O jogo de bola mesoamericano era um desporto com associações rituais jogado ao longo de mais de 3000 anos pelos 👍 povos da Mesoamérica em tempos pré-colombianos.
Uma versão moderna do jogo chamada ulama continua a ser jogada em alguns locais pelos 👍 habitantes ameríndios.
Os campos de jogo de bola pré-colombianos têm sido encontrados desde o Arizona até à Nicarágua e também em 👍 várias ilhas do Caribe como Cuba e Porto Rico, o que denota bem a popularidade deste desporto americano.
Apesar de poder 👍 ser jogado casualmente como simples recreação, inclusivamente por mulheres e crianças, o jogo tinha também importantes aspectos rituais, e grandes 👍 jogos formais eram acontecimentos rituais..
Campo de jogo de bola de Monte Alban.
Mapa mostrando os locais onde foram encontrados os mais 👍 antigos campos de jogo, bolas e figuras.
O jogo de bola mesoamericano é pelo menos tão antigo como a civilização olmeca.
De 👍 fato, o nome que os astecas davam aos olmecas, olmeca, significa povo borracha (do nauatle ulli, "borracha"), pois atribuíam a 👍 origem do jogo de bola a este povo antigo.
Uma dúzia de bolas de borracha, com diâmetros entre 10 e 20 👍 cm, foram encontradas em El Manatí, um local sacrificial olmeca.
As bolas mais antigas, que são também as menores, datam de 👍 1600 a.C..
[1] Estas bolas de borracha foram encontradas juntamente com outras oferendas rituais, indicando que mesmo em tempos tão remotos, 👍 o jogo já tinha conotações religiosas e rituais.
O campo de jogo de bola mais antigo que se conhece, em Paso 👍 de la Amada, data de aproximadamente 1400 a.C..
Com aproximadamente 80 m de comprimento e 8 metros de largura, está situado 👍 entre dois montículos paralelos com bancadas de 2,50 m de profundidade e 30 cm de altura, dispostas segundo o comprimento 👍 dos montículos.[2]
Um campo de jogo de bola rudimentar foi também descoberto no sítio olmeca de San Lorenzo Tenochtitlán e existem 👍 provas significativas na forma de trabalhos artísticos olmecas.
Durante escavações efectuadas em San Lorenzo foram ainda encontradas figuras de jogadores de 👍 bola, datadas por carbono 14 como sendo de 1250 a.C.a 1150 a.C..
Estas figuras encontram-se "vestidas" com cintos acolchoados e com 👍 faixas acolchoadas nos braços e pernas.
Foram também encontradas figuras de jogadores femininos usando protecções almofadadas no abidomen e pernas.
Juntamente com 👍 estas figuras, foram encontradas peças relacionadas com a iconografia do milho, sugerindo uma associação entre o jogo de bola e 👍 rituais de fertilidadasde
Pouco tempo depois da conquista dos astecas pelos espanhóis em 1521, o próprio Hernán Cortés levou para a 👍 Espanha uma equipa de jogadores de bola mexicas com o seu equipamento.
Ali levaram a cabo jogos de exibição para a 👍 corte espanhola.
Além de fascinados com os vistantes exóticos, os europeus ficaram maravilhados com as bolas de borracha saltitantes.[1]
Neste detalhe do 👍 Códice Bórgia, o deus asteca Xiuhtecuhtli leva ao templo como oferenda uma bola de borracha.
Cada uma das bolas de borracha 👍 está decorada com uma pena de quetzal, parte da oferenda.
Como seria de esperar de um jogo praticado por tanto tempo 👍 por várias nações diferentes, os detalhes do jogo variaram com o tempo e local, e desta forma o jogo de 👍 bola mesoamericano pode ser melhor entendido como uma família de jogos semelhantes entre si.
Algumas versões do jogo eram disputadas entre 👍 dois indivíduos, outras entre duas equipas.
As provas arqueológicas sugerem que a borracha já era utilizada na Mesoamérica durante o período 👍 pré-clássico inicial (1600 a.C.).
À época da conquista espanhola era exportada borracha das zonas tropicais para toda Mesoamérica.
A iconografia sugere que 👍 apesar de existirem variados usos para a borracha, as bolas de borracha tanto para oferendas como para serem utilizadas em 👍 jogos de bola rituais, eram os principais produtos fabricados com aquele material.
