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no Ocidente"site de apost1853-1853 a obra se tornou objeto de estudo e de inspiração para dois filósofos: Jean Bélis, um geógrafo e naturalista, e Jean Pouliot, um sociólogo, autor de "A Origem dos Bestas" – que também se tornou objeto de referência. Em 1883, o jornal The Economist publicou o "Tratado da Evolução do Instituto", descrevendo Apostas Apostas, como um "doutor de ciências e uma das mais importantes representantes da ciência", e asite de apostobra como um dos "sistemas científicos mais complexos de expressão". filósofo britânico John Putnam, que ele fundou a Escola de Ciências Económicas e Sociais de Londres. O primeiro volume se tornou um preâmbulo do livro "Princípios da Matemática", então intitulado "Principles de Cálculo e Geometria", escrito por um discípulo de Bélis, que depois se tornou um dos fundadores do positivismo, no qual seus seguidoresse envolveram. Em 1916, tornou-se membro associado da Sociedade Nacionalista Acadêmica de Paris. O jogo, portanto, requer a presença de três elementos: consideração (uma quantia apostada), risco (chance) e um prêmio. Em 14 de Julho de 2020, o Parlamento voltou a legalizar jogos de apostas, embora com regras e limites de idade (a idade mínima é 22 anos).[6] Apenas três estados indianos permitem casinos: Goa, Daman e Sikkim. Algumns tribos indígenas americanos operam casinos nas suas terras tribais para fornecer emprego e rendimentos ao seu governo e membros de tribos. Referências Antigamente, também se aplicavam na Copa Davis, um torneio entre países que mudou recentemente seu regulamento. Caso fique 40–40, jogam-se mais dois pontos até que um tenista conquiste ambos. O quique da bola é regular e rápido, fazendo com que o jogo favoreça tenistas mais agressivossite de apostseus golpes; saibro: popularmente conhecido como "terra batida", tem características particulares, como um quique mais alto e um jogo mais lento. Sendo assim, permite pontos mais disputados; Na história do tênis, é o piso mais tradicional, embora seja raro no Brasil.

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Blaise Pascal

A Aposta de Pascal é uma proposta argumentativa de filosofia apologética criada pelo filósofo, matemático e físico francês do século XVII Blaise Pascal.

Ela postula que há mais a ser ganho pela suposição da existência de Deus do que pela não existência de Deus, que uma pessoa racional deveria viver asite de apostvida de acordo com a perspectiva de que Deus existe, mesmo que seja impossível para a razão nos afirmar tal.

Pascal formula esta aposta de um ponto de vista cristão, e foi publicado na seção 233 do seu livro póstumo Pensées (Pensamentos).

Historicamente, foi um trabalho pioneiro no campo da teoria das probabilidades, marcou o primeiro uso formal da teoria da decisão, e antecipou filosofias futuras como o existencialismo, pragmatismo e voluntarismo.[1]

Este argumento tem o formato que se segue:[2]

se acreditarsite de apostDeus e estiver certo, terei um ganho infinito;

se acreditarsite de apostDeus e estiver errado, terei uma perda finita;

se não acreditarsite de apostDeus e estiver certo, terei um ganho finito;

se não acreditarsite de apostDeus e estiver errado, terei uma perda infinita.

Incapacidade de acreditar [ editar | editar código-fonte ]

Pascal referenciou a dificuldade que temossite de apostdiferenciar a razão e o processo de "racionalidade", pondosite de apostcontraste com a ação de genuinamente acreditarsite de apostalgo, propondo que: " atuar como se [alguém) acreditasse" pode "curar (alguém) de não acreditar".

Mas ao menos reconheçasite de apostincapacidade de acreditar, já que a razão te trouxe a isto, e você não consegue acreditar.

Esforce-se para convencer a si mesmo, não através de mais provas de Deus, mas pela redução de suas paixões.

Você gostaria de ter fé, mas não sabe o caminho; você quer se curar da descrença, e pede um remédio para isto.

Aprenda com aqueles que estiveram presos como você, e que agora apostam todas as suas posses.

Existem pessoas que sabem o caminho que você vai seguir, e que se curaram de todas as doenças que você ainda será curado.

Siga o caminho através do qual começamos; agindo como se acreditasse, recebendo a água benta, assistindo missas, etc.

Até mesmo isto vai te fazer acreditar naturalmente, e acabar comsite de apostresistência.

[ 2 ] Tradução por Rafael S.T.

Vieira Pensées Secão III nota 233, página 40,Tradução por Rafael S.T.Vieira

Pascal propõe que se siga um caminho que ele próprio já teria passado, e que é possível se ter autêntica fé com o exercício da mesma.

