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Nota: Este artigo é sobre o primeiro jogo da série. Para a franquia, veja Este artigo é sobre o primeiro 📉 jogo da série. Para a franquia, veja Call of Duty

Call of Duty é um jogo eletrônico de tiro em win casa de apostas 📉 primeira pessoa[2] desenvolvido pela Infinity Ward e publicado pela Activision. Foi lançado em win casa de apostas 29 de outubro de 2003 para 📉 Microsoft Windows.

É a entrada da franquia Call of Duty. O jogo simula combates de infantaria durante a Segunda Guerra Mundial, 📉 usando uma versão modificada do mecanismo id Tech 3. Muito do seu tema e jogabilidade é semelhante a série Medal 📉 of Honor; no entanto, Call of Duty apresenta ações com infantaria em win casa de apostas maior escala, e apresenta vários pontos de 📉 vista encenados em win casa de apostas teatros britânicos, americanos e soviéticos da Segunda Guerra Mundial.

O jogo introduziu uma nova visão dos aliados 📉 controlados por inteligência artificial, que apóiam o jogador durante as missões e reagem às mudanças situacionais durante o jogo. Isso 📉 levou a uma ênfase maior no jogo baseado em win casa de apostas esquadrões, em win casa de apostas oposição à abordagem de "lobo solitário", frequentemente 📉 retratada em win casa de apostas jogos de tiro em win casa de apostas primeira pessoa anteriores. Grande parte da equipe de desenvolvimento da Infinity Ward 📉 era formada por membros que ajudaram a desenvolver Medal of Honor: Allied Assault. Call of Duty recebeu elogios da crítica 📉 e ganhou vários prêmios de Jogo do Ano dos revisores.

Em 14 de setembro de 2004 foi lançado um pacote de 📉 expansão intitulado Call of Duty: United Offensive que utiliza o mesmo motor gráfico id Tech 3. Um porte aprimorado foi 📉 lançado para os sistemas PlayStation Network e Xbox Live Arcade dos consoles PlayStation 3 e Xbox 360, intitulado Call of 📉 Duty: Classic. Esta versão foi lançada mundialmente em win casa de apostas novembro de 2009 com o lançamento de Call of Duty: Modern 📉 Warfare 2, estando disponível através dos códigos de resgate incluídos nas edições "Hardened" e "Prestige" do jogo.[3]

Como um jogo de 📉 tiro em win casa de apostas primeira pessoa, Call of Duty coloca o jogador no controle de um soldado de infantaria que faz 📉 uso de várias armas de fogo autênticas da Segunda Guerra Mundial em win casa de apostas combate. Cada missão apresenta uma série de 📉 objetivos que estão marcados na bússola da tela; o jogador deve completar todos os objetivos para avançar para a próxima 📉 missão. O jogador pode salvar e carregar a qualquer momento, em win casa de apostas vez do sistema de ponto de verificação (checkpoints) 📉 utilizado nos jogos posteriores da série Call of Duty.

O jogador tem dois slots principais para armas, um slot para revólver 📉 e podendo transportar até dez granadas. As armas podem ser trocadas com as encontradas no campo de batalha, largadas por 📉 soldados mortos. Diferentemente dos jogos posteriores da série Call of Duty, o primeiro permite ao jogador alternar entre diferentes modos 📉 de disparo (tiro único ou disparo automático). Call of Duty foi um dos primeiros shooters em win casa de apostas primeira pessoa a 📉 apresentar mira de ferro no jogo; pressionando a tecla correspondente, o jogador observa a mira de ferro da arma para 📉 aumentar a precisão. Além das armas transportadas pelo jogador, há metralhadoras montadas e outras armas fixas que podem ser controladas.

O 📉 jogo usa um sistema de medkits padrão, com uma quantidade limitada de saúde refletida por uma barra de saúde. Medkits 📉 espalhados pelos níveis ou largados por alguns inimigos são usados ​​para restaurar a saúde quando o jogador está ferido.

Call of 📉 Duty também apresentou o "shellshock": quando há uma explosão perto do jogador, ele momentaneamente experimenta zumbido simulado, efeitos adequados de 📉 "abafamento" do som, visão turva e também resulta no jogador desacelerando, incapaz de correr.

Como o foco do jogo é a 📉 simulação de um campo de batalha real, a jogabilidade diferiu de muitos jogos de tiro da época. O jogador se 📉 move em win casa de apostas conjunto com soldados aliados, em win casa de apostas vez de sozinho; soldados aliados ajudarão o jogador a derrotar soldados 📉 inimigos e avançar; no entanto, o jogador é encarregado de completar certos objetivos. O jogo coloca forte ênfase no uso 📉 de cobertura, fogo supressivo e granadas. Soldados controlados por inteligência artificial se esconderão atrás de muros, barricadas e outros obstáculos 📉 quando disponíveis.

