Após a I Guerra Mundial que o esporte começou a ser utilizado como ferramenta para reabilitação e inserção social da 💸 pessoa portadora de deficiência.
No início a preocupação centrava-se em oferecer um tratamento aos indivíduos que sofreram traumas medulares durante o 💸 combate.
Entretanto, em 1944, por meio de um convite do Governo Britânico, Dr.
Ludwig Guttmann inaugurou o centro de traumas medulares dentro 💸 do Hospital de Stoke Mandeville.
É a partir deste ponto da história que começa segundo pesquisadores e material bibliográfico referente ao 💸 assunto, o início do que hoje podemos presenciar de Esporte Paraolímpico.
Na verdade alguns registros marcam a existência do esporte para 💸 portadores de deficiência há mais tempo e alguns documentos datados dos séculos XVIII e XIX atestam a importância da atividade 💸 física como agente reeducador e reabilitador destas pessoas.
Antes mesmo do marco histórico de 1948 quando foi implantado o primeiro programa 💸 de esportes na Inglaterra, registros de 1932 apontam para a existência de uma associação de jogadores de golfe de um 💸 só braço na Inglaterra.Dr.
Guttmann e o esporteDr.
Guttmann introduziu o esporte como parte do tratamento de reabilitação de lesados medulares.
A receptividade 💸 positiva fez com que rapidamente a atividade física evoluísse para o nível competitivo.
Assim, em 1948 foram realizados os primeiros Jogos 💸 de Stoke Mandeville, paralelamente aos Jogos.
Olímpicos que ocorriam em Londres.
Com isso, aconteceram as primeiras competições de atletas em cadeira de 💸 rodas.
Desde então, de quatro em quatro anos são realizados os Jogos de Stoke Mandeville (ADAMS, 1985).
Este primeiro passo foi fundamental 💸 para o crescimento do Paradesporto Mundial.
Em 1952, foi fundado o Comitê Internacional dos Jogos de Stoke Mandeville, que depois viria 💸 a se tornar a Federação Internacional de Esportes em Cadeira de Rodas de Stoke Mandeville (ISMWSF).
Hoje, a ISMWSF é responsável 💸 pela organização e realização de eventos mundiais direcionados aos atletas cadeirantes.Em 1960, o Dr.
Antônio Maglio, diretor do Centro de Lesionados 💸 Medulares de Ostia, Itália, sugeriu ao Comitê Internacional dos Jogos de Stoke Mandeville que a competição fosse realizada em Roma, 💸 logo após das XVI Olimpíadas.
Assim, aconteceriam os primeiros Jogos Paraolímpicos.
A competição utilizou as mesmas instalações dos atletas não portadores de 💸 deficiência e reuniu 400 paratletas.
No total, participaram da primeira Paraolimpíada 23 países e o evento contaram com o apoio de 💸 autoridades locais.
A partir daí, com raras exceções, os Jogos Paraolímpicos passaram a ser realizados algumas semanas após os Olímpicos na 💸 mesma cidade.
Em 1964, foi criada a Organização Internacional de Esportes para Deficientes (ISOD).
A ISOD, na época, oferecia aos atletas com 💸 outras deficiências, que não a lesão medular, a oportunidade de participarem de eventos que contribuíssem para o desenvolvimento esportivo deles.
Já 💸 no início, a ISOD contava com a filiação de 16 países.
Até então somente havia competições paraolímpicas para pessoas em cadeira 💸 de rodas.
Já a história do tiro ao alvo para as pessoas com necessidades especiais foi introduzida formalmente em 1954, no 💸 Hospital Estadual Gillette, em St.
Paul, no Estado de Minnessota.
O local originalmente usado era uma pista de 15m de comprimento para 💸 tiros com calibre 0,22, construída e financiada pelo posto 5 da Legião Americana em St.Paul.
Ernie Davies e a modalidade 💸 de tiro
Ernie Davies, era praticante da modalidade de tiro e adora esse esporte, foi quando num acidente de carro ele 💸 sofreu uma lesão na medula, onde ficou paraplégico.
Davies como já era praticante de tiro viu a oportunidade de estar trabalhando 💸 onde ele mais entendia que era a prática do tiro ao alvo, pois as atividades pararam de 1957 a 1959, 💸 em virtude da falta de instrutores qualificados.
Foi então que Ernie Davies fundou um grupo para tiro a ar e estabeleceu 💸 as regras para as competições entre atiradores com necessidades especiais.
Ele escolheu para este fim as espingardas de marca Daisy, movidas 💸 à mola e êmbolo, porque representava risco menor para os participantes.
As competições de tiro ao alvo, tanto em base individual 💸 quanto em equipe, ainda se encontram pouco evoluídas em nível nacional.
O tiro ao alvo com espingarda de ar de precisão 💸 antes pesava entre 3 a 3,5 kg atualmente a carabina pesa 4,5kg, enquanto a pistola pesa 1,070g, e a competição 💸 pode ser realizada em duas categorias: sentado ou em pé.
Em 1975, um atleta norte americano, Bob Hall, participou da maratona 💸 de Boston, o que incentivou a participação de outros portadores de deficiência física em corridas de rua.
Em 1976, nas Olimpíadas 💸 de Toronto, 1500 deficientes competiram representando 36 países.
O número de inclusões nas Olimpíadas Especiais aumentou de 1000 para 3200 entre 💸 1967 e 1975.
Em 1978, formou-se a Associação Internacional de Esportes e Recreação para Paralisados Cerebrais (CP-ISRA) e em 1981, os 💸 portadores de deficiência visual formaram a Associação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA).
Desde a primeira Paraolimpíada, os jogos são realizados 💸 a cada quatro anos, e na última, em Sidney 2000, participaram 4500 atletas, sendo 64 brasileiros.
O esporte adaptado no Brasil
O 💸 esporte adaptado no Brasil iniciou-se na década de 50, quando os senhores Robson Sampaio de Almeida, do Rio de Janeiro, 💸 e Sérgio Serafim Del Grande, de São Paulo, ficaram deficientes físicos e procuraram serviços de reabilitação nos EUA.
Eles fundaram os 💸 dois primeiros clubes, o Clube do Otimismo, no Rio de Janeiro, e o Clube dos Paraplégicos, em São Paulo.
Em 1969, 💸 o Brasil participou dos II Jogos Pan-americanos em Buenos Aires com pagamento antecipado novibet primeira seleção de basquete em cadeira de rodas, 💸 conseguindo a medalha de bronze.
Desde que o País mandou a pagamento antecipado novibet primeira representação aos jogos paraolímpicos, em 1972, na cidade 💸 de Heidelberg, na Alemanha, a presença brasileira nestas competições vem se ampliando.
Em Sydney, o Brasil teve pagamento antecipado novibet maior delegação em 💸 uma Paraolimpíada: 64 atletas, divididos em nove modalidades.
O alto nível técnico da delegação enche o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) de 💸 esperanças quanto a um recorde de medalhas.
Na Tabela abaixo podemos ver o número de medalhas conquistadas nas Paraolimpíadas em que 💸 o Brasil participou.
Os atletas com deficiência física são classificados em cada modalidade esportiva através do sistema de classificação funcional.
Este sistema 💸 visa classificar os atletas com diferentes deficiências físicas em um mesmo perfil funcional para a competição.
Tem como meta garantir que 💸 a conquista de uma medalha por um atleta seja fruto de seu treinamento, experiência, motivação e não devido a vantagens 💸 obtidas pelo tipo ou nível de pagamento antecipado novibet deficiência.
Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os cursos da área e 💸 continue nos acompanhando.