Nova Iorque (também referida como Nova York), oficialmente Cidade de Nova Iorque (em inglês: New York City),[6] é a cidade 🧾 mais populosa do estado de Nova Iorque e dos Estados Unidos.
[5] Sua região metropolitana é uma das áreas metropolitanas mais 🧾 populosas do mundo[7][8][9] e é também a terceira cidade mais populosa da América, atrás de São Paulo e Cidade do 🧾 México.
A cidade exerce um impacto significativo sobre o comércio, finanças, mídia, arte, moda, pesquisa, tecnologia, educação e entretenimento de todo 🧾 o planeta.
Nova Iorque abriga a sede da Organização das Nações Unidas (ONU),[10] sendo um importante centro para assuntos internacionais e 🧾 amplamente considerada como a capital cultural do mundo.
[11][12][13][14] Localizada em um dos maiores portos naturais do mundo,[15] a cidade é 🧾 composta por cinco boroughs: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island.
[16] Com uma população superior a 8,8 milhões de habitantes,[5] 🧾 distribuídos numa área de terra de apenas 778 km²,[4] Nova Iorque é a grande cidade mais densamente povoada dos Estados 🧾 Unidos e a segunda localidade mais densamente povoada do estado de Nova Iorque.
Com cerca de 800 idiomas diferentes falados em 🧾 seu território, Nova Iorque é a cidade com a maior diversidade linguística do mundo.
[17] A população da Região Metropolitana de 🧾 Nova Iorque é a maior dos Estados Unidos, estimada em cerca de 18,9 milhões de pessoas distribuídas em cerca de 🧾 17 400 km².[18][19]
Nova Iorque tem suas raízes na windobet - bullsbet fundação em 1624 como um posto de comércio por colonos neerlandeses, 🧾 sendo nomeada Nova Amsterdã, em 1626.
[20] A cidade e seus arredores foram tomadas pelo Reino da Inglaterra em 1664,[20] passando 🧾 a fazer parte do Império Britânico, e sendo seu nome alterado para Nova Iorque, depois que o Rei Carlos II 🧾 da Inglaterra concedeu as terras para seu irmão, o então Duque de Iorque (futuro Rei Jaime II da Inglaterra).
[22][23] Nova 🧾 Iorque serviu como a capital dos Estados Unidos de 1785 até 1790,[24] sendo a maior cidade do país desde 1790.
[25] 🧾 A Estátua da Liberdade recebeu milhões de imigrantes que vieram para a América de navio no final do século XIX 🧾 e início do século XX.
[26] A cidade é geralmente considerada um dos mais importantes centros da diplomacia mundial.
[27] Juntamente com 🧾 Genebra (CICV e sede europeia da ONU), Basileia (Banco de Assentamentos Internacionais) e Estrasburgo (Conselho da Europa), Nova Iorque é 🧾 uma das poucas cidades do mundo que serve de sede a uma das mais importantes organizações internacionais, sem ser a 🧾 capital de um país.[28]
Muitos distritos e pontos turísticos de Nova Iorque se tornaram bem conhecidos graças aos seus quase 50 🧾 milhões de visitantes anuais.
[19] A Times Square, batizada de "a encruzilhada do mundo",[29] é a região iluminada onde se concentram 🧾 os famosos teatros da Broadway,[30] sendo um dos cruzamentos de pedestres mais movimentados do mundo[31] e um importante centro da 🧾 indústria do entretenimento mundial.
[32] A cidade abriga algumas das pontes, arranha-céus e parques de maior renome no mundo.
O distrito financeiro 🧾 de Nova Iorque, ancorado por Wall Street em Lower Manhattan, atua como um dos maiores centros financeiros do mundo,[33] e 🧾 é o lar da Bolsa de Valores de Nova Iorque, a maior bolsa de valores do planeta pelo total de 🧾 capitalização de mercado de suas empresas listadas.
[34] O mercado imobiliário de Manhattan está entre os mais valorizados e caros do 🧾 mundo.
[35] A Chinatown, Manhattan de Manhattan incorpora a maior concentração de chineses do Ocidente.
[36] Ao contrário da maioria dos sistemas 🧾 de metrô do mundo, o Metropolitano de Nova Iorque é projetado para fornecer o serviço 24 horas por dia, 7 🧾 dias por semana.
[37] Inúmeros colégios e universidades estão localizados na cidade, incluindo a Universidade de Colúmbia, a Universidade de Nova 🧾 Iorque e a Universidade Rockefeller, que estão classificadas entre as cem melhores do mundo.[38]
Em 1664, a cidade foi denominada em 🧾 honra do Duque de York, que viria a se tornar o rei Jaime II da Inglaterra.
O irmão mais velho de 🧾 Jaime, o rei Carlos II, indicara o Duque de York como proprietário do antigo território dos Novos Países Baixos, incluindo 🧾 a cidade de Nova Amsterdam, que a Inglaterra havia recentemente tomado aos Países Baixos.
Primeiros povos e colonização europeia [ editar 🧾 | editar código-fonte ]
Peter Minuit, creditado como responsável pela compra da ilha de Manhattan em 1626
A região era habitada por 🧾 nativos norte-americanos das tribos lenapes no momento da windobet - bullsbet descoberta europeia, em 1524,[40] por Giovanni da Verrazano, um explorador florentino 🧾 a serviço da coroa francesa, que chamou de "Nouvelle Angoulême" (Nova Angoulême).
O assentamento europeu começou com a fundação de uma 🧾 colônia holandesa de comércio de peles, que mais tarde seria chamada "Nieuw Amsterdam" (Nova Amsterdã), na ponta sul de Manhattan 🧾 em 1614.
O diretor-geral colonial holandês Peter Minuit comprou a ilha de Manhattan dos lenapes em 1626 pelo valor de 60 🧾 florins,[42] (cerca de mil dólares em 2006);[43] uma outra lenda diz que Manhattan foi comprada por 24 dólares no valor 🧾 de contas de vidro.[44][45]
Os primeiros moradores de Nova Iorque foram 23 judeus de origem portuguesa que chegaram em 7 de 🧾 setembro de 1654 na Nova Amsterdã, um entreposto da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, fugindo da Inquisição no Recife.
[46] Das 🧾 16 naus que partiram às pressas do Recife, uma foi saqueada na Jamaica e 23 judeus viajaram até a ilha 🧾 de Manhattan, sem bens, onde estabeleceram residência e trabalharam no comércio.
Em 1664, a cidade foi entregue para os ingleses e 🧾 rebatizada para "New York" (Nova Iorque) pelo Duque de York e Albany.
No final da Guerra Anglo-Holandesa, os holandeses ganharam o 🧾 controle da ilha de Run (então um ativo muito mais valioso) em troca do controle inglês sob Nova Amsterdã (Nova 🧾 Iorque), na América do Norte.
Várias guerras intertribais entre os nativos americanos e algumas epidemias ocasionadas pela chegada dos europeus provocaram 🧾 perdas consideráveis para a população lenape entre os anos de 1660 e 1670.
[48] Em 1700, a população lenape tinha diminuído 🧾 para apenas 200 membros.
[49] Em 1702, a cidade perdeu 10% de windobet - bullsbet população para a febre amarela.
[50] Nova Iorque sofreu 🧾 nada menos que sete importantes epidemias de febre amarela no período ente 1702 e 1800.[51]
Nova Iorque cresceu em importância como 🧾 porto comercial enquanto esteve sob o domínio britânico.
A cidade sediou o influente julgamento de John Peter Zenger em 1735, ajudando 🧾 a estabelecer a liberdade de imprensa na América do Norte.
Em 1754, a Universidade de Colúmbia foi fundada em navios fretados 🧾 por Jorge II da Grã-Bretanha como Faculdade do Rei em Lower Manhattan.
O Stamp Act Congress se reuniu em Nova Iorque 🧾 em outubro de 1765, assim como os Filhos da Liberdade se organizaram na cidade, escaramuçando durante os dez anos seguintes 🧾 com as tropas britânicas estacionadas no país.
Durante a Revolução Americana, a Batalha de Long Island, considerada a maior batalha ocorrida 🧾 nessa guerra, foi travada em agosto 1776 inteiramente em terras atualmente ocupadas pelo borough do Brooklyn.
[54] Após a batalha, em 🧾 que os estadunidenses foram derrotados, deixando subsequentes batalhas menores seguirem o mesmo rumo, a cidade tornou-se a base militar e 🧾 política britânica de suas operações na América do Norte.
A cidade foi um refúgio para lealistas até o fim da guerra 🧾 em 1783.
A única tentativa de uma solução pacífica para a guerra aconteceu no Casa de Conferência em Staten Island entre 🧾 os delegados estadunidenses, incluindo Benjamin Franklin, e o general britânico Lord Howe, em 11 de setembro de 1776.
Logo após o 🧾 início da ocupação britânica, ocorreu o Grande Incêndio de Nova Iorque, uma conflagração de grande porte que destruiu cerca de 🧾 um quarto dos edifícios na cidade, incluindo a Igreja da Trindade.
A montagem do Congresso da Confederação fez de Nova Iorque 🧾 a capital do país em 1785, logo após a guerra.
Nova Iorque foi a última capital dos Estados Unidos sob os 🧾 Artigos da Confederação e a primeira capital sob a Constituição dos Estados Unidos.
Em 1789, o primeiro presidente dos Estados Unidos, 🧾 George Washington, foi empossado; o primeiro Congresso dos Estados Unidos e a Suprema Corte dos Estados Unidos foram montados pela 🧾 primeira vez e a Carta dos Direitos dos Estados Unidos foi elaborada, tudo no Federal Hall, em Wall Street.[56]
Pintura de 🧾 Manhattan em 1873
No século XIX, a cidade foi transformada pela imigração e pelo desenvolvimento.
