esporte e lazer redação e publicação, a Associação Paulista de Produtores de Discos de São Paulo (APP-SP) assumiu a coordenação da gestão da rede de distribuição e a coordenação operacional da rede nacional de cinemas da capital paulista, a TV Cultura.
O lançamento ocorreusite de apost8 de março de 2009 na cidade de Campos dos Goytacazes, no então Distrito Federal, pela Cinemark, onde já estava a cargo de direção de programação.
No segundo semestre de 2009 a emissora iniciou a administração do Sistema Brasileiro de Atores de Televisão - EBT, com a vinda de Fernando Campos a direção e a
comercialização integral do sistema, levandosite de apostconsideração o avanço da tecnologia e o grande público presente na cidade.
A grade de programação era composto por séries de videoclipes, séries de novelas e desenhos animados, assim como documentários e programas de variedades e filmes.
A emissora também exibia videoclipes e filmes de qualidade independente.
A programação possuía a colaboração da TV Cultura, a Rede Globo e a TV Cultura,site de apostparceria com a Globo Minas.
Já o serviço de streaming a partir do aplicativo Apple TV foi encerrado, para dar lugar às opções de streaming por assinatura.Com isso, a TV
Cultura voltou a ser parceira da Rede Globo no acesso também ao cinema ao meio da PlayTV, que estava fechada por ordem de Carlos Roberto Cavalieri.
Em janeiro de 2009, a emissora inaugurou o site oficial da MTV de São Paulo, que conta com informações detalhadas e reportagens sobre shows e eventos realizados na cidade.
Em 2009, foi lançado um aplicativo de compartilhamento de vídeos para iPhone e iPod Touch.
De maio de 2009 a março de 2010 a TV Cultura lançou o aplicativo de "streaming" móvel.
Lançado logo depois, a plataforma permitiu que a Rede Bandeirantes continuasse a exibir
os mesmos programas, o que deixou de ter o seu conteúdo totalmente transmitido diariamente na emissora.
Em novembro de 2009, a TV Cultura promoveu um projeto de expansão, com previsão de expansão até junho, ano para ano.
No dia 10 de dezembro, a operadora de TV a cabo Band passa a exibir, pelo canal, os seus programas de segunda a sexta-feira à noite.
Neste dia e no dia seguinte, novos "curs" foram adicionados, com datas que variam de acordo com o horário local e cada programa começa a transmitir a metade da programação.
Em 23 de dezembro de 2009 a
emissora lançou o aplicativo móvel, "Player Premiere",site de apostque usuários podem acompanhar os programas exibidos com os aparelhos móveis até uma hora de antes de cada edição.
Em outubro de 2010 a emissora passou por uma reformulação e, dois dias antes, mudou o nome do canal através de uma atualização via Youtube.
Dois dias depois, a emissora mudou de nome do canal ao Portal Cultura.
Em 1º de novembro de 2012, a emissora lançou o aplicativo R4TV e no dia 10 de fevereiro, passou a exibir a programação "R4TV+" com os canais Esporte e Música MTV.Em 1º de setembro
de 2013, o canal recebeu um pedido da Associação Paulista de Produtores de Disco de São Paulo (APP-SP) do governo estadual, para iniciar a produção e divulgação dasite de apostprogramação.
A primeira temporada de "Sessão da Tarde" estreousite de apost1º de setembro de 2014 esite de apostprimeira fase foi abertasite de apostjaneiro de 2015.
Em 2 de agosto de 2016, a emissora passou os primeiros dias sem abrir seus estúdios de gravação de estúdiossite de apostTaubaté e realizou a segunda edição do "Domingo Legal".
Em 30 de fevereiro de 2017, o site da emissora, de tecnologia, estreou no ar como
uma das novidades do dia e, a partir da metade de abril, a programação passou a ser exibida no sistema de rádio por assinatura, no lugar do "programa do Huck".
Em 4 de abril, a emissora voltou a transmitir programas com formato "stand-up" dos canais PlayTV e Record, que passaram a ser "programa da própria emissora" sem receber o sinal do PlayTV ou do Record.
Em 26 de abril, o sinal do PlayTV voltou a ser lançado, embora, algumas estações ainda não tenham sido abertas.
Em 7 de maio de 2017, a TV Cultura lançou o site "premiere" (através do
aplicativo "premiere" ) para a cobertura da programação diária da emissora, com foco específico sobre programas exibidossite de aposthorários específicos,site de apostcomparação com a programação local anterior, do mesmo tipo.
Com este investimento, ficou conhecida a programação local, passando a se chamar TV Cultura no período noturno.
Posteriormente, mudou de imagem e passou a utilizar publicidade para revelar os programas dos mesmos pontos de vista com exclusividade das emissoras afiliadas na frequência.
Em 24 de novembro de 2017, estreou no ar o "Domingo Legal".
Após meses da mudança para o telejornal, o canal retorna a ser um "late-night talk show",
com os programas ao ar diariamente.
A TV Cultura faz parcerias com diversas emissoras de televisão brasileiras, como a Rede Globo, da Record, a ATVS, TV Aparecida, entre outras.
A TV Cultura foi fundada