Bolas de borracha solidificada eram queimadas frente a imagens 👍 de divindades e no interior de pirâmides e santuários.
Para além do simbolismo antes referido, as bolas de borracha eram símbolos 👍 de fertilidade, pois tanto os astecas como os maias comparavam o látex que fluía do interior da árvore ao sangue 👍 e ao sémen.
O jogo de bola disputava-se utilizando uma bola de borracha endurecida feita a partir de látex obtido da 👍 árvore da borracha (Castilla elastica) nativa das áreas tropicais do sul do México e da América Central.
O látex era transformado 👍 em borracha após ser misturado com seiva de Ipomoea alba.
A mais antiga bola de borracha que se conhece foi descoberta 👍 no sítio olmeca de El Manatí, Veracruz, México.
O campo de jogo [ editar | editar código-fonte ]
Campo de jogo de 👍 bola de Yagul, considerado o segundo maior da Mesoamérica
Os campos de jogo, em especial aqueles situados nas principais cidades maias 👍 do clássico tardio, eram espaços públicos utilizados para diversos acontecimentos culturais da élite e para actividades rituais como actuações musicais 👍 e festivais, e claro, o jogo de bola.
Muitas vezes as representações pictóricas mostram músicos actuando nas partidas de jogo de 👍 bola.
As representações de jogadores mascarados sublinha os aspectos dramático e ritual do jogo de bola e a casas de apostas com bónus de registo ligação com 👍 outras formas de drama que poderiam ter lugar no campo de jogo, conforme o sugerido pelos murais pintados de Bonampak, 👍 por exemplo.
A maioria dos campos de jogo de bola tinham forma de I, com uma zona central comprida e estreita, 👍 flanqueada por paredes inclinadas (no período clássico) ou com degraus (no pós-clássico), estucadas e pintadas com cores fortes.
As extremidades do 👍 campo de jogo aparentemente suportavam estruturas temporárias onde os espectadores se sentavam.
Estima-se que o tamanho médio dos campos de jogo 👍 fosse 36.
5 por 9 metros, apesar de existir uma grande variabilidade.
O maior de todos os campos de jogo conhecidos é 👍 o campo principal de Chichén Itzá, com 168 metros de comprimento e 70 de largura, maior que um campo de 👍 futebol.
O campo ou quadra de jogo onde se disputavam as partidas, eram designados das seguintes formas em diferentes regiões da 👍 Mesoamérica:
Língua maia clássica: pitz
Língua maia k'iche': chaajNáuatle - tlachtli
Povos do México Central: tlaxtliSinaloa - ollama
O jogo propriamente dito era designado 👍 poc-ta-tok na língua iucateque e a acção do jogo Ti Pitziil em maia clássico.
Por toda a Mesoamérica foram construídos campos 👍 de jogo utilizados ao longo de muitas gerações, com formas e tamanhos variáveis.
Alguns locais tinham múltiplos campos de jogo, outros 👍 apenas um.
Podem ser encontrados na grande maioria dos principais sítios arqueológicos mesoamericanos, apesar de notavelmente se encontrarem ausentes de outros, 👍 como Teotihuacan.
Entre os locais com campos de jogo bem preservados incluem-se: Tikal, Yaxha, Copán, Iximche, Monte Albán, Yagul, Uxmal, Mixco 👍 Viejo, Zaculeu e Chichén Itzá.
Objetivos do jogo [ editar | editar código-fonte ]
O objectivo do jogo era enviar a bola 👍 para o lado do campo defendido pelo adversário; na época pós-clássica, o objectivo principal era enviar a bola através de 👍 um de dois aros verticais colocados um de cada lado do campo de jogo, na linha média do mesmo.
O aro 👍 surgiu inicialmente nas terras baixas do norte da Área Maia durante o pós-clássico.
Cada jogador tinha muitas vezes um colega de 👍 equipa directamente atrás dele (ou dela), em apoio.
Na versão mais comum do jogo, a bola era atirada à mão para 👍 o campo, e a partir desse momento os jogadores apenas podiam bater a bola de um lado para o outro 👍 do campo com as coxas, ancas e braços (sem chutar ou agarrar com as mãos) e através dos aros colocados 👍 nas paredes laterais do campo.
Em algumas versões do jogo, os pés eram usados como no futebol actual.
Noutras eram usados bastões, 👍 pás ou raquetes.
