A Copa Libertadores da América de 2017, oficialmente CONMEBOL Libertadores Bridgestone 2017 por questões de patrocínio,[2][3] foi a 58ª edição 💶 da competição de futebol realizada anualmente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).
Participaram clubes das dez associações sul-americanas.
O Grêmio, do Brasil, 💶 sagrou-se campeão pela terceira vez ao derrotar o Lanús, da Argentina, em ambos os jogos da final, sendo por 1–0 💶 na ida em Porto Alegre e 2–1 na volta em Lanús.
[4] Por ser campeão desta edição, participou da Copa do 💶 Mundo de Clubes da FIFA de 2017, como representante da CONMEBOL.
Além disso, disputou a Recopa Sul-Americana de 2018, contra o 💶 clube vencedor da Copa Sul-Americana de 2017.
A partir desta edição o torneio passou a ocorrer durante toda a temporada (de 💶 23 de janeiro a 29 de novembro),[5] contando assim com 42 semanas, ao invés de 27, como na edição passada.
Além 💶 disso, houve um acréscimo de seis participantes em relação às edições anteriores, que consequentemente alterou as vagas de alguns países.
O 💶 Brasil ganhou mais duas vagas, enquanto Argentina, Chile e Colômbia ficaram com uma vaga a mais cada.
[6] Outra possível mudança, 💶 que levantava a possibilidade de a final passar a ser disputada em jogo único e campo neutro, não foi implementada 💶 em 2017.[7]
O novo formato da Libertadores, entretanto, inviabilizou a participação dos times do México na competição por conta das diferenças 💶 com o calendário do futebol local.
[8] Os clubes mexicanos não participaram do torneio pela primeira vez desde a edição de 💶 1998.
Tijuana, América e Chivas Guadalajara estavam classificados para essa edição e representariam o país no torneio.
[9] Em 19 participações, três 💶 times do México chegaram a decisão da Libertadores, em 2001 com o Cruz Azul, em 2010 com o Guadalajara e 💶 em 2015 com o Tigres UANL, mas nenhum deles conquistou o título.
Com a desistência dos mexicanos, a CONMEBOL ampliou novamente 💶 o número de participantes da Libertadores, de 44 para 47.
Assim, foi criada mais uma fase preliminar com clubes de Bolívia, 💶 Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, que ganharam mais uma vaga cada um.[1]
Além disso, dez times eliminados na competição foram 💶 transferidos para a Copa Sul-Americana do mesmo ano – o terceiro colocado de cada grupo, somados aos dois melhores times 💶 eliminados na terceira fase preliminar[10] – sendo que esta competição passou a ser disputada entre julho e dezembro por esses 💶 dez e mais 22 times.
[11] Além do atual campeão do torneio, o campeão da Copa Sul-Americana passou a ter vaga 💶 direta a fase de grupos, sem passar pelas três primeiras fases.[11]
Formato de disputa [ editar | editar código-fonte ]
A competição 💶 iniciou-se em janeiro, com a disputa da primeira fase por seis times, que disputaram três vagas em jogos eliminatórios de 💶 ida e volta.
Estas três equipes passaram a disputar com mais 13 equipes a segunda fase, na qual foram destinadas oito 💶 vagas para a próxima fase, em jogos de ida e volta.
As oito equipes restantes disputaram quatro partidas de ida e 💶 volta, sendo destinadas quatro vagas para a fase de grupos.
Durante estas três fases, em caso de empate no placar agregado, 💶 a regra do gol fora de casa seria considerada e, persistindo a igualdade, a vaga seria definida na disputa por 💶 pênaltis.
Todos os confrontos foram definidos por sorteio.[12]
Na fase de grupos, as equipes foram separadas por um sorteio, realizado no dia 💶 21 de dezembro em Luque.
Este sorteio determinou a posição das 28 equipes mais as quatro equipes classificadas da terceira fase 💶 em oito grupos.
As partidas foram disputadas no formato de todos contra todos e turno e returno, totalizando seis partidas por 💶 equipe.
Classificaram-se para a fase final as duas melhores equipes de cada grupo.
Em caso de empate na classificação final, seriam adotados 💶 os seguintes critérios:[12]
Pontos ganhos; Saldo de gols; Gols marcados; Gols marcados como visitante; Posição no Ranking da CONMEBOL;
Para as oitavas 💶 de final, outro sorteio foi realizado, onde os primeiros colocados enfrentariam os segundos colocados de cada grupo.
Para as oitavas, quartas, 💶 semifinais e final, foram realizada partidas de ida e volta, onde o mando de campo do segundo jogo seria da 💶 equipe com melhor desempenho na fase de grupos.
Nestas fases, exceto na final, assim como nas três primeiras, em caso de 💶 empate no placar agregado, a regra do gol fora de casa seria considerada e, persistindo a igualdade, a vaga seria 💶 definida na disputa por pênaltis.
