
[60] O anúncio❤️ do jogo veio após uma paralisação nas vendas do Wii, o que levou a uma queda de 52% nos ganhos❤️ da Nintendo no primeiro semestre de 2009.
A Nintendo esperava que o jogo ajudasse a aumentar as vendas do Wii nas❤️ próximas festas de fim de ano.
[61][11] Em um evento de briefing no varejo japonês antes de seu lançamento, Miyamoto expressou❤️ slot es fé de que o jogo manteria vendas fortes além de seu primeiro ano no mercado.[62]
New Super Mario Bros.
Wii foi❤️ lançado na Austrália em 12 de novembro de 2009, e na América do Norte em 15 de novembro.
Posteriormente, foi lançado❤️ na Europa e no Japão em 20 de novembro e 3 de dezembro, respectivamente.
Em 29 de outubro de 2010, foi❤️ lançado como um jogo embalado com uma versão vermelha do Wii, junto com Wii Sports e um download integrado de❤️ Donkey Kong, que foi lançado para comemorar o 25º aniversário de Super Mario Bros.
[63] Também foi incluído como parte de❤️ um pacote de lançamento com um Wii preto ao lado de um CD da trilha sonora de Super Mario Galaxy❤️ em 23 de outubro de 2011.[64]
Na E3 2011, uma variação de New Super Mario Bros.
Wii, apelidada de New Super Mario❤️ Bros.
Mii, foi apresentada como uma demonstração jogável para o então novo console da Nintendo, o Wii U, permitindo que os❤️ jogadores jogassem como seus personagens Mii.
Foi um protótipo projetado para mostrar a tecnologia do sistema.
[65] Uma versão aprimorada do jogo❤️ foi lançada na China para a TV Nvidia Shield em 5 de dezembro de 2017, junto com outras versões para❤️ Wii e GameCube, como The Legend of Zelda: Twilight Princess.
Esta versão atualizada do jogo apresenta gráficos de alta definição em❤️ 1080p e uma interface do usuário reformulada.[9][66]
Processo de pirataria [ editar | editar código-fonte ]
Em novembro de 2009, o australiano❤️ James Burt, de 24 anos, comprou uma cópia de New Super Mario Bros.
Wii vários dias antes de seu lançamento, uma❤️ vez que a loja o colocou à venda por engano antes do tempo, e copiou e carregou o disco do❤️ jogo online.
A Nintendo retirou o jogo e processou Burt pouco depois, acusando-o de violar as leis de direitos autorais e❤️ privar a Nintendo de vendas potenciais.
O caso foi finalmente resolvido em janeiro de 2010, com Burt recebendo uma multa de❤️ 1,3 milhão de dólares australianos como compensação por vendas perdidas, bem como uma multa adicional de 100 mil dólares australianos❤️ como parte da multa legal da Nintendo.
[67] Burt também foi forçado a divulgar a localização de todos os seus computadores❤️ e dispositivos de armazenamento eletrônico, bem como dar acesso a suas contas de e-mail, redes sociais e sites.
[68] A diretora❤️ da Nintendo da Austrália, Rose Lappin, chamou o incidente de "um problema global", observando que milhares de cópias do jogo❤️ foram baixadas em todo o mundo antes de ser retirado do ar.
Mais tarde, Burt comentou sobre o incidente, chamando suas❤️ ações de "muito estúpidas" e afirmando que as repercussões do crime seriam algo com que ele teria que lidar pelo❤️ resto de slot es vida.[69]
O jogo recebeu elogios por seus recursos multijogador após slot es apresentação na E3, com os críticos elogiando❤️ seus aspectos competitivos, bem como seus aspectos cooperativos,[70][71][20] embora a falta do jogo online tenha sido criticada como uma oportunidade❤️ perdida.
Muitos compararam-o favoravelmente a The Legend of Zelda: Four Swords Adventures, que da mesma forma pegou a jogabilidade tradicional de❤️ slot es respectiva série e a entrelaçou com o modo multijogador cooperativo.
[70][72][73][24] Chad Concelmo, da Destructoid, elogiou os níveis "criativos e❤️ indutores de risos" do jogo e o controle mais rígido em comparação com New Super Mario Bros.
, enquanto chamava a❤️ jogabilidade multijogador de "única, viciante e gloriosamente divertida" e atribuía ao jogo uma pontuação 9,5/10 com base em suas impressões❤️ iniciais.
