Fred Astaire (nascido Frederick Austerlitz;[1] Omaha, 10 de maio de 1899 - Los Angeles, 22 de junho de 1987) foi um dançarino, cantor, ator, coreógrafo e apresentador de televisão estadunidense.
Ele é considerado o dançarino mais influente da história do cinema.[2]
Sua subsequente carreira nos palcos, no cinema e na televisão durou um total de 76 anos.
Ele atuoujogo de aposta minimo 1 realmais de 10 musicais da Broadway e West End, fez 31 filmes musicais, quatro especiais televisivos, e lançou inúmeras canções.
Como dançarino, seus traços mais marcantes eram seu absurdo senso de ritmo, seu perfeccionismo, ejogo de aposta minimo 1 realinovação.
Sua companheira de dança favorita era a atriz Rita Hayworth,[3] masjogo de aposta minimo 1 realparceria de dança mais memorável foi com Ginger Rogers, com quem ele co-estreloujogo de aposta minimo 1 realuma série de dez musicais de Hollywood, incluindo "O Picolino" (1935), "Ritmo Louco" (1936) e "Vamos Dançar?" (1937).
Entre os outros trabalhos notáveis em que Astaire ganhou mais popularidade e levou o gênero de sapateado a um novo nível foram: "Duas Semanas de Prazer" (1942), "Desfile de Páscoa" (1948), "A Roda da Fortuna" (1953), "Cinderelajogo de aposta minimo 1 realParis" e "Meias de Seda", ambos de 1957.
O Instituto Americano de Cinema nomeou Astaire a quinta maior estrela masculina do cinema clássico de Hollywood.[4][5]
Gene Kelly, outra estrela renomada, disse que "a história da dança no cinema começa com Astaire".
Mais tarde, ele afirmou que Astaire era "o único dos dançarinos de hoje que será lembrado.
"[6] Além do cinema e da televisão, muitos dançarinos e coreógrafos, incluindo Rudolf Nureyev, Sammy Davis Jr.
, Michael Jackson, Gregory Hines, Mikhail Baryshnikov, George Balanchine, Jerome Robbins, Madhuri Dixit e Bob Fosse, que consideravam Astaire um "ídolo", também reconheceramjogo de aposta minimo 1 realinfluência.
Fred ejogo de aposta minimo 1 realirmã Adele Astairejogo de aposta minimo 1 real1906.
Fred Astaire nasceu Frederick Austerlitzjogo de aposta minimo 1 real10 de maio de 1899jogo de aposta minimo 1 realOmaha, Nebraska, nos Estados Unidos, filho de Johanna "Ann" Austerlitz (nascida Geilus; 1878–1975)[7] e Friedrich "Fritz" Emanuel Austerlitz (1868–1923).
[1][8][9] A mãe de Astaire nasceu nos Estados Unidos, filha de imigrantes alemães luteranos, da Prússia Oriental e da Alsácia.
O pai de Astaire nasceujogo de aposta minimo 1 realLinz, na Áustria, filho de pais judeus que haviam se convertido ao catolicismo romano.[1][10][11][12]
O pai de Astaire, "Fritz" Austerlitz, chegoujogo de aposta minimo 1 realNova Iorque aos 25 anos,jogo de aposta minimo 1 real26 de outubro de 1893, na Ilha Ellis.
"Fritz" esperava encontrar trabalho no ramo cervejeiro e mudou-se para Omaha, estado de Nebraska, onde conseguiu um emprego na cervejaria "Storz Brewing Company".
A mãe de Astaire sonhavajogo de aposta minimo 1 realescapar de Omaha com o talento de seus filhos, depois que a irmã de Astaire, Adele Astaire, revelou-se uma dançarina e cantora instintiva desde muito cedo emjogo de aposta minimo 1 realinfância.
Johanna planejou um "número de irmão e irmã", que era comum no vaudeville na época, para seus dois filhos.
Embora Fred tenha recusado as aulas de dança a princípio, ele facilmente imitava os passos de dança dejogo de aposta minimo 1 realirmã mais velha e começou a estudar piano, acordeão e clarinete.
Quando o pai de repente perdeu o emprego, a família mudou-se para a Cidade de Nova Iorque,jogo de aposta minimo 1 real1905, para lançar a carreira artística das crianças.
Eles começaram a treinar na Alviene Escola de Mestres do Teatro e na Academia de Artes Culturais.
[13] Apesar da rivalidade de Adele e Fred, eles rapidamente reconheceram suas forças familiares: a durabilidade dele e o maior talento dela.
A mãe de Fred e Adele sugeriu que eles mudassem seu sobrenome para "Astaire", pois ela achava que "Austerlitz" era reminiscente da Batalha de Austerlitz.
A lenda da família atribui o sobrenome a um tio de sobrenome "L'Astaire".[14]
Eles foram ensinados a dançar, falar e cantarjogo de aposta minimo 1 realpreparação para o desenvolvimento de um número.
Seu primeiro número foi chamado de Artistas Juvenis Apresentando uma Novidade Musical Elétrica de Ponta de Pé.
