O Brasil na Copa do Mundo FIFA de 2022 manteve a situação de único país a participar de todas as 🔔 edições do torneio da FIFA.
A edição de 2022 do torneio marcou a vigéssima segunda vez vez que a Seleção Brasileira 🔔 de Futebol participou da Copa do Mundo FIFA e a quinta vez em que defendeu o título de campeã.
O técnico 🔔 foi Tite e o capitão Thiago Silva.
O Brasil era a equipe favorita nas casas de apostas.
[1] A seleção brasileira foi 🔔 eliminado, pela segunda vez consecutiva nas quartas de final, ao ser derrotada pela Seleção Croata de Futebol na disputa por 🔔 pênaltis após empatar o jogo em 1 a 1.
O Brasil terminou em sétimo lugar na Copa do Mundo, a pior 🔔 colocação desde a edição de 1990.[2]
Em 7 de novembro de 2022, o técnico Adenor Leonardo Bachi (Tite) anunciou a convocação 🔔 dos seguintes jogadores:[3]
23 de setembro Brasil 3 - 0 Gana Estádio Océane, FrançaMarquinhos 9'
Richarlison 28,40' Relatório
Fase de grupos [ editar 🔔 | editar código-fonte ]
Pos Equipe Pts J V E D GP GC SG Classificado 1 Brasil 6 3 2 0 🔔 1 3 1 +2 Fase eliminatória 2 Suíça 6 3 2 0 1 4 3 +1 3 Camarões 4 3 🔔 1 1 1 4 4 0 Eliminado 4 Sérvia 1 3 0 1 2 5 8 −3
As equipes se enfrentaram 🔔 uma vez na Copa do Mundo, na vitória do Brasil por 2 a 0 na fase de grupos em 2018.
A 🔔 Sérvia, sendo considerada a sucessora oficial da Seleção Iugoslava, como Iugoslávia, as duas seleções se enfrentaram 18 vezes, incluindo quatro 🔔 vezes na fase de grupos da Copa do Mundo da FIFA, em 1930, 1950, 1954 e 1974, com uma vitória 🔔 para cada e dois empates.
Depois de um primeiro tempo sem gols, Richarlison abriu o placar para o Brasil aos 62 🔔 minutos, quando deu sequência para finalizar após o goleiro sérvio Vanja Milinković-Savić defender um chute rasteiro de Vinicius Junior da 🔔 esquerda, com Neymar inicialmente criando a chance.
Richarlison fez 2 a 0 onze minutos depois, quando controlou a bola de Vinicius 🔔 Junior antes de finalizar à esquerda da rede com um chute acrobático de pé direito por cima do ombro.
Casemiro acertou 🔔 a trave e Fred também teve um chute defendido com o Brasil vencendo por 2 a 0.
Brasil Sérvia
As equipes se 🔔 enfrentaram nove vezes, incluindo duas vezes na Copa do Mundo, ambas em partidas da fase de grupos terminando em empates: 🔔 2–2 em 1950 e 1–1 em 2018.
O Brasil começou o jogo sem o lesionado Neymar, que foi descartado até o 🔔 final da fase de grupos.
O único gol da partida foi marcado por Casemiro aos 83 minutos, quando seu chute desviado 🔔 com o pé direito de dentro da área acertou no canto direito da rede.[5].[6]Brasil Suíça
As duas equipes se enfrentaram seis 🔔 vezes, incluindo duas vezes na Copa do Mundo, ambas nas partidas da fase de grupos terminando em vitórias para o 🔔 Brasil: 3–0 em 1994 e 4–1 em 2014.
Apesar da derrota do Brasil para Camarões, o Brasil garantiu slots para ganhar dinheiro primeira posição 🔔 na fase eliminatória.
Camarões se tornou a primeira seleção africana a derrotar o Brasil em uma Copa do Mundo, enquanto esta 🔔 vitória também se tornou a primeira vitória de Camarões em uma Copa do Mundo desde 2002.
Como esta foi a última 🔔 partida da fase de grupos, a derrota do Brasil também significou que nenhum time terminou a etapa com um aproveitamento 🔔 de 100% pela primeira vez desde 1994.
Camarões Brasil
O vencedores do Grupo G avança para enfrentar o segundo classificado do Grupo 🔔 H .
Os pontos de fair play serão usados como critério de desempate se os registros gerais e de confronto direto 🔔 das equipes estiverem empatados.
Estes são calculados com base nos cartões amarelos e vermelhos recebidos em todas as partidas do grupo 🔔 da seguinte forma:[9]
primeiro cartão amarelo: menos 1 ponto;
cartão vermelho indireto (segundo cartão amarelo): menos 3 pontos;
cartão vermelho direto: menos 4 🔔 pontos;
cartão amarelo e cartão vermelho direto: menos 5 pontos;
Apenas uma das deduções acima pode ser aplicada a um jogador em 🔔 uma única partida.