A campanha americana começa com o soldado Martin, um membro recém-alistado do 506.º Regimento de Infantaria Paraquedista, completando o 📉 treinamento básico no Campo Toccoa, Geórgia, Estados Unidos, em win casa de apostas 10 de agosto de 1942. Depois, a ação muda para 📉 a noite de 5 para 6 de junho de 1944, com Martin fazendo parte de um grupo de pára-quedistas desbravadores, 📉 forçado a empreender uma missão solo para estabelecer uma zona de salto para pára-quedistas que participam da Operação Netuno, parte 📉 da Operação Overlord. Sob fogo intenso, os pára-quedistas são espalhados pela zona, deixando Martin em win casa de apostas uma unidade mista formada 📉 por várias companhias da 101ª e 82ª Divisões Aerotransportadas. Posteriormente eles são liderados pelo Cpt. Foley. A missão termina com 📉 Martin e seus aliados fora de uma vila próxima ocupada por forças alemãs. Na segunda missão, Martin e win casa de apostas unidade 📉 são enviados para expulsar os restantes alemães da vila, identificada como sendo Sainte-Mère-Église. Eles lutam para desativar vários Flakpanzers (tanques 📉 panzers antiaéreos). Durante o assalto, um pára-quedista é visto pendurado na igreja da cidade (alusivo a John Steele). A terceira 📉 missão ocorre no início da manhã, com as forças americanas repelindo um contra-ataque alemão. A quarta missão tem Martin ajudando 📉 o Sargento Moody dirigindo de Sainte-Mère-Église para Sainte-Marie-du-Mont ao longo da estrada N13 perto da Praia de Utah para entregar 📉 uma mensagem importante, enquanto combatem os alemães. Na quinta missão, é reproduzido um assalto fictício à Brécourt Manor, com a 📉 unidade de Martin tomando trincheiras e destruindo posições de artilharia alemã atacando os desembarques na Praia de Utah.

Após a invasão 📉 da Normandia, a unidade de Martin foi designada para várias missões secretas atrás das linhas inimigas. A primeira ocorre na 📉 sexta missão, com Martin participando de um ataque a uma prisão secreta alemã no porão de uma localidade na Baviera, 📉 para resgatar dois oficiais britânicos, o capitão Price e o major Ingram. Ele então descobre com Price que Ingram já 📉 havia sido transferido para um campo de prisioneiros de guerra mais seguro para o interrogatório. Assim, a sétima missão tem 📉 Martin, acompanhado por Price e outros soldados, infiltrando-se no campo e resgatando Ingram em win casa de apostas menos de dez minutos antes 📉 da chegada dos reforços alemães.

Na missão final, a unidade de Martin participa da Batalha do Bulge, protegendo com sucesso documentos 📉 secretos de um bunker e interrompendo uma tentativa dos alemães de reforçar suas tropas com tanques.

A primeira missão da campanha 📉 britânica tem o sargento Jack Evans e uma unidade da 2nd Ox and Bucks da 6ª Divisão Aerotransportada que participa 📉 da Operação Tonga. Logo após a meia-noite de 6 de junho de 1944, a unidade é lançada em win casa de apostas planadores 📉 Horsa ao lado do Canal de Caen, perto da Ponte Pegasus, em win casa de apostas Bénouville. Liderados pelo capitão Price, Evans e 📉 suas tropas limpam a ponte dos soldados alemães. Na segunda missão, logo após o meio dia, a unidade de Evans 📉 consegue resistir à tentativa de um batalhão alemão, apoiado por tanques, de retomar a ponte. Eventualmente, reforços do 7º Batalhão 📉 de Paraquedistas chegam e os alemães recuam.