Fred usava uma cartola e um fraque no primeiro tempo e uma roupa de lagosta no segundo.
Em uma entrevista, a filha de Astaire, Ava Astaire McKenzie, observou que muitas vezes colocavam Fredjogo de aposta minimo 1 realuma cartola para fazê-lo parecer mais alto.
[15] O número cômico estreoujogo de aposta minimo 1 realKeyport, Nova Jérsei,jogo de aposta minimo 1 realum "teatro experimental".
O jornal local escreveu que "os Astaires são o maior número infantil do vaudeville".[16]
Como resultado da habilidade de vendas de seu pai, Fred e Adele rapidamente conseguiram um grande contrato e se apresentaram no famoso Orpheum Circuit, uma cadeia de vaudeville e cinemas, no centro-oeste, no Oeste ejogo de aposta minimo 1 realalgumas cidades do Sul dos Estados Unidos.
Logo Adele cresceu e ficou pelo menos sete centímetros mais alto que Fred, e os dois começaram a parecer incongruentes.
A família decidiu fazer uma pausa de dois anos do show business, deixar o tempo seguir seu curso e evitar problemas com a Gerry Society, a Sociedade de Nova Iorque para a Prevenção da Crueldade às Crianças, e com as leis de trabalho infantil da época.
Em 1912, Fred se tornou episcopal.
A carreira dos irmãos Astaire recomeçou com fortunas mistas, embora com habilidade e aperfeiçoamento cada vez maiores, à medida que começaram a incorporar o sapateadojogo de aposta minimo 1 realsuas coreografias.
A dança de Astaire foi inspirada por Bill "Bojangles" Robinson e John "Bubbles" Sublett.
Do dançarino de vaudeville Aurelio Coccia, eles aprenderam o tango, a valsa e outras danças de salão popularizadas por Vernon e Irene Castle.
Algumas fontes afirmam que os irmãos Astaire apareceramjogo de aposta minimo 1 realum filme de 1915 intitulado Fanchon, o Grilo, estrelado por Mary Pickford, mas os Astaires sempre negaram isso.
Aos 14 anos, Fred havia assumido as responsabilidades musicais da dupla.
Ele conheceu George Gershwin, que trabalhava como compositor para a editora musical de Jerome H.Remick,jogo de aposta minimo 1 real1916.
Fred já estava procurando por novas ideias de música e dança.
Seu encontro casual afetou profundamente as carreiras de ambos os artistas.
Astaire estava sempre à procura de novos passos de dança no Circuit e começava a demonstrarjogo de aposta minimo 1 realbusca incessante por novidade e perfeição.
1917-1933: Carreira no palco na Broadway ejogo de aposta minimo 1 realLondres [ editar | editar código-fonte ]
Fred e Adele Astairejogo de aposta minimo 1 real1921.
Os Astaires estrearam na Broadwayjogo de aposta minimo 1 real1917 com "Over the Top", uma sátira patriótica, e, na época, se apresentaram também para as tropas americanas e aliadas.
Eles seguiram com vários outros shows.
De seu trabalhojogo de aposta minimo 1 real"The Passing Show of 1918", o jornalista Heywood Broun escreveu: "Em uma noitejogo de aposta minimo 1 realque houve uma abundância de boa dança, Fred Astaire se destacou ...
Ele ejogo de aposta minimo 1 realparceira, Adele Astaire, fizeram o show fazer uma pausa mais cedo à noite com uma bela dança de pernas soltas".
O brilho e o humor de Adele atraíram grande parte da atenção,jogo de aposta minimo 1 realparte devido à preparação cuidadosa de Fred e àjogo de aposta minimo 1 realcoreografia de apoio.
Ela ainda definia o tom do ato deles.
Mas a essa altura, a habilidade de dança de Astaire começava a ofuscar a dejogo de aposta minimo 1 realirmã.
Durante a década de 1920, Fred e Adele apareceram na Broadway e nos palcos de West End.
Em shows como "The Bunch and Judy" (1922), de Jerome Kern, "Lady, Be Good" (1924), de George e Ira Gershwin, "Funny Face" (1927) e, mais tarde,jogo de aposta minimo 1 real"The Band Wagon" (1931), eles ganharam aclamação popular com a platéia do teatrojogo de aposta minimo 1 realambos os lados do Atlântico.
Nessa época, o sapateado de Astaire já era reconhecido como um dos melhores.
Por exemplo, Robert Benchley escreveujogo de aposta minimo 1 real1930: "Não acho que vou mergulhar a nação na guerra, afirmando que Fred é o maior dançarino de sapateado do mundo."
Após o encerramento de "Funny Face", os Astaires foram a Hollywood para um teste de tela (agora perdido) na Paramount Pictures, mas a Paramount os considerou inadequados para filmes.
Eles se separaramjogo de aposta minimo 1 real1932, quando Adele casou-se com seu primeiro marido, Lord Charles Cavendish, segundo filho de Victor, Duque de Devonshire.