Não existem testemunhas do jogo de bola praticado pelos maias do período clássico, mas talvez o jogo praticado 👍 pelos astecas e testemunhado pelos espanhois no século XVI possa ser comparável.
No jogo de bola asteca perdia pontos o jogador 👍 ou equipa que deixasse a bola tocar no solo mais que uma vez antes de a enviar de volta ao 👍 meio-campo adversário, que deixasse a bola sair do campo, ou que falhasse na tentativa de fazer a bola (com 3 👍 a 4 kg de peso) atravessar os aros colocados em cada parede lateral.
Na Área Maia existem aros semelhantes, alguns dos 👍 quais bastante altos, como em Chichén Itzá, onde se encontram a 6 metros do solo.
Os jogadores utilizavam protecções acolchoadas feitas 👍 de algodão, provavelmente recheadas com algodão por fiar, enroladas à volta de placas provavelmente feitas de madeira colocadas à cintura, 👍 mas certamente não feitas de pedra como as encontradas em alguns locais.
Cabeças esculpidas, e muitas vezes cabeças troféu, eram cravadas 👍 nas placas de madeira, como mostra uma figura de cerâmica de um jogador do clássico tardio usando uma placa com 👍 uma cabeça de pássaro esculpida.
Peles de veado pintadas com cores garridas eram usadas à volta das ancas proporcionando protecção adicional.
Além 👍 destas protecções, os jogadores utilizavam também almofadas nos joelhos e protecções nas pernas e antebraços.
Em certas ocasiões, os jogadores usavam 👍 elaborados ornamentos de cabeça, muitas vezes retratados em vasos de cerâmica pintada.
Alguns dos jogadores mascaravam-se, como Yax Pac de Copán, 👍 sublinhando a importância ritual do jogo de bola.
Tratava-se de um jogo extremamente violento.
Ocorriam frequentemente ferimentos graves infligidos quer pela bola 👍 densa e pesada quer por outros jogadores e as mortes eram relativamente comuns.
Algumas contusões sofridas durante o jogo eram tão 👍 severas que tinham que ser lancetadas de forma a extrair o sangue acumulado.
Isto seria certamente significativo nos rituais de sacrifício 👍 e sangria que acompanhavam o jogo de bola asteca.
Não se sabe se era permitido o contacto físico entre os jogadores.
Rituais 👍 de sangue [ editar | editar código-fonte ]
Em algumas ocasiões as cerimónias pós-partida incluíam o sacrifício do capitão e de 👍 outros jogadores da equipa derrotada.
A associação do jogo com o sacrifício e a morte era particularmente vincada na costa do 👍 golfo.
O crânio de um perdedor podia ser utilizado como o núcleo à volta do qual se fazia uma nova bola.
Os 👍 sacrifícios humanos tornaram-se um desfecho comum para as partidas de jogo de bola, particularmente nos campos de jogo reais de 👍 cidades poderosas.
Os nobre maias do clássico tardio eram ao mesmo tempo guerreiros e jogadores de bola.
Um degrau duma escadaria hieroglífica 👍 em Yaxchilan, por exemplo, mostra o rei Pássaro Jaguar derrotando um prisioneiro de guerra no jogo de bola, e existe 👍 uma referência escrita a um prisioneiro de guerra num altar de Tikal.
Os prisioneiros de guerra jogavam à bola com os 👍 vitoriosos, com um desfecho pré-determinado.
Após o jogo, que constituía uma reconstituição ritual da derrota de uma cidade-estado, os cativos eram 👍 muitas vezes decapitados ou os seus corações eram arrancados num sacrifício de sangue.
As paredes do principal campo de jogo de 👍 bola de Chichén Itzá, retrata equipes adversárias, com o líder da equipe vencedora segurando a cabeça decapitada do líder adversário, 👍 que se encontra de joelhos com sangue em forma de serpentes jorrando do seu pescoço.
O jogo de bola maia [ 👍 editar | editar código-fonte ]
Um aro de campo de jogo de bola, Chichén Itzá
Os maias chamavam ao jogo de bola 👍 pitz, e a ação de jogar Ti Pitziil em Maia Clássico.
A casas de apostas com bónus de registo associação à mitologia era central para a crença 👍 religiosa maia.
O mais antigo campo de jogo datado com precisão foi encontrado em Nakbé, Petén, na Guatemala, remontando a 500 👍 a.C.[carece de fontes].
