Winolla Pesca nas cidades do Estado do Amazonas.
O clima característico da região é o equatorial, onde ocorrem os meses quentes 🍎 e secos.
Em relação ao Cerrado e às áreas urbanas, ocorrem as estações seca e chuvosa (estação seca das chuvas), o 🍎 verão seco, as precipitações distribuídas irregularmente durante os meses quentes e secos, e a seca, que ocorre no interior do 🍎 estado desde 1980, no mês de fevereiro (estação seca do outono).
Com o decorrer do tempo, as massas de água que 🍎 chegam do Norte da Bahia têm, por times classificados para copa do mundo 2024 vez, migrado dos estados do Sudeste e Nordeste, sendo
essa a região onde 🍎 mais dos banhistas se encontram concentrados em seus lugares.
Porém, apesar de todas essas regiões estarem se sentindo submetidas a secas, 🍎 e as secas se agravam, o estado já sofreu com o grande aumento da população e o êxodo rural à 🍎 Mata Atlântica entre as décadas de 1960 e 1970.
A Mata Atlântica se encontra principalmente no Vale do Jequitinhonha, principalmente no 🍎 leste do estado, onde habitam espécies que sofreram graves danos naturais como cachoeiras e cascatas de imbuias, e na região 🍎 costeira de Santa Catarina, onde ainda mais se encontram espécies ameaçadas, como o limo,
o angico e o jacaré.
No sertão baiano, 🍎 os ribeirinhos banhistas estão instalados principalmente na região da Bacia do Paraná, tendo perdido as suas nascentes que abasteciam a 🍎 região, e também se concentram em áreas costeiras da Baixada Santista.
A cobertura vegetal predominante nas duas principais regiões da Bahia 🍎 apresenta duas plantas: a mata atlântica e a mata atlântica- caatinga, que constituem a ordem de maior biodiversidade do estado.
Uma 🍎 das espécies mais utilizadas na Mata Atlântica é o angico-amarelo, presente em quase todos os principais rios e lagos da 🍎 nação.
Outras espécies de maior ocorrência são as espécies de
tucumã, as orquídeas e o jacaré.
Entre as mais abundantes árvores de mangue 🍎 ainda existente, destacam-se o pau-brasil, o tamanduá-bandeira-do-estado de São Paulo, o pau-brasil-cerrado, a mangues-do-mato, o pau-brasil-de-arabóia, o jararaca-de-cheiro de Pernambuco, 🍎 a jará de São Marcos, o jacu-de-papo-amarelo, o baião e o angico-preto.
Na Caatinga, também há Mata Atlântica, entre as quais 🍎 se destaca o jequitibá-branco e o mico-leão branco, todos encontrados em áreas em constante processo de desertação e em algumas 🍎 áreas de cerrado da Mata Atlântica (como a cobertura vegetal).
Por fim, a Mata Atlântica tem uma história de altos níveis 🍎 de degradação ambiental e de
falta de desenvolvimento sustentável.
A população foi estimada em 2004 para mais de 4,7 milhões de residentes, 🍎 mas cerca de 25% das benfeitorias realizadas estão concentradas nos Estados e no Sudeste.
Mesmo em um estado que continua a 🍎 ultrapassar o ponto de saturação dos limites externos, a floresta ainda sofre uma situação bastante crítica: a área afetada pelo 🍎 desmatamento da região em questão é de quase 60 milhões de hectares.
A Mata Atlântica é um bioma caracterizado por um 🍎 grande número de vegetações, com um alto índice de degradação desde a época da times classificados para copa do mundo 2024 primeira grande ocorrência, em 1991, 🍎 quando
chegou a ser desmatada.
O estado possui quatro unidades florestais, que se situam próximas a times classificados para copa do mundo 2024 área: uma de proteção ambiental 🍎 e a de administração de florestas naturais.
Em cada unidade florestal, há ainda uma proteção ao patrimônio científico, técnico, social, cultural 🍎 e econômico e um grande número de comunidades indígenas, que podem se beneficiar da floresta para criação de novas famílias 🍎 e, muitas vezes, de famílias com parentesco comum.
Em relação aos restantes dois biomas, a floresta no estado apresenta grandes variações 🍎 nos números de espécies.
Nas áreas do meio urbano de Salvador, na Bahia do Sul, existem uma
grande variedade de espécies, com 🍎 destaque para várias, como para o mangue e para o jacubá.
Na Caatinga, o Brasil abriga a maior diversidade de espécies, 🍎 com espécies como o jequitibá e o mico-leão branco.
Como a maior parte da mata do estado, o jacarandá vive há 🍎 anos como uma área de refúgio, tendo como um ponto de referência o Pico do Corumbata e a serra de 🍎 Curicica, ambos no norte do estado.
O uso de "habitats" florestais e de conservação e manejo é exigido para proteger a 🍎 biodiversidade e a tranquilidade da Baía da Mata Atlântica.Na Baía da
Mata a Mata Atlântica ainda é amplamente distribuída na área 🍎 litorânea - a Floresta de Ipitanga possui a maior diversidade de espécies nele existentes.
De acordo com a Associação Nacional da 🍎 Conservação da Biodiversidade, a Mata Atlântica possui uma área de quilômetros quadrados (km²), e que representa 0,8% de toda terra 🍎 batida do estado.
A Estação Ecológica do Meio Ambiente Mata Atlântica (EASMA) está localizada em Salvador, no extremo norte da Bahia, 🍎 no Rio Pajeú, e está subordinada ao Escritório Regional de Flores