Fred veio a alcançar sucesso sozinho na Broadway ejogo de aposta minimo 1 realLondres com "Gay Divorce" (mais tarde transformadojogo de aposta minimo 1 realfilme), enquanto considerava ofertas de Hollywood.
O fim da parceria foi traumático para Astaire, mas estimulou-o a expandir seu alcance.
Livre das restrições irmão-irmã da antiga dupla, e trabalhando com a nova parceira, Claire Luce, Fred criou uma dança romântica para a canção "Night and Day", de Cole Porter, que fora escrita para "Gay Divorce".
Luce afirmou que ela teve que encorajá-lo a tomar uma abordagem mais romântica: "Vamos lá, Fred, eu não soujogo de aposta minimo 1 realirmã, você sabe".
O sucesso da peça teatral foi creditado a este número, e quando recriado no filme "A Alegre Divorciada" (1934), a versão cinematográfica da peça, ele inaugurou uma nova era na dança filmada.
Recentemente, filmagens feitas por Fred Stone de Astaire se apresentandojogo de aposta minimo 1 real"Gay Divorce", com a sucessora de Luce, Dorothy Stone,jogo de aposta minimo 1 realNova Iorque, no ano de 1933, foram descobertas pela dançarina e historiadora Betsy Baytos, e agora representa a mais antiga filmagem conhecida de Astaire.
1933-1939: Astaire e Rogers na RKO [ editar | editar código-fonte ]
De acordo com o folclore de Hollywood, um relatório de teste de tela sobre Astaire para a RKO Radio Pictures, agora perdido junto com o teste, dizia: "Não sabe cantar.Não sabe atuar.Ficando calvo.
Sabe dançar um pouco".
O produtor dos filmes Astaire-Rogers, Pandro S.
Berman, alegou que nunca tinha ouvido a história nos anos 1930 e que ela só surgiu anos depois.
Astaire mais tarde esclareceu, insistindo que o relatório dizia: "Não sabe atuar.Levemente calvo.Também dança".
De qualquer forma, o teste foi claramente decepcionante, e David O.
Selznick, que contratara Astaire para a RKO e encomendara o teste, declaroujogo de aposta minimo 1 realum memorando: "Estou incerto sobre o homem, mas eu sinto, apesar de suas orelhas enormes e linha de queixo ruim, que seu charme é tão tremendo que sobressai até mesmo nesse miserável teste".
No entanto, isso não afetou os planos da RKO para Astaire.
Eles o emprestaram por alguns dias para a MGM,jogo de aposta minimo 1 real1933, para ajogo de aposta minimo 1 realestreiajogo de aposta minimo 1 realHollywood, no filme musical de sucesso "Amor de Dançarina".
No filme, ele apareceu como ele mesmo, dançando com Joan Crawford.
Em seu retorno à RKO, ele foi o quinto nome nos créditos, logo atrás do quarto nome, Ginger Rogers, no filme de 1933 estrelado por Dolores del Río, "Voando Para o Rio".
Em uma crítica, a revista Variety atribuiu o enorme sucesso do filme à presença da Astaire:
"O ponto principal de 'Voando Para o Rio' é a promessa do cinema, Fred Astaire ...
Ele certamente é uma aposta depois dessa, porque é claramente simpático na tela, o microfone é gentil comjogo de aposta minimo 1 realvoz e como dançarino ele se encontrajogo de aposta minimo 1 realum nível próprio.
A última observação não será novidade para a profissão, que admitiu há muito tempo que Astaire começa a dançar onde os outros param de andar".
Já tendo sido ligado àjogo de aposta minimo 1 realirmã Adele no palco, Astaire, inicialmente, estava muito relutantejogo de aposta minimo 1 realse tornar parte de outra dupla de dança.
Ele escreveu ao seu agente: "Eu não me importo de fazer outro filme com ela, mas quanto a essa ideia de 'dupla', está 'fora!' Acabei de terminar uma parceria e não tenho interessejogo de aposta minimo 1 realformar outra".
No entanto, ele foi persuadido pelo aparente apelo público da dupla Astaire-Rogers.
A parceria, e a coreografia de Astaire e Hermes Pan, ajudaram a tornar a dança um elemento importante dos filmes musicais de Hollywood.
Astaire revolucionou a dança no cinema ao ter total autonomia sobrejogo de aposta minimo 1 realapresentação.
Ele é creditado por duas inovações importantes nos primeiros filmes musicais.
Primeiro, ele insistiu que uma câmera monotrilho filmasse de perto uma coreografia de dança no menor número de tomadas possíveis, normalmente de apenas quatro a oito cortes, mostrando os dançarinos por inteiro todo o tempo.
Isso dava a ilusão de uma câmera quase estacionária filmando uma dança inteirajogo de aposta minimo 1 realuma única tomada.
Astaire ficou famoso pela frase: "Ou a câmera dança, ou eu danço".
Astaire manteve essa política de "The Gay Divorcee",jogo de aposta minimo 1 real1934, até seu último filme musical, "O Caminho do Arco-íris", de 1968, quando o diretor Francis Ford Coppola rejeitoujogo de aposta minimo 1 realexigência.
