Nota: Se procura jogos nos quais há a prática de apostas, veja Se procura jogos nos quais há a prática 🛡 de apostas, veja jogo de apostas
Roleta, um jogo de azar comum em www loterias cassinos
Um jogo de azar um jogo cujo 🛡 resultado é fortemente influenciado por algum dispositivo de aleatoriedade. Dispositivos comuns usados incluem dados, piões, cartas de baralho, roletas, bolas 🛡 numeradas ou, no caso de jogos digitais; geradores de números aleatórios. Um jogo de azar pode ser jogado como um 🛡 jogo de apostas se os jogadores apostarem dinheiro ou qualquer valor monetário.
Os jogos de azar são conhecidos em www loterias quase 🛡 todas as sociedades humanas, embora muitas tenham aprovado leis que o restringem. Os primeiros povos usavam os nós dos dedos 🛡 das ovelhas como dados. Algumas pessoas desenvolvem um vício psicológico em www loterias jogos de azar e arriscam até comida e 🛡 abrigo para continuar a jogar.
Jogo de senet no Museu do Louvre, em www loterias Paris. É possível ver, no fundo, os 🛡 dados em www loterias forma de hastes no canto superior direito.
Os dados mais antigos que se conhecem, em www loterias forma de 🛡 pirâmide, foram descobertos em www loterias 1920 por sir Leonard Woolley ao pesquisar em www loterias túmulos reais da civilização sumeriana de 🛡 Ur.[1] De um período pouco posterior, foram descobertos na tumba do faraó Tutankamon dados em www loterias formatos de hastes com 🛡 as faces numeradas de 1 a 4.[1] Os sumérios e assírios usavam uma forma antiga de dado de seis faces, 🛡 feito de osso extraído do calcanhar de animais denominado astrágalo ou tálus, e que o moldavam para que eles pudessem 🛡 cair em www loterias quatro posições diferentes.[2]
Os jogos de dados tiveram origem na época romana, embora não se conhecam as regras 🛡 com que jogavam. Um deste jogos, denominado "hazard", palavra que, em www loterias inglês e francês significa "risco" ou "perigo", foi 🛡 introduzido na Europa com a Terceira Cruzada. As raízes etimológicas do termo provêm da palavra árabe "al-azar", que significa "dado". 🛡 Tacito escreveu sobre os Germani em www loterias A.D. 99:
“ Eles praticam o jogo de dados, em www loterias que um irá, 🛡 naturalmente, se maravilhar, sobriamente, e bastante, como se fosse um negócio sério, com ousadia em www loterias ganhar e perder em 🛡 www loterias que, quando eles não têm nada mais a jogar, eles apostam a www loterias liberdade e www loterias pessoa na última 🛡 queda do dado. O perdedor resigna-se voluntariamente à servidão, e mesmo se ele é mais jovem e mais forte do 🛡 que seu adversário, ele se permite ser amarrado e vendido. Assim, grande é a www loterias firmeza em www loterias um caso 🛡 tão ruim: eles mesmos chamam isso de "manter a www loterias palavra". ”
Os jogos de cartas apareceram por volta do século 🛡 IX na China[4] e no século XIV na Europa.[2]
Os primeiros registros de uma loteria gravados são os cartões Keno dos 🛡 chineses da Dinastia Han entre 205 e 187 aC. Acredita-se que estas loterias ajudaram a financiar projetos governamentais importantes, como 🛡 a Grande Muralha da China. As primeiras loterias europeias conhecidas foram realizadas durante o Império Romano,[2] principalmente como uma diversão 🛡 em www loterias jantares. Cada convidado recebeia um bilhete, e prêmios, muitas vezes consistiam de itens especiais como louça. Todo portador 🛡 do bilhete tinha a certeza de ganhar alguma coisa. Este tipo de loteria, no entanto, não era mais do que 🛡 a distribuição de brindes por nobres ricos durante os folguedos saturnalianos. Os primeiros registros de uma oferta de bilhetes de 🛡 loteria para a venda foi na loteria organizada pelo imperador romano César Augusto. Os recursos foram usados para reparos na 🛡 cidade de Roma, e os vencedores receberam prêmios na forma de artigos de valor desigual.