Uma proposta visionária de desenvolvimento, o Plano 🧾 dos Comissários de 1811, expandiu a "grade de ruas" por toda Manhattan e a abertura do Canal de Erie em 🧾 1819, ligando o Atlântico aos vastos mercados agrícolas do interior norte-americano.
A política local caiu sob o domínio do Tammany Hall, 🧾 uma máquina política apoiada por imigrantes irlandeses.
A Grande Fome Irlandesa trouxe um grande influxo de imigrantes irlandeses e, em 1860, 🧾 um em cada quatro nova-iorquinos – mais de 200 mil pessoas - havia nascido na Irlanda.[60]
Várias proeminentes figuras literárias estadunidenses 🧾 viveram em Nova Iorque durante os anos 1830 e 1840, incluindo William Cullen Bryant, Washington Irving, Herman Melville, Rufus Wilmot 🧾 Griswold, John Keese, Nathaniel Parker Willis e Edgar Allan Poe.
Membros da velha aristocracia comerciante fizeram lobby para a criação do 🧾 Central Park, que se tornou o primeiro parque ajardinado numa cidade estadunidense em 1857.
Uma significante população negra livre também existia 🧾 em Manhattan e no Brooklyn.
Escravos existiam em Nova Iorque em 1827, mas durante os anos 1830, Nova Iorque tornou-se um 🧾 centro do ativismo abolicionista interracial no Norte.
A população negra de Nova Iorque era de mais de 16 mil pessoas em 🧾 1840.
[61] A população não branca de Nova Iorque era de 36 620 pessoas em 1890.
A revolta durante o recrutamento militar 🧾 durante a Guerra Civil Americana (1861-1865) levou aos motins de 1863, um dos piores incidentes de distúrbios civis na história 🧾 americana.
Em 1898, a cidade de Nova Iorque obteve windobet - bullsbet atual formação, com a consolidação do Brooklyn que, até então, era 🧾 uma cidade separada, juntamente com o Condado de Nova Iorque, que na época incluía partes do Bronx, o Condado de 🧾 Richmond e a parte ocidental da condado de Queens.[64]
Séculos XX e XXI [ editar | editar código-fonte ]
A abertura do 🧾 metrô, em 1904, ajudou a conectar toda a cidade.
Na primeira metade do século XX, a cidade se tornou um centro 🧾 mundial para a indústria, comunicação e comércio.
No entanto, este desenvolvimento não veio sem um preço.
Em 1904, o navio a vapor 🧾 General Slocum pegou fogo no rio East, matando 1021 pessoas a bordo.[65]
Em 1911, o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, 🧾 o pior desastre industrial da cidade até os ataques de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center, tirou 🧾 a vida de 146 trabalhadores e estimulou o crescimento da União Internacional das Damas Trabalhadoras de Vestuário e grandes melhorias 🧾 nos padrões de segurança das fábricas.[66]
Um trabalhador da construção civil em cima do Empire State Building, durante a windobet - bullsbet construção 🧾 em 1930, com o Edifício Chrysler ao fundo
Na década de 1920, a cidade era um destino privilegiado para afro-americanos durante 🧾 a Grande Migração do sul estadunidense.
Em 1916, Nova Iorque era o lar da maior população urbana da diáspora africana na 🧾 América do Norte.
O renascimento de Harlem floresceu durante a era da Lei Seca, coincidente com uma maior boom econômico que 🧾 viu o horizonte se desenvolver com a construção de arranha-céus.[67]
Nova Iorque se tornou a área urbanizada mais populosa do mundo 🧾 em 1920, ultrapassando Londres, e windobet - bullsbet região metropolitana ultrapassou a marca de dez milhões em 1930, tornando-se a primeira megacidade 🧾 da história humana.
[68] Os anos difíceis da Grande Depressão viram a eleição do reformista Fiorello La Guardia como prefeito e 🧾 a queda do Tammany Hall, após 80 anos de domínio político.
O retorno de veteranos da Segunda Guerra Mundial criou um 🧾 boom económico pós-guerra e o desenvolvimento de novos bairros no leste do Queens.
Nova Iorque saiu da guerra incólume como a 🧾 principal cidade do mundo, com Wall Street liderou o lugar dos Estados Unidos como a potência econômica dominante do mundo.
A 🧾 sede da Organização das Nações Unidas (ONU) (concluída em 1950) enfatizou a influência política de Nova Iorque e a ascensão 🧾 do expressionismo abstrato na cidade precipitou deslocamento de Nova Iorque como o centro do mundial da arte, deixando Paris em 🧾 segundo plano.[70]
Na década de 1960, a cidade começou a sofrer de problemas econômicos e com índices de criminalidade em ascensão.
Embora 🧾 o ressurgimento da indústria financeira tenha melhorado muito a saúde econômica da cidade na década de 1980, a taxa de 🧾 crimes de Nova Iorque continuou a subir fortemente até o início da década de 1990.[71]
Nos anos 1990, os índices de 🧾 criminalidade começaram a cair dramaticamente devido ao aumento da presença policial e da gentrificação e muitas novas ondas de imigrantes 🧾 chegaram da Ásia e da América Latina.
Importantes setores novos, como o Silicon Alley, surgiram na economia da cidade e a 🧾 população de Nova Iorque alcançou o seu maior número da história no censo de 2000.
A cidade foi um dos locais 🧾 atingidos durante os ataques de 11 de setembro de 2001, quando cerca de três mil pessoas morreram na destruição do 🧾 World Trade Center.[72]
No lugar das torres destruídas, em 3 de novembro de 2014 foi inaugurado o novo One World Trade 🧾 Center que com o World Trade Center Memorial Museum (inaugurado em setembro de 2012); outras três novas torres de escritórios 🧾 e um centro de transporte modernizarão a Lower Manhattan e modificarão o skyline de Nova Iorque.[73]
Imagem de satélite de Nova 🧾 Iorque.
Mais de dez milhões de pessoas vivem na área mostrada na fotografia.
A cidade de Nova Iorque está localizada no extremo 🧾 sul do estado de Nova Iorque, no nordeste dos Estados Unidos, aproximadamente a meio caminho entre Washington, D.C.e Boston.
A maior 🧾 parte de Nova Iorque localiza-se em um conjunto de ilhas na foz do Rio Hudson, ocupando toda a ilha de 🧾 Manhattan, bem como o oeste de Long Island.
Apenas o distrito de Bronx está localizado no continente, tornando a terra escassa 🧾 e incentivando uma elevada densidade populacional.
O Rio Hudson, que desemboca em um porto natural protegido e, em seguida, no Oceano 🧾 Atlântico, ajudou a cidade a crescer como um importante centro comercial.[74]
O Rio Hudson flui através do Hudson Valley em direção 🧾 à Baía de Nova Iorque.
Entre a cidade de Nova Iorque e Troy, o rio é um estuário.
[75] O Hudson separa 🧾 a cidade de Nova Iorque de Nova Jérsei.
O Rio East - um estreito da maré - flui do estuário de 🧾 Long Island e separa o Bronx e Manhattan de Long Island.
O Rio Harlem, outro estreito da maré entre os rios 🧾 East e Hudson, separa Manhattan do Bronx.
O Rio Bronx, que flui através do Bronx e do Condado de Westchester, é 🧾 o único rio inteiramente de água doce na cidade de Nova Iorque.[76]
O formato do terreno foi alterado por diversas vezes, 🧾 sendo que Nova Iorque, desde os tempos em que era colônia Holandesa, expandiu-se diversas vezes em direção ao oceano.
O mesmo 🧾 pode-se dizer das condições do terreno da cidade - anteriormente bastante acidentada, Manhattan, atualmente, é plana; efeitos da intervenção humana 🧾 na natureza.
Essa recuperação de terra é mais proeminente em Lower Manhattan, com incrementos como Battery Park City, nos anos 1970 🧾 e 1980.
De acordo com o Departamento do Censo dos Estados Unidos, a cidade tem uma área de 1 223,6 km², 🧾 dos quais 778,2 km² estão cobertos por terra e 445,4 km² (36,4%) por água.
[4] O ponto mais alto da cidade 🧾 é Todt Hill em Staten Island, que a 124,9 m acima do nível do mar é o ponto mais alto 🧾 do litoral leste ao sul de Maine.
O pico da serra é coberto, em grande parte, por matas que fazem parte 🧾 da Staten Island Greenbelt.
A Região Metropolitana de Nova Iorque possui mais de 20,1 milhões de habitantes, e inclui 26 condados 🧾 nos estados de Connecticut, Nova Iorque e Nova Jérsei (mais os cinco que constituem a cidade, elevando o número total 🧾 de condados para 31), abrangendo, dessa forma, uma grande zona da costa leste dos Estados Unidos.
[80] A área urbanizada da 🧾 região metropolitana de Nova Iorque é a maior em extensão territorial do mundo, possuindo aproximadamente 8,7 mil km² de área, 🧾 a mais populosa dos Estados Unidos, e a segunda mais populosa do mundo (superada apenas pela de Tóquio, Japão).[80]
A Área 🧾 de Recreação Nacional de Gateway contém mais de 10 521,83 ha no total, a maior parte dela cercada pela cidade 🧾 de Nova Iorque, incluindo o Refúgio Selvagem da Jamaica Bay.
[82] O Monumento Nacional da Estátua da Liberdade e o Museu 🧾 da Imigração de Ellis Island são administrados pelo Serviço Nacional de Parques e estão localizados nos estados de Nova Iorque 🧾 e Nova Jersey.
Eles estão reunidos no porto pelo Monumento Nacional de Governors Island, em Nova Iorque.
Locais históricos sob administração federal 🧾 na ilha de Manhattan incluem o Monumento Nacional Castle Clinton; o Monumento Nacional Federal Hall; o local de nascimento de 🧾 Theodore Roosevelt; o Monumento Nacional General Grant ("Tumba de Grant"); Monumento Nacional do Cemitério Africano; e o Monumento Nacional Hamilton 🧾 Grange.