O número de jogadores ou pitziil variava de 2 a 5 por equipe, e aqueles utilizavam protecções na 👍 cabeça (pix'om), ancas (tz'um), joelhos e cotovelos (kipachq'ab'), feitas de pele de jaguar ou veado.
As partes corporais referidas eram as 👍 únicas a poder entrar em contacto com a bola (kid), feita de uma mistura de látex e de seiva de 👍 uma dama-da-noite (Ipomoea alba), cujo diâmetro variava entre 25 a 30 cm e o peso entre 1.
5 a 3 kg 👍 no período clássico.
Jogar o jogo de bola era participar na manutenção da ordem cósmica do universo e regeneração ritual da 👍 vida.
Era um jogo de sorte, perícia e batota reflectindo a vida.
O esforço de equipa levava à partilha de comportamento e 👍 cultura, apresentando, reforçando e reinventando o jogo da vida e o lugar de cada um na ordem cósmica.
Nos tempos do 👍 clássico tardio, o jogo de bola estava ritualmente associado às guerras endémicas entre as várias cidades-estado da época.
O sucesso da 👍 conquista militar era recriado num jogo de bola público e ritual, em que prisioneiros de guerra de alta patente eram 👍 derrotados e sacrificados.
Por vezes eram mantidos presos, torturados e em exibição pública durante anos antes de serem sacrificados.
Relação com a 👍 mitologia e religião maias [ editar | editar código-fonte ]
O Popol Vuh define a importância do jogo de bola maia 👍 muito para além de um mero desporto.
Fornece ainda importantes analogias para a interpretação do jogo de bola desde uma perspectiva 👍 mitológica.
As primeiras aventuras relacionadas com o jogo de bola estabelecem a relação entre as pessoas e os deuses.
A história começa 👍 com o pai e tio dos Gémeos Heróis, Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu, filhos dos velhos deuses Ixpiacoc e Ixmucané.
Os 👍 senhores de Xibalba, o inframundo, aborreceram-se com o ruído produzido por Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu enquanto jogavam.
O campo de 👍 jogo situa-se na orla oriental da Terra próximo do grande abismo.
Os senhores principais de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, 👍 enviam corujas para atrair os dois irmãos a jogarem no campo de Xibalba, situado na orla ocidental do inframundo.
Os irmãos 👍 adormecem durante a viagem e acabam por ser sacrificados pelos senhores de Xibalba, sendo sepultados no solo do campo de 👍 jogo de bola.
Esta história relaciona a prática do jogo de bola com os sacrifícios.
Hun Hanahpu é decapitado e a casas de apostas com bónus de registo 👍 cabeça colocada numa planta de fruto, que dá cabaças pela primeira vez.
Isto está também relacionado com a proeminência de cabeças 👍 decorativas de animais e aves usadas como enfeites da cabeça.
A história continua após o nascimento dos Gémeos Heróis, Hunahpu e 👍 Ixbalanqué.
Encontram o equipamento de jogo de bola na casa de seu pai e começam a jogar, aborrecendo novamente os deuses 👍 de Xibalba.
Ao contrário de seu pai e tio, os gémeos sobrevivem a várias provas difíceis, com a ajuda de um 👍 mosquito (que morde as mãos dos deuses de Xibalba, obrigando-os a revelarem-se aos rapazes).
Eventualmente, os gémeos acabam por defrontar os 👍 deuses de Xibalba numa partida de jogo de bola.
Mais tarde, enganam os senhores de Xibalba, levando-os a pensar que estão 👍 mortos, após saltarem para um caldeirão de sopa.
Milagrosamente, os gémeos renascem como peixes-gato, regressam à casas de apostas com bónus de registo forma humana e efectuam 👍 falsos sacrifícios em que a vítima supostamente ressuscita.
Quando dois dos deuses de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, se oferecem 👍 para um destes falsos sacrifícios, os gémeos enganam-nos e levam a cabo um sacrifício verdadeiro.
Os gémeos poupam as vidas dos 👍 restantes deuses de Xibalba, mas dizem-lhes que a partir desse momento apenas lhes poderão ser oferecidos sacrifícios de sangue de 👍 animais e seiva de cascarilha e que apenas podem incomodar as pessoas da Terra que sejam fracas ou que tenham 👍 alguma culpa.
