Informações do FreeCell
FreeCell é um jogo de paciência com todas as cartas visíveis no
começo da partida, o que o ⚽️ torna único se comparado aos outros jogos de
paciência.
Família: Jogos de Paciência FreeCell
Baralhos: Um baralho (52
cartas)
Duração de jogo: Média
Probabilidade ⚽️ de vitória: Alta
Como jogar
FreeCell
Sumário
Objetivo
O objetivo do FreeCell é mover todas as cartas do monte à
fundação, fazendo uso das ⚽️ quatro células livres (também chamadas de reserva) que você
pode utilizar como armazenamento temporário. As fundações devem ser construídas com ⚽️ o
mesmo naipe e em tite jogador ordem crescente, começando do Ás ao Rei. Para vencer o jogo,
todas as cartas ⚽️ devem ser removidas do monte.
Layout & distribuição
Todas as cartas de
um baralho (52 cartas no total) são distribuídas em tite jogador ⚽️ oito pilhas do monte. As
quatro pilhas mais à esquerda recebem sete cartas cada, enquanto as quatro pilhas mais
à ⚽️ direita recebem seis cartas cada. Existem quatro espaços livres (região superior
esquerda) e quatro pilhas de fundação (região superior direita).
As ⚽️ distribuições são
aleatórias, exceto se escolher uma distribuição numerada. Esse FreeCell possui as
mesmas distribuições do jogo original do Windows ⚽️ que estava disponível gratuitamente no
seu computador (1-32000). Os números do jogo do Windows correspondem exatamente aos
jogos desta versão.
A ⚽️ melhor coisa sobre FreeCell é que quase qualquer mão pode ser
vencida. Dos originais 32000 jogos da Microsoft, apenas o ⚽️ número 11982 não pode ser
resolvido.
Movimentos permitidos
Você pode mover a carta no topo de uma pilha sobre
outra pilha se ⚽️ a carta-alvo tiver uma cor diferente e for um número acima da carta
movida.
Você também pode mover múltiplas cartas no ⚽️ topo de uma pilha até outra pilha,
mas apenas se as cartas estiverem organizadas em tite jogador ordem alternada e em ⚽️ tite jogador ordem
ascendente (por exemplo, Rei vermelho, Rainha preta, Valete vermelho, 10 preto, 9
vermelho). O número de cartas que ⚽️ pode mover juntas em tite jogador uma sequência depende do
número de células livres e o número de pilhas vazias no ⚽️ monte que você possui: (1 +
número de células vazias) * 2 ^ (número de colunas vazias no monte). A ⚽️ ideia por trás
dessa regra é que você só pode mover uma sequência de cartas se você também pudesse
movê-las ⚽️ usando movimentos individuais.
Você pode mover qualquer carta ou sequência de
cartas em tite jogador uma pilha vazia no monte.
Você pode mover ⚽️ uma carta no topo de uma pilha
no monte ou de uma reserva até a fundação se a fundação possuir ⚽️ uma carta um número
menor e do mesmo naipe. Um Ás sempre pode ser movido até a fundação. Não é ⚽️ possível
mover uma carta da fundação de volta ao monte ou à reserva.
Você pode colocar qualquer
carta individual em tite jogador ⚽️ uma das células (reservas) na região superior esquerda. Cada
célula só pode conter uma carta.
Você pode mover uma carta de ⚽️ uma célula livre a uma
das pilhas de fundação ou de volta às pilhas do monte, de acordo com as ⚽️ regras
explicadas acima.
Você pode desfazer uma jogada clicando no botão desfazer (undo).
Às
vezes, cartas são jogadas automaticamente para uma maior ⚽️ conveniência. Os Ases sempre
são movidos à fundação quando disponíveis. O número 2 é automaticamente movido à
fundação se o ⚽️ Ás correspondente já estiver lá. Cartas de maior valor (3 e acima) são
movidas automaticamente para a fundação se todas ⚽️ as cartas de menor valor da cor oposta
estiverem lá. Por exemplo: se a fundação tiver Ás, 2 e 3 ⚽️ de espadas e Ás, 2 e 3 de
paus, e o 4 de copas ou ouro ficar disponível, ele irá ⚽️ automaticamente para a fundação
(se puder ser movido até lá de acordo com as regras acima).
Pontuação
A pontuação no
FreeCell ocorre ⚽️ com base no número de movimentos. Além da quantidade de movimentos,
existe um cronômetro para ter uma ideia do tempo ⚽️ necessário para um jogo
específico.
História
O ancestral mais antigo do FreeCell é um jogo chamado Oito Fora.
Ele introduziu a ideia ⚽️ de espaços de armazenamento temporário para únicas cartas, as
células livres (ou reservas). O resto da jogabilidade é semelhante ao ⚽️ FreeCell, mas
existem duas grandes diferenças: Oito Fora usa oito células livres e o monte é
construído com um mesmo ⚽️ naipe.
Com base no Oito Fora, C.L. Baker inventou um jogo que
foi descrito por Martin Gardner em tite jogador tite jogador coluna ⚽️ de jogos matemáticos na edição da
revista Scientific American do mês de junho de 1968. Essa variação atualmente é
conhecida ⚽️ como Baker’s Game e possui quatro células livres, semelhante ao FreeCell. O
monte ainda é construído com cartas do mesmo ⚽️ naipe, assim como no Oito Fora.
