O Pro Football Hall of Fame (lit.
: Salão da Fama do Futebol Profissional) é o salão da fama do futebol 🌜 americano profissional, localizado em Canton, Ohio.
Inaugurado em 1963, o salão consagra figuras excepcionais no esporte do futebol profissional, incluindo jogadores, 🌜 treinadores, donos de franquias e funcionários da administração, quase todos os quais fizeram suas principais contribuições ao jogo na National 🌜 Football League (NFL); o salão indica entre quatro e oito novos consagrados a cada ano.
A missão do salão da fama 🌜 é "honrar os heróis do jogo, preservar sport bet777 história, promover seus valores e celebrar a excelência em qualquer lugar".
Até 2020, 🌜 havia cerca de 346 membros do Salão da Fama do futebol americano,[2] sendo que cerca de 189 destes ainda estão 🌜 vivos.
Seus membros são referidos como "Gold Jackets" (os "Jaquetas Douradas") devido às jaquetas douradas distintas que recebem durante a cerimônia 🌜 de premiação.
Entre quatro e oito homenageados são aceitos todos os anos.
No ano de 2020, não houve cerimônia devido a pandemia 🌜 de COVID-19.
Já em 2021, cerca de quinze novos membros, referidos como "Ardósias do Centenário", foram introduzidos no Salão da Fama 🌜 para comemorar o 100º aniversário da NFL.[3]
Antiga entrada para o Salão da Fama do Futebol Profissional em Canton, Ohio
A comunidade 🌜 de Canton, Ohio, pressionou com sucesso a NFL para que o Salão da Fama fosse construído em sport bet777 cidade por 🌜 três razões: primeiro, a NFL foi fundada em Canton em 17 de setembro de 1920[4] (na época era conhecida como 🌜 a American Professional Football Association); segundo, o agora extinto Canton Bulldogs era um time de futebol profissional de sucesso e 🌜 o primeiro bicampeão da NFL (1922 e 1923).
Terceiro, a comunidade de Cantão realizou um esforço de arrecadação de fundos que 🌜 arrecadou quase 400.
000 dólares para a construção do Salão da Fama.
[5] Inovador para o edifício foi realizado em 11 de 🌜 agosto de 1962.
O edifício original continha apenas dois quartos e 19 000 pés quadrados (1 800 m2) de espaço interior.[6]
Em 🌜 abril de 1970, o terreno foi aberto para a primeira de muitas expansões.
Essa primeira expansão custou 620.
000 dólares e foi 🌜 concluída em maio de 1971.
O tamanho foi aumentado para 34 000 pés quadrados (3 200 m2) adicionando outra sala.
A loja 🌜 profissional abriu com essa expansão.
Este também foi um marco importante para o Salão da Fama do Futebol Profissional, com o 🌜 comparecimento anual ultrapassando a marca de 200.
000 pela primeira vez.
Isso ocorreu pelo menos em parte devido ao aumento da popularidade 🌜 do futebol profissional causado pelo advento da American Football League e seu sucesso nos dois últimos jogos do AFL-NFL World 🌜 Championship.[6]
Dentro da estrutura original em 2008
Em novembro de 1977, começaram as obras de outro projeto de expansão, no valor de 🌜 1,2 milhões de dólares.
Foi concluída em novembro de 1978, ampliando a loja de presentes e a biblioteca de pesquisa, além 🌜 de dobrar o tamanho do teatro.
O tamanho total do salão era agora de 50 500 pés quadrados (4 690 m2), 🌜 mais de 2,5 vezes o tamanho original.[6]
O edifício permaneceu praticamente inalterado até julho de 1993.
O Salão anunciou mais uma expansão, 🌜 no valor de 9,2 milhões de dólares, e a adição de um quinto quarto.
Essa expansão foi concluída em outubro de 🌜 1995.
O tamanho do edifício foi aumentado para 82 307 pés quadrados (7 647 m2).
A adição mais notável foi o GameDay 🌜 Stadium, que mostra uma produção da NFL Films em uma tela de 20 pés (6,1 m) por 42 pés (13 🌜 m) tela do cinemascópio.[6]
Em 2013, o Salão da Fama concluiu sport bet777 maior expansão e renovação até o momento.
Atualmente, o Salão 🌜 da Fama consiste em 118.000 pés quadrados.
