cuiabá esporte clube igor aquino da silva (ex- Coca-Cola), sendo o nome e apelido escolhidos pelos fãs e não pela instituição.
No dia 9 de setembro de 1991, foi disputado o primeiro Campeonato Mundial, com os vencedores de 2º, 3º e 4º lugares vencendo os rivais Estados Unidos e Brasil, respectivamente.
Em 23 de novembro de 2011, a Federação de Futebol Rondoniense (FPF) criou no município um conselho com o nome de Federação de Rondoniense de Futebol.
Em setembro de 2016, é comemorado o aniversário do clube, que foi fundado oficialmente como Rondoniense Futebol Clubesite de apost12 de janeiro de
1970, tornando-se oficialmente Rondoniense Futebol Clube.
Em 2017, uma nova organização do futebol que leva esse nome foi criada que foi presidida pelo secretário geral e eleito o presidente da Federação.
Em 2017, a Federação do Rondoniense de Futebol realiza o primeiro Campeonato do Interior, organizado pelo então prefeito César Andrade, sendo este o único campeonato de futebol no estado que está filiado a entidade.
A atual diretoria foi eleita pelo voto popular, com o campeonato ficandosite de apost2º lugar.
O jogo extra dura 11 dias, sendo realizado pelos seus jogos.
Pilorama se localiza na região nordeste da Amazônia brasileira,
entre os municípios de Parauapebas, Itaipavati e Icoipaba, sendo seu ponto de confluência com a Rodovia PA-287.
O povoado ficou com o nome de Pilorama do início do século XIX, depois de passar várias décadas sob o domínio português, devido à localização próxima do município de Tatati.
É considerado um dos pioneiros de mineração nos campos do Mato Grosso.
Um dos principais responsáveis pelos garimpos no Mato Grosso foi Joaquim Lopes Gonçalves e posteriormente Antônio de Almeida, que eram os primeiros colonizadores que na época explodiam a área que hoje corresponde a cidade de Parauapebassite de apost1914.O marco inicial
do desenvolvimento do município ocorreu com a descoberta da Mina de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o primeiro engenho localizado na região até então conhecida da Amazônia brasileira como Mina da Nossa Senhora.
No ano de 1925, com a criação do Serviço de Terras Indígenas da Coroa Portuguesa ( SEI), que se instalava no povoadosite de apost1939, as famílias começaram a cultivar a região.
No ano seguinte, um pequeno povoado de homenssite de apostIcoipaba, com apenas 15 pessoas, foi fundado, com a implantação da primeira estrada de ferro, o chamado "Estrada de Ferro do Ouro".
Em 1937, o povoado foi
elevado à categoria de município.
Em 1938, foi elevado à categoria de município com o nome de Progresso da Conceição de Parauapebas, por decreto-lei estadual n.
º 23-78, de 30 de dezembro de 1936.
Também nesse mesmo ano, foi criada a Prefeitura Municipal de Progresso da Conceição de Parauapebas.
A cidade de Parauapebas foi fundada pelo capitão João Lourenço de Almeida, que comandou a expedição de criação da Capitania de Mato Grosso do Sul, sob comando do tenente Sebastião Carlos Ferreira de Almeida para o Brasil no ano de 1879.
Parauapebas contava com água para consumo humano e seu principal produto
agrícola era, algodão e mandioca.
Em 7 de abril de 1872, o governador do estado da capitania do Mato Grosso, D.
Pedro Pedro de Magalhães Barata, expediu de sesmarias, dando a vila de Progresso da Conceição,site de apostnome do povo de Progresso da Conceição uma condição de colônia, e os posse da cidade de Progresso de Parauapaba a partir do início de 1881, sendo o novo governador o seu primeiro professor.
A história mais antiga de Parauapebas data da época colonial, quando,site de apost30 de Março de 1886, uma expedição do capitão João Lourenço de Almeida para o Brasil tomouposse da região.
A expedição foi chefiada por Antônio Batista Ferreira de Almeida.
Este foi o primeiro explorador brasileiro a chegar à região.
Também o primeiro morador do campo de pousosite de apostterras do atual município, foi o Tenente Joaquim Lopes Gonçalves.
Ao chegar a Conceição, a expedição teve que enfrentar várias dificuldades devido aos diversos fatores, incluindo a falta de estradas, falta de madeira, doenças e grandes obstáculos, além de um clima ruim.
Ainda assim, foram descobertas muitas jazidas que propiciaram a colonização do interior do povoado, hoje conhecida como Mato Grosso do Sul.
Com a construção da barragem
do Rio Paraguaio, de Belo Horizonte; o ramal ferroviário para Parauapebas e, posteriormente, para Parauapebas-Aracaju e Urutiguá, a cidade passou a ter um clima melhor do que a época, por causa da predominância do período seco e do tipo nebular.
Em 1º de abril de 1886 foi criado o município de Progresso da Conceição do Parauapebas.
Em 15 de abril de 1887, através do projeto de lei provincial n.
º 373, o povoado de Progresso da Conceição foi elevado à categoria de vila, devido a lei provincial nº 1.274, de 6 de junho