Análise através da teoria da decisão [ editar | editar código-fonte ]

As possibilidades definidas pela aposta de Pascal podem ser pensadas como uma escolhasite de apostindecisão com os valores da matriz de decisão seguinte:

Deus existe (G) Deus não existe (¬G) Acreditar (B) +∞ (ganho infinito) −1 (perda finita - 1 vida) Não acreditar (¬B) −∞ (perda infinita) +1 (ganho finito - 1 vida)

Assumindo estes valores, a opção de viver como se Deus existisse (B) supera a opção de viver como se Deus não existisse (¬B),desde que se assuma a possibilidade da existência de Deus.

Noutras palavras, o valor esperado de se escolher B é maior ou igual àquele de escolher ¬B.

A perspectiva do ganho infinito é suficiente para Pascal fazer seu ponto, como ele afirma:...

Mas existe aqui uma infinidadesite de apostuma vida infinitamente feliz a se ganhar, uma chance de ganho contra um número finito de chances de perda, e aquilo que você aposta é finito.

Tudo é dividido; aonde quer que esteja o infinito, não existe um número infinito de chances de perda contra a chance de ganho, não há tempo para hesitar, você deve apostar tudo.

[ 2 ] Tradução por Rafael S.T.

Vieira Pensées Secão III nota 233, página 39,Tradução por Rafael S.T.Vieira

De fato, de acordo com teoria da decisão, o único valor que importa na matriz acima é o +∞ (infinito não negativo).

Qualquer matriz do seguinte tipo (em que f 1 , f 2 , and f 3 são todos números finitos positivos ou negativos) resultamsite de apost(B) ser a única escolha racional.

[1] Jeff Jordan argumenta que a aposta também pode ser reescrita como uma tabela de decisão sem considerar os valores infinitos,[3] e segundo Edward McClenen existem, na verdade, 4 versões diferentes para o argumentosite de apostPensées.[3]

Deus existe (G) Deus não existe (¬G) Crença (B) +∞ f 1 Descrença (¬B) f 2 f 3

As críticas à teoria de Pascal foram constantes desde asite de apostprimeira publicação.

Vieram de todos os cantos religiosos, aos ateístas que questionavam os "benefícios" de uma divindade que estaria para além dos limites da razão, e dos religiosos ortodoxos que tomaram desgosto á linguagem deística e agnóstica da aposta.

É criticada por não provar a existência de Deus, encorajar a acreditarmos falsamente, e escala o problema de qual Deus seria mais favorável venerar.

Argumento do Apelo ao Medo [ editar | editar código-fonte ]

Alguns documentos na internet argumentam que é uma falácia do tipo Argumentum ad metum (ou Argumento pelo/do medo), uma vez que ela afirma que ao não se acreditar no Deus cristão, a perda infinita implicaria ser severamente punido após a morte.

[4] Embora , o argumento é sem fundamento, pois Pascal prevê que a decisão pela crençasite de apostDeus seja uma escolha baseadasite de apostchances e não motivada pelo medo.

O argumento de Pascal não tem como objetivo provar que Deus existe ou não, mas convencer o descrente que é uma escolha razoável apostar nasite de apostexistência.

De fato, o uso do argumento do Apelo ao Medo por críticos apenas reforça a aposta de Pascal, já que este afirmasite de apostPensées:

Os homens desprezam a religião; eles a odeiam, e temem que ela seja verdade.

Para remediar isto, nós devemos começar por mostrar que a religião é contrária a razão; que é venerável, para inspirar respeito a ela; então devemos torná-la amável, para fazer com que bons homens esperem que seja verdade.

Finalmente, devemos provar que é verdade.

[ 2 ] Tradução por Rafael S.T.

Vieira Pensées Secão III nota 187 página 31,Tradução por Rafael S.T.Vieira

Segundo Jeff Jordan[5] todo o argumento de Pascal se estrutura na forma de uma aposta, uma decisão tomadasite de apostum momento de indecisão.

Ainda segundo ele, Pascal assumia que uma pessoa, apenas pela virtude de estar neste mundo, estásite de apostuma situação de aposta, e esta aposta envolvesite de apostvida sobre a existência ou não de Deussite de apostum mundosite de apostque Deus pode existir ou não.

Argumento do Custo [ editar | editar código-fonte ]

Outro argumento contra o argumento de Pascal, é do Custo.

A aposta tentaria nos levar a acreditarsite de apostDeus, com o pressuposto que isto é muito vantajoso você estando certo e insignificante se estiver errado.

E o preço a pagar por crer não é insignificante, pois a pessoa pode precisar seguir líderes religiosos, seguir dogmas e tradições, e contribuir financeiramente para manter a religião.

E mesmo que uma pessoa não tenha religião, mas mantenha fé na existência de algum deus, esta fé poderá ter consequências.

Pode ser citado como exemplo o caso de Steve Jobs, que era zen-budista e acreditava na ideia do pensamento mágico, e por isso, segundo seu biógrafo,[6] tomou uma decisão erradasite de apostrelação ao tratamento do seu câncer que levou asite de apostmorte.

