Sepp Blatter, o ex-presidente da FIFA, foi banido das atividades da FIFA desde 2024, em tecnico da seleção brasileira resultado do caso de corrupção da FIFA, e permanecerá banido até 2027.
De acordo com o comitê de ética da FIFA, Blatter violou o código de ética ao aceitar e receber extraordinários pagamentos no valor de CHF 23 milhões, assinados, aprovados ou implementados por Grondona, Valcke e Kattner, e ao mesmo tempo aprovando/oferecendo pagamentos extraordinários no total de...
Por esses atos, Blatter foi punido com outro banimento de seis anos em tecnico da seleção brasileira 2024, acusado de má-conduta financeira, que será eficaz até 2024.
O escândalo da Fifa em tecnico da seleção brasileira 2024 resultou em tecnico da seleção brasileira uma investigação sobre irregularidades na atribuição de direitos de mídia e marketing para torneios de futebol. O escândalo envolveu a prática de suborno e outras formas de conduta corrupta por oficiais sêniores da Fifa.
Quem é Sepp Blatter?
Joseph "Sepp" Blatter é um dirigente esportivo suíço que liderou a FIFA, a Federação Internacional de Futebol, como seu oitavo presidente de 1998 a 2024, quando foi banido das atividades da FIFA.
Blatter ingressou na FIFA em tecnico da seleção brasileira 1975, trabalhou em tecnico da seleção brasileira vários cargos, inclusive como produtor de TV para a Copa do Mundo de 1974 e 1978 e, em tecnico da seleção brasileira 1981, foi promovido a diretor executivo sênior para assuntos internacionais, a quem ajudou a gerenciar a Copa do Mundo de 1982, em tecnico da seleção brasileira Espanha.
Rescaldo
O escândalo FIFA em tecnico da seleção brasileira 2024 causou indignação global e chamou a atenção para a necessidade de reformar as operações da FIFA. Os oficiais foram acusados de corrupção, chantagem, lavagem de dinheiro e suborno. Alguns federais europeus tentaram remover Blatter do cargo por meios formais.
A FIFA precisa se recuperar a confiança não apenas nos que amam e jogam o jogo, mas de todos que estão envolvidos no futebol. As mudanças derrubarão os maus-tratos e as moredas não-sociais para as quais a FIFA foi condenada e estabelecerão políticas que farão com que o futebol seja administrado de forma transparente e responsável.
Desde o escândalo, a FIFA já tomou algumas medidas para se recuperar. Mudanças como maior transparência e responsabilidade podem não apenas resolver os problemas da FIFA, mas também permitir que a organização se torne o tipo de instituição que eles expressaram ser mais de 113 anos, uma que pode unir as nações através do esporte e mudar o mundo.