No século XVI, surgem os primeiros 🛡 estudos matemáticos na europa sobre jogos. Luca Pacioli em www loterias cerca de 1500 em www loterias www loterias notável Summa estuda um 🛡 problema do jogo da Balla. Girolamo Cardano em www loterias 1526 escreve o livro Liber de Ludo Aleae (Livro dos jogos 🛡 de azar) resolvendo vários problemas de enumeração e retoma os problemas levantados por Pacioli.[5] A obra de Cardano, contudo, só 🛡 veio a ser publicada em www loterias 1663.[2] Cardano relata em www loterias www loterias autobiografia, De Propria Vita que era viciado em 🛡 www loterias jogos. Escreve que havia jogado xadrez por 40 anos e dados por 25 anos.[6] Niccolò Tartaglia em www loterias 1556 🛡 dedica algumas páginas de seu livro General Trattato aos problemas de Pacioli e Galileu Galilei em www loterias 1590 escreve outro 🛡 manual sobre jogos, o Sopra le Scoperte dei Dadi (Considerações sobre o Jogo de Dados).[5][7]
Outros jogos de azar, como o 🛡 pôquer e a roleta, apareceram no século XIX.[2]
A situação nos dias de hoje evoluiu de uma forma um tanto previsível. 🛡 As pessoas apostam em www loterias uma variedade cada vez maior de jogos, a maioria dos quais analisada matematicamente nos mais 🛡 ricos detalhes.[2]
O dinheiro ganho ou perdido em www loterias um jogo de azar é determinado pelo "EV" (Expected Value, termo da 🛡 língua inglesa que tem, por significado, "Valor Esperado") de uma aposta.[8] Cada aposta pode gerar "EV" negativo (perda de dinheiro) 🛡 ou positivo (ganho de dinheiro). Um exemplo simples de "EV": imaginemos uma aposta que tem-se 25% de chance de ganhar 🛡 e aposta-se 10 créditos para ganhar 50 créditos... o que aconteceria, matematicamente falando? Perderia-se 10 créditos 3 vezes (75%) e 🛡 ganharia 50 numa quarta vez. Desses 50 tira-se os 30 perdidos nas primeiras apostas para obtermos um lucro de 20 🛡 créditos. Esses 20 créditos podem ser divididos pelas 4 apostas significando que a CADA APOSTA o apostador teve um "EV" 🛡 de +5 (20/4). Ou seja, mesmo perdendo as apostas iniciais, esse apostador estava na verdade ganhando dinheiro ao fazer a 🛡 decisão correta, afinal, a longo prazo ele sai vencedor do jogo. Se ele jogasse esse jogo milhares ou centenas de 🛡 milhares de vezes, ele ficaria rico.
"EV" é o que caracteriza o lucro do casino. Todos jogos de azar de um 🛡 casino tem uma pequena vantagem para a banca, algo entre 0.5% e 3.5% (depende do jogo). Essa % de vantagem 🛡 para banca gera um "EV" positivo para ela muito pequeno mas que, a longo prazo, gera lucro... Depois de 10.000, 🛡 50.000, 100.000 apostas, mesmo que a banca tenha perdida algumas, ela vai ter o lucro, pois está criando uma aposta 🛡 de "EV" positivo para si e "EV" negativo para os jogadores.
Há controvérsias sobre o pôquer ser ou não um jogo 🛡 de azar.[9] Um análise do pôquer nos permite saber que cada jogada que o jogador faz gera um "EV". Se 🛡 é positivo ou negativo depende pura e exclusivamente da habilidade do jogador. Ele pode fazer a decisão correta e perder, 🛡 é claro, afinal as cartas que estão para vir são aleatórias, porém, após jogar por muitas e muitas vezes, fazendo 🛡 decisões corretas (ou seja, decisões que gerem "EV" positivo para o jogador), e assim tendo mais probabilidade de ganhar, anulando 🛡 o fator "azar" que ele pode ter tido em www loterias um período curto de tempo mesmo fazendo decisões com "EV" 🛡 positivo, e esse sai vencedor.