Os gémeos não conseguem fazer reviver o seu pai e deixam-no enterrado no campo de jogo de Xibalba.
Por esse 👍 motivo, as palavras para campo de jogo e cemitério são sinónimos.
Os campos de jogo tornaram-se para sempre ritualmente ligados com 👍 a morte.
O campo de jogo tornou-se um local de transição, um estádio entre a vida e a morte.
Ao longo da 👍 linha central do campo, eram colocadas gravuras de cenas míticas do jogo de bola, usualmente limitadas por um quadrifólio, que 👍 marcava uma entrada de um portal de acesso a outro mundo.
Uma lição que se pode obter do Popol Vuh é 👍 a de que jogar o jogo de bola pode ser mortal e que a batota pode ser a única forma 👍 de superar os adversários.
O grande campo de jogo de bola de Chichén Itzá [ editar | editar código-fonte ]
O grande 👍 campo de jogo de bola de Chichén Itzá
O jogo aparece em vários mitos, às vezes como a luta entre os 👍 deuses do dia e da noite, ou as batalhas entre deuses do céu e senhores do inframundo.
A bola simbolizava o 👍 sol, lua ou estrelas, e os aros significavam nascer do sol e pôr-do-sol ou equinócios.
Com o aparecimento da cultura maia, 👍 o significado do jogo de bola ritual torna-se mais evidente.
Foram dedicados muito tempo e energia à construção de campos de 👍 jogo de bola.
Estes campos eram considerados portais para o inframundo maia, e eram construídos em zonas baixas ou aos pés 👍 de grandes construções verticais.
O Grande Campo de Jogo de Bola de Chichén Itzá é o maior da Mesoamérica.
Uma gravura em 👍 seis paineis de Chichén Itzá, mostra uma cena do Popol Vuh, indicando o significado cosmológico do jogo de bola na 👍 ideologia maia.
Outros vestígios maias [ editar | editar código-fonte ]
Evidências adicionais sobre o jogo de bola maia aparecem em pinturas 👍 de vasos maias.
Muitas vezes estes vasos são pintados com cenas do jogo de bola ritual.
Os jogadores são mostrados usando protecções 👍 nos braços e joelhos e muitas vezes também são mostrados usando decorações elaboradas na cabeça, indicando a casas de apostas com bónus de registo elevada posição 👍 e explicando o lugar dos homens no mundo.
O jogo de bola asteca [ editar | editar código-fonte ]
A versão asteca 👍 do jogo de bola é chamada ullamaliztli.
As cidades astecas, como outras cidades mesoamericanas, tinham normalmente vários campos de jogo de 👍 bola chamados tlachtli.
[3] Na capital asteca, Tenochtitlan, o principal campo de jogo de bola era chamado teotlachco ("no campo de 👍 jogo de bola sagrado") - aqui eram efectuados importantes rituais nos festivais do mês Panquetzaliztli, incluindo sacrifícios humanos de quatro 👍 cativos em honra de Huitzilopochtli e do seu arauto Paynal.
Para os astecas o jogo de bola tinha também um significado 👍 religioso, mas onde os maias viam uma batalha entre os senhores do inframundo e os seus adversários terrenos, os astecas 👍 viam uma batalha entre as forças da noite lideradas pela lua e estrelas representadas pela deusa Coyolxauhqui e os seus 👍 filhos Centzonuitznaua, e o sol personificado por Huitzilopochtli.
[4] Mas para além de ter um importante significado religioso e ritual, para 👍 os astecas o jogo de bola era também um passatempo, jogado como forma de recreio e por todas as classes 👍 da sociedade asteca.
Os jovens astecas aprendiam a jogar na escola calmecac, e os melhores podiam tornar-se famosos ao ponto de 👍 poderem jogar profissionalmente.
As partidas eram disputadas em diferentes bairros e mercados da cidade, muitas vezes acompanhadas de jogos de apostas 👍 em grande escala.
Diego Durán mencionou que "sempre que os nobres astecas jogavam, apostavam jóias, escravos, pedras preciosas, mantos e trajes 👍 de guerra e mesmo roupas e adereços para senhoras".
Também os espectadores faziam apostas, e mesmo esposos ou filhos podiam ser 👍 apostados.
Também os senhores astecas jogavam à bola.
Numa famosa partida descrita por Ixtlilxochitl, o governante asteca Axayacatl defrontou o governante de 👍 Xochimilco, de seu nome Xihuiltemoc.