[7] (contudo, existe quem afirme que muitos boatos foram criados sobresite de apostmorte, e que ele recebia tratamento parasite de apostdoença[8]).

Outro exemplo , é da filha do ex-jogador de futebol ,Pelé, chamada Sandra Regina Machado, que se negou a receber tratamento médico, para seu câncer, pois tinha fé quesite de apostcura seria milagrosa.

Seu médico afirmou quesite de apostcura era garantida se ela mantivesse o tratamento, massite de apostescolha por uma cura pel fé a levou a óbito.

[9] Bob Marley deixou de amputar seu dedo do pé com câncer devido asite de apostreligião, Rastafari, pois acreditava que o corpo é um templo que ninguém pode modificar.

O câncer se espalhou e o levou a morte.[2]

O custo, contudo, de viver-se acreditandosite de apostDeus não é considerado na aposta, pois o objeto de aposta é asite de apostvida.

Quando Pascal falasite de apostcusto zero emsite de apostaposta, ele se refere ao custo referente a felicidade (entre outros custos específicos que ele cita e lida) na nota 233: "E quanto asite de apostfelicidade? Vamos pesar o ganho e perdasite de apostapostar que Deus existe.

Vamos estimar essas possibilidades.

Se você ganhar, você ganha tudo; se perder, você não perde nada" E ao final de seu discurso na nota 233 ainda afirma:

-Agora, que danos podem cair sobre você ao escolher seu lado?...

eu argumentaria que você irá ganhar nesta vida, e que cada passo nesta estrada, você terá cada vez mais certeza do ganho, e muito mais ainda do vazio do que você aposta, que você irá ao menos reconhecer que você apostou por algo certo e infinito, pelo qual você não precisou entregar nada.

Pensées Seção III nota 233, página 40, Tradução por Rafael S.T.Vieira

O erro de Pascal neste argumento, é que não existe nenhum vestígio de que a intensidade da felicidade seja menor entre os que não acreditam na existência de Deus.

Pode-se perceber que emsite de apostaposta, supõe-se que o ganho infinito de apostarsite de apostDeus supera qualquer custo que possa existirsite de apostvida.

Pascal ainda argumenta que quanto mais se dedica crersite de apostDeus, menos se enxerga valor nos objetos do mundo, que são passageiros e portanto o custo se torna insignificante.

Argumento dos Vários Deuses [ editar | editar código-fonte ]

Um dos argumentos usados contra Pascal é a objeção dos Vários Deuses, e implica que o argumento de Pascal usa da falsa dicotomia, quando reconhece a existência de apenas duas opções, acreditar ou não no deus cristão - ignorando, porém, que existem milhares de outros sistemas de crenças a serem considerados como existentes ou não.

A crença no deus errado, de acordo com as religiões religiões do tipo monoteístas do Oriente Médio (Islã, Cristianismo, Judaísmo), é punida da pior maneira possível, segundo as escrituras religiosas destas mesmas crenças.

Outro fato que se considera, é a existência de "deuses não-documentados" com propriedades bem diferentes do que as estipuladas pelas Escrituras, também: onipresença, onisciência, onipotência, benevolência etc.

Portanto, as chances de acertar, acreditando no Deus judaico-cristão como sendo o verdadeiro, são muito menores do que o estipulado por Blaise Pascal, que é de 50%.

Se devidamente calculado a probabilidade fica próximo a 0%.

Em seu Pensée 226,[10] Pascal não se aprofundou no assunto, dizendo que aqueles que argumentam sobre este ponto são céticos que se recusam a buscar a verdade e se contentamsite de apostficar de olhos fechados.

Jeff Jordan vai além, defendendo que não há como formular a objeção dos Vários Deuses de forma a realmente refutar o argumento de Pascal.

[11] Robert Peterson argumenta que esta objeção quando colocada no contexto da Aposta de Pascal se torna vazia, pois considera apenas 5 páginas de Pensées (com a aposta) e esquece o restante das quase 300 páginas do livro (o número de páginas varia de acordo com a tradução/edição),site de apostque Pascal defende apenas o Deus cristão e dedica um capítulo exclusivo para falar da falsidade de outras religiões.

Jeff Jordan ainda arguiu que ao se atribuir uma probabilidade quase nula a todos os outros Deuses, a probabilidade de existência de Deus continua sendo 50% e cita o caso do lançamento de uma moeda[11]:...

Quando alguém lança uma moeda considerada justa, é possível que ela aterrisesite de apostseu meio, continue suspensa no ar, desapareça, ou qualquer outro evento bizarro aconteça.