O Johnson Controls Hall of Fame Village, um projeto de expansão estimado em 900 🌜 milhões de dólares, adjacente ao Salão da Fama do Futebol Profissional, concluiu a primeira fase da construção; os preparativos para 🌜 o início da segunda fase estão em andamento.[7][8]
Diretores Executivos/Presidentes do Salão da Fama [ editar | editar código-fonte ]
Dick McCann 🌜 (4 de abril de 1962 - novembro de 1967)
Dick Gallagher (abril de 1968 - 31 de dezembro de 1975)
Pete Elliott 🌜 (fevereiro de 1979 - 31 de outubro de 1996)
John Bankert (1 de novembro de 1996 a 31 de dezembro de 🌜 2005)
Steve Perry (24 de abril de 2006 - janeiro de 2014)
David Baker (6 de janeiro de 2014 - presente) [ 🌜 9 ]
O salão é composto de várias seções, no centro é a exibição de indicados
Até 2018, todos os jogadores do 🌜 salão, exceto um, desempenharam parte de sport bet777 carreira profissional na NFL (a única exceção é o guarda de Buffalo Bills, 🌜 Billy Shaw, que jogou toda a sport bet777 carreira na American Football League (AFL) antes da fusão AFL-NFL de 1970).
Embora vários 🌜 Salões da Fama tenham experiência com a AFL, a Canadian Football League, a World Football League, a United States Football 🌜 League, a Arena Football League e/ou a Indoor Football League, e há uma divisão do Salão dedicada a ligas alternativas 🌜 como esta, até o momento nenhum jogador esteve no Salão sem ter feito contribuições significativas para a NFL, AFL ou 🌜 All-America Football Conference.
Para as estrelas da CFL, existe um Salão da Fama do Futebol Canadense paralelo; apenas um jogador (Warren 🌜 Moon) e um treinador (Bud Grant) estão em ambos os salões.
O Chicago Bears tem o maior Salão da Fama entre 🌜 as franquias da liga, com 34 ou 28 consagrados, dependendo se os jogadores que jogaram apenas uma pequena parte de 🌜 suas carreiras com a equipe são contados.[10]
Processo de seleção [ editar | editar código-fonte ]
Comitê de seleção [ editar | 🌜 editar código-fonte ]
Os recrutados são selecionados por um comitê de 48 pessoas, composto em grande parte por membros da mídia, 🌜 conhecido oficialmente como Comitê de Seleção.[11]
Cada cidade que possui uma equipe atual da NFL envia um representante da mídia local 🌜 para o comitê.
Uma cidade com mais de uma franquia envia um representante para cada franquia.
Há também 15 delegados em geral, 🌜 incluindo um representante da Pro Football Writers Association.
Exceto pelo representante da PFWA, que é nomeado para um mandato de dois 🌜 anos, todas as outras nomeações são abertas e terminadas apenas por morte, incapacidade, aposentadoria ou renúncia.[11]
Procedimento de votação [ editar 🌜 | editar código-fonte ]
Tom Benson Hall of Fame Stadium, com o salão da fama no canto inferior direito
Para ser elegível 🌜 para o processo de indicação, um jogador ou treinador deve ter se aposentado por pelo menos cinco anos.
Qualquer outro colaborador, 🌜 como o proprietário ou executivo de uma equipe, pode ser votado a qualquer momento.[12]
Os fãs podem nomear qualquer jogador, treinador 🌜 ou colaborador simplesmente escrevendo para o Salão da Fama do Futebol Profissional por carta ou e-mail.
O Comitê de Seleção é 🌜 então consultado três vezes por correio para, eventualmente, restringir a lista a 25 semifinalistas: uma vez em março, outra em 🌜 setembro e outra em outubro.
Em novembro, o comitê seleciona 15 finalistas por votação por correio.
Um Comitê de Seniores e Contribuintes, 🌜 subcomissões do Comitê de Seleção geral, nomeia Seniores (jogadores que completaram suas carreiras há mais de 25 anos) e Colaboradores 🌜 (indivíduos que fizeram contribuições ao jogo em outras áreas que não jogar ou treinar).
O Comitê de Idosos e o Comitê 🌜 de Contribuintes adicionam dois ou um finalista(s) em anos alternados, o que faz uma cédula final de 18 finalistas sob 🌜 consideração pelo comitê completo a cada ano.
[12] Os membros do comitê são instruídos a considerar apenas as contribuições profissionais de 🌜 futebol de um candidato e a desconsiderar todos os outros fatores.[13]
O Comitê de Seleção se reúne no "Sábado de Seleção", 🌜 um dia antes de cada jogo do Super Bowl para eleger uma nova classe.
Para ser eleito, um finalista deve receber 🌜 pelo menos 80% de apoio do Conselho, com pelo menos quatro, mas não mais de oito, candidatos sendo eleitos anualmente.
Cerimônia 🌜 de consagração [ editar | editar código-fonte ]
Uma bola de futebol assinada pela classe de consagração do Salão da Fama 🌜 do Futebol Profissional de 1974
A cerimônia de consagração é o principal evento da semana anual de consagração da Johnson Controls, 🌜 que começa todas as temporadas da NFL.
A celebração é realizada durante toda a semana em Canton, em torno da cerimônia 🌜 de consagração.
[14] Todos os membros do Salão da Fama são convidados a participar da cerimônia anual.[13]
Os recrutados não entram no 🌜 Salão da Fama do Futebol Profissional como membro de um determinado time.