O estilo de sequências de dança de Astaire permitiu que o espectador acompanhasse os dançarinos e a coreografia emjogo de aposta minimo 1 realtotalidade.
Este estilo diferia notavelmente daqueles nos musicais de Busby Berkeley.
As sequências desses musicais eram preenchidas com tomadas aéreas extravagantes, dezenas de cortes de tomadas rápidas e zoomsjogo de aposta minimo 1 realáreas do corpo, como braços ou pernas.
A segunda inovação de Astaire envolveu o contexto da dança; ele era irredutível de que todas as coreografias de música e dança fossem parte integrante do enredo do filme.
Em vez de usar a dança como um espetáculo, como Busby Berkeley fazia, Astaire usou-a para levar o enredo adiante.
Tipicamente, um filme de Astaire incluía pelo menos três danças padrão.
Uma era uma performance solo de Astaire, que ele chamava de seu "golpe solo".
Outra era uma coreografia de dança cômica,jogo de aposta minimo 1 realparceria, e finalmente, ele incluía uma coreografia de dança romântica, tambémjogo de aposta minimo 1 realparceria.
Avaliação da parceria com Rogers [ editar | editar código-fonte ]
Os comentaristas de dança Arlene Croce, Hannah Hyam, e John Mueller consideram que Rogers foi a maior parceira de dança de Astaire, opinião esta compartilhada também por Hermes Pan e Stanley Donen.
A crítica cinematográfica Pauline Kael adota uma postura mais neutra, enquanto que o crítico de cinema da revista Time, Richard Schickel, escreve: "A nostalgiajogo de aposta minimo 1 realtorno de Rogers-Astaire tende a alvejar outras parceiras".
Mueller resume as habilidades de Rogers da seguinte forma:
"Rogers foi excepcional entre as parceiras de Astaire, não porque ela era superior às outras como dançarina, mas porque, como uma atriz habilidosa e intuitiva, ela era cautelosa o bastante para perceber que a atuação não parava quando a dança começava ...
A razão de tantas mulheres fantasiaremjogo de aposta minimo 1 realdançar com Fred Astaire é que Ginger Rogers dava a impressão de que dançar com ele é a experiência mais emocionante que se possa imaginar".
De acordo com Astaire, "Ginger nunca tinha dançado com um parceiro antes de "Flying Down to Rio".
Ela fingiu muitíssimo.
Ela não sabia sapatear e não sabia fazer isso e aquilo ...
Mas Ginger tinha estilo e talento, e melhorou com o tempo.
Ela ficou tão boa que depois de um tempo todo mundo que dançava comigo parecia errado".Na p.
162 de seu livro "Ginger: Salute to a Star", o escritor Dick Richards cita Astaire dizendo a Raymond Rohauer, curador da Galeria de Arte Moderna de Nova Iorque, "Ginger foi brilhantemente eficaz.
Ela fez tudo funcionar para ela.
Na verdade, ela tornou as coisas muito boas para nós dois, e merece a maior parte do crédito pelo nosso sucesso".
Rogers descreveu os padrões intransigentes de Astaire, estendendo-se a toda a produção: "Às vezes ele pensajogo de aposta minimo 1 realuma nova fala de diálogo ou um novo ângulo para a história ...
Eles nunca sabem a que horas da noite ele vai ligar e começar a falar entusiasticamente sobre uma nova ideia ...
Nada de vadiar no trabalhojogo de aposta minimo 1 realum filme com Astaire, e nada de fazer pelas coxas".
Apesar de seu sucesso, Astaire não estava disposto a terjogo de aposta minimo 1 realcarreira vinculada exclusivamente a uma parceria.
Ele negociou com a RKO para estrelar sozinhojogo de aposta minimo 1 real"Cativa e Cativante", (1937), com uma inexperiente e não dançante Joan Fontaine, o qual não obteve sucesso.
Ele voltou a fazer mais dois filmes com Rogers, "Dance Comigo" (1938) e "A História de Vernon e Irene Castle" (1939).
Embora ambos os filmes tenham faturado respeitáveis rendimentos brutos, ambos perderam dinheiro por causa do aumento dos custos de produção, e Astaire deixou a RKO, depois de ser rotulado como "veneno de bilheteria" pelo Independent Film Journal.
Astaire se reuniu com Rogersjogo de aposta minimo 1 real1949, na MGM, parajogo de aposta minimo 1 realapresentação final juntos,jogo de aposta minimo 1 real"Ciúme, Sinal de Amor", o único de seus filmes juntos a ser filmadojogo de aposta minimo 1 realtechnicolor.
Uma certa comoção foi causada quando perguntaram a Astaire, anos depois, quem erajogo de aposta minimo 1 realparceira de dança favorita.
O palpite era que o nome de Rogers seria a resposta dada por ele, que tentou não responder à pergunta, mas depois admitiu que era Rita Hayworth.
Astaire disse: "Tudo bem, eu vou te dar um nome, mas se você deixar escapar, eu vou jurar que menti.Foi Rita Hayworth".[3]
Astaire deixou a RKOjogo de aposta minimo 1 real1939 para se tornar freelancer e buscar novas oportunidades cinematográficas, com resultados mistos, embora geralmente bem-sucedidos.
