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Batizada de Paris, há duas opções de modelos de tênis, cano alto (10 mil reais) e mule (2,6 mil reais). Os sapatos são cortados na parte superior e tem a lona, a língua e os cadarços desgastados e desbotados, com três cores, vermelho, branco e preto.
O que levaria uma marca de luxo colocar à venda um produto com estética "destruída"? O apelo não é novo. Com referências ao movimento punk, nos anos 1980 a estilista japonesa Rei Kawakubo trouxe às passarelas uma coleção com peças desfiadas e com camadas manchadas, batizada de "Destroyed". O trabalho de Kawakubo também se relaciona com a designer inglesa Vivienne Westwood.
Mais de 40 anos após esta apresentação, Demna Gvsalia, diretor criativo da Balenciaga, trouxe a irreverência da marca criada há mais de 100 anos. A abordagem dos trabalhos de Gvsalia sempre foi disruptiva, continuando o trabalho criado por Cristóbal Balenciaga.
Em 1917, quando a marca foi criada, a Balenciaga trazia a cultura espanhola para o centro das criações de alta costura, com referências ao flamenco, trajes de matador e aos artistas da época como Diego Velázquez. Inovador, na década de 1950, Balenciaga foi pioneiro em casinos com giros gratis no cadastro novas silhuetas na moda feminina. Enquanto Christian Dior marcava o corpo das mulheres, Balenciaga deixava os vestidos com volumes e a cintura solta.
Nos anos 1960 a marca perdeu relevância e caiu no esquecimento. Até que dois estilistas conseguiram fazer a marca reviver. O primeiro foi Nicolas Ghesquière, que atuou como diretor criativo de de 1997 a 2012. O segundo foi Demna Gvasalia.