pré-aposta esportiva, ela é considerada uma deusa do futebol.
Na verdade, "Sinaia" é tida como protetora do esporte e não um símbolo individual.
O "Rapanda" foi inicialmente um nome usado pelos índios dos estados da Bahia, que habitavam o sul desde a segunda metade do século XVII.
Os primeiros nomes indígenas de língua tupi eram os "Chamapapua" (pronuncia-se "kabu" + "bu", nome original da tribo) e "Payapua", termo derivado da língua tupi antiga.
Com a chegada dos colonos europeus no século XIX, os índios do Maranhão e Ceará começaram a usar "Rapanda" como forma de apelido para os nativos (na
época chamada de Itiçá-Mirim, "Ipaciá", "Quiranda" e "Eutiçá-Mirim").
Mas "Rapanda" começou a ser utilizada pelo novo proprietário, Antônio Manoel Ribeiro de Araújo, que no início da década de 1940, estabeleceu de futebol residência em "Santa Maria Alta", no norte do estado, a "Igreja Paroquial", no distrito de São Vicente, no oeste do Ceará.
A igreja passou a chamar-se Santa Luzia, através do decreto do bispo D.
Álvaro Pereira, em 1943.
A paróquia de Santa Luzia foi elevada à categoria de paróquia pela Lei Estadual nº 226, de 6 de setembro de 1963, com a denominação de "Igreja Matriz de Santa Luzia",
com a igreja primitiva construída em 1631.
A primeira sede do bispado em Itiçá-Mirim foi, então, instalada na Fazenda São José, com a transferência de grande parte da Fazenda São Geraldo, para a cidade de Itiçá-Mirim.
Durante a ditadura militar, em 1964, seu bispo foi eleito pelo voto popular para a segunda eleição geral de 1982.
O novo bispo, porém, foi deposto em 28 de novembro de 1984, para o benefício da minoria, que vivia no litoral do estado de São Paulo.
A igreja sofreu um duro golpe em 1992, quando o então prefeito de Itiçá-Mirim, José de Ribamar Calanca,
e seu vice, Juarez Távora, foram presos pelo assassinato de um jovem casal, João Maria e Luciana, enquanto realizava o culto à Padroeira Nossa Senhora da Conceição (Nossa Senhora da Conceição do Maranhão).
O caso só foi julgado no Tribunal Regional de Justiça do Estado do Ceará em 2007.
Após a redemocratização do Brasil, a paróquia de Santa Luzia retornou ao seu estado natal, o Piauí.
Em 2014 a paróquia contava com 35,5 mil pessoas.
Alfonso de Bourbon de Bourbon (Barrecaster, - Paris, ) foi um padre jesuíta espanhol que fundou a Igreja primitiva em Paris em 1750.Fez parte
do grupo de missionários jesuítas que se formou em Paris, onde foram realizadas diversas mudanças durante de futebol vida.
Dentre os novos missionários, destacava-se as Irmãs Franciscanascanas, que deram continuidade aos missões iniciado nos anos cinquenta na Espanha, França, Suíça e na Inglaterra.
É considerado o fundador da cultura e arquitetura da cidade de Paris, sendo o principal arquiteto do Palácio de Versalhes.
Sua primeira residência foi o convento do Santo Oficias em Castelles.
A cidade foi, então, dotada de vários colégios e igrejas.
Entre os colégios estavam a Universidade de Lyon, a Academia Francesa, a Academia de Belas Artes e
a Academia de Pintura e Escultura, ambas pertencentes à Academia Francesa.
Os colégios da Corte, a Real Academia, a Real Academia das Artes de Veneza e a Real Academia de Pintura e Escultura, passaram a se chamar colégios franceses.
Seu primeiro professor foi Guillaume du Fresnel, um professor de francês e italiano.
Em 1767, ele fundou em Paris o Colégio Jean-Jacques Rousseau, que teve como primeiro diretor um jesuíta francês, Jean-Baptiste Lahamnais.
Mais tarde, seu filho, Alexandre de Bourbon, o tornou chanceler do Papa Pio VI, e em 1767 tornou-se abade de Paris e, finalmente, o padre jesuíta.Em 1777,
o Papa Pio VII nomeou-o abade de Paris.
A construção do Palácio de la Concorde de l'Équipe aconteceu em Paris em 1777, e foi projetada por Claude-Étienne-Robert Chauilly.
Em 1793, o padre Jean de Bourbon foi forçado pela Revolução Francesa a vender o Colégio de la Concorde de l'Équipe para a Companhia Geral de Água e Energia dos Estados Unidos, que adquiriu esse estabelecimento.
Durante a Primeira Guerra Mundial, França recebeu tropas francesas de infantaria através do Canal de Oia e por meio da floresta de Arape.
Em 1916, a cidade conheceu a rendição alemã durante a Primeira Guerra Mundial,
mas em 1920 foi evacuada na Segunda Guerra Mundial.
Após a guerra, a cidade foi novamente reconstruída como uma fortaleza de tiroteios, construída pelo próprio governo de Luís XIV.
A catedral foi reconstruída em 1937, e as dependências da catedral foram concluídas em 1954.
Uma nova catedral foi aberta em 1962, agora em estilo