Na final, em caso de igualdade no placar, o campeão seria definido diretamente na disputa por 💶 pênaltis.[13]
O campeão da competição receberia o direito de participar da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2017 e 💶 da Recopa Sul-Americana de 2018, além de já ter uma vaga garantida na fase de grupos da edição seguinte.[14]
O calendário 💶 de cada fase foi divulgado em 21 de dezembro de 2016 e compreende as seguintes datas:[2][3]
Fase Ida Volta Primeira fase 💶 23 de janeiro 27 de janeiro Segunda fase 31 de janeiro a 2 de fevereiro 7 a 9 de fevereiro 💶 Terceira fase 15 e 16 de fevereiro 22 e 23 de fevereiro Fase de grupos 7 de março a 25 💶 de maio Oitavas de final 4 a 6 de julho 8 a 10 de agosto Quartas de final 12 a 💶 14 de setembro 19 a 21 de setembro Semifinais 24 a 26 de outubro 31 de outubro a 2 de 💶 novembro Finais 22 de novembro 29 de novembro
O sorteio aconteceu no dia 21 de dezembro, no Centro de Convenções da 💶 CONMEBOL em Luque, Paraguai.[26]
Seguindo o ranking de clubes da CONMEBOL, a distribuição das equipes através dos potes se deu da 💶 seguinte maneira (entre parênteses a posição do clube no ranking):[27]
A primeira fase foi disputada por seis equipes provenientes de Bolívia, 💶 Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, em partidas eliminatórias de ida e volta.
Em caso de empate no placar agregado, a 💶 regra do gol fora de casa seria considerada e, persistindo a igualdade, a vaga seria definida na disputa por pênaltis.
Os 💶 confrontos desta fase foram definidos através de sorteio.[28]
A segunda fase foi disputada por 16 equipes, sendo 13 delas provenientes de 💶 Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, mais os três vencedores da fase anterior, em partidas 💶 eliminatórias de ida e volta.
Em caso de empate no placar agregado, a regra do gol fora de casa seria considerada 💶 e, persistindo a igualdade, a vaga seria definida na disputa por pênaltis.
Os confrontos desta fase foram definidos através de sorteio.[28]
A 💶 terceira fase foi disputada pelas oito equipes vencedoras da fase anterior, com o caminho predefinido entre a primeira e a 💶 última chave, assim, sucessivamente, em partidas eliminatórias de ida e volta.
Em caso de empate no placar agregado, a regra do 💶 gol fora de casa seria considerada e, persistindo a igualdade, a vaga seria definida na disputa por pênaltis.
Os vencedores da 💶 cada confronto classificaram-se à fase de grupos.[28]
Classificação à Copa Sul-Americana [ editar | editar código-fonte ]
As duas melhores equipes entre 💶 as derrotadas na terceira fase foram transferidas para a segunda fase da Copa Sul-Americana 2017.
Apenas partidas disputadas na terceira fase 💶 foram contabilizadas para este ranking.[28]
Equipe Pts J V E D GP GC SG Qualificação Olimpia 3 2 1 0 1 💶 1 1 0 Copa Sul-Americana Junior Barranquilla 3 2 1 0 1 2 3 –1 Deportivo Capiatá 1 2 0 💶 1 1 3 4 –1 Eliminados Unión Española 1 2 0 1 1 1 6 –5
Fase de grupos [ editar 💶 | editar código-fonte ]
Os vencedores e os segundos classificados de cada grupo avançaram para as oitavas de final, enquanto os 💶 terceiros colocados foram transferidos para a Copa Sul-Americana de 2017.[28]
Legenda Classificados à fase final Transferidos à segunda fase da Copa 💶 Sul-Americana de 2017 EliminadosPos.
Equipe Pts J V E D GP GC SG 1 Lanús 13 6 4 1 1 13 💶 3 +10 2 Nacional 8 6 2 2 2 5 3 +2 3 Chapecoense 7 6 2 1 3 6 💶 12 –6 4 Zulia 5 6 1 2 3 4 10 –6 CNF CHA LAN ZUL Nacional – 3–0 0–1 💶 0–1 Chapecoense 1–1 – 1–3 2–1 Lanús 0–1 3–0[a] – 5–0 Zulia 0–0 1–2 1–1 –Pos.
Equipe Pts J V E 💶 D GP GC SG 1 Grêmio 13 6 4 1 1 15 6 +9 2 Guaraní 11 6 3 2 💶 1 9 7 +2 3 Deportes Iquique 10 6 3 1 2 12 9 +3 4 Zamora 0 6 0 💶 0 6 6 20 –14 GRE GUA ZAM IQU Grêmio – 4–1 4–0 3–2 Guaraní 1–1 – 3–1 0–0 Zamora 💶 0–2 1–3 – 1–4 Deportes Iquique 2–1 0–1 4–3 –
Após a definição das equipes classificadas da fase de grupos, o 💶 sorteio que definiu o chaveamento das oitavas de final até a final foi realizado em 14 de junho no Centro 💶 de Convenções da CONMEBOL em Luque, no Paraguai.
[29] Até a edição passada, os cruzamentos já eram predefinidos através da pontuação 💶 obtida na fase anterior.
Agora, essa pontuação serve apenas para a definição dos mandos de campo até a final, com as 💶 equipes melhores posicionadas sempre realizando o jogo de volta como local.[30]
Equipes classificadas
Em itálico, os times que possuem o mando de 💶 campo no primeiro jogo do confronto e em negrito os times classificados.
Jogo de idaJogo de volta