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Freecell
Boas-vindas à Paciência Freecell! Esta é uma versão online grátis
do popular e estratégico jogo de cartas. Divirta-se!
Visão geral
Freecell é 🫦 um jogo de
cartas de um jogador. Como na maioria dos outros jogos de paciência, no Freecell o
objetivo é 🫦 ordenar as cartas por naipe e valor. No entanto, ao contrário da Paciência
tradicional, todas as cartas estão voltadas para 🫦 cima desde o início do jogo e não há
monte de compra. Além disso, os jogos de Freecell quase sempre 🫦 podem ser resolvidos.
Portanto, não dá para culpar a sorte por um jogo ruim, como com a Paciência
tradicional.
O tabuleiro 🫦 de jogo consiste em spaceman aposta f12 oito montes centrais, quatro células
livres no canto superior esquerdo e quatro pilhas no canto 🫦 superior direito. Para
ganhar o jogo, você precisa mover as cartas entre os montes e organizá-las
sequencialmente com naipes alternados. 🫦 Você pode usar as células livres no canto
superior esquerdo do tabuleiro para armazenar temporariamente as cartas. Por fim, você
🫦 precisa colocar todas as cartas nas pilhas, começando com Ases, Dois, Três, etc. Cada
monte em spaceman aposta f12 uma pilha deve 🫦 conter apenas cartas de um único naipe.
Regras
Movendo
cartas entre montes
Você pode pegar uma carta que está no topo do monte 🫦 ou todo um
monte, desde que as cartas sejam sequenciais (ordenadas por valor) e de cores
alternadas (preto e vermelho). 🫦 Você pode colocar uma carta (ou uma monte de cartas)
sobre outra carta, desde que a carta de destino tenha 🫦 um valor superior e seja da cor
oposta à carta que você está movendo (ou à carta na parte inferior 🫦 do monte que está
movendo). Ou seja, é possível colocar uma carta preta sobre uma vermelha e vice-versa.
Observe que 🫦 é impossível colocar um Rei sobre outra carta, pois não há carta com valor
acima do Rei. Se o monte 🫦 estiver vazio, você pode colocar qualquer carta nele. Se você
estiver movendo um monte de cartas, certifique-se de que haja 🫦 células livres
suficientes para facilitar a movimentação. Isso porque, no Freecell, as cartas só podem
ser movidas uma a uma. 🫦 Se você estiver movendo um monte, é como se estivesse usando
células livres para armazenar temporariamente as cartas enquanto desmonta 🫦 a pilha em
spaceman aposta f12 uma posição e, em spaceman aposta f12 seguida, organiza em spaceman aposta f12 outra. Esse processo seria
tedioso, portanto o 🫦 jogo permite que você - na prática - mova todo o monte, em spaceman aposta f12 vez
de mover as cartas uma 🫦 a uma. No entanto, o jogo sempre calcula o tamanho máximo do
monte que pode ser movido, dadas as circunstâncias 🫦 do momento. A fórmula para o tamanho
máximo do monte inclui o número de células livres no canto superior esquerdo 🫦 e o número
de montes vazios. É possível mover montes maiores do que aqueles permitidas pelo número
de células livres 🫦 e pelo número de montes vazios. Por exemplo, se você encontrar uma
carta em spaceman aposta f12 um outro monte na qual 🫦 pode armazenar temporariamente parte de seu monte,
poderá usá-la para dividir seu monte em spaceman aposta f12 dois e mover as metades
🫦 separadamente.
Usando as células livres
Há quatro células livres. Cada célula livre
pode abrigar somente uma carta. Qualquer carta pode ser colocada 🫦 em spaceman aposta f12 uma célula
livre. O número de células livres disponíveis é usado para calcular o tamanho máximo do
monte 🫦 que você pode mover naquele momento no jogo.
Pilhas
Há quatro pilhas básicas: uma
para cada naipe. Cada pilha pode receber apenas 🫦 cartas de um único naipe. A primeira
carta a ser colocada em spaceman aposta f12 cada pilha é um Ás. O Ás 🫦 é uma carta de fundação. Após o
Ás ter sido colocado na pilha, você só poderá colocar uma carta com 🫦 um valor um vez
superior. Assim, você ordena as cartas em spaceman aposta f12 ordem crescente por valor e naipe. Após
todas 🫦 as cartas serem colocadas nas pilhas, você vence o jogo!