Centenas de propriedades privadas estão listadas no Registro Nacional de Lugares Históricos ou como Marco Histórico Nacional, como, por exemplo, 🧾 o Stonewall Inn, parte do Monumento Nacional de Stonewall em Greenwich Village, como o catalisador do moderno movimento pelos direitos 🧾 LGBT.[83][84]
Há sete parques estaduais dentro dos limites da cidade de Nova Iorque, incluindo o Parque Estadual de Clay Pit Ponds, 🧾 uma área natural que inclui extensas trilhas de equitação, e o Parque Estadual Riverbank, uma instalação de 110 mil m² 🧾 que se eleva a 21 m acima do nível do rio Hudson.[85]
A cidade de Nova Iorque tem mais de 110 🧾 km² de parques municipais e 23 km de praias públicas.
[86] O maior parque municipal da cidade é o Pelham Bay 🧾 Park, no Bronx, com 1 122 ha.[87][88]
Sob a classificação climática de Köppen, usando a isoterma de 0 °C, a cidade 🧾 de Nova Iorque apresenta um clima subtropical úmido (Cfa) em Manhattan e é, portanto, a principal cidade mais setentrional do 🧾 continente norte-americano com essa categorização.
[98][99] Os subúrbios ao norte e oeste imediatos encontram-se na zona de transição entre climas subtropicais 🧾 úmidos e continentais úmidos de verão quente (Dfa), situação transicional (todavia mais seca) semelhante ao sul da Ucrânia, embora com 🧾 o uso da isoterma de −3 °C a transição esteja mais afastada, apenas em pequenas partes da região metropolitana menos 🧾 densamente povoadas.
No entanto, usando o primeiro critério, mais comum nos Estados Unidos e baseando na série histórica do Aeroporto Internacional 🧾 John F.
Kennedy, a mais de 20 km a sudeste do centro financeiro, o clima pode ser considerado continental úmido (Dfa) 🧾 pela temperatura média do primeiro mês do ano, ou seja o mais frio, ser −1,5 °C.
[98][99][100] Há também 58% de 🧾 possíveis dias de sol por ano, o que dá um total de 2 400 a 2 800 horas de sol 🧾 por ano.
[101] As horas de sol estão um pouco abaixo para o valor médio do país, ainda assim muito mais 🧾 ensolarada que a Europa não mediterrânica, com raras exceções à sudeste.
[102] A cidade encontra-se na zona de robustez de plantas 🧾 do USDA como 7b, na mesma zona que Berlim.[103][104]
Avenida C em Manhattan alagada após a chuva forte causada pelo furacão 🧾 Sandy em 29 de outubro de 2012Nevasca no Bronx.
É comum estes eventos no inverno se acumularem no solo, contudo não 🧾 permanecem durante toda a estação, apenas algumas vezes depois dos Nor'easter geralmente
Pela windobet - bullsbet localização e condições físico-geográficas a cidade possui 🧾 as quatro estações do ano claramente definidas.
Os invernos são frios (embora médios para os padrões americanos) e úmidos com avanço 🧾 frequente da massa de ar polar seca do interior ou mais úmidas vindo do Canadá Atlântico.
[105] Os invernos são mais 🧾 rigorosos do que em cidades europeias costeiras de quase a mesma latitude ou maiores como Nápoles e Porto ou até 🧾 interioranas, como Madri, em parte explicados pelo ventos frios do oeste e a continentalidade obter maiores influências que a maritimidade 🧾 à leste das grandes massas terrestres.
Eventualmente tempestades de neve podem paralisar completamente a cidade, com mais de 30 centímetros de 🧾 neve.[106]
Padrões de vento predominantes e amenizadores que sopram do mar, as chamadas brisas marítimas, bem como os efeitos moderadores do 🧾 Oceano Atlântico (apesar de ser uma moderação secundária frente a influência marítima na Europa Ocidental), juntamente com a proteção parcial 🧾 do ar mais frio pelos Apalaches mantêm a cidade mais quente no inverno do que as cidades do interior dos 🧾 Estados Unidos, em latitudes semelhantes ou menores, como Pittsburgh, Cincinnati e Indianápolis, definitivamente continentais.
A temperatura média diária em janeiro, mês 🧾 mais frio da área, é de 0,3 °C, alguns décimos acima do ponto de congelamento, por isto ser considerado subtropical;[104] 🧾 as temperaturas geralmente caem para −12 °C várias vezes por inverno,[107] e chegar a 16 °C por vários dias no 🧾 mês mais frio do inverno.
A primavera e o outono são imprevisíveis e podem variar de frio a quente, embora sejam 🧾 geralmente suaves com baixa umidade.
Portanto, o tempo em Nova Iorque é instável, podendo ocorrer baixas temperaturas e tempestades de neve 🧾 perto do fim da primavera ou logo no início do outono.
[106] Os verões são tipicamente mornos a quentes, úmidos e 🧾 ensolarados, com o predomínio de massas de ar que passam acima do Atlântico subtropical ao sul ou do Golfo do 🧾 México.
[105] A temperatura média diária é de 24,7 °C em julho.[108]
As condições noturnas são frequentemente calorosas pelo fenômeno das ilhas 🧾 de calor urbanas, enquanto as temperaturas diurnas excedem 32 °C em média de 17 dias a cada verão e em 🧾 alguns anos excedem 38 °C.
Temperaturas extremas variaram de −26 °C, registradas em 9 de fevereiro de 1934, até 41 °C 🧾 em 9 de julho de 1936,[104] sendo que na história recente foi registrado 40 °C em 22 de julho de 🧾 2011 no Central Park.
[109] A temperatura média da água do Oceano Atlântico nas proximidades varia de 4,3 °C em fevereiro 🧾 a 23,4 °C em agosto, conforme o deslocamento das correntes oceânicas, como a corrente do Labrador no inverno trazendo águas 🧾 frescas do Atlântico Norte, bem como o tempo nublado.[110][111][112]A cidade recebe 1.
270 mm de precipitação anual, que é relativamente distribuída 🧾 ao longo do ano.
A queda média de neve no inverno entre 1981 e 2010 foi de 66 cm; isso varia 🧾 consideravelmente de ano para ano.
O maior acúmulo de neve de única tempestade desde 1869, ocorreu em 22 de janeiro de 🧾 2016, com um total de 68 cm, próximo do valor total da temporada.
[113] Uma das nevascas mais pesadas e gravíssimas 🧾 foi a Grande Nevasca de 1888 com uma profundidade de neve de aproximadamente 51 cm e cerca de cem mortos 🧾 somente em Nova Iorque.
A altura de neve recorde anterior desde o início dos registros meteorológicos foi medida em 68 cm 🧾 em fevereiro de 2006.[114]
Furacões e tempestades tropicais são raros na área de Nova Iorque, as regiões do Brooklyn e Queens, 🧾 bairros ao nível do mar correm maiores riscos.
[115][116] O furacão Sandy trouxe uma tempestade destrutiva na noite de 29 de 🧾 outubro de 2012, inundando numerosas ruas, túneis e linhas de metrô na parte baixa de Manhattan e outras áreas da 🧾 cidade e cortando eletricidade em muitas partes do condado e seus subúrbios.
[117] Na cidade, segundo o prefeito ao todo houve 🧾 18 mortos.
Sandy, como denominado chegou a categoria de supertempestade.
[117] As explicações para o ciclone de tal porte foi pela Oscilação 🧾 multidecanal do Atlântico (AMO), um ciclo de aquecimento e arrefecimento a cada 70 anos, o que também explica outras tempestades 🧾 e mudanças climáticas durante um século na região.
[118] A tempestade e seus impactos profundos provocaram a discussão da construção de 🧾 paredões e outras barreiras costeiras ao redor das margens da cidade e da área metropolitana para minimizar o risco de 🧾 conseqüências destrutivas de outro evento desse tipo no futuro.[119][120]
Desde 1900, o crescimento populacional médio, a cada dez anos, é de 🧾 8,8%.
Segundo o censo nacional de 2020,[5] a windobet - bullsbet população é de 8 804 190 habitantes e windobet - bullsbet densidade populacional é 🧾 de 11 314,0 hab/km².
Seu crescimento populacional na última década foi de 7,7%, acima do crescimento estadual de 4,2%.
É a cidade 🧾 mais populosa do estado e também a mais populosa do país.
Possui 3 618 635 residências que resulta em uma densidade 🧾 de 4 650,2 residências/km² e um aumento de 7,3% em relação ao censo anterior.
Deste total, 6,9% das unidades habitacionais estão 🧾 desocupadas.
A média de ocupação é de 2,6 pessoas por residência.
No Censo dos Estados Unidos de 2010, a população da cidade 🧾 era de 8 175 133 habitantes.
[5][127] Isso equivale a cerca de 40% da população do estado de Nova Iorque e 🧾 uma porcentagem semelhante da população metropolitana regional.
Em 2006, os demógrafos estimavam que a população de Nova Iorque atingiria entre 9,2 🧾 e 9,5 milhões de habitantes em 2030.[128]
Dois pontos demográficos da cidade são a densidade demográfica e a diversidade étnica.
Em 2010, 🧾 a cidade tinha uma densidade populacional de 27 532 pessoas por quilômetro quadrado, tornando-a a mais densamente povoada entre todas 🧾 as cidades com mais de cem mil habitantes nos Estados Unidos, no entanto, várias pequenas cidades adjacentes do Condado de 🧾 Hudson, em Nova Jersey, são realmente mais densas em geral, conforme o Censo de 2000.
[129] Em contrapartida, Condado de Nova 🧾 Iorque, que corresponde à área de Manhattan, tem uma densidade demográfica de 66 940 pessoas por quilômetro quadrado,[130] o que 🧾 o torna mais densamente povoado do que qualquer condado nos Estados Unidos e do que qualquer cidade estadunidense individual.[131]
Nova Iorque 🧾 tem um alto grau de desigualdade de renda.