Durante esse período, Astaire continuou a valorizar a sugestão de colaboradores coreográficos.
Ao contrário da década de 1930, quando trabalhou quase exclusivamente com Hermes Pan, ele aproveitou o talento de outros coreógrafos para inovar continuamente.
Sua primeira parceira de dança pós-Ginger foi a temível Eleanor Powell, considerada a mais excepcional sapateadora dejogo de aposta minimo 1 realgeração.
Eles estrelaramjogo de aposta minimo 1 real"Melodia da Broadway", na qual fizeram uma célebre e prolongada coreografia de dança para a canção "Begin the Beguine", de Cole Porter.
Emjogo de aposta minimo 1 realautobiografia, "Steps in Time", Astaire observou: "Ela mandava ver como um homem, nada de algo rápido de menininha com Ellie.
Ela realmente mandava ver no sapateado num nível que era só dela".
Ele atuou ao lado de Bing Crosbyjogo de aposta minimo 1 real"Duas Semanas de Prazer" (1942), e depoisjogo de aposta minimo 1 real"Romance Inacabado" (1946).
Mas, apesar do enorme sucesso financeiro de ambos, ele teria ficado insatisfeito com papéisjogo de aposta minimo 1 realque perdia a garota para Crosby.
O primeiro filme é memorável porjogo de aposta minimo 1 realvirtuosa dança solo para a canção "Let's Say it with Firecrackers".
O último filme continha a canção "Puttin' On the Ritz", uma inovadora canção e coreografia de dança indelevelmente associada a ele.
Outras parcerias durante este período incluíram Paulette Goddard,jogo de aposta minimo 1 real"Amor da Minha Vida" (1940), no qual ele conduziu dançando a orquestra de Artie Shaw.
Astaire fez dois filmes com Rita Hayworth.
O primeiro filme, "Ao Compasso do Amor" (1941), catapultou Hayworth para o estrelato.
No filme, Astaire integrou pela terceira vez passos de dança latino-americanajogo de aposta minimo 1 realseu estilo (a primeira foi com Ginger Rogers no número "The Carioca", do filme "Flying Down to Rio" (1933), e o segundo, novamente com Rogers, foi a dança "Dengozo", no filme "The Story of Vernon and Irene Castle", de 1939.).
Seu segundo filme com Hayworth, "Bonita Como Nunca" (1942), foi igualmente bem-sucedido.
Ele continha um dueto na canção "I'm Old Fashioned", de Kern, que se tornou a peça central do tributo ao ator, feito por Jerome Robbins e apresentado pelo Balé da Cidade de Nova Iorque,jogo de aposta minimo 1 real1983.
Em seguida, ele contracenou ao lado de Joan Leslie, na época com dezessete anos, no drama de guerra, "Tudo Por Ti" (1943).
Nele, apresentou a canção "One For My Baby", de Arlen e Mercer, enquanto dançavajogo de aposta minimo 1 realum balcão de bar,jogo de aposta minimo 1 realuma coreografia sombria e problemática.
Astaire coreografou esse filme sozinho e obteve um sucesso modesto nas bilheterias.
Isso representou uma mudança notável para Astaire dejogo de aposta minimo 1 realhabitual persona no cinema, charmoso, feliz e sortudo, e confundiu os críticos contemporâneos.
Sua próxima parceira, Lucille Bremer, participou de duas luxuosos produções, ambas dirigidas por Vincente Minnelli.
O filme "Yolanda and the Thief" ("Yolanda e o Ladrão"), de 1945, apresentou um balé surrealista de vanguarda.
Na comédia musical "Ziegfeld Follies" (1945), Astaire dançou a canção "The Babbit and the Bromide", de Gershwin, ao lado de Gene Kelly.
A mesma música que Astaire havia apresentado comjogo de aposta minimo 1 realirmã Adelejogo de aposta minimo 1 real1927.
Enquanto "Follies" foi um sucesso, "Yolanda" fracassou nas bilheterias.
Sempre inseguro e acreditando quejogo de aposta minimo 1 realcarreira estava começando a declinar, Astaire surpreendeu seu público ao anunciarjogo de aposta minimo 1 realaposentadoria durante a produção do filme "Blue Skies" (1946).
Ele escolheu "Puttin' On the Ritz" comojogo de aposta minimo 1 realdança de despedida.
Após anunciarjogo de aposta minimo 1 realaposentadoria, Astaire concentrou-sejogo de aposta minimo 1 realseu interessejogo de aposta minimo 1 realcorridas de cavalos e,jogo de aposta minimo 1 real1947, fundou os Estúdios de Dança Fred Astaire, a qual ele vendeujogo de aposta minimo 1 real1966.
1948-1957: Anos produtivos na MGM e segunda aposentadoria [ editar | editar código-fonte ]
A aposentadoria de Astaire não durou muito tempo.
Ele retornou às telas para substituir um lesionado Gene Kellyjogo de aposta minimo 1 real"Desfile de Páscoa" (1948), contracenando com Judy Garland, Ann Miller e Peter Lawford.
