Supernoca Revisão de Slots,site de apost16 de julho de 2015.
A reforma e reurbanização do município de Santa Cruz do Rio Preto foi planejada e executada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Assistência Social e Desportos (SMECD), Secretaria Municipal da Habitação (SSHI), Superintendência de Desenvolvimento Urbano (Sehab) e Ministério do Planejamento, Infraestrutura (Motim) dentre outras.
Para as duas regiões, o prefeito Gilberto Kassab, como secretário de Planejamento, Assistência Social e Desportos, o primeiro diretor do Serviço Social, assumiu a gestãosite de apost2016.
Entretanto, a mudança foi adiada durante as obras, o que levou à criação de uma Secretaria Independente, que seria
responsável pela coordenação dos trabalhos dos bairros de Santa Cruz do Rio Preto, São José e Sumaré.
Além disso, a Secretaria Independente passou a atuar como diretor geral das áreas de habitação e projetos sociais, com a finalidade de auxiliar o bairro no planejamento urbano.
Já na Secretaria Administrativa da Educação (SELAE), houve a transferência dos professores e demais servidores às áreas de saúde e educação.
Na Secretaria de Educação, houve a construção da rede integrada de escolas de educação particular, com o objetivo de desenvolver atividades socioeducativas voltadas à integração da população do município com os agentes comunitários, bem
como para o aumento da qualidade de vida, na cidade de Santa Cruz do Rio Preto.
Também passou a ser desenvolvido o sistema escolar municipal, para que a faixa etária dos alunos secundaristas e adultos esteja inserida.
Um estudo sobre a cidade de Santa Cruz do Rio Preto (ou Santa Cruz do Rio Preto, como prefere os dados) foi conduzido pela COBASE-USPsite de apost2013, mas não foi apresentadosite de apostdetalhes.
No mesmo ano, um projeto de pesquisa foi apresentado pela Redeemer D'Água, sob as linhas de "Seco de São Bento" e "Seco da Barra Funda".
Os resultados mostraram que a
educação do município era a mais importante para o município, e que o número de matriculados era ainda maior do que a de distritos de médio e grande porte e de cidades nos estados de São Paulo.
A criação da primeira escola de educação infantilsite de apostSanta Cruz do Rio Preto foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educaçãosite de apost12 de outubro de 2013.
Foi instalada no dia 19 de janeiro do mesmo ano também uma escola de Ensino Fundamental, cuja inauguração veio na quadra do Colégio José da Rocha,site de apost1 de janeiro, e na nova sede na Rua
Brasil,site de apost1 de fevereiro.
Com a implementação da primeira turma na área, a Escola Especial de Educação Superior (EFES) de Santa Cruz do Rio Preto já passou a ocupar a primeira cadeira na gestão municipal.
Em 2014, foi criada a Escola Preparatória do Grupo Escolar de Santa Cruz do Rio Preto, hoje conhecida como Escola Especial de Saúde da Universidade S.
Paulo (ESSA), que foi a primeira Escola Polivalente do município e que iniciou suas atividadessite de apost2012 com o funcionamento de um centro de saúde.
No ano seguinte, o SSA passou a ser o mesmo colégio que funcionava
no ano anterior e passou a existir no ano de 2016, sendo o único estabelecimento do gênerosite de apostfuncionamentosite de apostSanta Cruz do Rio Preto.
Jásite de apost2017, foi criada a Escola de Administração e Social Paroquial, para ser a primeira escola pública do estado de São Paulo a funcionar, através da administração da Prefeitura.
Em 2018, foi criada a Escola Estadual de Educação Infantil e Fundamental, através da Lei Estadual 406/98, de 9 de dezembro, com duração máximo de três anos e, posteriormente, como Escola Estadual de Ensino Fundamental, no período de seis anos (2015/16) e de 12 (2016/17).
A cidade de Santa Cruz do Rio Preto possui uma rede de emissoras de rádio no município, além de rádio comunitária instaladasite de apostdiversas emissorassite de aposttodo o território sul e leste do Estado da Bahia.
Sua principal emissora é a TV Educadora.
Em seu interior há um centro de saúde localizado na Rua Brasil, na zona rural, e uma área de saúde e educação chamada Centro de Saúde de Santa Cruz do Rio Preto na rua José da Rocha, 2046, na mesma rua da Sé, onde funciona a unidade da SACC.
Santa Cruz do Rio Preto conta ainda com
dois outros centros de serviços, este localizado emsite de apostextensão e que serve aproximadamente 800 alunos no programa da Unidulidade São Paulo (UBS).
Existe também outro centro de saúde na zona rural chamado Centro de Saúde de Santa Cruz do Rio Preto, no bairro de Santo Antônio de Macaú,site de apostparte na Av.
da Conceição,site de aposttorno da Rua Brasil, junto à Av.da Sé.
Em Santa Cruz do Rio Preto, estão aproximadamente 40 mil estabelecimentos comerciais, incluindo 6,2 mil empresassite de aposttodo o território sul e centro, mais de 40 mil empresas de móveis e confecções, e um total
de 1,8 mil empresas com sedessite de apostoutros estados.
Há também três polos e oito postos de tratamento médico, três para os hospitais particulares, duas para unidades governamentais e uma para todas as secretarias da Saúde.
Há uma série de postos comerciais