Ainda assim, como não há nenhuma razão para acreditar que esses eventos são plausíveis, nós negligenciamos todas essas possibilidades e consideramos apenas a chance da moeda aterrisar sobre o lado da cara ou o lado da coroa Jordan, Jeff.

"The Many-Gods Objection" in Gambling On God, Tradução por Rafael S.T.Vieira

Apesar de plausível e lógico, este argumento ignora o fato de que a aposta não trata de um fenômeno observável e mensurável, como o lançamento de uma moeda.

Todos os deuses e sistemas de crenças diferentes são, porsite de apostnatureza sobrenatural, inverificáveis, tornando desonesta esta comparação, pois a possibilidade uma moeda cair sobre o lado ou desaparecer são baixíssimas, enquanto a chance de um outro deus existir é igual a chance do deus cristão existir.

Outro aspecto importante que deve ser notado durante a leitura dos Pensées sobre as falsas religiões de Pascal é que ele não submete o cristianismo ao mesmo grau de escrutínio e ceticismo com qual trata as demais religiões.

Argumento da Crença Desonesta [ editar | editar código-fonte ]

Alguns críticos argumentam que a aposta de Pascal pode ser um argumento para a Crença Desonesta.

Além disso, seria absurdo pensar que um Deus, justo e onisciente, não seria capaz de ver atrás da estratégia da parte do "crente", portanto anulando os benefícios da aposta.[12]

Já que essas críticas não estão preocupadas com a validade da apostasite de apostsi, mas com o possível resultado - uma pessoa que foi convencida pelo argumento e que ainda não consiga acreditar sinceramente -, elas são consideradas tangenciais ao argumento.

Aquilo que estes críticos estão questionando é tratado posteriormente por Pascal que oferece um conselho para o descrente que concluiu que o único método racional é apostar na existência de Deus, já que apostar não o torna um crente.

Outros críticos arguem que Pascal ignorou que o tipo de caráter epistêmico de Deus certamente valorizaria mais criaturas racionais se ele existisse.

Mais especificamente, Richard Carrier apontou uma definição alternativa de Deus que prefere que suas criaturas sejam pesquisadoras honestas e reprova os métodos da Crença Desonesta:

Suponha que exista um Deus que está nos observando e escolhendo que almas dos mortos deve trazer para o céu, e este Deus quer que apenas aqueles que são moralmente bons habitem no céu.

Ele provavelmente vai selecionar somente aqueles que fizeram um esforço significante e responsável para descobrir a verdade...

Portanto, apenas estas pessoas podem ser suficientemente morais e sinceras para merecer um lugar no paraíso - ao não ser, que Deus deseje preencher o céu com os moralmente preguiçosos, irresponsáveis ou desonestos.

The End of Pascal's Wager: Only Nontheists Go to Heaven [ 13 ]

Como já foi exibido acima,site de apostnenhum ponto da aposta Pascal reforça a crença desonesta; Deus, sendo onisciente, não sucumbiria a um truque e, oniscientemente, recompensaria o enganador.

Ao invés disso, depois de estabelecersite de apostaposta, Pascal refere-se a uma pessoa hipotética que já pesou irracionalmente a crençasite de apostDeus através da aposta e está convencido da possibilidade, mas ainda não conseguiu acreditar.

De novo, como notado acima, Pascal oferece uma maneira de escapar do sentimento que o compele a não crersite de apostDeus depois que a validade da aposta tenha sido firmada.

Este caminho é através da disciplina espiritual, estudo e comunidade.

Em termos práticos, portanto, o cenário alternativosite de apostque Deus valoriza apenas a crença racional e dúvida honesta que é proposta por Carrier e outros críticos não é realmente diferente do argumento de Pascal.

Na verdade, Pascal é bastante incisivo emsite de apostcrítica contra pessoas que são apáticas sobre considerar o problema da existência de Deus.

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ou mesmo uma temporada esportiva inteira. No Brasil, Eurico Gaspar Dutra, pelo decreto-lei número 9 215, de 1946, estabeleceu a proibição dos jogos de azar no Brasil. Apenas três estados indianos permitem casinos: Goa, Daman e Sikkim. As suas actividades são monitorizadas pela National Indian Gaming Commission.[13] O bingo só pode ser realizado para fins de angariação de fundos por instituições de caridade relevantes. O time teve que amargar o jejum por cinco temporadas seguidas. Foi também o primeiro título de um time no Paulista de Futebol com mais títulos compartilhados entre clubes do país. No início do ano de 2012, o "Esquadrão Esquadrão" venceu a Liga Paulista Brasileira de Futebol,site de apostjogo válido pela rodada de16 de agosto. O Corinthians de Americana, por ter chegado à vitória por 4 a 1, pegou a virada do jogo para fazer o "Fogo Esquadrão" voltar a vencer pela primeira vez.O empate garantiu o Ambos os rivais foram tradicionais rivais no futebol paulista nos anos 70.