Apostando a posse de um lago e de um mercado em Tenochtitlan contra um jardim de 👍 flores em Xochimilco Axayacatl foi derrotado.
No entanto, quando enviou os seus emissários para pagarem a dívida, eles assassinaram o senhor 👍 de Xochimilco, pois apenas desse modo poderia o senhor asteca salvar a casas de apostas com bónus de registo honra.
A palavra nauatle para o jogo era 👍 ōllamaliztli (frequentemente ullamaliztl), derivada da palavra ōlli (borracha) e do verbo ōllama (jogar à bola) e a bola propriamente dita 👍 era chamada ōllamaloni.
Uma vez que a árvore da borracha não existia nas terras altas do império asteca, os astecas obtinham 👍 bolas e borracha como parte dos tributos das regiões das terras baixas onde era cultivada - por exemplo em Veracruz.
O 👍 códice Mendocino refere 16 000 como sendo o número de pedaços de borracha virgem importados a cada seis meses para 👍 Tenochtitlan desde as províncias do sul, mas nem toda a borracha era consumida no fabrico de bolas.
Em 1528 Hernán Cortés 👍 enviou um grupo de ōllamanime (jogadores de bola), para a Espanha, para se apresentarem perante Carlos V, onde foram desenhados 👍 por Christophe Weiditz.[5]
O jogo de bola e a arte [ editar | editar código-fonte ]
Escultura em cerâmica encontrada num túmulo 👍 do México ocidental mostrando os jogadores numa partida e jogo de bola mesoamericano.
O jogo de bola e os seus praticantes 👍 são um tema recorrente na arte mesoamericana.
Vasilhas usadas no consumo ritual de cacau estão muitas vezes decoradas com cenas detalhadas 👍 de campos de jogo de bola e jogadores vestidos com o equipamento completo.
A noz de cacau simboliza um coração humano 👍 pois encontram-se igualmente divididos em vários câmaras.
A bebida preparada a partir da noz de cacau é escura e espessa como 👍 o sangue, sendo consumida em cerimónias rituais.
Por outro lado, as nozes de cacau eram usadas como moeda.
Pensa-se que os sacrifícios 👍 efectuados após um jogo de bola ritual eram tentativas de apaziguar os deuses e assegurar a fertilidade e abundância económica.
As 👍 bolas de borracha utilizadas no jogo de bola têm também um simbolismo económico, pois a borracha utilizada na casas de apostas com bónus de registo produção 👍 era também fulcral na casas de apostas com bónus de registo economia comercial.
Estas vasilhas estão muitas vezes decoradas com glifos ao longo dos bordos.
Algumas das mais 👍 famosas figuras de cerâmica representando jogadores de bola, são os chamados "figurinos emparelhados" encontrados em Jaina, México datados de 600 👍 a 900 a.C.
Foram encontrados juntos durante escavações na ilha de Jaina no início da década de 1960.
Estes figurinos de jogadores 👍 de bola funcionavam juntos como um par.
Cada um deles pode baixar-se sobre o joelho esquerdo e puxar o braço atrás, 👍 podendo ser facilmente colocados de forma a ficarem em jogo perpétuo, com a bola na cabeça do observador.
O produtor destes 👍 figurinos dedicou grande atenção aos detalhes das vestes dos jogadores.
Tecidos de protecção cobrem apenas um braço, do pulso ao cotovelo, 👍 em conjunto com uma única joelheira.
Provavelmente deste modo pretendia-se mostrar a complementaridade dos dois jogadores, por forma a que pudeseem 👍 existir como par.
Mantos grosseiros de algodão, eram mantidos nas suas posições com cordas ou faixas.
A cobertura simples actualmente sobre as 👍 cabeças sugere que estes figurinos podem ter exibido chapéus (ou capacetes) muito elaborados, entretanto desaparecidos.
Outros figurinos, encontrados sobretudo em Jalisco, 👍 México, mostram jogadores de bola sentados, ao estilo Etzatlán de Jalisco, segurando uma grande bola.
A cerâmica escultórica de Jalisco era 👍 usada em oferendas funerárias nos túmulos de membros de famílias importantes.
Conjectura-se que as representações de jogadores de bola destinavam-se a 👍 acompanhar o enterro de um homem que havia sido um jogador exímio.