Em 2005, a renda familiar média entre os ricos era de 188 697 🧾 dólares, enquanto nos mais pobres era de 9 320 dólares.
[132] A disparidade é impulsionado pelo crescimento dos salários em faixas 🧾 de renda alta, enquanto os salários estagnaram para médio e suportes de baixa renda.
Em 2006, o salário médio semanal em 🧾 Manhattan era 1 453 dólares, o crescimento mais alto e mais rápido entre os maiores municípios, nos Estados Unidos.
[133] O 🧾 município também está experimentando um baby boom que é único entre as cidades estadunidenses.
Desde 2000, o número de crianças menores 🧾 de 5 anos de idade que vivem em Manhattan cresceu mais de 32%.[134]
Composição étnica e imigrantes [ editar | editar 🧾 código-fonte ]
Mapa da distribuição racial em Nova Iorque, Censo de 2010.
Cada ponto representa 25 pessoas: brancos , negros , asiáticos 🧾 , hispânicos ou outros (amarelo)
A população da cidade em 2010 era composta por 33% de brancos (não hispânicos), 23% de 🧾 negros (não hispânicos) e 13% de asiáticos.
Hispânicos de qualquer raça representavam 29% da população, enquanto os asiáticos constituíram o segmento 🧾 que mais cresce na população da cidade entre 2000 e 2010, a população branca não hispânica caiu 3 por cento, 🧾 a menor queda registrada em décadas e pela primeira vez desde a Guerra Civil Americana, o número de negros caiu 🧾 mais por de uma década.[127]
A população de Nova Iorque é excepcionalmente diversa.
[135] Ao longo de windobet - bullsbet história, a cidade tem 🧾 sido um ponto importante de entrada de imigrantes; mais de 12 milhões de imigrantes europeus passaram por Ellis Island entre 🧾 1892 e 1924.
[136] O termo "caldeirão" foi cunhado para descrever bairros de imigrantes densamente povoados no Lower East Side.
Em 1900, 🧾 os alemães constituíram o maior grupo de imigrantes, seguidos pelos irlandeses, judeus e italianos.[137]
Aproximadamente 36% da população da cidade é 🧾 formada por estrangeiros.
[138] Entre as cidades estadunidenses, esta proporção é maior apenas em Los Angeles e Miami.
[139] Enquanto as comunidades 🧾 de imigrantes nas cidades são dominadas por poucas nacionalidades, em Nova Iorque nenhum país ou região de origem é dominante.
As 🧾 dez maiores fontes de indivíduos nascidos em outros países na área metropolitana são a República Dominicana, China, Jamaica, México, Índia, 🧾 Equador, Itália, Haiti, Colômbia e Guiana.
[140] A região de Nova Iorque continua a ser a líder metropolitana na entrada de 🧾 imigrantes legais admitidos nos Estados Unidos.[141]
A Região Metropolitana de Nova Iorque é o lar da maior comunidade judaica fora de 🧾 Israel.
[142] É também o lar de quase um quarto dos norte-americanos indianos e 15% de todos os americanos coreanos;[143][144] a 🧾 maior comunidade de afro-americano de qualquer cidade do país; e 6 chinatowns na própria cidade,[145] que compreendiam, em 2008, uma 🧾 população de 659 596 chineses ultramarinos,[146] a maior comunidade fora da Ásia.
Nova Iorque, sozinha, de acordo com o Censo de 🧾 2010, agora se tornou o lar de mais de um milhão de americanos de origem asiática, maior do que o 🧾 total combinado das cidades de São Francisco e Los Angeles, Califórnia.[147]
Nova Iorque contém a maior população asiática total do que 🧾 a de qualquer outra cidade dos Estados Unidos.
[148] 6,0% da população da cidade é de etnia chinesa, com cerca de 🧾 40% deles vivendo apenas no bairro do Queens.
Coreanos compõem 1,2% da população nova-iorquina e os japoneses 0,3% do total.
Os filipinos 🧾 são o maior grupo étnico do sudeste asiático, com 0,8%, seguido por vietnamitas, que representam apenas 0,2% da população de 🧾 Nova Iorque.
Os indianos são o maior grupo do Sul da Ásia, compreendendo 2,4% da população da cidade, e os bengaleses 🧾 e paquistaneses contam com 0,7% e 0,5%, respectivamente.[149]
Há também substanciais populações de porto-riquenhos e dominicanos.
Outro grupo étnico significativo é o 🧾 dos italianos, que emigraram para a cidade em grande número no início do século XX, principalmente a partir da Sicília 🧾 e de outras partes do sul da Itália.
Os irlandeses também têm uma presença marcante, uma em cada 50 nova-iorquinos de 🧾 origem europeia carrega uma assinatura genética distinta em seu cromossomo Y herdado do clã de Niall dos nove reféns, um 🧾 rei irlandês do século V d.C.
[150] ou de um dos clãs relacionados de Briúin Uí Uí e Fiachrach.[151]
O Stonewall Inn, 🧾 palco da Rebelião de Stonewall, durante a Parada do Orgulho LGBT de Nova Iorque
A área metropolitana da cidade é o 🧾 lar de uma comunidade de homossexuais e bissexuais estimada em 568 903 pessoas, a maior dos Estados Unidos.
[152] Casamentos homossexuais 🧾 foram legalizados no estado de Nova Iorque em 24 de junho de 2011 e foram autorizados a serem colocados em 🧾 prática 30 dias depois.
[153] Charles Kaiser, autor de The Gay Metropolis: The Landmark History of Gay Life in America, escreveu 🧾 que no período após a Segunda Guerra Mundial, "a cidade de Nova Iorque tornou-se a metrópole gay literal para centenas 🧾 de milhares de imigrantes de dentro e fora dos Estados Unidos: o lugar que eles escolheram para aprender a viver 🧾 abertamente, honestamente e sem vergonha".
A marcha anual do orgulho LGBT de Nova Iorque atravessa a Quinta Avenida e termina no 🧾 Greenwich Village, em Lower Manhattan; o desfile rivaliza com a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, no Brasil, como 🧾 a maior parada LGBT do mundo, atraindo dezenas de milhares de participantes e milhões de espectadores todos os anos em 🧾 junho.[155][156]
A cidade de Nova Iorque abriga a maior população de transgêneros do mundo, estimada em mais de 50 mil em 🧾 2018, concentrada em Manhattan e no Queens.
[157] No entanto, até a Rebelião de Stonewall em junho de 1969, esta comunidade 🧾 se sentiu marginalizada e negligenciada pela comunidade gay.[158]
O cristianismo (59%) - composto por catolicismo romano (33%), protestantismo (23%) e outros 🧾 cristãos (3%) - é a religião mais prevalecente em Nova Iorque, de acordo com dados de 2014.
[159] Ele é seguido 🧾 pelo judaísmo, com aproximadamente 1,1 milhão de adeptos,[142][160] dos quais mais da metade dos quais vivem no Brooklyn.
[161] A população 🧾 judaica representa 18,4% da população da cidade.
[162] O Islã ocupa o terceiro lugar na cidade, com estimativas que variam entre 🧾 600 mil a 1 milhão de seguidores, incluindo 10% das crianças de escolas públicas da cidade.
[163] Estes três grupos religiosos 🧾 maiores são seguidos pelo hinduísmo, pelo budismo e por uma variedade de outras religiões, além do ateísmo e do agnosticismo.
Em 🧾 2014, 24% dos nova-iorquinos se identificaram como alguém sem afiliação religiosa.
[159]Viatura do NYPD
Desde 2005 a cidade tem a menor taxa 🧾 de criminalidade entre as 25 maiores cidades dos Estados Unidos, tendo se tornado significativamente mais segura depois de um pico 🧾 de criminalidade nos anos 1980 e início dos anos 1990, a partir da epidemia de crack que afetou vários bairros.
[164] 🧾 Em 2002, a cidade de Nova Iorque tinha uma taxa de criminalidade igual a da cidade de Provo, em Utah, 🧾 e ficou em 197º lugar em crime, entre as 216 cidades dos Estados Unidos com uma população superior a cem 🧾 mil habitantes.
Em Nova Iorque, os crimes violentos diminuíram mais de 75% entre 1993 e 2005 e continuou a diminuir durante 🧾 períodos em que a nação como um todo viu a criminalidade aumentar.[165]
Em 2005, a taxa de homicídios estava em seu 🧾 nível mais baixo desde 1966[166] e em 2007 a cidade registrou menos de 500 homicídios, pela primeira vez desde que 🧾 estatísticas criminais foram publicadas pela primeira vez em 1963.
[167] 95,1% de todas as vítimas de homicídio e 95,9% de todas 🧾 as vítimas de tiroteios em Nova Iorque são negros ou hispânicos.
E 90,2% dos detidos por homicídio e 96,7% dos detidos 🧾 por atirar em alguém são negros ou hispânicos.
[168] Sociólogos e criminologistas não chegaram a um consenso sobre o que explica 🧾 a redução drástica na taxa da criminalidade na cidade.
Alguns atribuem o fenômeno a novas táticas usadas pelo New York City 🧾 Police Department,[169] incluindo o uso de CompStat e a teoria das janelas quebradas.
[170] Outros citam o fim da epidemia de 🧾 crack e as alterações demográficas.
O crime organizado tem sido associado com a cidade de Nova Iorque, começando com os Quarenta 🧾 Ladrões e os Guardas Roach na antiga área de Five Points na década de 1820.
O século XX viu um aumento 🧾 da máfia dominada pelas Cinco Famílias, que ainda correspondem à maior e mais poderosa organização criminosa na cidade.
Gangues incluindo a 🧾 Black Spades também cresceu no final do século XX.
[173] Em 1850, a cidade de Nova Iorque registrou mais de 200 🧾 guerras de gangues, em grande parte por gangues de jovens.
