bancada do esporte acreana, onde nasceu o "Copo do Povo".
Antes de ingressar na Marinha do Pará, o primeiro título de 🗝 relevo militar do Exército Brasileiro foi conferido na Praça das Armas do Estado do Pará em 19 de fevereiro de 🗝 1928, no "Dia do Corpo de Fuzileiros".
Após ter sofrido uma série de reveses na Guerra do Paraguai, em 1932 foi 🗝 condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro da Ordem de São Bento.
Entre os pioneiros do esporte em 🗝 tempos de redemocratização destacam-se o presidente Juscelino Kubitschek e a então vice-presidente Juscelino Kubitschek.A partir de
1932 foi organizada a primeira 🗝 Academia Militar do Pará.
Desde então, passou a oferecer cursos de graduação e pós-graduação, bem como a especialização em Engenharia Militar, 🗝 com a denominação "Escola de Engenharia Militar do Presidente Luís Inácio Lula da Silva".
Em 1964, a Escola de Engenharia foi 🗝 definitivamente incorporada à Polícia Militar do Distrito Federal, que posteriormente seria rebatizado como Polícia Militar do Pará.
Em 1974, foi fundada 🗝 a Academia Militar do Estado do Amazonas.
Em 1985 a sede da Academia foi transferida para a Cidade Universitária do Estado 🗝 do Amazonas, onde permaneceu como entidade até tv leão novibet criação em 1989.
A Escola Militar do Pará foi criada com o objetivo 🗝 de formar oficiais com uma formação mínima de 1.000 praças por ano.
Por meio de um Exame de Aperfeiçoamento de Oficiais 🗝 (ECOO) para Oficiais da Polícia Militar (PMEAO), foram escolhidos, aproximadamente, 100 oficiais experientes de diferentes disciplinas em 1.000 praças por 🗝 ano.
Em 1983, o então tenente-coronel José Francisco Bittencourt formou-se no primeiro grupo de oficiais da PMEAO, formado por professores universitários 🗝 do Departamento de Educação Física e Tecnologia, e professores do Departamento de Administração e Contabilidade e do Departamento de Administração 🗝 do Departamento de Administração de Saúde.Em 2002,
a antiga sede do estado passou para a Universidade Estadual do Pará, sendo que, 🗝 até então, a "Escola Militar do Estado do Amazonas" funcionava em instalações provisórias e de funcionamento temporário, conforme a Lei 🗝 nº 10.920 de 14/12/2019.
Nessa época, a escola contava com cursos de graduação e pós-graduação, e a Escola de Engenharia recebeu 🗝 a denominação provisória de "Escola de Administração de Saúde do Estado do Amazonas".
O Ministério da Aeronáutica, através do Decreto n.º 🗝 3.
148 de 27 de outubro de 2003, determinou o estabelecimento de instalações provisórias, em conformidade com os objetivos definidos no 🗝 Regime de Acordos para
que o território nacional dos Estados do Amapá, Amazonas e Pará mantivesse uma população de militares dos 🗝 respectivos Estados para fins de treinamento militar, em conformidade com as Leis de Organização das Forças Armadas e as orientações 🗝 do Conselho Regional Militar de Defesa (CREMA).
Como a maioria dos militares do Exército do Brasil, a Academia Militar do Pará 🗝 serviu no ramo de logística, como parte da formação de pilotos de helicóptero e de aviação no Distrito Federal pelo 🗝 presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em 2003, foi inaugurado o "Centro de Comando e Estado-Maior", que posteriormente integraria a "Maior 🗝 de
Operações, Logística e Transportes Militar" (MEL), que atua na área de logística, informação, logística, comunicações e finanças.
Em 2004, a Academia 🗝 Brasileira de Engenharia e a Academia Militar do Barro Branco receberam a medalha "Medalha Militar de Guerra de Cabo Verde" 🗝 pela Assembleia Legislativa do Distrito Federal (GALF) por ter promovido as especialidades nacionais para a carreira de astronautas e por 🗝 ter promovido as especialidades navais entre 2001 e 2002.
Em 2005, a Academia de Ciências do Exército do Brasil recebeu o 🗝 Prêmio Príncipe Imperial de Avançada, na categoria "Engenheiros e Pilotos" pela Escola de Guerra, com a justificativa de
"A Academia Brasileira 🗝 de Engenharia, como ramo da segurança civil, oferece ao Estado e à Marinha de nossos respectivos ramos diversas opções de 🗝 capacitação e aperfeiçoamento no campo de trabalho.
A Academia de Ciências do Exército do Brasil tem um departamento dedicado exclusivamente a 🗝 prestar assistência de inteligência em áreas específicas, incluindo ciências, biológicas e tecnológicas militares.
" No ano de 2011, foi inaugurada em 🗝 Belém ao ar livre um terminal de passageiros (TAM) com 1 400 metros quadrados, e em frente ao mar ocorreu 🗝 a instalação do Estágio Naval dos Amorangeiras, a primeira embarcação de guerra da Marinha, que passou
mais de 30 anos em 🗝 operação anfíbia.
Em 21 de outubro de 2010, a Academia do Exército do Brasil recebeu, na presença do Presidente Lula, o 🗝 prêmio ""Medalha de Mérito Aeronáutico"".
Este foi a primeira honraria a que foi atribuída a um novo comandante comandante de uma 🗝 marinha.
Ele recebeu também, a primeira turma de pilotos do Pará, após duas décadas de serviço pelo estado de Rondônia, como 🗝 reconhecimento do combate aéreo.
Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro foi indicado como Vice-presidente da República.
Em 21 de novembro de 2019, 🗝 recebeu o Prêmio Presidente Benigno Marines, que, juntamente com a
do embaixador de seu país na China, Dian Wei, foi escolhido 🗝 pelo Presidente Barack Obama como o primeiro