Estas são quatro listas de conquistas em grandes eventos internacionais de ginástica de acordo com os resultados de primeiro, segundo☀️ e terceiro colocados obtidos por ginastas representando diferentes nações.
O objetivo não é criar tabelas de medalhas combinadas; o foco é☀️ listar as melhores posições alcançadas por ginastas nas principais competições internacionais, classificando as nações de acordo com o maior número☀️ de pódios conquistados por ginastas dessas nações.
Todas as sete disciplinas competitivas atualmente reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) são☀️ cobertas: 1) ginástica acrobática, 2) ginástica aeróbica, 3) ginástica artística masculina, 4) ginástica artística feminina, 5) ginástica rítmica feminina, 6)☀️ trampolim e tumbling e 7) parkour.[1][2]
Para a elaboração da lista, foram consultados os resultados de quatro grandes competições internacionais de☀️ nível sênior, a saber: 1) Jogos Olímpicos; 2) as diferentes edições dos Campeonatos Mundiais de Ginástica, organizados pela FIG para☀️ cada uma das modalidades de ginástica; 3) as diferentes etapas da Copa do Mundo FIG, bem como os eventos que☀️ a precederam - a Copa do Mundo IFSA e a Copa do Mundo FIT; e 4) os Jogos Mundiais, nos☀️ quais são disputadas modalidades de ginástica que ainda não fazem parte dos Jogos Olímpicos.
[3][4][5] De acordo com o Regulamento Técnico☀️ de 2018 estabelecido pela FIG, assim como os estatutos da organização, todas são consideradas competições oficiais da FIG.
[6][7] A FIG☀️ também considera a extinta Copa dos Quatro Continentes como uma competição oficial, mas como o torneio excluía as nações da☀️ Europa, os resultados não foram incluídos.
Os Jogos Olímpicos, o Campeonato Mundial, a Copa do Mundo FIG e os Jogos Mundiais☀️ são as únicas competições internacionais seniores listadas em perfis individuais no banco de dados oficial da FIG, o que indica☀️ seu alto nível de importância.
[8][9][10][11][12] As competições que não são eventos oficiais da FIG, como o Grand Prix de Ginástica☀️ Rítmica ou as provas de ginástica da Universíada e dos Jogos da Boa Vontade, não foram consideradas para a criação☀️ desta lista.
As convenções usadas nesta tabela são AC para Ginástica Acrobática, AE para Ginástica Aeróbica, AM para Ginástica Artística Masculina,☀️ AF para Ginástica Artística Feminina, PK para Parkour, GR para Ginástica Rítmica, TT para Trampolim e Tumbling.
A tabela é pré-classificada☀️ pelo número total de resultados de primeiro lugar, resultados de segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Quando graduações iguais são fornecidas, as☀️ nações são listadas em ordem alfabética.
Dos principais eventos juvenis [ editar | editar código-fonte ]
Para a elaboração desta lista, foram☀️ consultados os resultados das principais competições internacionais de nível juvenil, conforme segue: 1) Jogos Olímpicos da Juventude, e 2) Campeonatos☀️ Mundiais Juvenis de Ginástica na ginástica acrobática (anteriormente conhecida como acrobacia esportiva), ginástica artística e ginástica rítmica.
[17] Antes de se☀️ unir à FIG em 1999, a Federação Internacional de Acrobacia Esportiva (IFSA) organizou e promoveu Campeonatos Mundiais Juvenis de ginástica☀️ acrobática de 1989 a 1999.[18]
Atualmente, a FIG organiza competições periódicas do Mundial Age Group de ginástica aeróbica, ginástica acrobática e☀️ trampolim.
O antigo órgão regulador do trampolim, a Federação Internacional de Trampolim (FIT), incorporada à FIG em 1998, também organizou competições☀️ de Age Groups de 1973 a 1996.
[19] As competições do Mundial Age Group não foram consideradas para a elaboração desta☀️ lista porque esses eventos não são oficialmente denominados Campeonatos Mundiais.
Em 2019, o Campeonato Mundial Juvenil foi realizado pela primeira vez☀️ na ginástica artística e na ginástica rítmica.[20]
As convenções usadas nesta tabela são AC para Ginástica Acrobática, AM para Ginástica Artística☀️ Masculina, AF para Ginástica Artística Feminina, GR para Ginástica Rítmica, TT para Trampolim.
A ginástica aeróbica e o parkour não foram☀️ disputados nas Olimpíadas da Juventude, nem foram organizados campeonatos mundiais juvenis para essas modalidades.
A tabela é pré-classificada pelo número total☀️ de resultados de primeiro lugar, resultados de segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Quando graduações iguais são fornecidas, as nações são listadas☀️ em ordem alfabética.
Estas são listas de resultados alcançados por ginastas de nações extintas, equipes históricas ou equipes compostas por ginastas☀️ representando diferentes Comitês Olímpicos Nacionais (CONs).
As convenções usadas nesta tabela são AC para Ginástica Acrobática, AE para Ginástica Aeróbica, AM☀️ para Ginástica Artística Masculina, AF para Ginástica Artística Feminina, PK para Parkour, GR para Ginástica Rítmica, TT para Trampolim e☀️ Tumbling.