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Brasil estreia contra a Sérvia no dia 24 de novembro.

Datas e horários dos jogos do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo de 2024

Dia 24/11 às 16h00 - Brasil x Servia

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São Paulo

O novo acordo do Grupo Globo com os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, que começa em 2019, não contempla pagamento específico da empresa pelo uso da imagem das equipes no Cartola FC, considerado um serviço de sucesso dentro da emissora.

Isso causa descontentamento em alguns dirigentes ouvidos pela Folha.

"Não temos contrato com a Globo a partir de 2019.

E não faremos um contrato específico para o Cartola.

Portanto, o Bahia estará de fora do Cartola", disse Guilherme Bellintani, presidente do Bahia.

Palmeiras e Atlético-PR, que se enfrentaram neste domingo (6), são dois clubes que ainda negociam com a Globo - Geraldo Bubniak /AGB

Fernando Manuel Pinto, diretor de direitos esportivos do Grupo Globo que negocia diretamente com os clubes os direitos de transmissão, explica que no novo contrato, válido até 2024, existe uma "nuvem digital" e que as imagens dos clubes usadas estão incluídas nesse tipo de cláusula.

"Todos os nossos acordos, quando a gente fala dos contratos de TV aberta, TV fechada e pay-per-vew, existem uma nuvem digital.

Os direitos digitais estão nesses acordos e os direitos ligados às marcas dos clubes também", afirma Fernando Manuel.

O Cartola FC é um jogo virtual inspirado no conceito de Fantasy (fantasia, em inglês), utilizado nos Estados Unidos nos esportes americanos.

No Brasil, o usuário monta uma equipe a cada rodada da Série A e soma pontos de acordo com os desempenhos dos jogadores escolhidos.

A inscrição é gratuita, mas existe uma versão paga, que neste ano custa R$ 49,90.

Em 2017, estima-se que o Grupo Globo faturou cerca de R$ 14 milhões com o serviço.

O sucesso surpreendeu executivos da empresa, o que chegou a render menções ao jogo no Jornal Nacional, o principal telejornal da emissora.

Para viabilizar a plataforma, o Grupo Globo utiliza os nomes e escudos dos clubes, assim como os jogadores que fazem parte dos elencos profissionais e os técnicos.

Até o final deste ano, a Globo tem seis contratos com cada um dos 20 clubes da Série A.

Um deles, envolve a liberação de imagem que viabiliza o Cartola.

Esse acordo em específico não está mais previsto no novo contrato que vem sendo negociado, que vai de 2019 a 2024.

A Globo oferece remuneração pelas transmissões dos jogos em TV aberta, TV fechada a pay-per-view.

As reclamações de dirigentes de clubes ouvidos pela Folha é que a Globo fatura bastante com o Cartola, e por isso as equipes deveriam ser melhor remuneradas.

A maioria deles prefere não falar abertamente sobre as negociações, alegando questões estratégicas.

Fernando Manuel Pinto vê com bons olhos a informação de que os clubes estão vendo o Cartola FC dessa forma.

"Se os clubes enxergam o Cartola como algo valioso, eu acho que atingimos mais um objetivo.

Eu vejo como uma boa notícia os clubes terem o interesse com essa utilização dessa ferramenta digital e do jogo como algo valioso e importante para eles e para o Campeonato Brasileiro como um todo.

Discutir com clube de futebol nunca é dor de cabeça.

Eu adoro", disse o diretor do Grupo Globo.

A discussão se estendeu também à participação dos atletas usados no jogo virtual da empresa.

O ex-goleiro Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo, apontou que existe uma discordância no que expressa a lei que aborda o assunto.

"Nós estamos tendo essa discussão com os clubes e com a Globo, se o Cartola também faz parte da base de cálculos que precisa ser repassada aos atletas.

Estamos discutindo, como a lei fala em tudo o que for gerado dos recursos audiovisuais, nós entendemos que, sim, o Cartola está no meio de algumas rubricas que eles entendem que não, então estamos discutindo isso", disse Martotelli.

Alguns clubes ainda não veem contemplados de forma adequada nos novos contratos o uso de vídeos na Internet, o que permite, por exemplo, que o site da Globo utilize os lances das partidas enquanto estas acontecem.

Mário Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-PR e homem-forte da política do clube, crê que os times devem estar preparados para negociar os contratos digitais.

"A parte de streaming é um ponto nebuloso.

É o futuro e é um dos outros pontos de desencontro com o contrato da Globo.

É uma tendência com a velocidade da tecnologia, como se assina por seis anos, até 2024, é um caso.

Outro caso é que logo, logo, virá, se aprovado, o jogo de azar no Brasil, logo os clubes terão isso.

São aspectos que precisam ser abordados", afirma Petraglia.

No ano passado, Atlético-PR e Coritiba transmitiram o clássico entre as duas equipes pelo YouTube.

Das 20 equipes da Série A em 2018, quatro fecharam TV fechada com o Esporte Interativo, reduzindo o poder da Globo de manejar a tabela de jogos em suas diferentes plataformas: Atlético-PR, Bahia, Palmeiras e Santos.

Destes quatro, por enquanto, apenas o time da Vila Belmiro aceitou a proposta da Globo para TV aberta e pay-per-view.

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A ideia era chamar-lhe a atenção do produtor de vídeos Craig Bell.

Ao longo do tempo, o projeto foi crescendo com a disponibilidade de vídeos, com um aumento em relação às plataformas.

A versão em MP5 foi lançada em 11 de abril de 2004 nos Estados Unidos.

Uma versão em PNG foi lançada em 29 de março de 2005.

A versão em Dzbzyski 1 foi lançada em 8 de maio de 2005.

Foi desenvolvida pela CyberConnect2 e publicada pela Namco Bandai.

Depois do primeiro jogo foram lançados mais 4 títulos para a mesma plataforma, assim como Spin-offs e uma sequência para PSP, além de um jogo para PlayStation 3 com o nome de Naruto: Ultimate Ninja Storm.

O jogo Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2, de 2010, foi o primeiro da franquia a ser lançado para multiplataforma, obtendo versões para Playstation 3 e Xbox 360, o jogo seguinte, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Generations foi lançado para as mesmas plataformas.

A expansão de Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3, intitulada Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3: Full Burst foi o primeiro título da franquia lançado para PC, o download pode ser realizado via Steam.

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4, chegou em 04 de Fevereiro de 2016 para Playstation 4, Xbox One e PC, é o primeiro da franquia a ser lançado para a oitava geração de consoles, recebendo um ano depois a expansão Road to Boruto.