Oitavas de final [ editar | editar código-fonte ]
O Brasil já enfrentou a Coreia do Sul sete vezes, 🔔 vencendo seis e perdendo uma.
Eles se encontraram mais recentemente em junho de 2022, quando o Brasil venceu por 5–1[10].
Em Copas 🔔 do Mundo, este foi o primeiro encontro entre as duas equipes.
Vinícius Júnior abriu o placar para o Brasil aos 7 🔔 minutos, ao acertar um chute lateral à direita da rede, passando por três zagueiros coreanos na linha.
O Brasil ganhou um 🔔 pênalti seis minutos depois, quando Richarlison sofreu falta dentro da área, Neymar marcou o pênalti com um chute rasteiro no 🔔 canto direito sem o goleiro se mover.
Richarlison fez 3 a 0 aos 29 minutos, quando controlou a bola com a 🔔 cabeça antes de receber a bola de volta de Thiago Silva e passar para o canto esquerdo da rede.
Lucas Paquetá 🔔 fez o quarto gol aos 36 minutos, quando chutou rasteiro no canto esquerdo da rede com o pé direito após 🔔 cruzamento de Vinícius Júnior na esquerda.
A Coreia do Sul reduziu a diferença no segundo tempo, quando Paik Seung-ho finalizou à 🔔 direita da rede a 30 metros de distância.
Com dez minutos restantes e ganhando por três gols, o goleiro Alisson foi 🔔 substituído pelo terceiro escolhido Weverton, tornando o Brasil o primeiro time a usar 26 jogadores diferentes em uma Copa do 🔔 Mundo.[11][12] [13]
A partida foi a última realizada no Estádio 974 antes de slots para ganhar dinheiro demolição.
Brasil Coreia do Sul
Quartas de final [ 🔔 editar | editar código-fonte ]
A Croácia enfrentou o Brasil quatro vezes, perdendo três e empatando uma.
Dois deles aconteceram na fase 🔔 de grupos da Copa do Mundo, com o Brasil vencendo as duas vezes: 1–0 em 2006 e 3–1 em 2014.[15]
Neymar 🔔 abriu o placar pouco antes do intervalo da prorrogação, quando jogou recebeu a bola de volta de Lucas Paquetá antes 🔔 de contornar o goleiro e chutar alto para a rede da direita.
Um lapso defensivo custou ao Brasil a vantagem, com 🔔 Bruno Petković empatando a três minutos do final com um chute desviado de pé esquerdo no canto esquerdo, foi o 🔔 único chute da Croácia à baliza no jogo.
Na disputa de pênaltis, a Croácia marcou os quatro pênaltis, enquanto o primeiro 🔔 chutador do Brasil, Rodrygo, foi defendido por Dominik Livaković mergulhando para a esquerda e Marquinhos acertando o pênalti rasteiro no 🔔 poste esquerdo, selando a eliminação.
A Croácia se classificou para a segunda semifinal consecutiva da Copa do Mundo e pela terceira 🔔 vez na história, enquanto o Brasil saiu do torneio nas mãos de seleções europeias pela quinta vez consecutiva, tudo isso 🔔 após a vitória na final da Copa do Mundo de 2002 contra a Alemanha, que continua sendo a última vitória 🔔 na fase eliminatória contra adversários europeus.
No mesmo período, o Brasil foi eliminado em todas as quatro quartas de final que 🔔 disputou fora de casa, excluindo assim o torneio de 2014 que sediou.
No entanto, eles foram eliminados por adversários europeus nas 🔔 semifinais daquele ano, perdendo por 7 a 1 para a Alemanha.
[16]Na disputa de pênaltis, a Croácia marcou os quatro pênaltis, 🔔 enquanto o primeiro chute do Brasil, Rodrygo foi defendido por Dominik Livaković mergulhando para a esquerda e Marquinhos acertando o 🔔 pênalti rasteiro no poste esquerdo selando a eliminação.
[17][18]Croácia Brasil
A classificação final é determinada através da fase em que a seleção 🔔 alcançou e a slots para ganhar dinheiro pontuação, levando em conta os critérios de desempate.Pos.
Seleção Gr Pts J V E D GP GC 🔔 SG Eliminados nas quartas de final 7 Brasil G 10 5 3 1 1 8 3 +53 gols (1)2 gols 🔔 (1)1 gol (3)
Uma assistência é concedida para um passe que leva diretamente a um gol.
[20] Houve um total de 116 🔔 assistências (até o final das semifinais).
2 assistências (15)1 assistência (4)
Homem do jogo [ editar | editar código-fonte ]
Jogos sem levar 🔔 gol [ editar | editar código-fonte ]
Marcando em três Copas do Mundo [ editar | editar código-fonte ]
Jogador 2014 2018 🔔 2022 Gols totais Goals Against Goals Against Goals Against Neymar ! Brasil Neymar 4 CRO (2), CMR (2) 2 CRC, 🔔 MEX 2 KOR, CRO 8Referências