[174] As gangues mais proeminente em Nova Iorque hoje são os 🧾 Bloods, Crips, Latin Kings e MS-13.[175]
Governo e política [ editar | editar código-fonte ]
Sede da prefeitura da cidade
Desde a windobet - bullsbet 🧾 consolidação em 1898, a cidade de Nova Iorque tem sido um município metropolitano com uma forma de governo prefeito-conselho de 🧾 governo "forte".
O governo de Nova Iorque é mais centralizado do que o da maioria das outras cidades dos Estados Unidos.
Em 🧾 Nova Iorque, o governo central é responsável pela educação pública, instituições correcionais, bibliotecas, segurança pública, lazer, saneamento, abastecimento de água 🧾 e serviços de bem-estar.
O prefeito e os vereadores são eleitos para mandatos de quatro anos.
O Conselho da Cidade de Nova 🧾 Iorque é um órgão unicameral composto de 51 membros do Conselho, cujos distritos são definidas por limites geográficos da população.[176]
O 🧾 prefeito atual é Eric Adams, membro do Partido Democrata.
Ele foi eleito na eleição municipal de 2022.
[177] O Partido Democrata detém 🧾 a maioria das repartições públicas.
Em novembro de 2008, 67% dos eleitores registrados na cidade eram democratas.[178]
Nova Iorque é a mais 🧾 importante fonte de arrecadação de fundos políticos nos Estados Unidos, sendo que quatro dos cinco principais códigos postais no país 🧾 para contribuições políticas estão em Manhattan.
O CEP superior, 10 021 no Upper East Side, gerou mais dinheiro para as campanhas 🧾 presidenciais de 2004 de George W.Bush e John Kerry.
[179] A cidade tem um forte desequilíbrio de pagamentos com os governos 🧾 nacionais e estaduais.
Nova Iorque recebe 83 centavos em serviços para cada 1 dólar que envia ao governo federal em impostos 🧾 (ou anualmente envia 11,4 bilhões dólares mais do que recebe de volta).
A cidade também envia um adicional de 11 bilhões 🧾 de dólares a cada ano para o estado de Nova Iorque do que recebe de volta.[180]
Nova Iorque possui dez cidades-irmãs 🧾 reconhecidas oficialmente:[181]
A cidade é composta por cinco distritos (boroughs), que também são condados do estado de Nova Iorque.[183]
A cidade de 🧾 Nova Iorque é um centro global de negócios e comércio, como serviços bancários e financeiros, varejo, comércio mundial, transportes, turismo, 🧾 imóveis, novas mídias, mídia tradicional, publicidade, serviços jurídicos, contabilidade, seguros, teatro, moda e artes; enquanto o Silicon Alley, metonímia para 🧾 o amplo setor de alta tecnologia de Nova Iorque, que continua a se expandir.
O Porto de Nova Iorque e Nova 🧾 Jersey também é um importante motor econômico, movimentando volume recorde de carga em 2017, mais de 6,7 milhões de TEUs.
[184] 🧾 A taxa de desemprego da cidade de Nova Iorque caiu para a windobet - bullsbet baixa recorde de 4,0% em setembro de 🧾 2018.[185]
Muitas corporações da Fortune 500 estão sediadas na cidade de Nova Iorque,[186] assim como um grande número de corporações multinacionais.
Um 🧾 em cada dez empregos no setor privado na cidade é com uma empresa estrangeira.
[187] Nova Iorque foi classificada em primeiro 🧾 lugar entre as cidades de todo o mundo em atração de capital, negócios e turistas.
[188][189] O papel da cidade como 🧾 o principal centro mundial do setor publicitário é metonimicamente refletido como na Madison Avenue.
[190] A indústria da moda da cidade 🧾 fornece aproximadamente 180 mil empregos com 11 bilhões de dólares em salários anuais.[191]
Outros setores importantes incluem pesquisa e tecnologia médica, 🧾 instituições sem fins lucrativos e universidades.
O chocolate é a principal exportação de alimentos especiais de Nova Iorque, com até 234 🧾 milhões de dólares em exportações a cada ano.
[192] Empreendedores estavam formando um "Distrito Chocolate" no Brooklyn a partir de 2014,[193] 🧾 enquanto a Godiva, um dos maiores chocolatiers do mundo, continua a ter windobet - bullsbet sede em Manhattan.[194]
O setor econômico mais importante 🧾 da cidade está em windobet - bullsbet função de sede da indústria financeira dos Estados Unidos, conhecida metonimicamente como Wall Street.
A indústria 🧾 de valores mobiliários da cidade, que gerou 163 400 empregos em agosto de 2013, continua a formar o maior segmento 🧾 do setor financeiro e um importante motor econômico local, respondendo em 2012 por 5% dos empregos no setor privado da 🧾 cidade, 8,5% (3,8 bilhões de dólares) de windobet - bullsbet receita tributária e 22% do total de salários da cidade, incluindo um 🧾 salário médio de 360 700 dólares.[198]
A região de Lower Manhattan abriga a sede da Bolsa de Valores de Nova Iorque, 🧾 em Wall Street, e a NASDAQ, na 165 Broadway, representando a maior e a segunda maior bolsas de valores do 🧾 mundo, respectivamente, quando avaliadas tanto pelo volume médio diário quanto pela média de negociação quanto por capitalização de mercado de 🧾 suas empresas listadas em 2013.
[199][200] As taxas bancárias de investimento em Wall Street totalizaram aproximadamente 40 bilhões de dólares em 🧾 2012,[201] enquanto em 2013, altos executivos do banco de Nova Iorque que gerenciam funções de risco e conformidade ganharam até 🧾 324 mil dólares por ano.
[202] No ano fiscal de 2013–14, a indústria de valores mobiliários de Wall Street gerou 19% 🧾 da receita tributária do estado de Nova Iorque.[203]
A cidade continua sendo o maior centro global de negociação em mercados de 🧾 capitais de empresas de capital aberto e títulos financeiros, impulsionado em parte pelo tamanho e pelo desenvolvimento financeiro da economia 🧾 dos Estados Unidos.
[204]:31–32[205] Nova Iorque também lidera na gestão de fundos hedge; private equity e no volume monetário de fusões 🧾 e aquisições.
Vários bancos de investimento e gerentes de investimentos sediados em Manhattan são participantes importantes de outros centros financeiros globais.
[204]:34–35 🧾 Nova Iorque também é o principal centro bancário comercial do país.[206]
Muitos dos maiores conglomerados de mídia do mundo também estão 🧾 baseados na cidade.
Manhattan continha mais de 46,5 milhões de metros quadrados de escritórios em 2018,[207] o que a torna o 🧾 maior mercado de escritórios nos Estados Unidos,[208] enquanto Midtown Manhattan, com 37,2 milhões de metros de quadrados em 2018,[207] é 🧾 o maior distrito central de negócios do mundo.[209]
Tecnologia e biotecnologia [ editar | editar código-fonte ]
O Silicon Alley, centrado em 🧾 Manhattan, é um termo usado para se referir a esfera que engloba as indústrias de alta tecnologia da região metropolitana 🧾 de Nova Iorque,[211] que envolve Internet, novas mídias, telecomunicações, mídia digital, desenvolvimento de software, design de jogos e tecnologia financeira 🧾 ("FinTech"), além de outros campos da tecnologia da informação que são apoiados pelo seu ecossistema de empreendedorismo e investimentos de 🧾 capital de risco.
Em 2015, o Silicon Alley gerou mais de 7,3 bilhões de dólares em investimentos de capital de risco 🧾 em um amplo espectro de empresas de alta tecnologia.[212]
Empresas startups de alta tecnologia e empregos estão crescendo na cidade de 🧾 Nova Iorque e na região, reforçadas pela posição da cidade na América do Norte como o principal hub e centro 🧾 de telecomunicações da Internet, incluindo windobet - bullsbet proximidade de várias linhas troncais transatlânticas de fibras ópticas,[213] seu capital intelectual e windobet - bullsbet 🧾 extensa rede sem fio.
[214] A Verizon Communications, sediada em 140 West Street, em Lower Manhattan, estava nos estágios finais em 🧾 2014 da conclusão de uma atualização de 3 bilhões de dólares em telecomunicações por fibra óptica em toda Nova Iorque.[215]
Em 🧾 2014, a cidade recebeu 300 mil funcionários do setor de tecnologia,[216][217] que tem reivindicado uma parcela maior da economia local 🧾 desde 2010.
[218] A Tech: NYC, fundada em 2016, é uma organização sem fins lucrativos que representa a indústria de tecnologia 🧾 de Nova Iorque com o governo, instituições cívicas, nos negócios e na mídia, cujos principais objetivos são aumentar ainda mais 🧾 a base substancial de talentos tecnológicos e defender políticas que estimulem as empresas de tecnologia a crescer na cidade.[219]
O setor 🧾 de biotecnologia também está crescendo na cidade de Nova Iorque, com base na força da cidade em pesquisa científica acadêmica 🧾 e apoio financeiro público e comercial.
Em 19 de dezembro de 2011, o então prefeito Michael R.
Bloomberg anunciou a escolha da 🧾 Universidade Cornell e do Instituto de Tecnologia de Israel de construir uma escola de pós-graduação em ciências aplicadas de 2 🧾 bilhões de dólares chamada Cornell Tech na Roosevelt Island com o objetivo de transformar Nova Iorque na principal capital de 🧾 tecnologia do mundo.[220][221]
Em meados de 2014, a Accelerator, uma firma de investimentos em biotecnologia, levantou mais de 30 milhões de 🧾 dólares de investidores, incluindo Eli Lilly and Company, Pfizer e Johnson & Johnson, para o financiamento inicial para criar startups 🧾 de biotecnologia no Alexandria Center for Life Science, que abrange mais de 65 mil metros quadrados na East 29th Street 🧾 e promove a colaboração entre cientistas e empreendedores com instituições acadêmicas, médicas e de pesquisa da região.
