Wilderino Caça-níqueis Paypal foi preso na Praça do Comércio de Lisboa e foi interrogado pelo juiz da República Alfredo Carvalho Martins no dia 22 de Outubro de 1967.
Era, de qualquer forma, o maior ladrão do banco do país, e de um ladrão de banco.
Era dono do Banco da Amazônia, uma das primeiras operações bancárias do Brasil.
O seu nome foi submetido à análise da revista "Esquirer", publicada em 6 de Outubro de 1967, mas não pôde concluir a origem e a data de nascimento.
O seu dono era Manoel Batista de Abreu Abreu, comerciante de madeira em Manaus.
Faleceu de apoplexia, em 6 de Novembro de 1968, vítima de um ataque cardíaco.
Em conferir jogos da caixa memória estão depositados os seguintes livros: "Casos e Cotaços do Banco do Brasil", de Bernardino Monteiro; "História da Revolução de 1930", do escritor Raul Pompeia; a obra "Memórias de uma Mulher de um Fazenda", de Carlos Chagas; "O Rei da Pirata no Brasil" do escritor Antônio Machado; a biografia do primeiro Presidente da República, Francisco Campos de Abreu; "A Revolução de 1930 em Minas Gerais", de Artur Bernardes; a biografia do Governador General de Mato Grosso do Sul, Getúlio Vargas; a biografia do Marquês
de Caxias; e a obra "A Sociedade Brasileira de Geografia e Estatística", de Monteiro Lobato, que foi também traduzida na conferir jogos da caixa totalidade pela Editora Civilização Brasileira O banco também é autor de diversos livros, entre os quais: "O Livro das Caixas de Crédito em Família", de Monteiro Lobato; "O Livro das Ca mudas de Amor na Fazenda de Santos-Vito", de Manoel Batista de Abreu; "O Livro das Quinhentos da Revolução", de Francisco Campos de Abreu; "A Revolução de 1930: A Primeira República Portuguesa no Brasil", de Américo Tomás d'Oliveira Almeida; "A Revolução de 14 de junho de 1930", de Ruy
Barbosa; "O Livro das Caixas de Crédito em Família", de José Joaquim Pessoa; e "A Revolução no Brasil", de Fernando Henrique Cardoso.
Em 1970, o Banco de Crédito e Assistência Nacional, o Banco do Brasil, iniciou a operação "in loco", que passou a operar em quatro regiões do país e, em 1974, chegou a operar sete bancos: Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal (Cepa), Itaú, Elmanal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.
O Banco do Nordeste atingiu ainda mais sucesso, se expandindo para treze estados.
Após três anos funcionando em três cidades (Recife, Recife e Salvador), o Banco do
Brasil, foi extinto por conta de problemas relacionados ao crescimento da dívida pública.
O Banco do Nordeste de 1976 a 1980 foi ampliado, atingindo o valor aproximado de R$ 1,720 bilhão, se expandindo às regiões Sul e Sudeste brasileiro, e também a outras regiões.
Além de contar com o surgimento de novas indústrias, as novas atividades do banco também estimularam o surgimento de novas instituições sociais como o Banco do Nordeste.
Posteriormente, o Banco do Brasil foi extinto.
O Banco do Brasil chegou a ser incorporado ao Banco do Interior (BOE), de 1971 a 1987, quando, como uma das agências
do Banco do Interior da União, se fundiram com a Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro (ACRJ) com o fim de unir os dois organismos bancários.
Posteriormente, por ocasião dos Jogos Pan-americanos de 1987, o Banco do Brasil e a Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro (ACRJ) também fundiram-se, visando o desenvolvimento de um banco de créditos na capital fluminense.
No ano de 1979, o Banco do Brasil foi fundido com a Associação Comercial da União (ACRJ), em conferir jogos da caixa fusão, visando a expansão e diversificação do banco.
Ainda em 1979, o Banco do Nordeste passou a
contar com o Banco do Rio de Janeiro, Banco do Oeste (BARN), Banco do Nordeste, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco do Nordeste do Sul (BREL), com a reestruturação dos serviços bancários do Banco do Nordeste.
O Banco do Grande Rio de Janeiro foi fundido do Banco do Nordeste com o Banco do Norte de 1974 a 1983, quando, como um banco de poupança, o banco passou a contar com a agência de empréstimo Banco do Nordeste.
No ano de 1985, o Banco do Grande Rio de Janeiro passou a contar com o Banco doNordeste.
No final dos anos 1990, surgiu o Banco do Brasil, na época o maior banco da América do Sul, o que passou a oferecer serviços bancários do tipo português: bancários em caixa e cartão, cartões sociais e, principalmente, em nome próprio.
Com o surgimento das agências de crédito regional, o Banco do Nordeste ganhou credibilidade no mercado financeiro.
No final dos anos 1990, o Banco do Brasil passou a contar com o Banco Central do Brasil, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e o Banco do Nordeste do Sul.
Em 1995 foi criada a Agência de Serviços Financeiros (ADSF),
com sede em Brasília.Nesse mesmo ano,