características do esporte de marca registrada no meio do ano de 2003, tendo sido conquistado a primeira edição do Campeonato Sul-Americano de Basquete Feminino, realizado em 2006.
O primeiro torneio foi realizado no continente sul-americano, na Argentina, em 2003 e foi realizado nas cidades de Los Angeles, San Francisco, Houston, Atlanta, Oakland e, em 2004, no México, onde conquistou e finalizou na décima posição.
Ao todo esse cenário, um dos mais importantes torneios esportiva do Sudeste Asiático é o Campeonato Internacional de Basquete, que foi realizado no Japão em 2005.
No passado diversos torneios foram realizados na Ásia, incluindo o
Campeonato Mundial de Clubes, realizado no Catar em 2009.
O Campeonato Mundial de Clubes de 2008, realizado na China, foi realizado no Sudeste Asiático em 2010 com 16 equipes e o título ficou com o atleta de melhor time da Ásia ao conquistar a medalha de bronze.
O Campeonato Mundial de Clubes de 2010 na Coreia do Sul foi realizado no Japão em 2011 e terminou com 17 equipes e o vice foi o atleta de melhor equipa da Ásia ao conquistar o ouro.
O Campeonato Mundial de Clubes de 2012 na Alemanha contou com 16 equipes.
O Campeonato Mundial
de Clubes de 2014 foi realizado em países da Europa, tendo seu melhor resultado foi obtido no Japão e no México, após uma ausência notável do técnico José Luiz Datena.
Ronaldo Bastos de Almeida (Rio de Janeiro, 7 de junho de 1943) é um jornalista brasileiro de origem brasileira.
Ronaldo Bastos de Almeida começou como repórter de redação da Jornal do Brasil, escrevendo matérias com o pseudônimo "Nico Araújo", em 1975.
Seus artigos iniciais se centravam na análise de conjuntura brasileira.
Na nova era da mídia, ele cobriu acontecimentos na América Latina, Europa, Ásia e África, tendo artigos publicados sobre
assuntos como violência e crime organizado, política externa, crimes ambientais, relações humanas e do negro em geral.
Em 1976, ao lado de Fernando Carvalho e Roberto Campos, lança o jornal "Brasil - Jornal e Brasileiro - Revista".
Na publicação, Bastos e Campos eram os autores convidados especiais.
Eles tinham como base o próprio autor - o jornalista Sérgio Rezende.
Em 1975, o jornalista foi preso por agressão e assassinato da jornalista Fátima Lopes, vítima do narcotráfico.
No mesmo ano, o jornalista foi preso e condenado a 25 anos de prisão pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).Em 1979,
publicou seu primeiro ensaio sobre o Brasil: "O Brasil: A História Contemporânea e a Cultura em Um País", tendo como base alguns dos principais aspectos da sociedade brasileira hoje.
No início dos anos 80, o pensamento político do jornalista foi fortemente influenciado por Sérgio Rezende.
Durante a ditadura militar, ele recebeu o Prêmio Ribeiro de Imprensa da Ordem Política e Social (DOPS) por seu trabalho na área, como crítico do Brasil.
Entre 1980 e 1990, exerceu a função de cronista, e mais tarde como assessor do diretor-geral da Imprensa Nacional.
Em 1989, passou a trabalhar nos Serviços da Cultura (SIC)
como diretor-secretário de cultura.
Em 2005, após o suicídio de sport recife x bahia esposa, na sequência de uma longa batalha judicial, o jornalista passou por uma crise de diagnóstico.
Por conta disto recebeu o Prêmio Paulo Freire.
Reside no Brasil ao vivo desde o final dos anos 1990.
Em 2013, teve a vida dedicada ao jornalismo a ganhar a Medalha de Mérito Jornalista, oferecido pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia em reconhecimento à trajetória de suas ações, durante as décadas de 70 e 80.
Foi casado, desde 1974, com Mônica Mattos de Almeida Oliveira Bastos, com quem teve filhos: Ricardo, André eMárcia.
Em abril de 2020, foi condecorado com a Ordem do Mérito Empresarial (IMESP), a mais alta comenda brasileira, pelo Ministério da Cultura.
Em 2016, lançou o livro "Por Que São Nós?, um guia para o escritor brasileiro" publicado pela editora Saraiva.
Em 2017, o jornalista recebeu a honraria "Doutor Honoris Causa", na Academia Nacional de Letras, por seu trabalho na área da comunicação.
Em 2018, foi premiado com o Prêmio Imprensa do Brasil, como reconhecimento para sport recife x bahia atuação em prol do desenvolvimento da cultura brasileira.
Em 2019, além de receber o Prêmio Imprensa do Brasil, foi um dos autores
escolhidos para o "Prêmio Literário" - prêmio esse instituído a partir da iniciativa privada, que consiste na publicação de uma coletânea de obras no país.
Em janeiro de 2000, o Diário Oficial da União do Estado do Rio de Janeiro publicou, sob a sport recife x bahia manchete "O Estado do Rio de Janeiro em 50 anos: Um olhar de nostalgia", título do mesmo ano, um extenso comentário intitulado "A volta da história".
Dois meses depois, ainda no mesmo ano, o jornal ganhou o Prêmio Imprensa de Serviços Digitais da Sociedade Brasileira de Escritores (SPEN), como reconhecimento por suas contribuições ao debate político
e econômico na cidade fluminense, especialmente na área de comunicação.
Ronaldo Bastos de Almeida foi o co-fundador dos periódicos "O Globo