A Early Stage Life 🧾 Sciences Funding Initiative da New York City Development Corporation e seus parceiros de capital de risco, incluindo Celgene, General Electric 🧾 e Eli Lilly, comprometeram um mínimo de 100 milhões de dólares para ajudar a lançar de 15 a 20 empreendimentos 🧾 em ciências da vida e biotecnologia na cidade.[222]
A Quinta Avenida, um dos metros quadrados mais caros do mundo
O setor imobiliário 🧾 é uma força importante na economia da cidade, já que o valor total de todos os imóveis de Nova Iorque 🧾 foi avaliado em 1,072 trilhão de dólares no ano fiscal de 2017, um aumento de 10,6% em relação ao ano 🧾 anterior, com 89% do aumento dos efeitos de mercado.
[223] O Time Warner Center é o imóvel com maior valor de 🧾 mercado listado na cidade, com 1,1 bilhão de dólares em valor de mercado em 2006.[223]
A cidade de Nova Iorque abriga 🧾 alguns dos imóveis mais valiosos do país e do mundo.
O edifício 450 Park Avenue foi vendido em 2 de julho 🧾 de 2007 por 510 milhões de dólares, aproximadamente 17 104 dólares por metro quadrado, o que quebrou o recorde de 🧾 um prédio de escritórios vendido por 15 887 dólares por metro quadrado em junho de 2007 no número 660 da 🧾 Madison Avenue.[224]
Em 2014, Manhattan era o lar de seis dos dez principais códigos postais nos Estados Unidos por preço médio 🧾 da habitação.
[225] A Quinta Avenida, no centro de Manhattan, detém as maiores rendas do mercado imobiliário do mundo, a 32 🧾 mil dólares por metro quadrado em 2017.
[226] Em 2019, a venda mais cara nos Estados Unidos foi concluída em Manhattan, 🧾 a um preço de venda de 238 milhões de dólares, para um apartamento de cobertura de 2 200 metros quadrados 🧾 e com vista para o Central Park.[227]
Mídia e entretenimento [ editar | editar código-fonte ]
Nova Iorque é um local proeminente 🧾 para a indústria do entretenimento do país, sendo que os enredos de muitos filmes, séries de televisão, livros e outras 🧾 mídias se passam na cidade.
[228] Em 2012, Nova Iorque foi o segundo maior centro de produção cinematográfica e televisiva dos 🧾 Estados Unidos, produzindo cerca de 200 longas-metragens por ano e empregando 130 mil pessoas.
A indústria do entretenimento filmado vem crescendo 🧾 em Nova Iorque, contribuindo com quase 9 bilhões de dólares para a economia da cidade em 2015.[229]
Em volume, Nova Iorque 🧾 é a líder mundial na produção cinematográfica independente[230] um terço de todos os filmes independentes estadunidenses são produzidos em Nova 🧾 Iorque.
[231] A Associação de Produtores Comerciais Independentes também está baseada na cidade.
[232] Somente nos primeiros cinco meses de 2014, filmagens 🧾 de locação para episódios pilotos de televisão em Nova Iorque superaram os níveis recorde de produção para todo o ano 🧾 de 2013,[233] sendo que Nova Iorque superou Los Angeles como a melhor cidade norte-americana pela mesma distinção durante o ciclo 🧾 2013/2014.[234]
O Rockefeller Center é o lar da NBC
A cidade também é um centro para os setores de publicidade, música, jornais, 🧾 mídia digital e editoriais e é também o maior mercado de mídia da América do Norte.
[235] Alguns dos conglomerados e 🧾 instituições de mídia da cidade incluem a Time Warner, a Thomson Reuters, a Associated Press, a Bloomberg L.P.
, a News 🧾 Corporation, a New York Times, a NBCUniversal, a Hearst Corporation, a AOL e a Viacom.
Sete das oito maiores redes globais 🧾 de agências de publicidade do mundo têm windobet - bullsbet sede em Nova Iorque.
[236] Duas das três principais sedes das gravadoras estão 🧾 em Nova Iorque: Sony Music Entertainment e Warner Music Group.
A Universal Music Group também possui escritórios em Nova Iorque.[237]
Mais de 🧾 200 jornais e 350 revistas têm escritórios na cidade[231] e a indústria editorial emprega cerca de 25 mil pessoas.
[238] Dois 🧾 dos três jornais diários nacionais com as maiores circulações nos Estados Unidos são publicados em Nova Iorque: The Wall Street 🧾 Journal e The New York Times, que ganhou o maior número de prêmios Pulitzer de jornalismo.
Os principais tabloides da cidade 🧾 incluem o New York Daily News, fundado em 1919 por Joseph Medill Patterson,[239] e o The New York Post, fundado 🧾 em 1801 por Alexander Hamilton.
A cidade também tem uma imprensa étnica abrangente, com 270 jornais e revistas publicados em mais 🧾 de 40 idiomas..
[241] O El Diario La Prensa é o maior diário de língua espanhola de Nova Iorque e o 🧾 mais antigo do país.
[242] O The New York Amsterdam News, publicado no Harlem, é um proeminente jornal afro-americano.
O The Village 🧾 Voice, historicamente o maior jornal alternativo dos Estados Unidos, anunciou em 2017 que cessaria a publicação da windobet - bullsbet edição impressa 🧾 e converter-se-ia num empreendimento totalmente digital.[243]
A indústria da televisão e do rádio se desenvolveu em Nova Iorque e é um 🧾 importante empregador na economia da cidade.
As três principais redes de transmissão do país estão todas sediadas em Nova Iorque: a 🧾 ABC, a CBS e a NBC.
Muitas redes de cabo também estão localizadas na cidade, como a MTV, a Fox News, 🧾 a HBO, a Showtime, a Bravo, a Food Network, a AMC e a Comedy Central.
A cidade de Nova Iorque opera 🧾 um serviço de transmissão pública, o NYC Media, que produziu vários shows originais vencedores do Emmy e que cobre música 🧾 e cultura nos bairros da cidade.[244]
Nova Iorque também é um importante centro de mídia educacional não comercial.
O canal de televisão 🧾 de acesso público mais antigo dos Estados Unidos é a Manhattan Neighborhood Network, fundada em 1971.
[245] A WNET é a 🧾 principal estação de televisão pública da cidade e uma fonte primária de programação televisiva do Public Broadcasting Service (PBS).
A WNYC, 🧾 uma estação de rádio pública de propriedade da cidade até 1997, tem a maior audiência entre as rádios públicas dos 🧾 Estados Unidos.[246]
O turismo é uma indústria vital para a cidade de Nova Iorque, que tem testemunhado um crescente volume combinado 🧾 de turistas nacionais e internacionais, recebendo o oitavo recorde anual consecutivo de aproximadamente 62,8 milhões de visitantes em 2017.
[247] O 🧾 turismo gerou uma alta histórica de 61,3 bilhões de dólares em impacto econômico geral para a cidade de Nova Iorque 🧾 em 2014.
[247] Aproximadamente 12 milhões de visitantes da cidade de Nova Iorque eram de fora dos Estados Unidos, com os 🧾 números mais altos do Canadá, Reino Unido, Brasil, França, Alemanha e Austrália.[248]
I Love New York é um logotipo e uma 🧾 música que são a base de uma campanha publicitária e têm sido usados desde 1977 para promover o turismo na 🧾 cidade de Nova Iorque,[249] e mais tarde para promover o estado de Nova Iorque também.
O logotipo da marca registrada, de 🧾 propriedade do Departamento de Desenvolvimento Econômico do Estado de Nova Iorque.[250]
Entre os principais destinos turísticos da cidade estão a Times 🧾 Square; as produções teatrais da Broadway; o Empire State Building; a Estátua da Liberdade; Ellis Island; a sede das Nações 🧾 Unidas; museus como o Metropolitan Museum of Art; áreas verdes como o Central Park e o Washington Square Park; Rockefeller 🧾 Center; o Chinatown de Manhattan; compras de luxo ao longo da Quinta Avenida e da Madison Avenue; e eventos como 🧾 a Parada de Dia das Bruxas em Greenwich Village; a Parada do Dia de Ação de Graças da Macy's; a 🧾 iluminação da Árvore de Natal do Rockefeller Center; a Bola da Times Square durante as comemorações de Ano Novo; o 🧾 desfile do Dia de São Patrício; atividades sazonais como patinação no gelo no Central Park no inverno; o Festival de 🧾 Cinema de Tribeca e apresentações gratuitas no Central Park no Summerstage.[251]
As principais atrações nos bairros fora de Manhattan incluem o 🧾 Flushing Meadows-Corona Park e o Unisphere no Queens; o Zoológico do Bronx; Coney Island, no Brooklyn; e o Jardim Botânico 🧾 de Nova Iorque, no Bronx.
A New York Wheel, uma roda-gigante de 192 metros de altura, está em construção na costa 🧾 norte de Staten Island,[252] com vista para a Estátua da Liberdade, o porto de Nova Iorque e o horizonte de 🧾 Lower Manhattan.[253]
Manhattan estava a caminho de ter uma estimativa de 90 mil quartos de hotel no final de 2014, um 🧾 aumento de 10% em relação a 2013.
[254] Em outubro de 2014, o Anbang Insurance Group, com sede na China, comprou 🧾 o Waldorf Astoria New York por 1,95 bilhão de dólares, tornando-o o hotel mais caro do mundo já vendido.[255]
Hospital Presbiteriano 🧾 de Nova Iorque,o complexo branco ao centro, o maior hospital e maior empregador privado em Nova Iorque [ 257 ]
A 🧾 Corporação de Saúde e Hospitais da Cidade de Nova Iorque (HHC, sigla em inglês) opera os hospitais públicos e clínicas 🧾 na cidade de Nova Iorque.
Uma corporação de utilidade pública com receita anual de 6,7 bilhões de dólares, a HHC é 🧾 o maior sistema de saúde municipal dos Estados Unidos e atende a 1,4 milhão de pacientes, incluindo mais de 475 🧾 mil residentes da cidade sem seguro de saúde.
