silveirinha esporte muriae ao lado de Pancho Folclórico e Recreativo Cultural "Vila Arista", a Associação Desportiva União do Bairro "Iguar".
Um♣️ ano antes, já existia uma iniciativa coletivo para a criação de um novo espaço para as atividades e apresentações musicais,♣️ o "Circolo de Vila Arista".
Este, posteriormente, recebeu o nome de Parque Centenário.
Em 2016, surgiu o segundo teatro no novo terreno♣️ – "Iguar" – um projeto da Associação Atlética, com a presença do Sr.
José Cândido dos Anjos, presidente do Conselho Deliberativo♣️ do Bairro; e a realização de uma parceria com a Prefeitura e o Parque Centenário, sendo
esse o primeiro teatro público♣️ de distrito de Vila Arista no Bairro.
Também existem os cursos oferecidos pelo Grupo Escolar de Vila Arista "Instituto Estadual Professor♣️ de Educação Física" na cidade.
Também existem os cursos técnicos para o "Seminário Escola de Professores" da cidade.
Em 2018, é realizado♣️ o primeiro campeonato da categoria com mais de 40 concorrentes de diversas Escolas Municipal do Bairro.
Assim, em maio de 2019,♣️ acontece a edição dos Jogos da Comunidade e do Carnaval da Cidade Santa Isabel, que ocorreu no Parque Centenário, um♣️ projeto de parceria entre os pais do Bairro e o GrupoEscolar.
Participaram desse evento diversos artistas do nosso município.
Como na maioria♣️ das cidades da América Latina, não há tradição da cidade ter feito qualquer retorno em esportes coletivos até 2006.
Na cidade♣️ do Rio de Janeiro, um estádio multiuso chamado de "Estádio de Vila Arista" surgiu em 1986 para a comemoração dos♣️ 60 anos da cidade.
O "Estádio Municipal Armando Campos", onde ocorreu a última participação do antigo time de Vila Arista na♣️ elite do futebol brasileiro.
A iniciativa do bairro teve o apoio direto do prefeito Luciano Leite da Silva, e foi aberta♣️ em 19 de dezembro de
2006, com a realização da festa "Vila Arista de Dia".
As modalidades esportivas praticadas na Vila Arista♣️ não passaram despercebidas nas ruas das comunidades do bairro.
São eles: futebol, futsal, vôlei, vôlei de praia e futebol feminino, todos♣️ em parceria com o Centro de Treinamentos – Grêmio Recreativo Cultural Vila Arista.
A cidade possui uma Escola Técnica da Escola♣️ Técnica de Vila Arista.
Criada por iniciativa da Associação Atlética, a Escola de Ginástica de Vila Arista ocupa o número 2♣️ da 3ª (antiga 4°) e 3º (antiga 6ª) Ciclos, respectivamente o Grupo Escolar, "Instituto Estadual Professor de Educação Física", e
o♣️ Grupo Escolar "Instituto Estadual Professor de Ensino da Escola de Professores".
A Vila Aristoria e o Jardim do Campo Doce são♣️ os dois grandes e tradicionais destinos na cidade (além do bairro do Bairro), e o bairro foi o ponto de♣️ encontro de muitos dos mais variados eventos da região.
Para o grande concurso de beleza da cidade, foi escolhido o evento♣️ "Anda de Vila Arista", onde a vencedora do primeiro concurso ganhou a oportunidade ao se apresentar em uma das duas♣️ melhores etapas da carreira.
Desde o princípio, foi o único evento de Vila Arista realizado no centro
do Rio do país, contando♣️ com shows realizados desde a década de 1980, em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande♣️ do Sul, Salvador e Brasília.
Em 2001, foi instituído o primeiro centro comunitário com o objetivo de capacitar o povo a♣️ doar seus bens para essa organização.
Atualmente, a Vila Arista conta com diversos espaços multiuso: Centro de Treinamento (CCT), Centro de♣️ Educação Técnica (CETE), Complexo Esportivo do Bairro (CETE), Centro de Treinamento (CETE), Teatro Vila Arista (CTMU), Escola de Educação Física♣️ (ETE) e Pré-Graduação e Pós-Graduação (PGPG).
Também na comunidade do bairro, se destacam
os programas educativos produzidos pelas escolas particulares: A Escola♣️ Municipal de Educação Física, Escola de Educação Física Infantil (FAI), Escola Municipal de Educação Física Profissional (EME) e Escola de♣️ Educação Física Escolar (FAIME).
A Estrada Nacional de Ferro Carajás era uma autoestrada nacional de longa duração, operada pela Estrada Nacional♣️ da Integração Amazônica (EIAT).
O ramal da EIAT/AHR - Estrada Nacional da Integração Amazônica foi inaugurado em 21 de novembro de♣️ 1957 pela empresa de telecomunicações estatal Ferrovia TransBrasil.
Seus trilhos foram implantados entre Guaxupã e Porto Nacional, cortando a cidade de♣️ Maracaibo e cortando seus afluentes, incluindo Maracaibo.Esta
estrada se estendia até Guaxupã.
Sua construção iniciou em 1974, quando a concessão do leito♣️ ferroviário da Ferrovia Norte-Sul de Minas - EF-3 - foi outorgada ao governo federal.
O traçado atual e a atual linha♣️ da empresa concessionária é de bitola métrica.
Sua construção começou em 23 de novembro de 1957, após ser concluído o traçado♣️ da ferrovia do trecho entre Guaxupã à Imperatriz e a capital federal, Belém.
O governador de Pará, Gentil Rolim, aprovou o♣️ projeto