Os jogos nos quais os jogadores não tem qualquer escolha são chamados de jogos de puro 🛡 azar. Muitos destes jogos são jogos para crianças, uma vez que basta conhecer as regras e cada jogador tem uma 🛡 chance igual de vencer. Os outros jogos de azar, chamados de jogos de azar com habilidade, contêm um processo aleatório 🛡 (como mesas de roleta, o lançamento de uma moeda ou o lançamento de um ou mais dados etc.), mas os 🛡 jogadores podem escolher a partir de várias técnicas e regras como melhor conduzir o jogo.
Jogo de apostas [ editar | 🛡 editar código-fonte ]
Jogo de apostas, ou jogo a dinheiro, é a aposta de dinheiro ou algo de valor material (algumas 🛡 vezes, referido como "os riscos") em www loterias um evento com um resultado incerto com a principal intenção de ganhar dinheiro 🛡 adicional e/ou bens materiais. Normalmente, o resultado da aposta é evidente dentro de um curto período. O termo jogo, neste 🛡 contexto, normalmente se refere a instâncias em www loterias que tal atividade tenha sido especificamente autorizada pela lei. O jogo a 🛡 dinheiro é também uma actividade internacional comercial importante, com o mercado legal de jogo totalizando cerca de 335 000 bilhões 🛡 de dólares estadunidenses em www loterias 2009.[10]
Jogos de cartas [ editar | editar código-fonte ]
Jogo de cartas de Theodoor Rombouts.
Jogos de 🛡 puro azar A batalha é um jogo de cartas que é jogado com um baralho de 32 cartas ou 52 🛡 cartas. Cada jogador joga a primeira carta e a compara com a do oponente. Há uma regra fixa para cada 🛡 combinação de cartas. Os jogadores então não tem nada a decidir. O bacará em www loterias www loterias variante punto banco (ou 🛡 "bacará norteamericano") é um jogo de cartas estritamente de chance com nenhuma habilidade ou estratégia envolvida. [ 11 ]
Jogos de 🛡 azar com habilidade O jogo de pôquer é jogado com um baralho de 52 cartas. A distribuição das cartas é 🛡 o único elemento aleatório do jogo. A forma de aposta, as apostas, os blefes são escolha do jogador. O jogo 🛡 de blackjack , também conhecido como 21, é jogado com um baralho de 52 cartas e envolve estratégias por parte 🛡 dos jogadores, não estando sujeito simplesmente ao azar.
Jogos de dados [ editar | editar código-fonte ]
Dados para jogo de pôquer 🛡 de dados
Jogos de puro azar O jogo da glória é um jogo de tabuleiro que contém um caminho de casas 🛡 e se joga com dois dados. Regras são fixas e o o jogador não decide nada.
Jogos de azar com habilidade 🛡 O gamão é jogado em www loterias um tabuleiro com quinze peões e dados. O movimento dos peões sobre o tabuleiro 🛡 é feito com base nos valores dos dados. O jogador pode escolher quais peças avançar. O pôquer de dados é 🛡 um jogo semelhante ao pôquer que utiliza cinco dados em www loterias cujas faces são estampadas, em www loterias geral em www loterias 🛡 cores diferentes, as cartas 9 , 10 , J , Q , K e ♠ ). Algumas das diferenças entre 🛡 o pôquer de dados e o pôquer são: não é possível a formação de jogos por naipes (como flush ou 🛡 royal straight flush ) e é possível se fazer quinas (no pôquer, o máximo é a quadra ou pôquer). O 🛡 jogo craps , muito comum nos cassinos, é jogado com dois dados.
Outros tipos de jogos [ editar | editar código-fonte 🛡 ]
Detalhe de um jogo de roleta
Esta seção é um excerto de Jogo patológico [ 17 ] Jogo patológico ou ludomania, 🛡 mais popularmente conhecido como "vício em www loterias jogar", se refere ao comportamento de persistir em www loterias jogar recorrentemente apesar de 🛡 consequências negativas ou do desejo de parar. É mais prejudicial e conhecido entre jogos que envolvem dinheiro, mas qualquer jogo 🛡 prazeroso pode se tornar viciante.