Outras
informações
Algumas vezes, as cartas irão automaticamente para as pilhas. Apenas 🫦 as
cartas que não ajudam a ordenar os montes são enviadas automaticamente para as pilhas.
Você pode forçar o envio 🫦 de uma carta para uma pilha clicando com o botão direito do
mouse nela. Você pode forçar o envio de 🫦 todas as cartas adequadas para as pilhas
clicando com o botão direito do mouse na área verde na parte inferior 🫦 do tabuleiro de
jogo. Um tempo razoável para vencer o jogo é 3 minutos. O Freecell não possui um
sistema 🫦 de pontuação. Para jogadores iniciantes, uma maneira de medir o desempenho pode
ser o número de cartas deixadas no tabuleiro 🫦 (ou seja, fora das pilhas) no momento em
spaceman aposta f12 que não houver mais jogadas. Para jogadores com mais experiência, a 🫦 medida de
desempenho pode ser o tempo decorrido de jogo. O percentual de vitórias pode indicar
seu desempenho geral.
Exemplo de 🫦 solução
Veja um exemplo de como começar a resolver um
jogo de Paciência Freecell com sucesso.
Nesta distribuição de cartas, não há 🫦 Ases no
topo; no entanto, podemos mover várias cartas para torná-los disponíveis. Começamos
colocando o 7 de Paus sobre o 🫦 8 de Ouros e colocando o 6 de Espadas sobre o 7 de Ouros.
Observe que só podemos colocar uma 🫦 carta em spaceman aposta f12 outra de valor superior em spaceman aposta f12 um e
da cor oposta. Ou seja, só podemos colocar cartas 🫦 vermelhas (Ouros e Copas) sobre
cartas pretas (Espadas e Paus) e vice-versa.
Agora, vamos nos concentrar no monte mais
à direita. 🫦 Podemos mover o 7 de Copas sobre o 8 de Espadas, e o 10 de Ouros sobre o
Valete de 🫦 Espadas. Isso revela o Ás de Paus, que podemos então colocar na primeira
pilha.
Continuamos nos concentrando no monte mais à 🫦 direita. Podemos mover o 3 de Paus
para uma das células livres, e então colocar o 6 de Ouros sobre 🫦 o 7 de Paus. Isso
libera o monte mais à direita. É sempre positivo ter um monte vazio, pois podemos
🫦 usá-lo não apenas como uma célula livre adicional, mas também organizar cartas
nele.
Agora, podemos tentar desmontar o monte mais à 🫦 esquerda. Uma opção é colocar a
Dama de Espadas em spaceman aposta f12 uma célula livre, o 2 de Ouros sobre o 🫦 3 de Espadas, o Ás de
Paus na segunda pilha, a Dama de Copas sobre o Rei de Espadas, a 🫦 Dama de Paus em spaceman aposta f12
uma célula livre, e o 2 de Paus sobre Ás de Paus (que já está 🫦 na pilha). Isso parece
deixar nosso tabuleiro bagunçado - agora temos três das quatro células livres ocupadas.
Mas não tema! 🫦 Como você verá em spaceman aposta f12 breve, isso foi pensado estrategicamente e iremos
facilmente recuperar a organização do tabuleiro.
Vamos mover a 🫦 Dama de Paus sobre o Rei
de Ouros e o 3 de Paus sobre o 2 de Paus. Também podemos 🫦 mover um pequeno monte de duas
cartas: o Valete de Espadas e o 10 de Ouros. Vamos pegar essas cartas 🫦 e colocá-las
sobre a Dama de Copas. Agora, o tabuleiro parece estar ordenado novamente!
Desta vez,
vamos nos concentrar no segundo 🫦 monte. Observe que há um monte de quatro cartas, com o
9 de Espadas na parte inferior. Podemos mover este 🫦 monte por inteiro e colocá-lo sobre
o 10 de Ouros. O 2 de Espadas é então revelado, e podemos colocá-lo 🫦 sobre o Ás de
Espadas. O 9 de Paus, junto com o 3 de Ouros, agora podem ser realocados para 🫦 células
livres. O 5 de Paus pode ser colocado sobre o 6 de Ouros, que agora está localizado no
sétimo 🫦 monte. Isso nos permite atingir nosso objetivo: o Ás de Copas foi revelado e
podemos colocá-lo na próxima pilha disponível.
