Alison Wágner Lira Ferreira mais conhecido como Alison (Parnamirim, 21 de outubro de 1983) é um ex-futebolista brasileiro que atuava como zagueiro.
Chegou ao Treze no início de 2005 como uma aposta, esite de apostpoucos jogos assumiu a titularidade.
Poucos meses depois, já havia assinado pré-contrato com o Criciúma, clube que disputava a Série B, e para onde se mudou após o fim do Campeonato Paraibano, do qual foi campeão.
Aindasite de apost2005, após ser pouco aproveitado pelo Criciúma, retornou ao Treze por empréstimo.
[1] Permaneceu até o fim do ano na campanha que deu ao clube paraibano o 5º lugar na Série C e retornou ao Tigresite de apost2006, mais vez sendo não sendo utilizado e rescindindo contrato, voltando novamente ao clube paraibano, onde sagrou-se bicampeão estadual e ajudou o clube a terminarsite de apost8º lugar na Série C.
Em 2007, depois de uma má campanha do Treze no estadual que ocasionou a não entrada do clube no certame nacional, foi emprestado ao Bahia.
Participou da campanha do acesso à Série B como titular e destaque do time.
[2] No fim do ano, Alison foi contratadosite de apostdefinitivo, inclusive depois de ter sido procurado pelo rival Vitória, que acabara de chegar à Série A.
[3] O ano de 2008 não foi um ano muito positivo para ele, pois só se destacou no Campeonato Baiano, e mesmo assim falhou no jogo que decidiu o título para o Vitória.[4]
Em 2009, vinha realizando um grande campeonato, tendo marcado dois gols, e se destacado nos nove jogos que realizou como titular, porém, sofreu uma lesãosite de apostque o tirou dos gramados por um longo período.
[5] Jásite de apost2010, enfim retornou aos gramados, ajudando-a a subir à Série A do Campeonato Brasileiro.[6]
No começo de 2011, apóssite de apostnão renovação com o tricolor baiano ter gerado certa polêmica, Alison acertou com o arquirrival Vitória para a temporada.
[7][8][9] Marcou no seu segundo jogo com a camisa rubro-negra, o primeiro gol da vitória por 2 a 0 sobre o Vitória da Conquista.
[10] Tornou-se capitão do time no decorrer do campeonato.
Ao final da competição, foi eleito melhor zagueiro pela direita e craque do Campeonato Baiano.[11]
Marcou pela segunda vez na 6ª rodada da Série B,site de aposttriunfo por 2 a 0 sobre Sport.
[12] No entanto, sofreu com lesões que o tiraram de momentos importantes da campanha do rubro-negro, que acabou terminando na quinta colocação, a uma do acesso.
Não permaneceu no Vitória para o ano seguinte, acertando com o ABC para a temporada.
[13] Tendo assim, a primeira oportunidade de jogar como profissional por um clube desite de apostterra natal.
Emsite de apostestréia pelo clube no dia 23 de fevereiro de 2012, marcou o gol da vitória do ABC no primeiro jogo da decisão do primeiro turno do Campeonato Potiguar.[14]
Foi contratado pelo Náuticosite de apostagosto de 2012 para disputar pela primeira vez a Série A.[15]
América de Natal [ editar | editar código-fonte ]
Oriundo das categorias de base do América de Natal, foi anunciado seu retorno ao clubesite de apostnovembro de 2018, como contratação para a temporada de 2019, voltando ao Alvirrubro após 17 anos.
Após conviver com diversas lesões na temporada, ficou eternizado na história do clube ao marcar, aos 49 minutos do segundo tempo, o gol do título do Campeonato Potiguar de 2019 contra o maior rival do América, o ABC.
TrezeABC
Taça Cidade do Natal: 2012Náutico
Campeonato Pernambucano - Primeiro turno: 2013América-RNCopa RN: 2019
Campeonato Potiguar: 2019
Melhor jogador do Campeonato Baiano 2011Referências