A temporada da Sociedade Esportiva Palmeiras de 2020 foi a 106ª na história do clube.
Considerada uma das temporadas mais vitoriosas dasite de aposthistória,[2][3][4] o clube palestrino participou da Florida Cup,[5] do Campeonato Paulista,[6] da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil, quatro competições de onde sagrou-se campeão, do Campeonato Brasileiro Série A e do Mundial de Clubes.
A pré-temporada foi realizada nos Estados Unidos, disputando a Florida Cup.
O Alviverde sagrou-se campeão graças a uma combinação de resultados após empatar com o Atlético Nacional, da Colômbia, e ao vencer o New York FC.
Pelo Campeonato Paulista, classificou-se como líder do seu grupo.
Nas partidas do mata-mata, venceu o Santo André pelas quartas, a Ponte Preta pelas semis, e na grande final, enfrentou o arquirrival Corinthians, onde garantiu o título após disputa de pênaltis na partida de volta, no Allianz Parque.
Pela Libertadores, passou da fase de grupos como líder geral.
Venceu o Delfín, do Equador, nas oitavas, o Libertad, do Paraguai, nas quartas, o River Plate nas semis e foi campeão pela segunda vez na história do torneio após vencer o Santos na final do Maracanã.
Pelo Mundial de Clubes, o Alviverde perdeu a partida da semifinal para o Tigres UANL, do México, e na disputa do terceiro lugar, perdeu nos pênaltis para o Al-Ahly, do Egito, terminando a competiçãosite de apostquarto lugar.
Pela Copa do Brasil, o Palmeiras estreou nas oitavas-de-final, vencendo o Bragantino.
Avançou vencendo o Ceará nas quartas e o América Mineiro nas semis.
Na final, enfrentou o Grêmio, e sagrou-se tetracampeão do torneio.
Pelo Campeonato Brasileiro Série A, terminousite de apost7º lugar, e, por ter vencido o torneio continental, se classificou para a Libertadores de 2021.
O treinador que iniciou a temporada foi Vanderlei Luxemburgo, mas no dia 14 de outubro foi definidasite de apostsaída.
Para seu lugar, três semanas depois, assumiu o português Abel Ferreira.
A temporada foi marcada pela paralisação forçadasite de apostmarço devido à pandemia de COVID-19 no Brasil.
Os jogos retornaram apenassite de apostjulho, quando foi anunciado que as competições retornariam sob rígidos protocolos de segurança.
Um deles determina que todos os jogos devem ser realizados sob portões fechados.
Visão geral da temporada [ editar | editar código-fonte ]
Eventos anteriores a 2020 [ editar | editar código-fonte ]
No final de 2019, Vanderlei Luxemburgo foi nomeado como técnico do Palmeiras para a temporada.
Após terminar a temporada de 2019 com altos investimentos e sem títulos,site de apost1 de dezembro, logo após derrota para o Flamengo, o presidente do Palmeiras Maurício Galiotte anunciousite de apostentrevista coletiva a reformulaçãosite de apostvárias áreas do clube.
[7] Entre elas, a demissão do então treinador Mano Menezes, contratado aindasite de apost2019, e do diretor de futebol Alexandre Mattos, que estava no clube desde 2015.[8]
Para o lugar de Mattos, o clube chegou a contatar o diretor de futebol do Internacional, Rodrigo Caetano,[9] e o do Bahia, Diego Cerri,[10] chegando até a fazer uma proposta pelo último, mas ela foi recusada.
[11] No final, o diretor do Botafogo Anderson Barros foi contratado.[12]
Para a comissão técnica, o Palmeiras procurou e entrousite de apostnegociações com o argentino Jorge Sampaoli, então técnico do Santos,[13][14][15] mas após dias, as negociações fracassaram.
[16] O nome de Miguel Ángel Ramírez, campeão da Copa Sul-Americana de 2019 pelo Independiente del Valle, foi ventilado,[17] mas o desfecho se deu após ser anunciada a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo para a temporada 2020.[18]
No elenco profissional, vários jogadores saíram antes da virada do ano: o goleiro Fernando Prass,[19] os zagueiros Edu Dracena[20] e Antônio Carlos,[21] o volante Thiago Santos,[22] e os atacantes Henrique Dourado[23] e Miguel Borja.
[24] Conhecido por fazer grandes contratações no início das temporadas recentes, o discurso da diretoria palestrina foi de redução de custos e aposta nas categorias de base, que haviam se destacado nos últimos anos.