[258] A HHC foi criada em 1969 pela Assembleia Legislativa do Estado de 🧾 Nova Iorque como uma corporação de utilidade pública (Capítulo 1016 das Leis de 1969)[259] e opera 11 hospitais de cuidados 🧾 graves, cinco casas de repouso, seis centros de diagnóstico e tratamento e mais de 70 centros de atendimento primário baseados 🧾 na comunidade, atendendo principalmente aos pobres e à classe trabalhadora.
O MetroPlus Health Plan da HHC é um dos maiores provedores 🧾 de seguros de saúde patrocinados pelo governo de Nova Iorque e é o plano preferido de quase meio milhão de 🧾 nova-iorquinos.[260]
As instalações da HHC fornecem anualmente milhões de serviços a nova-iorquinos, interpretados em mais de 190 idiomas.
[261] O hospital mais 🧾 conhecido do sistema HHC é o Hospital Bellevue, o hospital público mais antigo dos Estados Unidos, designado para tratamento do 🧾 Presidente dos Estados Unidos e outros líderes mundiais se ficarem doentes ou feridos enquanto estiverem em Nova Iorque.
[262] O presidente 🧾 da HHC é Ramanathan Raju, MD, cirurgião e ex-CEO do sistema de saúde do Condado de Cook, em Illinois.
[263] Em 🧾 agosto de 2017, o prefeito Bill de Blasio assinou uma lei que proíbe as farmácias de vender cigarros depois que 🧾 suas licenças existentes expirarem, de acordo com dados de 2018.[264]
Universidade Columbia, a mais antiga instituição de ensino superior da cidade
Nova 🧾 Iorque possui o maior sistema de educação pública e privada dos Estados Unidos.
[265] O distrito escolar de escolas públicas da 🧾 cidade é administrado pelo prefeito.
Este indica um oficial especializado (chamado oficialmente de superintendente de educação pública), que examina o sistema 🧾 educacional da cidade e então indica oito membros (de um total de 13) do Conselho de Educação da Cidade de 🧾 Nova Iorque.
[265] Os outros cinco membros são escolhidos pelos presidentes de cada uma das cinco regiões da cidade, e precisam 🧾 ser pais de estudantes estudando no sistema escolar público da cidade.
O Conselho de Educação da Cidade de Nova Iorque controla 🧾 um total de 960 escolas, que são responsáveis pela educação de mais de um milhão de estudantes.[265]
A maior universidade da 🧾 cidade é a Universidade da Cidade de Nova Iorque, instituição pública que se encontra entre as maiores universidades do mundo, 🧾 atendendo a um total de 220 mil estudantes.
A Universidade de Columbia, instituição privada, é a mais antiga instituição de ensino 🧾 superior da cidade, tendo sido criada como King's College (Colégio do Rei) em 1754, e inclui o Barnard College, uma 🧾 escola superior de "artes liberais" (liberal arts) que somente oferece graduação para mulheres.
Outras universidades importantes são a Universidade de Nova 🧾 Iorque, Universidade Fordham (Fordham University) e a Universidade de São João (St.
John's University), todas instituições privadas, sendo as duas últimas 🧾 católicas.[266]
Além dessas universidades, Nova Iorque possui muitas outras instituições de ensino superior, em boa parte especializadas ou para pequeno número 🧾 de alunos, tais como a Universidade Rockefeller (Rockefeller University), voltada para o ensino e pesquisa médica de ponta; e a 🧾 Juilliard School, famoso conservatório de música, teatro e dança.[266]
As bibliotecas municipais de Nova Iorque são administradas por três órgãos públicos 🧾 diferentes[265]: A New York Public Library System é responsável pelas bibliotecas municipais localizadas em Manhattan, Bronx e Staten Island.
A Brooklyn 🧾 Public Library é responsável pelas bibliotecas municipais localizadas em Brooklyn, e a Queens Borough Public Library atende o distrito de 🧾 Queens.
No total, são aproximadamente 200 bibliotecas municipais.
[265] Além das bibliotecas municipais, Nova Iorque possui mais de mil bibliotecas que são 🧾 administradas por escolas, universidades, faculdades e outras empresas privadas.
[265] Muitas destas bibliotecas são altamente especializadas.
Um exemplo é a Biblioteca Dag 🧾 Hammarskjöld, localizada na sede da ONU, especializada em livros que tratam primariamente sobre relações internacionais e paz mundial.[267]
Corpo de bombeiros 🧾 [ editar | editar código-fonte ]
O Corpo de Bombeiros de Nova Iorque (FDNY, sigla em inglês) é o maior dos 🧾 Estados Unidos
O Corpo de Bombeiros de Nova Iorque (FDNY) fornece proteção contra incêndio, resgate técnico, resposta primária a perigos biológicos, 🧾 químicos e radioativos e serviços médicos de emergência para os cinco distritos de Nova Iorque.
O FDNY é o maior departamento 🧾 municipal de bombeiros nos Estados Unidos e o segundo maior do mundo depois do corpo de bombeiros de Tóquio, no 🧾 Japão.
O FDNY emprega aproximadamente 11 080 bombeiros e mais de 3 300 paramédicos uniformizados.[268]
O corpo de bombeiros enfrenta desafios de 🧾 combate a incêndios multifacetados de várias maneiras, exclusivos de Nova Iorque.
Além de responder a tipos de prédios que vão desde 🧾 residências em estruturas de madeira a estruturas altas, existem muitas pontes e túneis isolados, bem como grandes parques e áreas 🧾 arborizadas que podem dar origem a incêndios florestais.[269]
A sede do FDNY está localizada no edifício 9 MetroTech Center, no centro 🧾 do Brooklyn,[270] enquanto a sede da Academia do Corpo de Bombeiros está localizada na Randalls Island.[271]
Nova Iorque e windobet - bullsbet região 🧾 metropolitana possuem um sistema de transporte enorme e complicado.
Os nova-iorquinos fazem uso de uma gama variada de opções de transporte, 🧾 locomovendo-se a pé, de bicicletas, carros, táxis, ônibus, metrô, Balsas e helicópteros, todos meios de transporte populares na cidade.
Em terra, 🧾 Nova Iorque possui um sistema extensivo de transporte público e vias expressas.
Nova Iorque possui o espaço aéreo mais movimentado do 🧾 mundo, com três aeroportos movimentados, e a maior frota de helicópteros do mundo.
[272][273] O transporte pela água é significativo, através 🧾 de ferries, barcos turísticos e lanchas.[274]
Ao contrário de outras grandes cidades americanas onde o automóvel é o método mais usado 🧾 de transporte, e que possuem, em geral, péssimos sistemas de transporte público, a cidade de Nova Iorque possui um sistema 🧾 extensivo, porém, complicado de transporte público.
Cerca de cinco milhões de pessoas usam o sistema de transporte público da cidade diariamente.
Este 🧾 sistema é administrado pela New York City Transit Authority.
O sistema de metrô de Nova Iorque possui 368 quilômetros de extensão 🧾 e 468 estações.
1400 milhões de pessoas utilizam o metrô anualmente.[275]
Nova Iorque possui duas estações centrais: o Grand Central Terminal e 🧾 o Pennsylvania Station.
Na década de 1960, a parte superior da Pennsylvania Station foi demolida para dar lugar à Madison Square 🧾 mas trens continuam a operar debaixo do solo.
[276] Antes do rápido crescimento das linha aéreas na década de 1950, centenas 🧾 de milhares de passageiros de todas as partes do país passavam por uma destas duas estações diariamente.
[276] Atualmente, centenas de 🧾 milhares de pessoas ainda continuam a usar estas estações mas a maioria delas são pessoas que moram na região metropolitana 🧾 de Nova Iorque, e que usam trens como meio de locomoção para o trabalho.[276][277]
Nova Iorque possui um sistema enorme e 🧾 complicado de vias públicas, e um sistema extensivo de vias expressas espalha-se pela cidade.
Mesmo assim, problemas de trânsito existem, especialmente 🧾 em Manhattan, onde grandes congestionamentos são comuns de manhã e no final da tarde.
[277] As diversas regiões de Nova Iorque 🧾 estão separadas por grandes massas de água (168 km²), e muitas pontes, bem como alguns túneis, conectam estas regiões entre 🧾 si, como o Holland Tunnel e o Lincoln Tunnel, a Ponte do Brooklyn, a Ponte de Manhattan, a Ponte do 🧾 Queensboro, a Ponte Williamsburg, a Ponte George Washington e a Ponte Verrazano-Narrows.[278]
O Porto de Nova Iorque já foi o mais 🧾 movimentado dos Estados Unidos, especialmente entre 1900 a 1970.
Atualmente o porto da cidade continua a ser um dos mais importantes 🧾 do país, embora windobet - bullsbet importância tenha sido gradualmente reduzida pelos portos operando no Rio São Lourenço (Montreal, especialmente), e nos 🧾 Grandes Lagos (Chicago e Cleveland).[279]
A Balsa de Staten Island é a rota de balsa mais movimentada do mundo, transportando mais 🧾 de 23 milhões de passageiros de julho de 2015 a junho de 2016 através de uma rota de 8,2 quilômetros 🧾 entre Staten Island e Lower Manhattan.
Funciona 24 horas por dia.[280]
A região metropolitana de Nova Iorque possui três grandes aeroportos, todos 🧾 controlados pela Port Authority (Autoridade Portuária).
Tais aeroportos movimentam em conjunto mais de cem milhões de passageiros por ano.[281][282]
O Aeroporto Internacional 🧾 John F.
Kennedy (JFK), localizado em Queens, opera voos internacionais e domésticos, e é um hub da American Airlines, da Delta 🧾 Airlines e da JetBlue Airways.
O complexo movimenta mais de 59 milhões de passageiros por ano e é o aeroporto mais 🧾 movimentado da região metropolitana de Nova Iorque.