A primeira
versão de computador do FreeCell foi feita por Paul Alfille em tite jogador 1978, ⚽️ que mudou o
Baker’s Game no FreeCell ao trazer uma mudança nas regras: o monte é construído em tite jogador
cores ⚽️ alternadas e não em tite jogador um mesmo naipe. Para mais informações sobre como Paul
programou a primeira versão de computador ⚽️ do FreeCell na linguagem de programação TUTOR
e para o sistema computacional educacional PLATO, leia uma entrevista publicada
aqui.
FreeCell agora ⚽️ é uma das três variantes mais populares de paciência (juntamente
com Paciência Klondike e Paciência Spider), grande parte porque costumava ⚽️ vir junto com
o Microsoft Windows 95 e até mais tarde, dando a milhões de pessoas acesso gratuito ao
jogo.
Variantes
Oito ⚽️ Fora: Jogabilidade semelhante ao FreeCell, mas possui oito células
livres, o monte é construído com sequências de um mesmo naipe ⚽️ e apenas reis podem ser
colocados em tite jogador colunas vazias. No começo, uma carta é distribuída a cada uma das
⚽️ primeiras quatro células livres.
Jogabilidade semelhante ao FreeCell, mas possui oito
células livres, o monte é construído com sequências de um ⚽️ mesmo naipe e apenas reis
podem ser colocados em tite jogador colunas vazias. No começo, uma carta é distribuída a cada
⚽️ uma das primeiras quatro células livres. Baker's Game: Baker’s Game é semelhante ao
FreeCell, com a exceção do monte ser ⚽️ construído com o mesmo naipe.
Baker’s Game é
semelhante ao FreeCell, com a exceção do monte ser construído com o mesmo ⚽️ naipe.
Seahaven Towers: Seahaven Towers é semelhante ao FreeCell, com quatro células livres.
Em tite jogador vez de oito colunas no ⚽️ FreeCell, o monte do Seahaven Towers possui 10 colunas
de 5 cartas cada. As duas cartas restantes são distribuídas a ⚽️ duas das quatro células
livres. Semelhante ao Oito Fora e Baker’s Game, as sequências são construídas com um
mesmo naipe.
Seahaven ⚽️ Towers é semelhante ao FreeCell, com quatro células livres. Em
tite jogador vez de oito colunas no FreeCell, o monte do ⚽️ Seahaven Towers possui 10 colunas de 5
cartas cada. As duas cartas restantes são distribuídas a duas das quatro células
⚽️ livres. Semelhante ao Oito Fora e Baker’s Game, as sequências são construídas com um
mesmo naipe. Paciência Pinguim: Esse jogo ⚽️ possui sete colunas de sete cartas. A
primeira carta distribuída ao monte é chamada de “bico”. As outras três cartas ⚽️ do
baralho com o mesmo valor são imediatamente jogadas na fundação. As fundações são
construídas com um mesmo naipe e ⚽️ em tite jogador ordem ascendente. As colunas do monte são
construídas em tite jogador um mesmo naipe e em tite jogador ordem descendente.
Perguntas ⚽️ Frequentes
(PF)
Como montar e distribuir as cartas no FreeCell?
FreeCell possui oito pilhas no
monte, quatro células livres e quatro pilhas ⚽️ de fundação. Todas as 52 cartas são
distribuídas viradas para cima nas oito pilhas do monte. As quatro pilhas mais ⚽️ à
esquerda recebem sete cartas, enquanto as quatro pilhas à direita recebem seis
cartas.
Por que não posso mover pilhas de ⚽️ cartas no FreeCell?
A regra padrão no
FreeCell é que você só pode mover uma carta de cada vez. No entanto, ⚽️ ao usar as células
livres e colunas vazias do monte, você pode mover sequências inteiras. As versões de
computador do ⚽️ FreeCell determinam automaticamente se você pode mover certa pilha de
cartas, tornando muito mais conveniente jogar FreeCell no computador se ⚽️ comparado com
as cartas físicas. A quantidade de cartas que você pode mover ao mesmo tempo é
calculada pela seguinte ⚽️ equação: (1 + número de células livres vazias) * 2 ^ (número de
colunas vazias no monte).
Quantos jogos de FreeCell ⚽️ existem?
Um baralho de cartas pode
ser embaralhado de 52! Formas (52 fatorial), o que é aproximadamente 8x10^67. Alguns
desses jogos ⚽️ são semelhantes (trocando duas colunas, por exemplo), resultando em tite jogador
1,75x10^64 jogos diferentes. Para uma única pessoa, é impossível jogar ⚽️ todos eles
durante uma vida inteira. Supondo que um jogo dure uma média de 5 minutos, 1 bilhão de
pessoas ⚽️ jogando sem parar durante 100 anos ainda conseguiriam concluir apenas
1,05x10^16 jogos diferentes.
Existem jogos de FreeCell não solucionáveis?
Sim, existem
jogos ⚽️ não solucionáveis de FreeCell! Dos 32 mil jogos originais, apenas o jogo #11982
não é solucionável. Dos primeiros 1 milhão ⚽️ de jogos, 8 não são solucionáveis. Em tite jogador
geral, um estudo estatístico de Don Woods em tite jogador 1994 concluiu que ⚽️ 99,999% dos jogos
são solucionáveis.
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