[25][26] Aindasite de apost2019, foram efetivados o lateral-esquerdo Lucas Esteves, os volantes Patrick de Paula e Gabriel Menino, e os atacantes Gabriel Veron e Iván Angulo.
Além deles, retornaram de empréstimo o goleiro Vinicius Silvestre, o zagueiro Pedrão e o atacante Artur.[27]
Janeiro: primeiras vitórias e primeiro título [ editar | editar código-fonte ]
O Palmeiras seguia reformulando seu elencosite de apostjaneiro: vendeu o meia Matheus Fernandes para o Barcelona[28] e Artur, atacante que havia acabado de retornar de empréstimo, ao Bragantino.
[29] Emprestou o meia Hyoran para o Atlético Mineiro[30] e os atacantes Carlos Eduardo e Deyverson para o Athletico Paranaense[31] e Getafe, respectivamente.[32]
A equipe viajou para os Estados Unidos para a disputa da Florida Cup de 2020, torneio amistoso de pré-temporada,site de apostque participaram, além do alviverde, o Atlético Nacional (COL), o New York FC e o Corinthians.
No primeiro jogo da temporada,site de apost15 de janeiro, empatou com o Atlético Nacional por 0 a 0, vencendo a partida nos pênaltis por 10 a 9.
[33] A segunda e última partida veio contra o New York FC três dias depois.
O Palmeiras venceu por 2 a 1 de virada, e, com a combinação de resultados dos outros jogos, sagrou-se campeão do torneio.[34]
O lateral-esquerdo Matías Viña foi um dos poucos reforços do Palmeiras para a temporada.
Foi contratadosite de apostjaneiro, vindo do Nacional, do Uruguai.
Dias depois, o Palmeiras estreou pelo Campeonato Paulistasite de apostpartida contra o Ituanosite de apostItu, e conquistou uma vitória expressiva de 4 a 0site de apostcima do time local.
[35] Seguiram-se mais duas partidas no mês: um empatesite de apost0 a 0 contra o São Paulo,[36] e nova vitória por 4 a 0, desta vez contra o Oeste.[37]
No final do mês, o clube acertou a contratação do uruguaio Matías Viña, lateral-esquerdo que veio do Nacional (URU), tornando-se o primeiro reforço pra temporada.[38]
Fevereiro: briga pelo topo no Paulista [ editar | editar código-fonte ]
No início de fevereiro, o Palmeiras sofreu seu primeiro revés na temporada, ao perder para o Bragantino por 2 a 1site de apostBragança Paulista.
[39] O time permaneceu invicto no resto do mês, ao vencer a Ponte Preta,[40] o Mirassol,[41] e o Guarani,[42] e empatar com o Santos.
[43] Tais resultados fizeram o Palmeiras disputar a liderança do grupo com o Santo André.[44]
No dia 21, foi anunciada a contratação do atacante Rony, que veio do Athletico Paranaense.
Ele assinou contrato até dezembro de 2024.[45]
No início de março, o Palmeiras anunciou o empréstimo do volante Jean para o Cruzeiro.[46]
Durante o mês, o Palmeiras estreou pela Libertadores e conseguiu chegar rapidamente à liderança do seu grupo; venceu o Tigre na Argentina na estreia por 2 a 0[47] e o Guaraní por 3 a 1 no Allianz Parque.[48]
Pelo campeonato paulista, obteve dois empates seguidos, contra a Ferroviáriasite de apostcasa[49] e contra a Inter de Limeira fora.[50]
Março–Junho: Paralisação das competições [ editar | editar código-fonte ]
Devido à pandemia de COVID-19 no Brasil e na América,site de apost16 de março, a Federação Paulista de Futebol,site de apostreunião com os clubes, decretou que o campeonato paulista seria paralisado por tempo indeterminado.
[51] Dias depois a CONMEBOL também se manifestou comunicando que a Libertadores ficaria suspensa temporariamente.[52]
O Palmeiras retornou às atividades de treino apenassite de apostjunho.
[53] De acordo com o clube, alguns jogadores acabaram contraindo a doença, mas nenhum apresentou sequelas.
Os nomes dos jogadores e membros da comissão técnica infectados foram mantidossite de apostsigilo.[54]
Julho: volta aos jogos [ editar | editar código-fonte ]
Após longa pausa e muitas reuniões, a Federação Paulista anunciou, no início de julho, que o campeonato voltaria com uma série de protocolos de segurança, incluindo que todas as partidas deveriam ser jogadas com portões fechados.