Na época da terceira missão, em win casa de apostas 2 de setembro, Evans foi transferido para 📉 o Serviço Aéreo Especial ou SAS. Ele participa de uma missão para sabotar a represa de Eder, destruindo as armas 📉 antiaéreas que a protegem. Durante a Operação Chastise, o Esquadrão Nº 617 da RAF destruiu a barragem, mas os alemães 📉 conseguiram restaurá-la. Após extração por Price e Sgt. Waters (dublado por Jason Statham), a quarta missão começa com Evans lutando 📉 contra as tropas alemãs até que Waters as interrompe explodindo uma ponte. A quinta missão vê a equipe chegando em 📉 win casa de apostas um aeroporto alemão para concluir win casa de apostas fuga. Evans usa uma arma antiaérea para cobrir Price e Waters dos aviões 📉 alemães enquanto eles adquirem um Fw.200, usando-o para voar em win casa de apostas segurança. Na sexta missão, Evans e Price se apresentam 📉 como oficiais da marinha alemã para se infiltrar no navio de guerra Tirpitz, desativar suas defesas e roubar informações que 📉 a RAF precisa para atacar o navio. Price se sacrifica para ganhar tempo para Evans, que foge com Waters de 📉 barco.

A missão final da campanha britânica mostra Evans, Waters e seu esquadrão perto de Burgsteinfurt, na Alemanha, com ordens para 📉 ajudar o iminente ataque aliado à cidade. Descobrindo planos para lançar foguetes V-2 nas forças aliadas, a unidade os destrói 📉 antes de se juntar ao resto do exército.

A primeira missão da campanha soviética ocorre durante a Batalha de Stalingrado, em 📉 win casa de apostas 18 de setembro de 1942. O cabo Alexei Ivanovich Voronin, um jovem voluntário soviético e seus companheiros recrutas são 📉 enviados através do Rio Volga para a cidade de Stalingrado que está sitiada pelas tropas alemãs. Muitos dos soldados soviéticos 📉 são posteriormente mortos quando a Luftwaffe lança um ataque contra os barcos soviéticos, e aqueles que abandonam o barco desertando 📉 de win casa de apostas posição são executados pelos comissários soviéticos (Ver: Ordem número 227). Depois de atravessar o rio, Voronin recebe um 📉 pequeno número de balas, que ele dá a um colega soldado atirador para que ele possa cobrir um oficial soviético 📉 que convoca uma barragem de artilharia que força os alemães a recuar para a Praça Vermelha. A segunda missão começa 📉 na Praça Vermelha com comissários executando soldados soviéticos que recuam (a abertura da campanha soviética é baseada no filme Enemy 📉 at the Gates). Voronin coloca as mãos em win casa de apostas um rifle e mata vários oficiais alemães, interrompendo a ofensiva alemã 📉 por tempo suficiente para a artilharia soviética destruir seus tanques. Na próxima missão, Voronin se une aos seus aliados sobreviventes 📉 em win casa de apostas uma estação de trem e deve guiá-los ao major Zubov, da 13ª Divisão de Guardas. Por suas ações, 📉 Voronin é promovido a sargento júnior. A quarta missão, em win casa de apostas 9 de novembro, faz com que Voronin se mova 📉 pelos esgotos de Stalingrado para ajudar a retomar um prédio de apartamentos em win casa de apostas mãos alemãs. A quinta missão a 📉 seguir tem a unidade de Voronin, liderada pelo sargento Pavlov, assaltando um prédio (ver: Casa de Pavlov). Voronin age como 📉 um contra-atirador enquanto outro soldado distraí o fogo dos atiradores alemães no prédio; a unidade limpa o prédio dos alemães 📉 e o defende de um contra-ataque.

A sexta missão ocorre muito tempo depois, em win casa de apostas 17 de janeiro de 1945, com 📉 Voronin agora como sargento, servindo na 150ª Divisão de Fuzis do 3º Exército Soviético. A unidade assegura uma instalação improvisada 📉 de reparo de tanques na Alemanha em win casa de apostas Varsóvia, no meio da Ofensiva Vístula – Oder. A sétima missão acontece 📉 pouco depois, com a unidade se movendo para se reagrupar com o 4º Exército de Tanques de Guardas. Devido à 📉 escassez de soldados experientes, a oitava missão, em win casa de apostas 26 de janeiro, exige que Voronin comande um tanque T-34-85 para 📉 o 2º Exército de Tanques de Guardas. Em win casa de apostas uma ofensiva em win casa de apostas grande escala, os soviéticos capturam uma cidade 📉 perto do rio Oder. A nona missão também é centrada em win casa de apostas um tanque, com Voronin eliminando todas as unidades 📉 alemãs sobreviventes na cidade.

Na missão final, em win casa de apostas 30 de abril de 1945, o sargento Voronin retorna à win casa de apostas antiga 📉 unidade, a 150ª Divisão de Guardas. Durante a batalha de Berlim, ele e um pequeno grupo de soldados atacam o 📉 prédio do Reichstag e erguem a Bandeira da vitória no topo do prédio, terminando a guerra na Europa.

