A fisioterapia atua de forma preventiva nos esportes.
Se a falta de uso dos músculos causa lesões, o excesso de uso 😆 também pode causar.
É para evitar que o esportista sofra uma lesão, promovendo um melhor desempenho e rendimento nos treinos e 😆 competições.
É importante ressaltar que cada esporte exige um tipo de trabalho preventivo, baseado nos grupos musculares utilizados.
Também é fundamental avaliar 😆 as características físicas do atleta e as lesões as quais está mais sujeito.
Fisioterapia nos esportes
Entre as técnicas que podem ser 😆 usadas estão: alongamento e terapia manuais como osteopatia, termoterapia, eletroterapia e crioterapia (gelo).
Idade, gênero, lesões prévias, condicionamento físico, flexibilidade e 😆 força muscular do esportista também precisam ser avaliadas.
A partir disso serão definidas as estratégias de prevenção.
Além disso, são indicados exercícios 😆 para fortalecer os músculos de estabilização central, conhecidos como core, buscando melhorar a função dos membros e evitar a instabilidade 😆 articular e alterações biomecânicas.
O principal no trabalho de fisioterapia preventiva com atletas é: diminuir os riscos de lesão, e levá-lo 😆 a ganhos de performance.
Fisioterapia e qualidade de vida
Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios 😆 cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano.
Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.
O 😆 objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções.
Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios 😆 como parte do processo terapêutico nas condições psicofísico-social para promover melhoria de qualidade de vida.
Aliar fisioterapia e qualidade de vida 😆 ao cotidiano é prevenir problemas, que podem causar incômodos, dores e até mesmo lesões.
A fisioterapia aplicada de forma preventiva tem 😆 conseguido bons índices de diminuição do afastamento de trabalhadores de suas funções, e também está sendo muito utilizada entre os 😆 atletas para prevenir lesões, além disso, pode ser aplicada a todos, independente da idade e da atividade.
Para o público idoso 😆 também é capaz de oferecer bem-estar, proporcionando uma vida mais ativa e saudável.
Prevenir é promover saúde
A fisioterapia preventiva é composta 😆 de exercícios de alongamento, relaxamento e respiratórios, que devem ser praticados todos os dias.
Estes exercícios visam relaxar a musculatura, aumentar 😆 a flexibilidade e a disposição ao longo do dia.
E mais, esse segmento da fisioterapia consegue combater doenças como: hipertensão, diabetes, 😆 osteoporose, tendinite, doenças cardíacas e respiratórias, artrose, hérnia de disco e bursite.
Ajuda a melhorar a flexibilidade, equilíbrio, coordenação, concentração e 😆 postura.
Pessoas que sofrem de insônia, ansiedade, depressão, dores nas articulações e músculos também podem obter melhoria através da fisioterapia preventiva.
Ela 😆 não tem contraindicações, mas deve ser orientada e acompanhada por um profissional fisioterapeuta capacitado.
Assim como a consulta médica é indispensável.
Lembre-se 😆 que: prevenir é promover saúde.