[55] A CBF, que havia suspendido o Brasileirão e a Copa do Brasil, anunciou que as competições voltariamsite de apostagosto.[56]
Nesse meio tempo, o Palmeiras anunciou, após longa novela, que o atacante Dudu, um dos jogadores mais importantes do clube nas últimas temporadas, deixaria o clube rumo ao Al-Duhail por empréstimo até o meio de 2021.
[57] O lateral-esquerdo Victor Luis também deixou o clube por empréstimo, se juntando ao Botafogo.[58]
A primeira partida após a volta do campeonato foi no dia 22, justamente contra o arquirrival Corinthianssite de apostItaquera, onde o time alvinegro venceu por 1 a 0.
Entretanto, mesmo com a derrota, o Palmeiras conseguiu matematicamente se classificar para a fase final da competição.
[59] A última partida da fase de grupos foi contra o Água Santa,site de apostque o alviverde venceu de virada por 2 a 1, no Allianz Parque.
A vitória garantiu a equipe como líder do seu grupo no Campeonato.[60]
Nas quartas-de-final, o Palmeiras encarou o Santo Andrésite de apostpartida única no Allianz Parque, e conseguiu a classificação para as semifinais ao vencer por 2 a 0.[61]
Agosto: título paulista e início do Brasileirão [ editar | editar código-fonte ]
Felipe Melo erguendo a taça do Campeonato Paulista de 2020.
Foi a 23ª conquista do Alviverde.
Ainda pela fase final do Paulista, o Palmeiras venceu a Ponte Preta por 1 a 0 no Allianz Parque, e garantiu a ida àsite de apostsegunda final de campeonato paulistasite de aposttrês anos.
O clube palestrino enfrentaria o Corinthians na final.[62]
Na primeira partida,site de apostItaquera, os dois clubes empataram por 0 a 0.
[63] Na partida de volta, no Allianz Parque, o Palmeiras vencia a partida por 1 a 0 (gol de Luiz Adriano)[64] até os últimos segundos de jogo, quando o zagueiro Gustavo Gómez cometeu pênalti sobre Jô.
[64][65] O atacante alvinegro converteu a cobrança e a disputa foi para os pênaltis.
Mesmo assim, o Palmeiras conseguiu levar de vencida, e, com duas defesas de Weverton nas cobranças, venceu por 4 a 3 e sagrou-se campeão paulista.
Foi a 23ª conquista do alviverde, que não conquistava o troféu desde 2008.[64]
Após o título, o Palmeiras estreou no Campeonato Brasileiro empatando com o Fluminense por 1 a 1, no Estádio do Maracanã.
[66] Nas partidas do torneio durante o mês, o Palmeiras conseguiu duas vitórias (contra Athletico Paranaense[67] e Santos – este, o primeiro clássico vencido no ano[68]) e dois empates (contra Goiás[69] e Bahia[70]).
Setembro: série invicta, mas futebol criticado [ editar | editar código-fonte ]
Mais uma baixa no elenco: desta vez, o Grêmio anunciou a compra do lateral-esquerdo Diogo Barbosa.[71]
Pelo Brasileiro, o Palmeiras manteve uma série invicta com empates com Internacional,[72] Sport,[73] Grêmio[74] e Flamengo,[75] e venceu as partidas sobre Bragantino[76] e Corinthians.
A vitória contra o alvinegro marcou a quebra de um tabu de dois anos sem vitória no Derby Paulista.[77]
Pela Libertadores, um empate contra o Guaraní fora de casa[78] e duas vitórias contra o Bolívar garantiram a classificação para as oitavas-de-final.[79][80]
Apesar da sequência invicta, muitas críticas surgiram ao trabalho do técnico Vanderlei Luxemburgo, pelo futebol pobre, excesso de empates, e pelos gols de empate levados nos acréscimos.
[81][82][83][84][85][86]
Outubro: perda de invencibilidades, queda de Luxemburgo, má fase e recuperação [ editar | editar código-fonte ]
No elenco, dois jogadores foram negociados durante o mês: o zagueiro Vitor Hugo, que foi vendido ao clube turco Trabzonspor,[87] e o volante Bruno Henrique, vendido ao clube árabe Al-Ittihad.[88]
O Palmeiras começou o mês de outubro conquistandosite de apostprimeira vitória no Allianz Parque no Brasileirão, ao vencer o Ceará por 2 a 1.