Em vez disso, todas as afiliações de um consagrado 🌜 são listadas igualmente.
[12] Embora as placas do National Baseball Hall of Fame and Museum geralmente mostrem cada um de seus 🌜 participantes usando um boné de clube específico (com algumas exceções, como Catfish Hunter e Greg Maddux), as esculturas de busto 🌜 de cada participante do Salão da Fama do Futebol Profissional não fazem referência a nenhum item específico da equipe.
Além do 🌜 busto que fica em exibição permanente no Salão da Fama, os indicados recebem uma jaqueta de ouro distinta e os 🌜 indicados anteriores quase sempre os usam quando participam de novas cerimônias.
As cerimônias de consagrações anteriores foram realizadas durante o dia 🌜 seguinte (domingo de 1999 a 2005, sábado em 2006), situado nos degraus do edifício do Salão da Fama.
A partir de 🌜 2002, a cerimônia foi transferida para o Estádio Fawcett (atual Tom Benson Hall of Fame Stadium), onde foi realizada de 🌜 1963 a 1965.
Desde 2007, a cerimônia de consagração é realizada na noite de sábado, desde 2017, dois dias após o 🌜 jogo no Salão da Fama.[15]
Hall of Fame Game [ editar | editar código-fonte ]
O Hall of Fame Game, o jogo 🌜 de abertura anual da pré-temporada da NFL, é jogado no Tom Benson Hall of Fame Stadium, no Johnson Controls Hall 🌜 of Fame Village, em Canton, Ohio.
Em 2017, o Hall of Fame Game foi realizado pela primeira vez na noite de 🌜 quinta-feira.
O clássico da pré-temporada começa a Semana do Enshrinement Powered by Johnson Controls e começa oficialmente a pré-temporada da NFL.
O 🌜 pequeno número de candidatos eleitos cada ano, ajudaram a promover o que alguns percebem como uma desigualdade de representação em 🌜 certas posições ou em certas categorias de jogador, com jogadores de defesa em geral e defensive backs e fora linebackers 🌜 em particular, equipes especiais jogadores, wide recievers, jogadores merecedores que jogaram principalmente em times ruins e aqueles da categoria "idosos", 🌜 sendo menosprezados.
Isso incluiu um artigo do The New York Times de 2009 que criticou o Salão por não incluir o 🌜 apostador Ray Guy em sport bet777 votação, também observando que o Salão não tinha um candidato na época representando a posição.
[16] 🌜 (Pelo menos duas pessoas indicadas, Sammy Baugh e Yale Lary, se destacaram, além de desempenhar outras posições).
Guy foi finalmente incluído 🌜 como parte da classe de 2014 do Salão da Fama.
Também houve críticas de que certos jogadores são ignorados porque sport bet777 🌜 equipe subproduziu durante suas carreiras.[17]
O Salão da Fama do Futebol Profissional é único entre os salões da fama das principais 🌜 ligas da América do Norte, em que os oficiais geralmente são excluídos do Salão.
Apenas um oficial, o candidato de 1966, 🌜 Hugh "Shorty" Ray, foi consagrado.
O National Baseball Hall of Fame and Museum, Naismith Memorial Basketball Hall of Fame e o 🌜 Hockey Hall of Fame designaram membros do jogo como membros.
Em parte para corrigir a falta de oficiais e outros contribuidores 🌜 fora do campo, o Salão da Fama adicionou um comitê de "Colaboradores" a partir da classe de 2015, que nomeará 🌜 oficiais, gerentes gerais, proprietários e outras posições que historicamente foram negligenciadas por o comitê em geral.[18]
Outra ausência proeminente do Salão 🌜 é o jornalista esportivo Howard Cosell, que ainda não recebeu o Prêmio Pete Rozelle de Rádio-Televisão, apesar de sport bet777 conhecida 🌜 associação com o Monday Night Football.
Um artigo da Sports Illustrated de agosto de 2010 sugere que Cosell pode até ter 🌜 sido "colocado na lista negra" pela NFL.[19][20]
À medida que o final dos anos 2010 se aproximava, várias figuras controversas e 🌜 polarizadoras começaram a alcançar a elegibilidade para o Salão.
Por exemplo, as realizações de carreira de Darren Sharper fazem dele um 🌜 candidato indiscutível para o Salão, mas há um debate sobre se ele deve ou não ser induzido devido à sport bet777 🌜 condenação por várias acusações de estupro depois que ele se aposentou.
[21] A exclusão de Terrell Owens do Salão nos dois 🌜 primeiros anos de elegibilidade, apesar de suas fortes estatísticas individuais, foi objeto de debate público.
[22] Owens foi eleito para o 🌜 Salão da Fama em 2018, mas se recusou a participar da cerimônia de consagração.[23]