A 🫦 seguir, parece ser uma boa ideia focar
no sexto monte. Dessa forma, movemos o Rei de Paus para a última 🫦 célula livre, o 4 de
Ouros sobre o 5 de Paus e o 10 de Copas no segundo monte vazio.
Colocamos 🫦 o 9 de Paus
sobre o 10 de Copas e o 8 de Copas no oitavo monte vazio. Isso revela 🫦 o 2 de Copas, que
podemos colocar na pilha sobre o Ás de Copas. Finalmente, coloque o monte de duas
🫦 cartas começando com o 3 de Espadas sobre o 4 de Ouros.
Agora, vamos tentar desmontar o
quarto monte. Primeiro, colocamos 🫦 o Valete de Paus no único monte vazio que resta.
Logo, colocamos o 5 de Ouros sobre o 6 de 🫦 Espadas. Precisamos remover o 8 de Copas do
oitavo monte e colocá-lo sobre o 9 de Paus. Agora, podemos colocar 🫦 o 10 de Paus no
monte vazio recém-liberado. Em spaceman aposta f12 seguida, podemos colocar o 6 de Paus sobre 7 de
🫦 Copas, o que revela o Ás de Ouros. Podemos colocá-lo na única pilha remanescente. E,
finalmente, podemos colocar o 3 🫦 de Copas sobre o 2 de Copas nas pilhas. Observe que o 2
de Ouros foi automaticamente para a pilha, 🫦 já que não há mais o que fazer com ele no
tabuleiro.
Agora, façamos uma limpeza. Primeiro, colocaremos o 3 de 🫦 Ouros de uma célula
livre sobre o 2 de Ouros na pilha. Então, podemos mover o monte que começa com 🫦 o 10 de
Copas e colocá-lo sobre o Valete de Paus. Finalmente, podemos mover o 3 de Espadas e o
🫦 4 de Ouros para as pilhas adequadas.
Em seguida, vamos fazer um movimento complicado.
Mas antes, movemos o 5 de Ouros 🫦 sobre o 4 de Ouros. Com isso resolvido, podemos mover o
monte gigante começando com o Rei de Espadas para 🫦 um monte vazio, e assim poderemos ter
acesso a todas as cartas do sétimo monte. Infelizmente, não há células livres 🫦 e montes
vazios suficientes disponíveis para realizar esta operação. Por outro lado, ainda há
uma saída! Podemos dividir esse monte 🫦 gigante em spaceman aposta f12 dois: podemos mover três cartas,
começando com o 7 de Paus, sobre o 8 de Copas e, 🫦 em spaceman aposta f12 seguida, mover o restante
(começando com o Rei de Espadas) para o monte vazio.
Movemos o 4 de Paus 🫦 para a pilha.
E agora, o mesmo com o 5 de Paus.
Podemos, finalmente, desmontar o sétimo monte.
Colocamos o 5 🫦 de Copas sobre o 6 de Espadas, o 4 de Espadas sobre o 3 de Espadas, e o 7
de 🫦 Espadas sobre o 8 de Ouros. Finalmente, o 4 de Copas sobre o 3 de Copas.
Aos poucos,
organizamos as pilhas. 🫦 Mova o 6 de Paus sobre o 5 de Paus. Agora, movemos o 5 de Copas
sobre o 4 de 🫦 Copas.
Ficamos com duas células livres e dois montes vazios. As cartas já
estão bem ordenadas no tabuleiro e certamente o 🫦 jogo pode ser resolvido. De agora em
spaceman aposta f12 diante, ficará cada vez mais fácil. Muito bem! :)
Histórico
A Paciência Freecell
tem 🫦 suas origens no ano de 1968, quando um jogo ligeiramente diferente foi publicado na
Scientific American. Este jogo foi modificado 🫦 para o Freecell e implementado pela
primeira vez em spaceman aposta f12 computadores em spaceman aposta f12 1978. No entanto, o Freecell se tornou 🫦 tão
popular por ter sido incluído em spaceman aposta f12 todas as distribuições do Microsoft Windows desde
1995. O Microsoft Freecell original 🫦 tinha 32.000 distribuições de cartas possíveis
numeradas. Entre 1994 e 1995, havia um projeto para resolver todos elas, e apenas 🫦 uma
se mostrou impossível. A partir daí, o Freecell ficou conhecido como um jogo quase
sempre solucionável.
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