Dicas pra te ajudar a escolher o caiaque ideal e como transportar!
Você já pensouroleta brasileira blazerpegar um caiaque e se aventurar por rios, lagoas, corredeiras ou até mares? Pois é, a possibilidade de usarroleta brasileira blazerqualquer uma dessas situações faz com que ele seja popular até entre as pessoas que não praticam esportes radicais.
E se você tá querendo mais informações sobre o caiaque, eu vou te explicar agora!
Mas antes, é importante saber que mesmo que eles sejam estreitos e tenham aquelas pás pra você remar, existem modelos específicos de caiaque pra cada tipo de experiência.
Olha só:Caiaque Aberto
É o modelo mais fácil pra quem tá começando ou só quer curtir a natureza sem se preocuparroleta brasileira blazerter muita habilidade.
Ele é mais raso que os outros tipos de caiaques e é chamado de sit on top, já que o remador não senta dentro, masroleta brasileira blazercima dele.
Esse caiaque costuma ser usado pra recreação, pescaria e por fotógrafos, ele é super seguro, não afunda e, por ser mais largo, tem mais equilíbrio.
Dá até pra levarroleta brasileira blazerlugares onde a água não dá pé.
Nada mal, né? Além disso, você pode dar um mergulho pra se refrescar e depois voltar pra cima dele, tranquilamente.
Ah, e não se preocuperoleta brasileira blazertirar a água que entra nesse caiaque, ele tem a vantagem de vir com vários drenos que fazem todo esse trabalho pra você.
Ou seja, ele não alaga nunca!
Ele pesa mais ou menos uns 20 quilos e pode ser de plástico, que é o material mais barato.
Já o caiaque com fibra de vidro é mais caro e 20% mais leve (modelos de até 15 quilos) e mais resistente.
Mas lembre-se, quanto mais resistente e leve, mais caro é o caiaque.
Caiaque Fishing
Esse caiaque também é usado pra pescaria, e foi feito pra dar segurança, equilíbrio e muito mais facilidade na hora de remar.
Assim, você se concentra apenasroleta brasileira blazerachar e fisgar o peixe.
Algumas marcas também fazem o caiaque fishing com drenos pra você não ficar se preocupandoroleta brasileira blazertirar a água que entra nele.Bom, né?
O caiaque fishing pode chegar a mais de 3,50 metros e tem 75 centímetros de larguraroleta brasileira blazermédia.
Esse tipo de caiaque é uns 10 centímetro mais largo que um caiaque de corredeira, por exemplo, justamente pra caber o kit de pescaria.
Além disso, ele é feito de polietileno, que é um material ultra resistente e reforçado pra aguentar não só o peso da bagagem, mas os trancos quando a pesca forroleta brasileira blazerum lago ou rio cheio de pedras.
Ah! E pra facilitar, muitas pessoas gostam de equipar ele com motor pra não precisarem remar.
Caiaque de Turismo
Tenho certeza que você já viu esse caiaque várias vezes quando foi na praia ouroleta brasileira blazeralgum rio.
Eles são aqueles modelos fechadinhos e compridos, sabe? O caiaque de turismo é feito pra passeio e costuma ter mais de 3 metros, quanto mais comprido, mais rápido ele é.
Sem contar que é super confortável pra levar uma segunda pessoa num passeio mais longo.
Só que o navegador precisa ter um certo jeitinho pra entrar e sair, já que ele é do tipo sit inside, que é quando você senta encaixado dentro dele e fica com as penas bem esticadas na parte da frente.
E você pode usar os movimentos do corpo pra controlá-lo.
Esse tipo de caiaque também precisa de habilidade na hora de remar e tirar a água que entra no casco, viu? Isso porque ele não tem dreno e pode inundar quando você navegarroleta brasileira blazeráguas mais agitadas.
Ah, e falando nisso, muitos desses caiaques têm a possibilidade de usar uma espécie de saia que evita a entrada de água gelada e, assim, você não se molha tanto enquanto está remando.Muito prático, né?
Caiaque de Corredeira
Esse caiaque é feito pro lazer, mas pede muita experiência do canoísta, viu? Por ser mais curto, ele é usado pra descer corredeirasroleta brasileira blazeráguas brancas, como rios com ondas, pedras e redemoinhos.
O casco desse caiaque é feito de material bem resistente pra encarar a força das águas, pedras e as batidas no fundo dos rios.
Ele também tem uma proa (a parte de trás) própria pra quebrar ondas e é mais apertado no cockpit (onde você senta) justamente pra evitar que você caia.
E tem até uma modalidade de competição, sabia? Pra você ter uma ideia das medidas dele, o tamanho oficial pra quem competeroleta brasileira blazercorredeira tem 4,5m de comprimento por 60 centímetros.
Canoagem com Ondas
Tem um tipo especial de caiaque pra descer ondas e fazer muitas manobras, é o Caiaque Wave Surf, que mistura caiaque com prancha de surf.
E gente, tem até esporte pra isso! Demais, não é? Pra esse esporte é usado um caiaque com mais ou menos 2,5 metros de comprimento, feito geralmente de uma fibra de vidro, que é muito leve e bem resistente.
Assim, dá pra evitar que a água e outros materiais desgastem, desbotem ou quebrem o fundo do caiaque.
Ah, e esse modelo também tem um cockpit bem apertado de uns 60 centímetros, que é pro remador ficar bem preso.
Caiaques de Expedição
Esses são os caiaques pras viagens mais longas no mar ou no rio.
Podem caber uma ou duas pessoas, chega a mais de 5 metros de comprimento e têm espaço dentro deles pra guardar a bagagem.
Ele é mais largo, passando de 70 centímetros.
Ah, e também tem caiaques com espaço duplo, pras duas pessoas poderem remar.
Como Transportar seu Caiaque
Olha, o caiaque pode ser levado no carro desde que ele não seja maior que o veículo.
Segundo as leis de trânsito, o tamanho do caiaque não pode ultrapassar a medida do seu parachoque da frente e nem ficar mais alto do que 50 centímetros na parte de cima.
Ah, e você vai precisar de um suporte especial pra levar equipamento aquático no carro, tá?
E pra saber mais como funcionam os racks de transporte, dá uma olhada nessas dicas aqui .