[70] Andrew Yoon, da Engadget, chamou o jogo de "jogável, viciante e fresco", elogiando o seu sistema de câmeras, que❤️ pode diminuir o zoom automaticamente para mostrar os jogadores fora da tela.
[71] A Ars Technica elogiou o jogo como "insidiosamente❤️ divertido", apesar de notar a simplicidade de seus gráficos.
[20] Sophia Tong, da GameSpot, comparou-o com Super Mario Bros.
3 e chamou❤️ o novo recurso multijogador de "uma explosão de jogar e hilária de assistir".
[24] Oli Welsh, da Eurogamer, chamou o modo❤️ multijogador de "um simples golpe de gênio".
[73] Chris Kohler, da Wired, elogiou a dificuldade por trás do modo multijogador.[72]
A apresentação❤️ do jogo foi outro ponto de elogio para alguns críticos.
Jeff Balakar, da CNET, chamou a atenção de um jogo Super❤️ Mario em 480p de "uma experiência reveladora" e elogiou a atenção do mundo aos detalhes.
[11] Craig Harris, da IGN, também❤️ elogiou os gráficos widescreen, observando que o jogo parecia bom no modo widescreen progressivo, apesar da versão do jogo sendo❤️ exibida ser uma construção incompleta,[10] enquanto que Matt Casamassina disse que parecia "nítido, limpo [e] colorido".[57]
Alguns revisores criticaram ligeiramente o❤️ modo multijogador do jogo.
Embora três revisores da CNET tenham gostado do título, Balakar opinou que a jogabilidade multijogador era ocasionalmente❤️ frustrante devido ao caos e ao espaço apertado da tela.
[11] Enquanto Dan Ackerman, da CNET, elogiava a maiores dos aspectos❤️ de New Super Mario Bros.
Wii, ele observou slot es forte semelhança com seus antecessores de rolagem lateral, meditando que ele se❤️ sentiu "firmemente plantado na era 2D.
"[11] Um redator da MTV, Russ Frushtick, comentou sobre a dificuldade do jogo, comparando-a com❤️ a do jogo Contra, para NES.[74][75]
New Super Mario Bros.
Wii recebeu avaliações positivas.
A revista de jogos japonesa Famitsu, chamou-o de uma❤️ "obra-prima de ação 2D" e cedeu-lhe uma nota perfeita de 40/40, tornando-o o 13º jogo e o quarto título de❤️ Wii a receber essa pontuação nos 23 anos de história da publicação.
[96][97] A Kotaku elogiou bastante o jogo, chamando-o de❤️ um motivo para comprar um Wii.
[98] Jeremy Parish, da 1UP.
com, considerou-o como o verdadeiro sucessor espiritual de Super Mario World,❤️ de 1991.[76]
Assim como em seu pré-lançamento, os revisores continuaram a elogiar os recursos multijogador do jogo, com vários o destacando❤️ como um dos mais robustos e valiosos do título.
Patrick Kolan, da IGN australiana, considerou isso como a experiência mais divertida❤️ para quatro jogadores desde Super Smash Bros.
Brawl, e afirmou que excedeu as suas expectativas iniciais, apesar das fortes desconfianças.
[15] Matt❤️ Wales, da IGN do Reino Unido, lamentou que o jogo funcionasse tanto para um jogador quanto para múltiplos jogadores, mas❤️ afirmou que estava no seu melhor quando jogado com várias pessoas.
[86] Nick Chester, da Destructoid, chamou o modo cooperativo de❤️ divertido, apesar das frustrações ocasionais, e afirmou que os jogadores provavelmente se divertirão mais jogando ao lado de outros amigos.
[77]❤️ Randolph Ramsay, da GameSpot, opinou que o multijogador é "inicialmente muito divertido", mas também admitiu que às vezes o considerava❤️ entediante devido ao caos absoluto que gerava.
[82] Craig Harris, da IGN norte-americana, elogiou o sistema de bolhas, chamando-o de uma❤️ escolha de design inteligente; no entanto, ele criticou a falta de recursos multijogador online no jogo, destacando-o como um ponto❤️ particular de insatisfação.
[13] Kolan também viu isso como uma deficiência, criticando a falta de recursos de tabela de classificação online❤️ para os modos multijogador competitivos.
