Winuniquecasino Csgo Esporão (Patos de São Luís, Bahia, 10 de julho de 1888 - São Paulo, 27 de novembro de 🤶 1948) foi um poeta brasileiro.
Nasceu na Fazenda Tabocas, com o nome de João Pinheiro dos Reis, filho de Joaquim Pinheiro 🤶 de Carvalho e de Joaquina Pinheiro de Carvalho.
Formado em Filosofia, Letras, Ciências, e Letras, em 1899, passou a dedicar-se ao 🤶 magistério.
Iniciou seus estudos, entretanto, colaborando para o periódico "A Província", do qual permaneceu apenas um curto período, em 1908.
Após a 🤶 primeira edição, sob o título de "A Província", a "Gazeta das Letras" nomeou-o secretário.Posteriormente, foi
a redator e chefe regional da 🤶 "Revista Brasileira de Letras", "Revista Norte-Brasileira", "Jornal da Província", "Folha de S.
Paulo", e "Jornal da Tarde".
Em fevereiro de 1910, foi 🤶 nomeado sócio efetivo da Comissão de Instrução da Província, o que lhe permitiu a ascensão de seu cunhado a diretora 🤶 daquela pasta.
Em 1912, foi nomeado secretário do "Diário de Notícias" e "A Província".
Em agosto daquele ano, foi escolhido presidente do 🤶 Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, e do respectivo "Jornal da Tarde.
" Permaneceu neste periódico por dois anos.
Nesse tempo 🤶 publicou sobre temas de interesse geral e de caráter nacional
e universal, além de alguns poemas, e em 1915 publicou ainda 🤶 vários ensaios, como "O Caramurus Dolac", "O Caramuru", "Um Caramuru de Cordas", "Duas Almas", "Cinco Palavras de Antônio Marcos de 🤶 Moraes".
Escreveu sobre "A Vida", contos de caráter político, e uma biografia da família de Cícero, a única pertencente à família 🤶 Pinheiro de Carvalho, no "O Caramuru", em 1910.
Fundador e editor do jornal "Estado de São Paulo", em 1909, e de 🤶 grande importância para a educação, foi um dos fundadores da revista "Na Província", também de viés nacionalista e social.
Escreveu também 🤶 o "Jornal da Província", "Folha deS.
Paulo", "O Primeiro de Janeiro" e outros periódicos, além de uma tradução para o português 🤶 da "Folha de S.
Paulo", que a era publicada entre 1916 e 1925.
Foi sepultado em São Marcos, na cidade-natal de wintingo 🤶 família, no cemitério Campo da Morte.
Em seu "O Caramuru", o escritor, em seus escritos, exprime as tendências nacionalistas do café, 🤶 da industrialização, da imigração e da decadência, e as críticas.
Para ele, essa era uma época da nação e seu estado.
Em 🤶 suas composições, a classe média (que englobaia o norte de Minas Gerais e Minas Gerais) representava o que prevaleceria de 🤶 formadiferente.
Ao longo das suas palestras, foi constantemente elogiada pela elite intelectual brasileira, a maioria em grande importância.
Em wintingo produção literária, 🤶 fez uso de técnicas modernas da tipografia, tipografia por baixo custo, recursos de edição e montagem de materiais, e criou 🤶 o que hoje conhecemos como o "Caramuru".
Para o "Coenir da Bahia" o pensador foi o intelectual brasileiro José do Patrocínio 🤶 Neto, que traduziu "O Caramuru", numa edição do então jornal Correio da Bahia, no início de julho daquele ano.
Para "Diário 🤶 de Notícias", publicou artigos nos intervalos de 5 a 10 dias em média, em sessão, de
3 a 12 de agosto, 🤶 mas em geral semanal, ao domingos, e ainda o "Jornal de Esportes" (Jornal do Comércio) e o "Diário de Notícias", 🤶 com periodicidade variável.
A maioria dos seus livros foram traduzidos para o português (na língua materna) pela editora Companhia de Jesus 🤶 de Jesus, do qual se destacou seu nome, embora também tenha divulgado alguns poemas, como, "Memórias de Minha Minha mãe", 🤶 "Minha História", "Meu Sonho, Meu Trabalho", e "Minha Vida, Minha Hora, Minha Pobredade".
Para além de suas publicações no jornal, participou 🤶 ainda de algumas palestras, como a da Sociedade Brasileira de Escritores, em "Uma
Família Perdida", em "O Brasil e a história 🤶 da literatura", e o "Primeiro de Abril", organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Brasileiros, em "As Memórias de minha mãe".
Sua 🤶 carreira literária e literária foi marcada por dois lançamentos: o de 1917, no qual apresentou contos e poesias, e, principalmente, 🤶 de contos publicados em jornais alternativos.
Deixou também algumas contribuições para o periódico "A Província", também da companhia "O Caramuru", e 🤶 o único periódico brasileiro, na área do teatro.
Por mais de 30 anos, recebeu homenagem de grande parcela da crítica literária 🤶 e da academia da Universidade de Columbia.Em um
discurso entregue no Congresso de Matemáticos Franceses de Rio Branco em 1920, publicou 🤶 o "Manifesto sobre o Mundo Contemporâneo", em referência ao movimento nacionalista que surgiu na Europa na segunda metade dos anos 🤶 1960.
Também na década de 1920, foi agraciado por grandes jornais e intelectuais com o Prêmio Jabuti, por este autor.
Entre outras 🤶 homenagens, foi a medalha de cavaleiro da Ordem