[283] O Aeroporto Internacional de Newark (EWR), localizado entre Elizabeth e Newark (em Nova 🧾 Jérsei), opera tanto voos internacionais como domésticos e é um hub da United Airlines.
Movimenta aproximadamente 33 milhões de passageiros por 🧾 ano.
[284] O Aeroporto LaGuardia (LGA), localizado em Queens, movimenta primariamente voos domésticos e voos vindo do Canadá e é hub 🧾 da American Airlines (e windobet - bullsbet filial) American Eagle e Delta (e Delta Express).
Opera cerca de 26 milhões de passageiros por 🧾 ano.[284]
A Port Authority também controla o Aeroporto Teterboro, o quarto aeroporto mais movimentado da região metropolitana de Nova Iorque, localizado 🧾 na cidade de Teterboro, Nova Jérsei, que movimenta primariamente voos da aviação geral.
A Port Authority um sistema de metrô que 🧾 conecta os aeroportos de JFK e Newark com o sistema de metrô da cidade de Nova Iorque.
A região metropolitana de 🧾 Nova Iorque também possui outros cinco aeroportos de menor porte, como White Plains/Westchester County(HPN) e Islip/Long Island(ISP) que servem primariamente 🧾 a aviação geral ou regional.[278]
Nova Iorque é uma cidade altamente ativa.
Na linguagem americana, "em um minuto nova-iorquino" ("in a New 🧾 York minute") significa "imediatamente".
Os residentes da região metropolitana de Nova Iorque geralmente referem-se a ela através de expressões como "A 🧾 Cidade" ("The City") e o acrônimo "NYC" (uma abreviação de "New York City").[285]
Nova Iorque possui muitos cognomes.
O mais famoso deles 🧾 é "A Grande Maçã" (The Big Apple), expressão mundialmente conhecida.
Outros apelidos incluem "Gotham", "a Cidade Nua" (the Naked City), "A 🧾 capital do mundo" (The capital of the world) e "A cidade que nunca dorme" (The city that never sleeps), termo 🧾 imortalizado pela voz de Frank Sinatra, em windobet - bullsbet interpretação da famosa canção "New York, New York".[286]
É a cidade mais multicultural 🧾 dos Estados Unidos, e uma das mais diversificadas etnicamente do mundo.
[287] É atualmente a segunda maior porta de entrada de 🧾 imigrantes do país, superada apenas por Los Angeles.
Sua multiculturalidade lhe proporciona um sabor internacional e o estereótipo de que os 🧾 Estados Unidos são uma "nação de imigrantes".
O governo municipal emprega milhares de tradutores, capazes de traduzir um total de 180 🧾 idiomas diferentes.[288]
Por causa de grandes congestionamentos, especialmente em Manhattan, e de um excelente sistema de transporte público (especialmente seu sistema 🧾 de metrô), seis de cada dez pessoas usam o transporte público ou vão a pé para o trabalho, criando um 🧾 tipo de "cultura pedestrial", sensivelmente diferente daquela existente em outras grandes cidades americanas (destaque para Los Angeles), onde é a 🧾 "cultura do carro" que predomina.
Por curiosidade, mais de 65% da população não possuem carros.
Mesmo o ex-prefeito, o bilionário Michael Bloomberg, 🧾 usa trens públicos todo dia como meio de locomoção.[289][290]
Nova Iorque é conhecida mundialmente pelos seus arranha-céus e edifícios espalhados por 🧾 toda cidade concentrando a maioria deles em Manhattan.
[291] Muitos destes altos edifícios são famosos mundo afora.
O Flatiron Building, com seus 🧾 22 andares, foi um dos primeiros a serem inaugurados em Nova Iorque, em 1902.[292]
Na década de 1930 muitos arranha-céus foram 🧾 construídos.
Primeiramente, o Chrysler Building (77 andares), finalizado em 1930.
O Empire State Building (102 andares), um dos principais cartões postais da 🧾 cidade, foi finalizado em 1931.
[293] O Rockefeller Center (72 andares) foi inaugurado em 1940 e possui uma grande praça, famosa 🧾 especialmente no inverno.[294]
Ao longo das década de 1950 e 1960, muitos edifícios de vidro foram construídos em Manhattan e no 🧾 Brooklyn.
Entre eles está a sede da Organização das Nações Unidas.[10]
Em 1973 as torres gêmeas ocuparam o posto de prédios mais 🧾 altos, com seus 110 andares e 410 metros de altura.
Isso durou até 2001, quando foram destruídas nos ataques de 11 🧾 de Setembro.
Atualmente o edifício mais alto da cidade é o One World Trade Center, o principal de uma série de 🧾 novíssimos arranha-céus construídos em Lower Manhattan no local e imediações das torres gêmeas.[295]
A arquitetura da cidade de Nova Iorque não 🧾 se destaca apenas pelos altos edifícios.
A Estátua da Liberdade, montada em 1884 na França, desmontada e transportada em navios para 🧾 ser finalmente remontada em Nova Iorque, foi inaugurada em 1886.
Esta estátua muito comumente era a primeira vista dos muitos imigrantes 🧾 que chegavam até a década de 1970.[296]
Muitas igrejas são famosas pelo estilo gótico de arquitetura, entre elas estão a Catedral 🧾 Episcopal de São João, o Divino, a Catedral Católica de São Patrício e a Igreja Riverside.[297]
Outras estruturas de interesse arquitetônico 🧾 são casas de pedra marrons localizadas em Manhattan e no Brooklyn.
A maioria destas estruturas foram construídas ao longo do século 🧾 XVIII para acomodação de uma única família.
Atualmente, porém, muitas delas foram divididas em apartamentos menores.[298]
Vista panorâmica de Midtown Manhattan ao 🧾 entardecer a partir de Nova Jersey
Artes e museus [ editar | editar código-fonte ]
Nova Iorque é berço de muitos dos 🧾 estilos artísticos (especialmente na área de literatura, drama e música) que depois se espalharam para o resto dos Estados Unidos.
[287] 🧾 Uma das formas de arte mais populares é o teatro.
A maioria das melhores e mais conhecidas peças americanas foram criadas 🧾 e/ou estrearam na cidade.[287]
Organizações musicais de renome internacional incluem a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque, uma das mais reconhecidas orquestras 🧾 do mundo, e a Metropolitan Opera Association, uma companhia de ópera.
Muitos concertos liderados por artistas conhecidos internacionalmente são feitos no 🧾 Carnegie Hall, localizado perto do Central Park.[287]
Milhares de artistas moram em Nova Iorque, onde vendem suas obras de arte, como 🧾 esculturas, pinturas, e outras, para museus, empresas, organizações e outras pessoas interessadas.
Muitos destes artistas possuem seus estúdios, onde eles criam 🧾 suas obras de arte, em hangares e depósitos abandonados.
Estas estruturas foram abandonadas por indústrias que se moveram para os subúrbios.[299]
Nova 🧾 Iorque possui muitos tipos de museus.
O Metropolitan Museum of Art é o maior museu dos Estados Unidos, possuindo mais de 🧾 dois milhões de obras de arte, que representam culturas dos últimos cinco milênios.
[287] Mesmo ocupando quatro quarteirões inteiros, o museu 🧾 tem espaço suficiente para mostrar apenas uma pequena parcela de suas obras de arte por vez.
O The Cloisters é uma 🧾 seção do Metropolitan dedicada especialmente para a arte europeia da Idade Média e é desenhado como se fosse um monastério 🧾 medieval.[287]
Muitos museus especializaram-se em obras de arte modernas, como o Museum of Modern Art.
em Manhattan e o Guggenheim Museum.
O Frick 🧾 Collection possui coleções de pinturas que datam do século XIV até o século XIX.
O American Museum of Natural History é 🧾 o maior museu de história natural do mundo.
Diversos museus menores estão espalhados, muitos deles em universidades e pontos turísticos.[287]
O esporte 🧾 mais famoso em Nova Iorque é o beisebol, em contraste com outras grandes cidades americanas, onde o futebol americano possui 🧾 a preferência.
Nova Iorque possui duas equipes ligadas à Major League Baseball: o New York Yankees, membro da Liga Americana e 🧾 maior vencedor da história da MLB, com 27 títulos, e o New York Mets, membro da Liga Nacional.
[300] As partidas 🧾 entre essas duas equipes são chamadas de "Subway Series" (série do Metrô).
Apenas uma vez na história Yankees e Mets se 🧾 enfrentaram numa Série Mundial.Foi no ano de 2000.[301]
A região metropolitana de Nova Iorque possui ainda três times de basquete (New 🧾 York Knicks e o Brooklyn Nets, que disputam a NBA, e o New York Liberty, time de basquete feminino da 🧾 WNBA); três times de hóquei sobre o gelo (New York Rangers, New York Islanders e o New Jersey Devils), dois 🧾 times de futebol americano (New York Giants e o New York Jets), e dois times de futebol (New York Red 🧾 Bulls e New York City F.C.
; o primeiro joga em Nova Jérsei, o segundo está no estádio dos Yankees no 🧾 Bronx).[300]
No atletismo Nova Iorque ainda conta com outro evento importante que é a Maratona de Nova Iorque, cujo percurso inclui 🧾 todas as cinco regiões da cidade.
Outro grande evento esportivo anual da cidade é a disputa do US Open, um dos 🧾 quatro Grand Slam (maiores torneios de tênis do mundo),[302] além da corrida de turfe do Belmont Stakes que a terceira 🧾 disputa que compõe a Tríplice Coroa.[303]Notas
↑ Máximo e mínimo mensais médios (ou seja, as leituras de temperatura mais altas e 🧾 mais baixas esperadas em qualquer ponto durante o ano ou dado mês) calculados com base nos dados no referido local 🧾 de 1981 a 2010.
↑ [ 121 ] Observações oficiais do clima para o Central Park foram realizadas no Arsenal na 🧾 Avenida 5 e na Rua 64 de 1869 a 1919, e no Castelo de Belvedere desde 1919.
Referências