Nota: Para outros significados, veja Para outros significados, veja Puma (desambiguação)
PUMA é uma empresa alemã de equipamentos desportivos, fundada em 🏧 1948 pelo empresário alemão Rudolf Dassler, com sede em Herzogenaurach, Alemanha.
A empresa surgiu através da separação da Gebrüder Dassler Schuhfabrik, 🏧 uma antiga fábrica de calçados de pano criada por Rudolf e seu irmão Adolf Dassler (fundador da também alemã Adidas) 🏧 em 1924.
[3] No ano de 1924 dois irmãos, Adolf (apelido Adi) e Rudolf (apelido Rudi) Dassler, criaram uma pequena empresa 🏧 de calçados de pano, a Gebrüder Dassler Schuhfabrik.
Aos poucos a produção começou a crescer e fornecer sapatos para atletas olímpicos.
O 🏧 atleta Jesse Owens, nas Olimpíadas de Berlim, 1936, começou a mostrar o trabalho dos irmãos alemães ao mundo.
Uma Loja da 🏧 Puma em São Francisco (Califórnia).
A empresa mostrava um desenvolvimento rápido, numa velocidade que fez com que os irmãos buscassem seus 🏧 próprios lucros, ou seja, se separaram.
No ano de 1948, Adi Dassler fundou a Adidas enquanto Rudolf criou a Puma Fábrica 🏧 de Sapatos Rudolf Dassler.
Um ano após a divisão da empresa, Rudolf mudou a sede da empresa para Herzogenaurach, cidade próxima 🏧 do grande centro Nuremberg.
As chuteiras Puma, que calçavam Pelé, fizeram grande sucesso nas Copas do Mundo das décadas de 60 🏧 e 70, fazendo com que a empresa entrasse de vez no mercado de fornecedores de materiais de desporto.
Para mudar áposta ganha 🏧 política monetária e obter lucros mais altos, a marca tornou-se muito conhecida em países do continente Europeu, Asiático e Oceânico.
A 🏧 abertura da empresa para o mercado global foi boa, mas não mostrava segurança financeira.
O que não se esperava com essa 🏧 expansão global era uma crise, que estourou logo no ano de 1993.
Nike e Adidas melhoravam cada vez mais seus produtos 🏧 e ganhavam de vez o consumidor, enquanto a Puma enfrentava uma forte desvalorização de seus produtos que não acompanhavam a 🏧 novas tendências.
Em menos de três anos,1991 a 1993, três presidentes foram embora.
A empresa teve de demitir 50% de seu pessoal 🏧 na Alemanha, enquanto mais 36% perdiam seu emprego ao redor do mundo.
A marca conseguiu dar a volta por cima com 🏧 o presidente Jochen Zeitz, que exigiu uma melhora no design e qualidade de seus produtos.
O Ano de 1994 talvez seja 🏧 o mais importante para fábrica, já que foi o primeiro em que teve um saldo positivo desde áposta ganha entrada no 🏧 Mercado de Ações: lucro de 25 milhões de Euros.
Em 1997 uma fornecedora cinematográfica estadunidense Monarchy Regency Enterprises adquiriu 25% da 🏧 Puma, e se tornando o maior acionista da empresa.
Dessa forma a Puma atingia a América e conseguindo o direito da 🏧 National Football League, NFL, passou a distribuir o uniforme para 13 equipes do esporte mais popular dos Estados Unidos, o 🏧 Futebol Americano.
Não demorou muito para conseguir a liberação da NBA, e fornece uniformes para nove equipes de outro desporto conhecido 🏧 na terra norte-americana, o basquete.
Desde o ano de 2004, a logo marca encontra na África um novo investimento.
A maioria das 🏧 delegações africanas são patrocinadas pela Puma.
Isso faz com que a Puma S.A.
atinja os cinco continentes.
Longe dos relvados e quadras, a 🏧 Puma não deixa a desejar.
No atletismo diversos atletas testam seus limites com acessórios da marca, mas a grande aposta da 🏧 empresa é a Fórmula 1, já que as grandes equipes, como Ferrari, Mercedes e Red Bull, também aderem a linha.
Contratos 🏧 com estilistas renomeados foram assinados, e cada vez mais a empresa cresce.
Coleções esportivas agora dividiam espaço com coleções mais casuais, 🏧 atingindo do público mais jovem ao mais velho.
Hoje, a Puma se solidifica no mercado e cada vez mais aumenta o 🏧 número de admiradores da marca.
Ano após ano, a fábrica consegue fazer seus lucros chegarem a casa dos bilhões.
Fornecimento e patrocínio 🏧 [ editar | editar código-fonte ]
A Puma fornece material e patrocínio a diversos times de atletismo, com destaque para a 🏧 Jamaica.
O velocista principal da ilha caribenha, o recordista mundial Usain Bolt, tem contrato no valor de 1,5 milhão de dólares.
Há 🏧 muitos anos a Puma começou investir no mercado futebolístico.
Foi a empresa que distribuiu equipamentos para o maior número de seleções 🏧 do Mundial de 2006: Itália, Suíça, Polônia, República Checa, Tunísia, Costa do Marfim, Gana, Angola, Togo, Arábia Saudita e Irão.
O 🏧 primeiro jogador a ser patrocinado pela equipa foi Edson Arantes do Nascimento, Pelé, considerado pela FIFA e por muitos o 🏧 melhor jogador de todos os tempos.
Em uma partida de futebol na copa do mundo de 1970, o gênio brasileiro pediu 🏧 para que o árbitro paralisasse o jogo antes do início da partida, para que pudesse amarrar suas chuteiras.
Com o pedido 🏧 realizado Pelé amarrou suas novas chuteiras da Puma, e a televisão focou por trinta segundos esse ato que foi assistido 🏧 por cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo pela televisão.
As antigas estrelas Diego Maradona, Eusébio, Johan Cruijff, 🏧 Enzo Francescoli, Lothar Matthäus, Kenny Dalglish, Didier Deschamps, Hristo Stoichkov, Rudi Völler e Paul Gascoigne usaram igualmente chuteiras da Puma.
Actualmente 🏧 a empresa ainda patrocina grandes jogadores mundiais.
Suas grandes apostas são os goleiros Gianluigi Buffon, Jan Oblak e Weverton, os defensores 🏧 Varane, Chiellini e Harry Maguire, os meias Fernandinho, David Silva e Nenê e os atacantes Neymar, Agüero, Marco Reus, Griezmann 🏧 e Lukaku.
Quando se fala em seleções, hoje a Puma é fornecedora das seleções de Marrocos, Suíça, Tcheca, Uruguai, Paraguai e 🏧 Costa do Marfim são outros exemplos de fortes seleções que levam o felino estampado no peito.
Ainda no futebol, fornece material 🏧 para grandes clubes do Mundo, na Europa para clubes como o Milan, Olympique de Marseille, Manchester City, Borussia Dortmund, Borussia 🏧 Mönchengladbach, PSV e Valencia.
Na América Latina fornece para clubes como Palmeiras, Peñarol, Independiente, Chivas Guadalajara, Monterrey e LDU Quito.
[4]