A partida foi marcada pelo reencontro do ídolo palestrino Fernando Prass com seu ex-clube.[89]
Entretanto, a primeira derrota do Palmeiras no Brasileirão veio na partida seguinte, na 14ª rodada, após perder para o Botafogo no Estádio Nilton Santos por 2 a 1.
O Alviverde chegou a ter um pênalti a seu favor nos minutos finais do jogo, mas o atacante Willian acabou desperdiçando a cobrança, que foi defendida pelo goleiro alvinegro (e ex-jogador palmeirense) Diego Cavalieri.
Com a derrota, o Palmeiras teve interrompida uma série de 20 jogos sem perder na temporada.[90]
Na rodada seguinte, o Palmeiras novamente perdeu, desta vez contra o São Paulo, no Allianz Parque, por 2 a 0.
Com a derrota, o time palestrino perdeu a primeira partidasite de apostcasa na temporada, perdeu uma invencibilidade de dez jogos sobre o Tricolor paulista, e também perdeu o primeiro Choque Rei no seu estádio desde a inauguração da nova arena.[91]
O time chegou àsite de apostterceira derrota seguida no campeonato (e na temporada) na rodada seguinte, ao perder para o Coritiba, novamente no Allianz Parque, por 3 a 1.
[92] Horas depois da partida, foi anunciada a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo do comando da equipe.
[93] A diretoria confirmou que o auxiliar técnico Andrey Lopes assumiria o comando da equipe enquanto um novo técnico fosse procurado.[94]
Na primeira partida após a demissão de Luxemburgo, o Palmeiras perdeu para o Fortaleza na Arena Castelão por 2 a 0.
[95] Foi a quarta derrota seguida do Palmeiras na temporada, fato que não acontecia desde março de 2016.
[96] Recuperou-se na rodada seguinte, ao ganhar do Atlético Goianiense por 3 a 0,site de apostGoiânia.[97]
Na Libertadores, o Alviverde encerrousite de apostpassagem na fase de grupos ao vencer o Tigre por 5 a 0.
Com o resultado, garantiu a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores.
[98] Dois dias depois, houve o sorteio dos classificados e foi definido que o Palmeiras enfrentaria o Delfín, do Equador.[99]
Copa do Brasil [ editar | editar código-fonte ]
O regulamento da Copa do Brasil indica que clubes que se classificaram para a Copa Libertadores de 2020, como o caso do Palmeiras, participariam apenas das oitavas-de-finalsite de apostdiante.
[100] Com isso,site de apostsorteio realizado no início do mês, foi definido que o Alviverde enfrentaria o Bragantino pelas oitavas.
[101] Estreou pelo torneio na última partida do mês, ao abrir boa vantagem contra o clube de Bragança ao vencer por 3 a 1, fora de casa.[102]
O português Abel Ferreira foi contratado no final de outubro para substituir Vanderlei Luxemburgo.
O treinador é o primeiro português a assumir o Palmeiras emsite de aposthistória.
Chegada de Abel Ferreira [ editar | editar código-fonte ]
Na busca por um novo técnico, o Palmeiras novamente abriu conversas com o espanhol Miguel Ángel Ramírez, técnico do Independiente del Valle, mas após dias de negociações e até uma viagem do diretor Anderson Barros para o Equador,[103] as negociações fracassaram.
O técnico alegou que não gostaria de abandonar a equipe equatoriana antes do fim da Copa Libertadores, fato que não agradou a cúpula palmeirense.
[104] Outros nomes ventilados foram de Ariel Holan, técnico do Universidad Católica,[105] Sebastián Beccacece, técnico do Racing,[106] Gabriel Heinze, ex-treinador do Vélez Sarsfield,[107] e Quique Setién, ex-treinador do Barcelona,[108] massite de aposttodos os casos, as negociações também não evoluíram.
Eventualmente, no dia 30 de outubro, o Palmeiras fechou com o português Abel Ferreira, ex-treinador do PAOK, que assinou contrato até 2022.
Ferreira é o primeiro treinador português da história a comandar o clube.[109]
Elenco e surto de COVID-19 [ editar | editar código-fonte ]
No elenco, três novos jogadores foram anunciados durante o mês: o zagueiro chileno Benjamín Kuscević, que estava no Universidad Católica e assinou contrato até 2025,[110] o zagueiro Alan Empereur, que estava no Hellas Verona e veio por empréstimo até junho de 2021,[111] e o atacante Breno Lopes, que estava no Juventude e assinou contrato até o fim de 2024.