Ele se juntou uma última vez com Rogers (substituindo Judy Garland)jogo de aposta minimo 1 real"Ciúme, Sinal de Amor" (1949).
Ambos os filmes reviveram a popularidade de Astaire, ejogo de aposta minimo 1 real1950 ele estreloujogo de aposta minimo 1 realdois musicais.
"Três Palavrinhas", com Vera-Ellen e Red Skelton, para a MGM, e "Nasci Para Bailar", com Betty Hutton, emprestado para a Paramount.
Enquanto "Three Little Words" foi muito bem nas bilheterias, "Let's Dance" foi uma decepção financeira.
"Núpcias Reais" (1951), com Jane Powell e Peter Lawford, foi muito bem-sucedido, mas "The Belle of New York" ("Ver, Gostar e Amar"), de 1952, com Vera-Ellen, foi um desastre de crítica e bilheteria.
"A Roda da Fortuna" (1953), que é considerado um dos melhores musicais já feitos, recebeu ótimas críticas e atraiu multidões.
Mas devido ao seu alto custo, o filme não obteve tanto lucrojogo de aposta minimo 1 realseu primeiro lançamento.
Logo após, Astaire, como as outras estrelas remanescentes na MGM, foi dispensado de seu contrato por causa do advento da televisão e da redução na produção de filmes.
Em 1954, Astaire estava prestes a começar a trabalharjogo de aposta minimo 1 realum novo musical, "Papai Pernilongo" (1955), com Leslie Caron, na 20th Century Fox, masjogo de aposta minimo 1 realesposa, Phyllis, ficou doente e morreu repentinamente de câncer de pulmão.
Astaire ficou tão desolado que queria cancelar o filme e se ofereceu para pagar os custos de produção do próprio bolso.
No entanto, Johnny Mercer, compositor do filme, e os executivos do estúdio da Fox o convenceram de que o trabalho seria a melhor coisa para ele.
O filme se saiu moderadamente bem nas bilheterias.
Seu próximo filme com a Paramount, "Cinderelajogo de aposta minimo 1 realParis" (1957), juntou-o com Audrey Hepburn e Kay Thompson.
Apesar da sumptuosidade da produção e das boas críticas, o filme não conseguiu recuperar o seu custo.
Da mesma forma, o próximo projeto de Astaire – seu último musical na MGM, "Meias de Seda" (1957), no qual ele co-estrelou com Cyd Charisse, também perdeu dinheiro nas bilheterias.
Por fim, Astaire anunciou que estava se aposentando da dança no cinema.
Seu legado a essa altura já era de 30 filmes musicaisjogo de aposta minimo 1 real25 anos.
1957-1981: Especiais da televisão e papéis importantes [ editar | editar código-fonte ]Astairejogo de aposta minimo 1 real1962.
Astaire não se aposentou completamente da dança.
Ele fez uma série de quatro especiais musicais premiados com um Prêmio Emmy para a televisãojogo de aposta minimo 1 real1958, 1959, 1960 e 1968, todos ao lado de Barrie Chase, com quem Astaire desfrutou de um período renovado de criatividade na dança.
O primeiro desses programas, de 1958 "An Evening with Fred Astaire" ("Uma Noite com Fred Astaire)", ganhou nove Prêmios Emmy.
Também foi notável por ser a primeira grande transmissão a ser pré-gravadajogo de aposta minimo 1 realfita de vídeo colorida.
Astaire ganhou o Emmy pela melhor performance solo de um ator.
A escolha teve uma reação controversa porque muitos acreditavam quejogo de aposta minimo 1 realdança naquele programa não era o tipo de "atuação" para o qual o prêmio foi projetado.
A certa altura, Astaire se ofereceu para devolver o prêmio, mas a Academia se recusou a aceitá-lo.
Uma restauração do programa ganhou um Emmy técnicojogo de aposta minimo 1 real1988 para Ed Reitan, Don Kent e Dan Einstein.
Eles restauraram a fita de vídeo original, transferindo seu conteúdo para um formato moderno e preenchendo as lacunas onde a fita havia se deteriorado com imagens de um cinescópio.[17]
Astaire interpretou Julian Osborne, um personagem que não dança, no drama de guerra nuclear "A Hora Final" (1959).
Foi indicado a um Globo de Ouro de melhor ator coadjuvantejogo de aposta minimo 1 realcinema porjogo de aposta minimo 1 realperformance, perdendo para Stephen Boyd, que ganhou por "Ben-Hur".
Astaire apareceujogo de aposta minimo 1 realpapéis não dançantesjogo de aposta minimo 1 realtrês outros filmes e várias séries de televisão de 1957 a 1969.
O último grande filme musical de Astaire foi "O Caminho do Arco-Íris" (1968), dirigido por Francis Ford Coppola.
Astaire largoujogo de aposta minimo 1 realgravata branca e fraque para interpretar um trapaceiro irlandês que acredita que se enterrar um pote de ouro nas sombras da cidade de Fort Knox, o ouro multiplicará.