Promoção do jogo 📉 na E3 2003

Call of Duty foi desenvolvido pela Infinity Ward, um novo estúdio formado em win casa de apostas 2002, originalmente composto por 📉 21 funcionários, muitos dos quais foram desenvolvedores-chefe do bem-sucedido Medal of Honor: Allied Assault lançado no mesmo ano. Liderado pelo 📉 diretor de criação Vince Zampella, o desenvolvimento começou em win casa de apostas abril de 2002 e a equipe cresceu para 27 membros 📉 em win casa de apostas maio de 2003. Usando uma versão aprimorada do mecanismo de jogo id Tech 3 desenvolvido para o Quake 📉 III Arena e um sistema interno de animação esquelética chamado "Ares", a Infinity Ward decidiu desenvolver um novo videogame da 📉 Segunda Guerra Mundial que, ao contrário de muitos de seus antecessores, enfatizava a jogabilidade baseada em win casa de apostas esquadrões, com assistência 📉 inteligente dos colegas de equipe durante batalhas em win casa de apostas larga escala. A equipe também pesquisou extensivamente armas, artilharia e veículos 📉 da Segunda Guerra Mundial para melhorar a autenticidade das animações e sons usados ​​ao longo do jogo.[4]

Outra área em win casa de apostas 📉 que a equipe de desenvolvimento se concentrou foi o componente de busca de inteligência artificial (IA), apelidado de "Conduit". A 📉 capacidade de suprimir o inimigo com fogo de cobertura e obstáculos claros, como cercas e janelas, foi fortemente integrada ao 📉 aspecto de esquadrão das campanhas single-player. A IA do jogo foi projetada para flanquear o oponente, arremessar granadas e passar 📉 de um ponto de cobertura para outro. O diretor de animação Michael Boon explicou que as ações que normalmente seriam 📉 roteirizadas em win casa de apostas jogos anteriores foram movidas para um ambiente de IA dinâmico, a fim de ajudar a criar uma 📉 experiência diferente cada vez que os níveis são repetidos.[5] Enquanto as campanhas eram o foco principal, o desenvolvimento dos modos 📉 multiplayer foi adaptado para agradar modders. Zied Rieke, o designer-chefe, esclareceu que a jogabilidade e os modos foram escritos em 📉 win casa de apostas roteiro, tornando "extremamente fácil para os jogadores fazerem suas próprias modificações no multiplayer de Call of Duty".[5]

Call of Duty 📉 recebeu "aclamação da crítica", de acordo com o agregador de análises Metacritic. Ele ganhou vários prêmios de "Jogo do Ano" 📉 em win casa de apostas 2003 de vários revisores. Foi o ganhador do prêmio "Jogo do Ano" da Academia de Artes e Ciências 📉 Interativas de 2004. O jogo também recebeu elogios como "Jogo de Computador do Ano" e "Jogo de Ação em win casa de apostas 📉 primeira pessoa em win casa de apostas Computador do Ano" e foi nomeado para "Melhor Inovação em win casa de apostas Jogos de Computador", "Melhor Desempenho 📉 na Composição Musical Original" e "Melhor Desempenho no Som e Design" no Interactive Achievement Awards.[12]

A Computer Games Magazine nomeou Call 📉 of Duty como o sexto melhor jogo de computador de 2003, e os editores escreveram: "Este jogo aumenta a aposta 📉 na arena de tiro da Segunda Guerra Mundial e faz com que tudo o que veio antes pareça tão desatualizado 📉 quanto o exército da França".[13] Os editores da Computer Gaming World entregaram Call of Duty com o prêmio "Shooter do 📉 ano de 2003". Eles comentaram: "Call of Duty venceu esta categoria sem disparar um tiro - simplesmente não houve debate".[14] 📉 Também foi indicado para "Melhor Jogo" no Game Developers Choice Awards de 2004. Embora não tenha recebido esse prêmio, ganhou 📉 com a Infinity Ward sendo considerada "Estúdio Novato do Ano". Chuck Russom também recebeu o prêmio "excelência em win casa de apostas áudio" 📉 por seu trabalho no jogo.[15]

A IGN classificou o jogo em win casa de apostas 9.3/10, com o revisor Dan Adams dizendo "Você precisa 📉 amar um jogo que o cola no seu lugar e o mantém interessado... Um software emocionante que os fãs de 📉 ação devem agarrar e amar ferozmente." Sua única crítica negativa foi a curta duração da campanha do jogo, da qual 📉 muitos revisores apontaram.[16]

A versão N-Gage do jogo recebeu "Críticas mistas ou médias" no site Metacritic.[17]

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