[112] Do outro lado, o volante Ramires teve seu contrato rescindidosite de apostcomum acordo com o clube.[113]
Durante o mês, foi divulgado que vários jogadores do elenco principal acabaram contraindo COVID-19: os goleiros Jailson e Vinicius Silvestre, os zagueiros Luan, Alan Empereur, Kuscevic, e Renan, o lateral-direito Marcos Rocha, o lateral-esquerdo Matias Viña, os volantes Danilo e Gabriel Menino, os meias Gustavo Scarpa, Raphael Veiga e Alan, e os atacantes Gabriel Silva, Rony, Gabriel Veron, Willian, Breno Lopes e Aníbal.
Além deles, o meia Quiñonez e os atacantes Pedro Acácio e Marino, do sub-20 e que estavam treinando com o elenco profissional, também testaram positivo para a doença.
Outros casos reportados fora do elenco foram do auxiliar técnico João Martins e do assessor técnico Edu Dracena.
Todos os infectados foram isolados imediatamente.[114][115]
Na última partida sob o comando de Andrey Lopes, o Palmeiras obteve uma confortável vitória no Allianz Parque ao vencer o Atlético Mineiro no fechamento do primeiro turno do Brasileirão.
[116] Já sob o comando de Abel, o time conseguiu uma vitória contra o Vasco da Gamasite de apostSão Januário, no abertura do returno.
[117] Seguiram-se duas vitórias, contra o Fluminense[118] e o Athletico Paranaense,[119] ambassite de apostcasa, e uma derrota para o Goiássite de apostGoiânia.[120]
Copa do Brasil [ editar | editar código-fonte ]
Pela Copa do Brasil, na estreia de Abel Ferreira, o Palmeiras venceu o Bragantino na partida de volta das oitavas-de-final por 1 a 0, garantindosite de apostclassificação para as quartas.
[121] O sorteio do chaveamento foi realizado no dia seguinte e foi definido que o Alviverde encararia o Ceará.[122]
Na partida de ida, conseguiu novamente uma confortável vantagem ao vencer o alvinegro cearense por 3 a 0 no Allianz Parque.
[123] Na partida de volta, no Castelão, empatou por 2 a 2 e conseguiu se classificar para as semifinais,[124] onde pegaria o América Mineiro.[125]
Na partida de ida das oitavas-de-final contra o Delfín, no Equador, o Palmeiras conseguiu abrir uma boa vantagem ao vencer por 3 a 1.[126]
Dezembro: classificações nas copas [ editar | editar código-fonte ]
Em dezembro, o Palmeiras chegou àsite de apostquinta final de Copa do Brasil nasite de aposthistória.
No início do mês, foi anunciado que o técnico Abel Ferreira havia testado positivo para a COVID-19.[127]
Na primeira partida do mês, o Palmeiras goleou o Delfín na partida de volta no Allianz Parque, vencendo por 5 a 0 e garantindo a classificação para as quartas-de-final,[128] onde pegaria o Libertad.[129]
Na partida de ida contra o clube paraguaio,site de apostAssunção, o duelo acabou empatado por 1 a 1.
[130] Uma semana depois, no Allianz Parque, o Alviverde venceu por 3 a 0 e garantiu asite de apostida para as semifinais,[131] onde pegaria o River Plate.[132]
O Alviverde empatou com o Santos na Vila Belmiro no primeiro jogo do torneio nacional no mês.
[133] Seguiram-se uma vitória contra o Bahiasite de apostcasa,[134] uma derrota para o Internacional no Beira-Rio,[135] e uma nova vitória sobre o Bragantino, na última partidasite de apostcasa do ano.[136]
Copa do Brasil [ editar | editar código-fonte ]
Na primeira partida das semifinais da Copa do Brasil, o Palmeiras empatou com o América Mineiro no Allianz Parque.
[137] Na partida de volta, venceu o time mineirosite de apostpleno Estádio Independência e se classificou para asite de apostquinta final da Copa do Brasil dasite de aposthistória, onde pegaria o Grêmio.[138]
Janeiro: campeões da América [ editar | editar código-fonte ]
Em janeiro, o Palmeiras sagrou-se campeão da Libertadores ao vencer o Santos na final.
Na foto, a taça da Libertadoressite de apostexibição organizada pelo clube.
O Palmeiras abriu o ano de 2021 vencendo o River Plate, na Argentina, pela partida de ida das semifinais da Libertadores, por 3 a 0.