A parceira de dança de Astaire foi Petula Clark, que interpretou a filha cética de seu personagem.
Ele se descreveu nervosojogo de aposta minimo 1 realcantar com ela, enquanto ela disse que estava preocupadajogo de aposta minimo 1 realdançar com ele.
O filme foi um sucesso modesto, tanto nas bilheterias quanto entre os críticos.
Astaire continuou a atuar na década de 1970.
Ele apareceu na televisão como o pai de Alexander Mundy, personagem de Robert Wagner,jogo de aposta minimo 1 real"It Takes a Thief" ("O Rei dos Ladrões"), de 1969–70.
No filme "Inferno na Torre" (1974), dançou com Jennifer Jones e recebeujogo de aposta minimo 1 realúnica indicação ao Oscar, na categoria de melhor ator coadjuvante.
Ele dublou o narrador carteiro S.
D Kluger nos especiais de televisão animados de Rankin/Bass "Santa Claus Is Comin' to Town" (1970) e "The Easter Bunny Is Comin' to Town" (1977).
Astaire também apareceu nos dois primeiros documentários de "Era Uma Vezjogo de aposta minimo 1 realHollywood", ainda nos anos 70.
Na segunda compilação, aos setenta e seis anos, ele executou breves sequências de dança com Kelly, suas últimas apresentações de dançajogo de aposta minimo 1 realum filme musical.
No verão de 1975, ele gravou três álbunsjogo de aposta minimo 1 realLondres, Attitude Dancing, They Can't Take These Away from Me, e A Couple of Song and Dance Men, com o último sendo um álbum de duetos com Bing Crosby.
Em 1976, Astaire desempenhou um papel coadjuvante como Daniel Hughes no filme cult "Os Incríveis Dobermans", co-estrelando com Barbara Eden e James Franciscus, e interpretou o Dr.
Seamus Scully no filme francês "The Purple Taxi" ("Um Táxi Cor de Malva"), de 1977.
Em 1978, ele co-estrelou com Helen Hayes no filme de televisão "A Family Upside Down"jogo de aposta minimo 1 realque eles interpretaram um casal de idosos lidando com problemas de saúde.
Astaire ganhou um Prêmio Emmy porjogo de aposta minimo 1 realatuação.
Fez também uma aparição bem divulgada na série de televisão de ficção-científica "Galactica, Astronave de Combate",jogo de aposta minimo 1 real1979, como Chameleon, o possível pai de Starbuck,jogo de aposta minimo 1 real"The Man with Nine Lives", um papel escrito para ele por Donald P.Bellisario.
Astaire pediu ao seu agente que conseguisse um papel para elejogo de aposta minimo 1 real"Galactica" por causa do interesse de seus netos na série, deixando os produtores encantados com a oportunidade de criar um episódio inteiro para apresentá-lo.
Este episódio marcou a última vez que ele dançou na tela, neste caso com Anne Jeffreys.
Ele atuoujogo de aposta minimo 1 realnove papéis diferentesjogo de aposta minimo 1 real"The Man in the Santa Claus Suit", tambémjogo de aposta minimo 1 real1979.
Seu trabalho final foi a adaptação de 1981 do romance de Peter Straub, "Ghost Story".
O filme de terror também foi o último para dois de seus colegas de elenco mais proeminentes, Melvyn Douglas e Douglas Fairbanks Jr.
Sempre impecável, ele e Cary Grant eram chamados de "os atores mais bem vestidos dos filmes americanos".
[18] Astaire permaneceu um ícone da moda masculina mesmojogo de aposta minimo 1 realseus últimos anos, evitandojogo de aposta minimo 1 realcartola, gravata branca e fraque, que ele odiava.
[19] Em vez disso, ele preferia um estilo descontraído e casual de jaquetas esportivas feitas sob medida, camisas coloridas e calças – estas últimas geralmente sustentadas pelo uso distinto de uma gravata velha ou lenço de seda no lugar de um cinto.
Astaire casou-se com Phyllis Potter, de 25 anos,jogo de aposta minimo 1 real1933 (nascida Phyllis Livingston Baker [1908–1954]), uma socialite nativa de Boston, ex-esposa de Eliphalet Nott Potter III (1906–1981), apesar das objeções dejogo de aposta minimo 1 realmãe e irmã.
[13] A causa da morte de Phyllis foi câncer de pulmão, aos 46 anos, que encerrou 21 anos de um casamento feliz e deixou Astaire devastado.
[20] Astaire tentou desistir do filme "Papai Pernilongo" (1955), que estavajogo de aposta minimo 1 realprocesso de filmagem, oferecendo-se para pagar os custos de produção até o momento, mas foi persuadido a ficar.[21]
Além do filho de Phyllis Potter, Eliphalet IV (conhecido como Peter), os Astaires tiveram dois filhos.
O filho dos Astaires, Fred Jr.
(nascidojogo de aposta minimo 1 real1936), apareceu com seu pai no filme "Midas Run" ("O Jogo das Barras de Ouro"), de 1969, e mais tarde tornou-se um piloto e fazendeiro.