[15] Por outro lado, Wales não viu essa omissão como um problema importante, argumentando que a❤️ sociabilidade era um aspecto principal que tornava o multijogador agradável e que era sensato não incluir o recurso por causa❤️ da baixa qualidade do serviço online da Nintendo, embora eles notassem que uma tabela de classificação teria sido uma adição❤️ admirável.
[86] A GameSpy também deu margem de manobra ao jogo por slot es falta de modo online, argumentando que o meio❤️ é uma experiência principalmente competitiva, enquanto que New Super Mario Bros.
Wii exigia uma experiência cooperativa para ser totalmente aproveitado.
[83] Brett❤️ Elston, da GamesRadar+, foi altamente crítico do multijogador para quatro jogadores, chamou-o de frustrante e afirmou que parecia limitado devido❤️ aos vários personagens e ao tamanho pequeno da tela, enquanto informava que o jogo foi melhor experimentado com apenas dois❤️ jogadores.[85]
A jogabilidade e os controles foram elogiados por suas reminiscências de títulos em 2D mais antigos da série Super Mario;❤️ muitos apontaram o uso do Wii Remote segurado lateralmente como a melhor maneira de jogar e elogiaram-no por lembrar o❤️ layout do controle retangular do Nintendo Entertainment System.
[13][15][77] Ramsay lamentou que a falta de suporte do jogo para o Classic❤️ Controller do Wii foi decepcionante.
[82] As opiniões sobre a integração dos controles de movimento foram variadas.
Kolan os elogiou como sendo❤️ "fáceis, intuitivos e discretos – os três aspectos mais críticos em qualquer jogo controlado por movimento",[15] enquanto que Ramsay afirmou❤️ que eles eram ocasionalmente intrusivos na jogabilidade geral.
[82] Chester prestigiou principalmente os controles de movimento por serem naturais, com exceção❤️ da necessidade de segurar um botão e sacudir para carregar itens.
[77] Elston afirmou que o manuseio do jogo foi "comprometido"❤️ pelo salto giratório controlado por movimento, que ele afirmou que a equipe de revisão manteve ativando-o repetidamente por acidente enquanto❤️ tentava jogar o jogo.[85]
Alguns escritores criticaram New Super Mario Bros.
Wii por se sentir simplificado e se livrar da jogabilidade de❤️ seus antecessores.
Embora Harris tenha atribuído ao jogo uma nota 8,9 de 10 e considerado como uma experiência divertida no geral,❤️ ele também o criticou por "jogar com segurança" e, comparando-o com Super Mario Galaxy, chamou-o de uma "oportunidade perdida" para❤️ a Nintendo em termos de conteúdo.
[13] A Edge, ao dar ao título uma pontuação positiva de 7/10, criticou-o por não❤️ ter o charme tradicional do Mario e baixo nível de dificuldade.
[78] Elston argumentou que faltou ao jogo a criatividade de❤️ outros títulos da série.[99] A The A.V.
Club chamou-o de "o título [da série] Mario menos essencial até agora", afirmando que❤️ falta um conceito forte e mostra uma repetitividade subjacente nos jogos do Mario.
[100] Por outro lado, a Nintendo Power argumentou❤️ que o jogo funciona como uma sequência porque mantém o que tornava os jogos originais do Mario excelentes enquanto adiciona❤️ novos recursos.[88]
Corbie Dillard, da Nintendo Life, destacou os seus visuais e as animações suaves, mas também afirmou que o jogo❤️ não tinha o mesmo nível esplendor de outros lançamentos para o Wii.
[87] Ramsay também comparou os gráficos com outros títulos❤️ desenvolvidos pela Nintendo, afirmando que faltava o nível de polimento que o Super Mario Galaxy, lançado anteriormente, tinha, apesar de❤️ utilizar uma gama de cores brilhantes e variadas.
[82] Kolan elogiou a música do jogo como uma das melhores da série,❤️ e gostou que seu design de som trouxe de volta elementos sonoros dos títulos anteriores da franquia Super Mario.
[15] Elston❤️ também elogiou a trilha sonora, bem como a interação dos inimigos com a slot es música.[85]
New Super Mario Bros.
Wii recebeu o❤️ prêmio de "Melhor Jogo de Wii" na Spike Video Game Awards de 2009.
A IGN concedeu-lhe o prêmio de "Jogo de❤️ Wii do Ano" em 2009.
