O Campeonato Amazonense de Futebol de 2023 foi à 107ª edição da divisão principal do futebol profissional do Amazonas, cujo ♠ nome oficial foi Barezão 2023.
Através deste foram indicados os representantes amazonenses nos torneios nacionais de 2024 (Copa do Brasil, Copa ♠ Verde e Série D do Campeonato Brasileiro).
A competição teve inicio em 28 de janeiro, com final realizada na data de ♠ 23 de abril.[1]
Após o rebaixamento de quatro equipes na edição de 2022, em compensação à ausência de rebaixamento nas edições ♠ de 2020 e 2021 devido às implicações financeiras acarretadas pela Pandemia de COVID-19 aos clubes participantes daquelas edições, era esperado ♠ que na edição de 2023, o Campeonato Amazonense voltasse a ter 10 clubes participantes, algo que não ocorre desde a ♠ edição de 2015, contudo não foi possível, por conta da desistência do Fast Clube.
A edição marcou o retorno do tradicional ♠ Rio Negro, segundo maior vencedor da competição, que não disputava a primeira divisão desde o ano de 2019, o que ♠ possibilitará dessa forma o retorno da disputa do principal clássico do futebol amazonense, o Rio-Nal, que desde o ano de ♠ 2019.
teve também a estreia na primeira divisão do Parintins, ou RPE Parintins, que com pouco mais de um ano de ♠ fundação, conseguiu o acesso à divisão principal do Campeonato Amazonense.
É uma estreia histórica, tendo em vista que é a primeira ♠ vez que a cidade de Parintins contará com um representante na divisão de elite do Campeonato Amazonense.
Contudo, assim como ocorreu ♠ durante toda a disputa da Série B de 2022, o "Tourão da Ilha Tupinambarana", em decorrência de seu município possuir ♠ uma complexa logística de acesso, já que que não é interligado por rodovias com a capital Manaus, sendo acessível somente ♠ por meio de transporte fluvial e transporte aéreo, bem como o seu estádio, o Tupy Cantanhede, atualmente não se encontrar ♠ apto para a prática do futebol profissional, exercerá o seu mando de campo no município de Rio Preto da Eva, ♠ município interligado com a capital do Estado pela rodovia AM-010, no Estádio Francisco Garcia, popularmente conhecido como Chicão.
Outro clube que ♠ ao menos na Fase Regular, não pode atuar em seu município foi o Iranduba, tendo em vista que o Estádio ♠ Álvaro Maranhão, situado no município de Iranduba, foi vetado para a prática de partidas de futebol pela FAF [2], o ♠ que poderá vir a ser revertido futuramente caso a prefeitura daquele município realize os reparos necessários ao funcionamento daquela praça ♠ esportiva.
Promovidos e rebaixados [ editar | editar código-fonte ]
Equipe promovida da Série B 2022
Em ofício enviado à FAF na data ♠ de 11 de janeiro de 2023, o Fast Clube, alegando dificuldades financeiras, decidiu não participar do campeonato de 2023.
[3] Porém, ♠ diferente do que estipulava o regulamento do torneio de 2021, que em decorrência das implicações financeiras causadas pela Pandemia de ♠ COVID-19, não previa o rebaixamento, estando todos os clubes que se encontravam aptos a disputar àquela edição, desistentes ou não, ♠ igualmente aptos a disputar a edição seguinte, desta vez não houve escapatória para o Rolo Compressor, que após comunicar a ♠ novibet promoção desistência à Federação Amazonense de Futebol, foi imediatamente rebaixado à Segunda Divisão [4].
A princípio, o "Tricolor" poderá voltar a ♠ disputar competições oficiais de futebol a partir do ano de 2024, quando estará apto a disputar a Segunda Divisão.
Assim, com ♠ a desistência do Fast Clube, apenas um clube da atual edição do Barezão de 2023 será rebaixado à Segunda Divisão ♠ de 2024, que será o clube que terminar em 9º (último lugar) na Fase Regular do certame.
Formato de Disputa [ ♠ editar | editar código-fonte ]
O torneio adotará um sistema misto, contando com fase regular e fase final, assim como ocorrido ♠ nas duas últimas edições:Fase Regular
Os nove clubes participantes jogarão em turno único, todos contra todos, sendo que Manaus, Princesa do ♠ Solimões, Nacional e Amazonas, por terem sido as quatro melhores equipes remanescentes da edição anterior, terão direito a cinco mandos ♠ de campo, enquanto que Manauara, Iranduba e Operário, por terem sido as três piores equipes remanescentes da edição anterior, e ♠ Rio Negro e Parintins, por terem ascendido da Segunda Divisão, terão direito a apenas quatro mandos de campo.
Ao final, os ♠ oito melhores classificados se classificaram para as fases finais, enquanto o último colocado (9º colocado) será rebaixado para a Segunda ♠ Divisão de 2024.
Em caso de empate no número de pontos nesta fase, os critérios de desempate serão os seguintes:
1º) maior ♠ número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4º) confronto direto (na primeira fase);5º) sorteio.[ 5 ]Fases ♠ Finais
Os oito clubes qualificados disputarão as fases finais, em forma eliminatória com jogos de ida e volta, respeitado o cruzamento ♠ olímpico (1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6º e 4º x 5º) cabendo o mando de campo da ♠ partida de volta (exceto no caso das quartas de final e das semifinais, em que o mando de campo da ♠ partida de volta será do clube posicionado à esquerda da tabela do campeonato) e a vantagem de jogar por dois ♠ empates ou por empate no placar agregado ao clube melhor classificado na primeira fase da competição.
O chaveamento até a final ♠ do campeonato foi definido pela Diretoria de Competições da FAF em comum acordo com os clubes.
[5]Classificação geral
Conforme o regulamento da ♠ competição, a classificação geral do campeonato será composta pelo campeão, pelo vice, pelos clubes eliminados na fase semifinal (o clube ♠ que figurou na terceira colocação, dentre os eliminados na fase semifinal, será o melhor classificado na primeira fase da competição) ♠ e pelos clubes posicionados de 5º a 9º colocados de acordo com seus respectivos desempenhos na primeira fase da competição.
O ♠ campeão e o vice, em regra, corresponderam aos representantes amazonenses na Copa do Brasil, Série D e Copa Verde de ♠ 2024, exceto se, dentre o campeão e o vice, houver pelo menos um clube classificado para qualquer uma destas competições ♠ por outros critérios ou que figurasse em uma divisão superior à Série D no Campeonato Brasileiro, hipótese esta em que ♠ a vaga ou as vagas remanescentes, em qualquer uma destas competições, serão ocupadas a partir do terceiro colocado na classificação ♠ geral, sucessivamente.[5]Uso do VAR
O Campeonato Amazonense de Futebol de 2023 marcará a inserção, no âmbito do futebol amazonense, do Árbitro ♠ assistente de vídeo ou simplesmente VAR, que passará a ser utilizado a partir da fase semifinal, até a realização dos ♠ jogos das finais do campeonato.[6]
Desde a edição de 2009, a TV A Crítica é responsável pela transmissão do Campeonato Amazonense ♠ de Futebol na TV aberta e no Youtube.
E desde a edição reformulada do ano de 2020, é possível assistir o ♠ certame através da plataforma de transmissão de jogos Barezão Play, onde é necessária a inscrição do usuário em um pacote ♠ ou tão somente a realização da compra da exibição de partidas avulsas[7].