Queimada Federação desportiva mais alta IDBF Outros nomes Baleada, Baleado, Barra-Bola, Bola Queimada, Caçador, Carimba, Carimbada, Cemitério, Guerra, Jogo do📈 Mata, Mata-mata, Mata-soldado, Matada, Queimado, matança [ 1 ] Características Membros de equipe variável Equipamento bola Duração variável Local Quadra📈 Presença Olímpico Não
Queimada (português brasileiro) ou jogo do mata (português europeu) é um esporte coletivo em que os jogadores de📈 duas equipes tentam acertar os oponentes com uma ou mais bolas, evitando serem atingidos.
O objetivo de cada equipe é eliminar📈 todos os membros da equipe adversária, acertando-os com bolas lançadas.[2]
Não há notícias de competições esportivas oficiais deste esporte no Brasil,📈 porém é muito praticado em escolas e como brincadeira infantil, sendo considerado como um esporte infanto-juvenil mais praticado por crianças📈 e jovens até mesmo na rua.
Nos Estados Unidos existem ligas de queimada, ou dodgeball, como a variante do esporte é📈 conhecida por lá.
No Brasil, as regras adotadas são parecidas com as do prisonball americano, onde os jogadores eliminados ficam atrás📈 da linha de fundo do campo da equipe adversária.
Esta área nula no Brasil não tem um nome específico, com a📈 mais popular sendo cemitério.
Nos EUA possui muitas denominações, entre elas prisão, de onde vem o nome da variante: "prisonball".
Embora menos📈 conhecido, o dodgeball americano em si também é jogado no Brasil, mas com o nome de "Queimada Maluca".
[3] Nesta variante📈 não há a área para os jogadores eliminados, mas eles voltam ao jogo um a um cada vez que algum📈 jogador de deadstream 2024 equipe intercepta um arremesso no ar.
Além disso, é jogado com múltiplas bolas.
Além do nome "Queimada", adotado na📈 maioria dos estados brasileiros (Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo,📈 e Sergipe), o jogo também é conhecido pelos nomes:[1] Queimado (Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe), Baleada (Paraíba),📈 Baleado (Paraíba e Bahia), Barra-Bola, Bola Queimada (Paraná), Caçador (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Carimba (Ceará), Carimbada📈 (Goiás), Cemitério (Ceará), Mata-mata e Mata-soldado (Santa Catarina) e Matada (Paraíba).
Em Portugal, o jogo é conhecido como Jogo do Mata.[4]
Internacionalmente,📈 o jogo é chamado de Dodgeball e Prisonball nos Estados Unidos.
Equipamento e campo de jogo [ editar | editar código-fonte📈 ]
Esquema de campo do jogo
Queimada é jogada com uma ou mais bolas similares a de vôlei, polo aquático, ou até📈 mesmo as bolas de iniciação desportiva feitas de borracha ou couro, de tamanho pequeno ou médio.
A bola oficial de dodgeball📈 possui 20,32 centímetros de diâmetro e é revestida de borracha especial que não machuca os jogadores.
O campo possui o formato📈 retangular, sendo dividido ao meio, com uma área ao fundo denominada de "cadeia", "prisão", "cemitério", "campo dos queimados" ou até📈 mesmo "barra".
É comum aproveitar a marcação de quadras de vôlei ou de handebol para a prática da queimada, com a📈 "cadeia" começando a partir da linha de fundo do vôlei, ou então a área de 7 metros do handebol.
A formação📈 dos jogadores é livre, desde que os jogadores não ultrapassem a linha do campo do adversário.
Cada time se coloca num📈 campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se colocar atrás da linha de fundo do campo adversário📈 sendo denominado de "cruzar", que não pode "queimar" enquanto está nesta função.[3]
Para decidir sobre a posse da bola e do📈 campo, no início do jogo, esses dois jogadores virão colocar-se ao centro, entre os dois campos.
Ocorre uma disputa de bola.
Feito📈 isso, voltam os jogadores aos seus lugares, entregando-se a bola para o cruzar do time que a obteve, para começar📈 a partida, que é iniciada ao apito do instrutor.
O objetivo visado é fazer o maior número possível de prisioneiros.
Será vencedor,📈 o grupo que, no fim de um tempo previamente determinado, fizer maior número de prisioneiros, ou então, aquele que aprisionar📈 todos os jogadores adversários.
Ao ser dado o sinal de início, um jogador do time a quem coube a bola, tenta📈 entregar a bola ao seu time que tem como objetivo de atirá-la ao campo contrário com o propósito de atingir📈 ("queimar") algum adversário com a bola.
Se o conseguir sem que a bola seja agarrada antes de tocar no chão pelo📈 jogador tocado ou por um companheiro do time dele, o jogador atingido é considerado prisioneiro e deve sair do seu📈 campo, colocando-se no "cemitério", espaço posterior à linha de fundo.
Feito o primeiro prisioneiro, o reserva volta ao seu campo para📈 que tenha oportunidade de jogar também como atacante.
Atenção: quando o prisioneiro fica pela primeira vez com a bola, não pode📈 "queimar" nenhum componente do time adversário.
A bola que, depois de haver tocado em um jogador, rola ou salta pelo terreno,📈 pode ser recolhida por qualquer jogador, para ser arremessada novamente contra o grupo adversário.
A bola pode, também ser recolhida por📈 um adversário prisioneiro, a quem, neste caso, se permite apanhá-la e atirá-la a um companheiro seu ou queimar o adversário.
O📈 mais recomendável é agarrar a bola quando arremessada, o jogador só é carimbado se a bola bater nele e cair📈 no chão, do contrário, se o jogador for carimbado, a bola continuar no ar, e ele a agarrar, não será📈 carimbado.
Na cultura popular [ editar | editar código-fonte ]
Aqui, porém, trata-se da versão americana, o dodgeball ou prisonball, mais conhecidos📈 no resto do mundo por estes nomes.
Já a queimada brasileira possui contornos e características próprias.
Referências