A filha dos Astaires, Ava Astaire (nascidajogo de aposta minimo 1 real1942) continua envolvida na promoção do legado de seu pai.
Intensamente privado, Fred Astaire raramente era visto na cena social de Hollywood.
Em vez disso, ele dedicou seu tempo livre à família e seus hobbies, que incluíam corridas de cavalos, tocar bateria, escrever músicas e jogar golfe.
Ele era bom amigo de David Niven, Randolph Scott, Clark Gable e Gregory Peck.
Niven o descreveu como "um pouco tímido, sempre caloroso, com uma propensão para piadas de colegial".
Em 1946, seu cavalo Triplicate ganhou a Hollywood Gold Cup ("Copa de Ouro de Hollywood") e San Juan Capistrano Handicap.
Permaneceu fisicamente ativo até os oitenta anos, quando começou a praticar esqueitismo no final dos seus setenta anos e foi premiado como membro vitalício da National Skateboard Society.
Aos setenta e oito anos, ele quebrou o pulso esquerdo enquanto andava de skate emjogo de aposta minimo 1 realgaragem.
[22] Também teve interessejogo de aposta minimo 1 realboxe e casos criminais.
Em 24 de junho de 1980, aos 81 anos, casou-se pela segunda vez.
Robyn Smith era 45 anos mais nova que ele e uma jóquei que montou para Alfred Gwynne Vanderbilt Jr.
(ela também namorou Vanderbilt na década de 1970),[23] e apareceu na capa da Sports Illustratedjogo de aposta minimo 1 real31 de julho de 1972.[24][25]
A vida de Astaire nunca foi retratadajogo de aposta minimo 1 realalgum filme.
[26] Ele sempre recusou permissão para tais retratos, dizendo: "Por mais que eles me ofereçam - e as ofertas cheguem o tempo todo - eu não vou vender".
[27] O testamento de Astaire incluía uma cláusula solicitando que tal representação jamais ocorresse; ele comentou: "Está lá porque não tenho nenhum desejo particular de ter minha vida mal interpretada, e é o que seria".
[28] Em 5 de dezembro de 2021, Tom Holland anunciou que ele estaria interpretando Astairejogo de aposta minimo 1 realuma próxima cinebiografia, que atraiu críticas devido à cláusula.[29]
Túmulo de Fred Astaire, no Parque Memorial de Oakwood.
Astaire morreu de pneumoniajogo de aposta minimo 1 real22 de junho de 1987, aos 88 anos.
Seu corpo foi sepultado no Cemitério do Parque Nacional de Oakwoodjogo de aposta minimo 1 realChatsworth, Califórnia.
[30] Um de seus últimos pedidos foi agradecer aos fãs por inúmeros anos de apoio.
Astaire dançando nas paredes e no teto ao cantar "You're All the World",jogo de aposta minimo 1 real"Núpcias Reais" (1951).
Antes de Fred Astaire estrear no cinema, os dançarinos apareciam nos filmes apenas "em partes": os pés, as cabeças e os torsos eram compostos na sala de edição.
Astaire, porjogo de aposta minimo 1 realvez, exigia ser filmado de corpo inteiro.
Para isso eram necessários longos ensaios - certa vez chegou a três meses com dez horas diárias de trabalho, com repetições feitas passo a passo e movimentos de câmara acompanhando a coreografia.
Em seus filmes, Astaire conseguiu dar nova emoção à dança, fosse ela banal ou repleta de tragicidade.
Sua interpretação enriquecia-se pelo que James Cagney chamava de "o toque do vagabundo".
Sempre trajado a rigor, seu charme tornou-se lendário.
Michael Kidd, co-coreógrafo de Astaire no filme "A Roda da Fortuna", de 1953, descobriu quejogo de aposta minimo 1 realprópria preocupação com a motivação emocional por trás da dança não era compartilhada por Astaire.
Kidd mais tarde contou: "A técnica era importante para ele.
Ele dizia: 'Vamos fazer os passos.
Vamos adicionar os looks depois.'"[31]
Embora ele se visse principalmente como um artista,jogo de aposta minimo 1 realarte ganhou a admiração de outros dançarinos do século XX, como Gene Kelly, George Balanchine, os Nicholas Brothers, Mikhail Baryshnikov, Margot Fonteyn, Bob Fosse, Gregory Hines, Rudolf Nureyev, Michael Jackson, e Bill Robinson.
Balanchine o comparou com Bach, descrevendo-o como "o mais interessante, o mais inventivo, o mais elegante dançarino de nossos tempos", enquanto para Baryshnikov ele era "um gênio ...
um dançarino clássico como eu nunca vi na minha vida".
"Nenhum dançarino pode assistir Fred Astaire e não saber que todos nós deveríamos estarjogo de aposta minimo 1 realoutro negócio", ele concluiu.
Prêmios, honras e tributos [ editar | editar código-fonte ]
Mãos e pegadas de Astaire no Teatro Chinês de Grauman.
Placa homenageando Astairejogo de aposta minimo 1 realLismore, Waterford, Irlanda.