[101] A GameTrailers reconheceu-o como o melhor jogo de Wii de 2009.
[102] Também recebeu o prêmio❤️ de Melhor Jogo para Família do Ano no Yahoo's Game Awards[carece de fontes] e o Nintendo Power Award de "Jogo❤️ de Wii do Ano" de 2009.
[103] A GamesRadar nomeou-o em 2016 como o 13º melhor jogo de Wii de todos❤️ os tempos.
[104] Em 2012, a IGN listou-o em 8º lugar em slot es lista dos 25 melhores jogos de Wii,[105] e❤️ também em 103º em slot es lista dos 125 melhores jogos da Nintendo de todos os tempos em 2014.
[106] A Polygon❤️ colocou-o em décimo lugar em slot es classificação de todos os jogos da série Super Mario, afirmando que o modo para❤️ um jogador do jogo era uma "tarifa padrão do Mario", enquanto destacava a experiência multijogador como uma adição incrível.[107]
New Super❤️ Mario Bros.
Wii foi um sucesso comercial, vendendo 936.
734 unidades em quatro dias de seu lançamento no Japão, a maior estreia❤️ de um jogo para Wii na região;[108] suas vendas aumentaram para 1.401.
558 na semana seguinte.
[109] Após o lançamento do jogo,❤️ as vendas do console Wii aumentaram 128%, após uma desaceleração recente nas vendas de hardware para o sistema.
[110] New Super❤️ Mario Bros.Wii vendeu 3.002.
753 unidades em sete semanas de seu lançamento no Japão, tornando-se o jogo mais rápido naquele país❤️ com vendas de 3 milhões.
[111] Na América do Norte, New Super Mario Bros.Wii vendeu 1.390.
000 unidades em novembro de 2009,❤️ tornando-se o terceiro jogo mais vendido do mês, atrás das versões para Xbox 360 e PlayStation 3 de Call of❤️ Duty: Modern Warfare 2.
[112] Em 45 dias, o jogo vendeu 4,2 milhões de cópias nos Estados Unidos, ultrapassando as 4,1❤️ milhões de vendas de Super Mario Galaxy.
[113][114] No mês de dezembro de 2009, o jogo vendeu 2,82 milhões de unidades.
[113]❤️ Até o final de 2009, New Super Mario Bros.
Wii vendeu 10,55 milhões de unidades em todo o mundo,[115][116] tornando-o o❤️ jogo de sistema único mais vendido da história,[117] com 4,5 milhões de unidades vendidas nos Estados Unidos, 3 milhões no❤️ Japão e quase 3 milhões na Europa.[116]
Em seu primeiro ano de vendas, New Super Mario Bros.Wii vendeu 4.001.
276 unidades no❤️ Japão, tornando-se o primeiro título de Wii com 4 milhões de vendas no país.
[118] Em 19 de novembro de 2014,❤️ a Nintendo of America anunciou via Twitter que o jogo ultrapassou as vendas de 10 milhões de unidades apenas nos❤️ Estados Unidos.
[119] Até 31 de março de 2021, o jogo vendeu 30,32 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se❤️ o quarto jogo mais vendido para Wii, bem como o segundo título da franquia Mario mais vendido no console Wii❤️ (atrás de Mario Kart Wii).[120]
Em 2012, uma sequência de New Super Mario Bros.
Wii foi lançada como um título de lançamento❤️ do Wii U, intitulada New Super Mario Bros.U.[121]
New Super Mario Bros.
Wii Coin World [ editar | editar código-fonte ]
New Super❤️ Mario Bros.
Wii Coin World (New スーパーマリオブラザーズ Wii コインワールド, Nyū Sūpā Mario Burazāzu U-ī Koin Wārudo?) é um jogo de arcade❤️ exclusivo para o Japão de 2011, desenvolvido pela Capcom.
[122] A jogabilidade multijogador apresenta como slot es contraparte de console, e é❤️ baseada principalmente em uma máquina slot-machine.
O jogo apresenta uma variedade de elementos de "evento", cada um baseado na jogabilidade de❤️ New Super Mario Bros.Wii.
Vencer vários eventos e na máquina caça-níqueis dá aos jogadores a oportunidade de coletar as chaves.
Uma vez❤️ que cinco chaves são coletadas, o jogador entra em um evento com Bowser para ganhar um jackpot.[123]