[139] A vitória representou um fato marcante: o clube ultrapassou o Grêmio no ranking de clubes brasileiros com mais vitórias na Libertadores, com 107.[140]
Na partida de volta, o Palmeiras sofreu asite de apostúnica derrota na competição ao perder por 2 a 0, mas conseguiu a classificação para asite de apostquinta final de Libertadores dasite de aposthistória.
[141] O Alviverde faria uma final brasileira contra o Santos.[142]
Na final, o Palmeiras sagrou-se novamente campeão na temporada, ao vencer a equipe alvinegra por 1 a 0, com gol de Breno Lopes nos acréscimos do segundo tempo.
Com o título, o Alviverde conquistou a América pela segunda vez, a primeira sendosite de apost1999.
Além disso, classificou-se para o Mundial de Clubes da FIFA pela primeira vez nasite de aposthistória.[143]
Na primeira partida da competição nacional no ano, o Alviverde obteve uma vitória contra o Sportsite de apostRecife.
[144] Seguiram-se um empate contra o Grêmio,[145] e uma goleada por 4 a 0site de apostcima do arquirrival Corinthians, ambassite de apostcasa,[146] e duas derrotas seguidas: uma para o Flamengosite de apostBrasília,[147] e uma para o Ceará no Castelão.
[148] Na última partida do torneio no mês, o Palmeiras empatou com o Vasco da Gama,site de apostpartida atrasada da primeira rodada.[149]
Copa do Brasil [ editar | editar código-fonte ]
No dia 14, o sorteio da CBF definiu que a primeira partida da decisão do torneio seria na Arena do Grêmio,site de apostPorto Alegre.
A segunda seria no Allianz Parque.[150]
Fevereiro e Março: frustração no Mundial e sucesso na Copa do Brasil [ editar | editar código-fonte ]
Jogadores comemorando a conquista da Copa do Brasil de 2020.
Foi o quarto título do Palmeiras na competição, o segundo conquistado de forma invicta, junto com a edição de 2012.
Após a conquista da Libertadores, o Palmeiras utilizou o torneio nacional para dar minutagem a alguns reservas e poupar titulares visando a final da Copa do Brasil e o início da temporada seguinte.
[151] O Alviverde empatou com o Botafogosite de apostcasa antes de embarcar para o Mundial de Clubes,[152] e depois, já de volta do Mundial, venceu o Fortalezasite de apostcasa.
[153] Seguiram-se uma derrota para o Coritiba[154] e um empate contra o São Paulo,site de apostduas partidas de rodadas atrasadas,[155] um empate contra o Atlético Goianiensesite de apostcasa,[156] e finalizou o campeonato com uma derrota contra o Atlético Mineiro fora de casa.[157]
Mundial de Clubes [ editar | editar código-fonte ]
Na estreia do Mundial de Clubes, o Palmeiras foi eliminado pela primeira vez na temporada ao perder para o Tigres UANL, do México, por 1 a 0.[158]
Na partida de terceiro lugar, enfrentou o Al-Ahly, do Egito, onde empatou no tempo complementar e foi derrotado nos pênaltis; ficousite de apostquarto lugar geral no torneio.[159]
Copa do Brasil [ editar | editar código-fonte ]
Na partida de ida da final da Copa do Brasil, o Palmeiras venceu o Grêmio por 1 a 0site de apostPorto Alegre.
[160] Na partida de volta, jásite de apostmarço, venceu por 2 a 0 e conquistou asite de apostquarta Copa do Brasil desite de aposthistória, de maneira invicta.[3][161]
Última atualização feitasite de apost19 de fevereiro de 2021.
[162]LegendaCapitãoJogador contundido
Prata da casa (jogador da base)
Em asterisco (*), o númerosite de apostrelação à numeração na Copa Libertadores de 2020.
O zagueiro chileno Benjamín Kuscević se juntou ao Palmeiras no final de 2020, vindo da Universidad Católica, do Chile.
Jogadores da base com aparições no time principal [ editar | editar código-fonte ]
N° Jogador Nascimento Início Contrato Fim Contrato Defensores 26 Renan Z 19 de Maio de 2002 2020 10/2025 66 Vanderlan LE 7 de Setembro de 2002 2021 2024 Atacantes 38 Marcelinho A 11 de Dezembro de 2002 2020 02/2021 49/7* Gabriel Silva A 22 de Março de 2002 2020 02/2023 57 Pedro Acácio A 28 de Junho de 2002 2020 01/2022 60/49* Fabrício A 23 de Fevereiro de 2001 2020 02/2024